sábado, 25 de janeiro de 2014

Abertura do porta-malas por controle remoto



Para abrir o porta-malas do novo EcoSport basta apertar o botão preto (apontado pela seta vermelha na foto acima) depois de destravar o carro com o controle remoto. Foi uma excelente ideia dos engenheiros da Ford que desenvolveram um sistema de abertura simples, prático e muito discreto.


Na versão Titanium existe também a comodidade de destravar e abrir o porta-malas por controle remoto, sem precisar apertar o botão preto da maçaneta do porta-malas. No controle remoto além dos botões de travar e destravar o carro existe um terceiro botão que apertado duas vezes destrava e abre a tampa do porta-malas.

Contole remoto da versão FreeStyle

No controle remoto do meu EcoSport FreeStyle até existe o espaço para o terceiro botão, mas eu já tentei apertar duas vezes e nada aconteceu. Infelizmente o terceiro botão da chave canivete do EcoSport FreeStyle 2013 não possui nenhuma utilidade.

Aí você vai pensar: mas o botão de destravar o carro já destrava o porta-malas. Correto! Mas o diferencial do terceiro botão é que ele destrava e abre o porta-malas. Você não precisa apertar o botão preto da maçaneta. Basta puxar a maçaneta para abrir o porta-malas, pois ele já vai estar destravado e com a porta um pouco aberta!

Controle remoto da versão FreeStyle

Mas hoje, a visitar o Fórum EcoSport Club eu vi uma excelente dica do membro Gastaldi53, que assim como eu não se conformava com a inexistência do botão no controle remoto para abrir o porta-malas na linha 2013 do EcoSport.

O Gastaldi53 por curiosidade resolveu abrir o controle remoto, e para surpresa dele viu que na placa interna do controle remoto existe o terceiro botão de abrir o porta-malas, porém ele não é acionado porque a manta do controle não tem o pino em forma de estrela justamente para que este botão não seja acionado

Bastou então colocar uma pecinha plástica no espaço vazio para que quando o botão for pressionado duas vezes o interruptor da placa do controle seja ligado para acionar o destravamento do porta-malas. O porta-malas só abre se você primeiramente apertar o botão que destrava as portas e em seguida der dois cliques rápidos no terceiro botão.

Excelente dica do Fórum EcoSport Club testada e aprovada!

Abaixo eu vou passar os procedimentos para abertura do controle remoto e instalação o pino do terceiro botão.

Só tente fazer o procedimento se você sentir segurança, pois você poderá danificar o controle remoto. Se não sentir segurança, peça a uma pessoa que trabalha com controles remotos para fazer o procedimento para você.

O blog não se responsabiliza por qualquer dano ao controle remoto decorrente de procedimento inadequado para abertura do controle.


Segure as duas extremidades do controle remoto como na foto acima e puxe ao mesmo tempo para a direita e para a esquerda tentado afastar as duas metades. Como elas são apenas encaixadas e não existe nenhum parafuso, as duas partes vão se soltar com uma certa facilidade.


Depois que as duas partes se soltarem, pegue a parte que tem o logo da Ford e introduza uma chave de fenda no orifício retangular apontado pela seta vermelha na foto acima. Gire a chave de fenda até ela afastar as duas metades do controle remoto.


Então você vai desmontar o controle remoto conforme a foto acima. Note que a placa principal tem três interruptores: o primeiro destrava o carro, o segundo (do meio) trava o carro e o terceiro (o de baixo) destrava e abre o porta-malas. Veja que na outra metade do controle onde fica a manta de borracha existem 3 orifícios redondos correspondentes aos botões de acionamento do controle. Preste atenção que o orifício de baixo não tem uma peça em forma de estrela dentro dele e é justamente por isso que o terceiro botão não funciona.


Recorte uma peça qualquer de plástico e coloque dentro do orifício correspondente ao terceiro botão, feche o controle remoto cuidadosamente e pronto! Seguindo a dica de um leitor do blog eu coloquei uma fatia de borracha de uma lapiseira (encaixa perfeitamente, conforme foto acima), assim a borracha pressiona o interruptor com mais precisão quando eu acionar o botão do controle remoto.

