domingo, 11 de agosto de 2013

Novo EcoSport tem consumo aferido pelo INMETRO


O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feito pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), serve para orientar e indicar ao consumidor informações sobre a eficiência dos veículos leves vendidos no Brasil.

Os veículos são classificados de acordo com sua eficiência energética, ou seja, seu consumo de combustível. Os modelos são comparados com outros de sua categoria, considerando tamanho e características de uso. 

O programa tem no total dez categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, fora-de-estrada, SUV (sport utility vehicle ou utilitário esportivo), minivans e esportivos.

Os veículos recebem etiquetas com faixas coloridas que vão de A (menor consumo de combustível) à E (maior consumo de combustível) que classifica os modelos quanto à eficiência energética na categoria e mostra outras informações, como autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada e valor de CO2 emitido pelo motor do veículo durante a combustão do álcool ou da gasolina.
 
Os valores referentes ao consumo de combustível são medidos em condições padrão (NBR-7024) e ajustados para simular as condições mais comuns de utilização. O consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso.
 
Todas as versões do novo EcoSport foram submetidas ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e obtiveram as seguintes classificações:


Versões S, SE, FreeStyle e Titanium com motor Sigma 1.6 16V
Classificação "A"


Versões SE e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio Automático PowerShift 
Classificação "A"


Versão FreeStyle 4WD com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 6 velocidades
Classificação "A"

 
Versões FreeStyle e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 5 velocidades
Classificação "B"


Consulte a etiquetagem veicular de outros automóveis em:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx


45 comentários:

  1. Amigo, não sei se é porque o meu carro é novo, mas ele anda fazendo (freestyle 1.6, manual) menos de 8 km por litro, complicado, ao meu ver não andei muito hoje e foi embora 1/3 do tanque, fiquei assustado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, bom dia!

      O consumo depende de vários fatores, como por exemplo, tipo de combustível, tráfego livre ou intenso e se é na cidade ou estrada.

      Sem saber esses detalhes eu não tenho como dizer se o consumo do seu carro está na média.

      Abraço.

      Excluir
    2. Gasolina comum (sem ser aditivada), tráfego normal de cidade, moro em São Luís do Maranhão (inclusive comprei o ecosport por ser mais alto, o tanto de buraco que tem aqui...), apesar de eu não ter pegado trânsito realmente parado. Olhei hoje novamente e deu 7,4 km/l, irei dar um espaço maior de tempo para ver se regula.
      Obs: abasteço sempre no mesmo lugar que o meu carro antigo, então não acredito que seja algo em relação a qualidade da gasolina.


      Agradeço novamente todas as suas respostas, tanto aqui quanto no outro setor que comentei, você é um cara entendido e realmente responde os visitantes, obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. o inmetro nao pode ter dado essa nota ao ecosport todos sabemos na pratica que ele nunca fez ou vai fazert aquilo que esta la. estao enganando o consumidor tenho uma eco 2013 e ja levei na concessionbaria para ver eles falaram que ela nunca vai fazer a quilometragem que ta la. vai gastar mesmo como a eco velha. decdepcionadissimo e principalmente com o inmetro que agora errou feio.

      Excluir
  2. Tenho uma TITANIUN 2.0 2013/14 com 6mil km e estou completamente arrpendida o carro tem varios problemas e consoome rios de gaolinas faz menos de 7 na cidade. Vejam esse video antes de comprar. http://www.youtube.com/watch?v=1DBAwgpsS2U

    ResponderExcluir
  3. O meu EcoSport FreeStyle 1.6 está com 23.000 km rodas e está fazendo 10.7 km/l. Utilizando somente gasolina aditivada, isso depois que voltou da revisão dos 20.000 km!! Antes disso a média era 9,5/9,7.
    Estou muito satisfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAra voce foi escolhido por Deus agradeça a ele.

      Excluir
    2. O meu registra média geral de 10,21 km/ litros..andando de boa

      Excluir
    3. O meu registra média geral de 10,21 km/ litros..andando de boa e na estrada entre 12,5 e 13

      Excluir
  4. Rapaz, o meu Ecosport Freestyle 1.6 2013/2014 tem 36.000Km rodados (motor mais do que amaciado, rsrs) e faz as seguintes médias: 8.5Km/L(cidade) e 12.0Km(estrada). Na estrada a minha média de velocidade é de 100Km/h a 120Km/h com ar-condicionado ligado. Na cidade trafego com ar codicionado desligado(na maioria das vezes) e enfrento trânsito leve.

    Jorginho Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Jorginho. Somente isso?
      Meu FreeStyle sempre fica em torno de 12,5 a 13km/l com gasolina na estrada e ar ligado.
      Estou achando muito interessante o consumo Tracker. Fiz três viagens no do meu pai e o consumo ficou entre 12,0 e 12,5km/l com gasolina na estrada e ar ligado.
      Um bom consumo para um SUV compacto automático com motor de 144 cavalos.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Acabei de uma uma modelo 2015/16. esta com 200km rodados somente, e pelo computador de bordo está dando 5,6Km/litro.
    Não acredito nisso!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei o mesmo susto...tenho um a 2015/2015 a minha não difere a gasolina do álcool o consumo é exatamente o mesmo

      Excluir
    2. Boa tarde, Anônimo!

