sábado, 11 de agosto de 2012

Impressões do Novo EcoSport

Carro do teste: Novo EcoSport 1.6 FreeStyle 2013 Prata Enseada


Fazer o teste drive de um carro que é a evolução do carro que você possui no momento é uma oportunidade única. E saber que você é um dos primeiros a fazer este test drive no mundo é uma tarefa mais prazerosa ainda. Por isso sinto-me honrado por ter sido convidado pela Ford para testar o novo EcoSport Global.

Antes de começar o test drive eu procurei saber primeiro o que tinha de novidade no carro, fora o design futurista, os air bags, ABS e demais sistemas de segurança que agora são de série no EcoSport, pois isso já é do conhecimento de todos. Mas tem uns pequenos detalhes que a gente, como proprietário, sempre acaba notando. Por exemplo, a tampa do tanque de combustível agora tem trava. Não precisa mais entregar a chave do carro ao frentista na hora de abastecer.  E quando você trava o carro, a tampa do tanque trava junto. Tem também os vidros traseiros que agora descem totalmente e podem ser abertos e fechados pelo controle remoto.


Tampa do tanque de combustível tem trava elétrica


 
Vidro da porta traseira desce totalmente

Agora vamos falar ao test drive!

Ao entrar no carro notei uma surpreendente melhora na posição de dirigir. Muito confortável! Aliado ao fato de agora o volante ter ajuste de altura e profundidade.
Na hora de girar a chave na ignição uma surpresa: não pense que vai conseguir ligar o carro sem pisar na embreagem que não vai conseguir. O novo EcoSport agora tem muita tecnologia embarcada e nessa hora você já percebe um aviso no sonoro e uma mensagem no computador de bordo alertando que você tem que pisar no pedal de embreagem para dar partida no carro.
Duas coisas também me chamaram bastante atenção: o banco agora é muito mais envolvente nas laterais, segura você no lugar na hora de fazer as curvas e a direção tem uma empunhadura muito boa, além de ser muito mais leve porque agora não é mais hidráulica, é elétrica. 


Dirigir o novo EcoSport agora é muito mais prazeroso e seguro. Além de air bag duplo e freios ABS, tem o sistema de interatividade SYNC que faz tudo por você. Basta você falar  que ele obedece ao seu comando direitinho. Quer ouvir uma música? Basta falar o nome! Quer ouvir todas as músicas de um determinado artista? Basta falar o nome do artista! O Sync também faz as chamadas telefônicas por você. Basta falar o nome da pessoa ou se preferir fale o número que deseja chamar.

 Sistema de interatividade SYNC

E o assistente de partida em rampa? Muito prático! Quando estiver subindo uma ladeira, de frente ou de ré, se você parar e for continuar subindo, quando você tirar o pé do freio, o carro não desce. Então você tem 3 segundos para pisar no acelerador e continuar subindo. 

A charmosa chave canivete

O EcoSport também ficou mais silencioso, as portas têm dupla vedação de borracha e o ar condicionado também está muito eficiente. Tivemos que baixar para o nível 1, pois mesmo sob o sol escaldante de Natal, o interior do carro estava frio demais.

O espaço interno continua bem generoso. Se a posição para quem dirige é boa, quem vai no banco de trás também viaja confortavelmente, pois o banco traseiro tem 4 níveis de reclinação. Eu tive até que diminuir um nível, pois ele estava ideal para quem queria tirar uma soneca!

Agora é só esperar a chegada do meu EcoSport FreeStyle 1.6 branco ártico, para fazer uma avaliação muito mais detalhada, pois certamente ainda surgirão mais pontos interessantes que apenas no convívio diário eu poderei descobrir.

Farois com iluminação de led

Novo EcoSport 1.6 FreeStyle 2013 Branco Ártico



Um comentário:

  1. Não vejo a hora do meu Freestyle 1.6 Prata chegar também.
    Faltou mais fotos do interior, além de comentários sobre o acabamento interno.

    ResponderExcluir