O terceiro botão a partir de agora vai funcionar normalmente para abrir o porta-malas da seguinte forma: clique no botão "cadeado aberto" para destravar o carro e em seguida clique duas vezes no terceiro botão que agora serve para abrir o porta-malas conforme demonstração no vídeo abaixo:


Alerta!
Antes de abrir o porta-malas por controle remoto certifique-se que o carro está em um local plano, pois se um carro estiver estacionado em uma rampa ao contrário de outros veículos a porta abrirá totalmente e poderá atingir um outro veículo que estiver atrás por exemplo.




58 comentários:

  1. Na minha deu super certo. Cortei um pequeno pedaço de borracha rigida (assim o botao fica macio). Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... fiz e deu certo. Também coloquei um pedaço de borracha.

    ResponderExcluir
  3. Flavio, como Vc falou, não me sinto seguro de realizar este procedimento. Na primeira oportunidade buscarei ajuda de alguem especializado no assunto. Valeuuuuuu a dica. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Deu certo. Podem fazer sem medo! Fiz com uma borracha

    ResponderExcluir
  5. Muy bueno Flvio lo hice en mi eco y funciono perfecto

    ResponderExcluir
  6. Excelente! Deu certo! A borracha nem precisa ultrapassar a profundidade do buraco, pois ao apertar o botão, a mesma é expelida e consequentemente aciona o botão localizado na placa de circuito.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito! Usei um plástico bem pequeno, pois como o amigo acima disse, basta ficar na altura das "estrelinhas" pro botão funcionar, se ficar pra fora pode acontecer de ficar apertando sem querer ;)

    ResponderExcluir
  8. Beleza Flavio! Ótima explicação! :D

    ResponderExcluir
  9. Não consigo abrir meu controle apenas "puxando" para as extremidades... devo forçar mais, é meio duro de abrir mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Você tem que puxar com força para soltar duas metades.
      É meio duro mesmo de desencaixar.

      Abraços

      Excluir
    2. Consegui, mas com ajuda de uma amigo que apertou um engate dentro com uma chave de fenda e soltou com facilidade. Utilizei um pedaço de borracha de apagar lápis que se amolda mais perfeitamente ao orifício (até apenas apertando). Ficou show!! Valew, pessoal!!
      FSL Prata 2013/14

      Excluir
  10. Obrigado!!! Funcionou perfeitamente na minha Freestyle 2013/2013!! Eu sentia falta desse botão...até o Ka básico saía de fábrica com abertura do porta-malas. Ford, não faça mais essas coisas!!! hehe

    ResponderExcluir
  11. Vou testar, mas fiquei muito triste com a porcaria da Ford. Por causa de um pedacinho de plástico (praticamente custo zero), somos obrigados a fazer uma gambiarra no controle remoto. TNC Ford!

    ResponderExcluir
  12. Olha acabei de fazer aqui no meu!!
    Usei uma "fatia" da borracha de uma lapiseira velha que tinha aqui em casa...encaixou perfeitamente no local

    Vlw a dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua dica foi excelente!

      Acabei de ver a borracha de uma lapiseira velha que tenho aqui e realmente encaixa perfeitamente no local.

      Vou substituir a borracha que ficou no meu controle pois ela ficou com algumas rebarbas!

      Abraços.

      Excluir
    2. Fala Flavio!

      Seguinte.....tem um amigo meu que tem um NewFiesta, e no forum deles lá o cara deu uma dica que eu achei sensacional que é com relação ao destravamento das portas pelo controle remoto.

      Por padrão, o controle vem configurado para destravar as 4 portas quendo apertamos o botão de "destrava" do controle...
      É possível mudar isso e fazer com que, com 1 toque, somente a porta do motorista seja destravada, e com um segundo toque rápido, as demais portas são destravadas (possibilitando a partir daí abrir o porta-malas pelo controle também)
      Para alterar essa configuração, basta manter pressionado os botoes de "trava" e "destrava" simultaneamente por aproximadamente 5 segundos e para desfazer, basta repetir o procedimento.

      Achei ótima essa possibilidade, sem falar que aumenta e muito a segurança ao embarcar no veículo!

      Eh isso aih....abs!

      Excluir
    3. Nossa! Excelente dica!

      Vou testar no meu EcoSport e depois digo se funcionou.

      Grande abraço!

      Excluir
  13. Fiz no meu tbm. Ficou muito bom. Valeu a dica

    ResponderExcluir
  14. Tb possuo uma Freestyle 2013 e funcionou perfeitamente com a "fatia" da borrachinha da lapiseira. Tb tenho me decepcionado muito com a Ford, não com o carro, com a empresa. O consultor técnico que me atendeu hj não tinha a mínima ideia disso.

    ResponderExcluir
  15. muchas gracias por la idea! funciono perfecto para mi Freestyle!!
    Abrazo de los hermanos!

    ResponderExcluir
  16. muito bom esse site, fiz o lance do porta malas e também de travar so a porta do motorista, deram certo os dois, valeu..

    ResponderExcluir
  17. Valeu Flavio!
    Acabei de fazer o procedimento. Foi muito fácil. As duas metades abrem-se facilmente. Não há risco de quebra, pois não há travas. As partes apenas deslizam uma por entre a outra.
    Para separar as duas partes da metade que tem o símbolo da Ford utilizei a própria chave que fica presa na outra metade. Ela encaixa perfeitamente na fenda. Basta girar bem devagar que as partes vão se abrindo. Também não risco de quebra pois não há travas, as peças também somente deslizam uma da outra.
    Depois é só remover a placa com cuidado, pois os botões interno de acionamento ficam virados para baixo. Tem que tirar a placa para poder colocar a borracha ou plástico no terceiro buraco.
    Não esqueçam de antes de fechar as partes novamente posicionar a argola para prender o chaveiro no lugar apropriado, pois normalmente ela se solta.na desmontagem.

    ResponderExcluir
  18. Olá Flavio gostaria de saber c no modelo Ford eco sport S 1.6 tem como fazer esse truque para o destravamento do porta malas.
    Atenciosamente Rennan Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Rennan!

      Qualquer versão do EcoSport que tenha chave canivete é possível fazer este procedimento.

      Grande abraço.

      Excluir
  19. acabei de fazer na minha freestyle 2014/2015 e deu certo, obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  20. ola pessoal, boa noite, vou testar na minha e volto aqui para deixar meu depoimento.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, bom dia, acabei de fazer o procedimento, muito fácil e funciona perfeitamente.
    obrigado pela dica .
    abs

    ResponderExcluir
  22. pessoal também fiz o procedimento, perfeito !!! rápido fácil e prático....
    tremenda falta de consideração da Ford, tudo por causa de um pedaço de borracha ....

    ResponderExcluir
  23. Fiz em um 2015/2015 e deu certo. Usei borracha também.

    Adiciono a informação que é necessário tirar apenas chip. A parte branca não sai

    ResponderExcluir
  24. Bom dia como faço para abrir o porta malas do meu ecosport 2004. Não consigo abrir pelo alarme nem pela chave.

    ResponderExcluir
  25. Flávio, como vai? Gostaria de uma informação. Tenho tentando conseguir uma chave canivete extra para minha Eco 2014 e está muito difícil de encontrar. O preço da Ford é proibitivo. Você teria alguma orientação para me dar nesse sentido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markito!

      Infelizmente eu não sei onde encontrar a chave canivete.
      Talvez você consigo naqueles chaveiros especializados em chaves automotivas.

      Grande abraço.

      Excluir
  26. Cara, não é que funciona mesmo!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  27. muito bom dica. consegui. porém a porta minha não abre bem no botão e bem na chave está com acionamento fazendo um barulho baixo. " ha estava com esse problema antes de não abrir a porta. achei que com essa técnica do controle abriria. Att. Darlan

    ResponderExcluir
  28. Gente boa tarde,vou fazer minha última revisão agora dia 28/12/2017.gostaria que vcs me ajudassem: tenho um Ecosport 2015 e o porta mala não está abrindo pelo controle. Existe algum outro método de abrir o porta mala? Fui em uma oficina aqui perto de casa e o pessoal não sabe o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Remomendo levar na concessionária Ford para averiguar o que tem de errado, pois o carro ainda está na garantia.

      Grande abraço.

      Excluir
  29. Hola buen día, tengo una Titanium 2.0 y dentro de llavero no hay lugar para hacer eso? es posible que éste modelo no se pueda hacer? obrigado

    ResponderExcluir
  30. O meu ecosport e 2015 e não está abrindo o porta mala nem com o toque e nem com o controle alguém sabe me dizer como abrir obrigado

    ResponderExcluir
  31. Bom dia alguém sabe me dizer como abrir a porta mala do meu carro ecosport 2015 não está abrindo nem com o toque é nem com o controle se alguém poder ajudar agradeço obrigado

    ResponderExcluir
  32. O controle da Eco é igual do Focus mk2.5. Tenho um e o funcionamento do porta-malas é exatamente como você falou. Ao pressionar uma vez, mesmo com o carro travado, é possível abrir o porta malas pressionando o botão no próprio porta malas. Pressionando duas vezes no controle o porta malas se abre.
    Pra quem não quer estragar o controle original da Eco, basta dar uma procurada no Mercado Livre pela capa do controle do Focus, assim é só substituir a capa.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia. Fiz o procedimento porém meu porta-malas ele está travado e não quer abrir aí vi esse site q vc ensina. Porém não sei se está com falha elétrica. Quando eu apertei o botão só acendo aluz mais não destravou. Vc conhece algum procedimento para destravar ele sem ser por controle remoto.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Existe uma convocação de recall para o EcoSport devido a problemas nas fechaduras das portas.
      Veja se o seu carro faz parte do recall:

      https://www.diariodebordoecosport.com/2015/08/convocacao-de-recall-do-novo-ecosport.html

      Excluir
  34. Olá galera... o porta malas da minha EcoSport 2013 Titanium não abre nem com reza braba. Aperto o controle, botão da porta malas e etc. Agora por várias tentativa e várias decepção, resolvi levar oara um autoeletrico. Vamos ver o.que dá. A Ford deveria facilitar as coisas colocando um dispositivo auxiliar para estes momentos. Fui na Ford do Ceasa e confesso a vcs : a facada é grande! Estarei retornando para novas notícias.

    ResponderExcluir
  35. Celso... quanto ficou o conserto? e qual foi o problema da sua? minha Eco também não está abrindo o porta malas; faz o barulhinho de destravar mas fica emperrada. Vou levar essa semana pra ver. ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pietro... estou com o mesmo problema. Poderia me dizer o que era? Abço.

      Excluir
  36. Como eu fecho a porta do titanium com a chave que vem dentro do sensor?

    ResponderExcluir
  37. olá pessoal, gostaria de tirar algumas duvidas, a chave de prensa da ecosport 2014 tem essa mesma função. Também estou com um problema no porta malas pois não quer abrir. podem me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chave presencial também tem essa função.
      Quanto ao porta-malas que não quer abrir, existe um recall para substituir todas as travas de portas do EcoSport verifique se o seu carro faz parte deste recall.

      Excluir
  38. Obrigado amigo pela super dica,Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  39. Muitíssimo obrigado! Fiz a modificação na chave do meu SE e funcionou perfeitamente! Valeu!

    ResponderExcluir
  40. amigo ser a que algue de bh sabe fazer isso

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, fiz esse procedimento e não abre mais o porta mala, da o barrulho da trava mas n abre. O que posso fazer????

    ResponderExcluir