      Você está zerando todos os contadores do computador de bordo toda vez que abastece o carro?

      Os contadores são individuais e você tem que ir zerando um por um: consumo médio, velocidade média e tempo de viagem.

      Se você não zerar os contadores o consumo informado no computador de bordo não será o real.

      Grande abraço!

      Excluir
    3. Como se faz pra zerar os dados do computador de bordo?? a minha 2013 1.6 freestyle marca 5,5km/l no etanol...

      Excluir
    4. Pressiona e mantém pressionado o botão seletor do contador. Você tem que zerar um por um, pois cada contador é independente.

      Excluir
  6. Tenho uma 2.0 automática 2015, estou decepcionada com o consumo...a minha não difere o tipo de combustível, na cidade não chega a 6km/l, e na estrada entre 9 e 10 km/l, tanto na gasolina como no álcool...já levei para a assistência diversas vezes e nada resolveu. Alessandra de são paulo

    ResponderExcluir
  7. Estou triste!!! Tenho um freestyle 1.6 2013-2014 manual e está fazendo 6,5km/l com 18000km rodados. Estou mal acostumado, pois tinha um honda fit 2008 EX manual que fazia 11km/litro na cidade do RJ.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um ecosport freestyle 1.6 2013 com 30.000 km, na cidade com o ar ligado, faz 10,2 km e na estrada 12,2 km. Exatamente o que diz o imetro, estou satisfeito com o desempenho e conforto do carro.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite amigos. a minha titanium 1.6 2013/2014 fez 15km/l na estrada,na cidade 5,5. estou assustado. peguei com 58.00km a 3 semanas.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um amigo que eta trabalhando o vapor de gasolina para instalar na minha ECO. Se der certo esse sistema de vpor de gasolina direto do tanque, ela vai fazer 12 na cidade e 17 a 18 na estrada. (22) 99762-6002 whatsapp para quem quizer obter mais inf.

    ResponderExcluir
  11. bom peguei um 2013 - 2014 to gostando ta fazendo 11.4 na estrada alem de um carro bom de se andar pneus bem calibrados vidros feixados tem isso tabem ne

    ResponderExcluir
  12. Comprei a 1 mes atras uma 2.0 SE 13/14 automática e ela faz 4km/l no álcool e 5.5km/l na gasolina na cidade. Muito arrependido.

    ResponderExcluir
  13. a minha eh 2013 aut. 2.0, ta com 32mil km, qdo peguei soh colocava alcool, fazia 6,3 na cidade, estrada uns 9.. resolvi mudar p gasolina e o consumo ficou o mesmo,, voltei p alcool, um tempo depois resolvi mudar de novo, ai esperei acender reserva, e fui colocando gasolina de 30 em 30 reais sempre q acendia a reserva , fiz isso 4 vezes, ai enchi o tanque e fiz a media, 8.5 km/l na cidade, 10 na estrada, , ou seja, alcool melhor p estrada, gas melhor p cidade, ahhh, o meu comp de bordo marca medias melhores, oq eu postei sao calculos feitos p mim (reais)

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,
    Alguém sabe a capacidade do tanque dá 2.0 automática?

    ResponderExcluir
  15. Poxa desanimei. Estou mto decidido a pegar uma , mas com esses comentários negativos mto parecidos, fiquei decepcionadissimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro é excelente Marcelo, mas estou tendo o mesmo problema de consumo. A minha tá fazendo 7,7 na cidade com gasolina.

      Excluir
  16. Também estava a fim de pegar uma eco 2014 mas fiquei assustado com alguns comentários. Só não devemos esquecer que sempre os que reprovam são os que postam na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou de olho em uma 2014 e estou com medo. Mas aí me lembro que se eu pesquisar qualquer carro na internet só vou ver coisa ruim.

      Excluir
    2. Eu tbm fiquei desanimado.kkkkkk

      Excluir
  17. Tenho uma EcoSport 2013/2014, na cidade 10.4 na estrada 14...

    ResponderExcluir
  18. Estou vendo Ecosport 2015 ou 2016, mas com esses comentários estou com receio. Pena!!

    ResponderExcluir
  19. ESTOU MUITO INTENCIONADO A ADQUIRIR UMA ECO, ESTOU BEM PREOCUPADO COM O CONSUMO, VOU ESPERAR MAIS UM POUCO PARA VER SE REALMENTE, ESSE CARRO BEBE MUITO.

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma Ecosport 2014 Freestyle 1.6 Manual. Ela está com 106.000 km rodados. Na cidade é tranquilo fazer 11 km/l e na estrada 15.5 km/l. Já fiz várias vezes o trajeto de casa até o trabalho rodando 50 km e nunca passando de 90km/h e fiz a média de 21km/l. Até tirei foto do mostrador para comprovar. Eu acho a Eco muito econômica, só tem que saber usar o acelerador.

    ResponderExcluir
  21. Não dá pra entender ums dizem que a Ecosport e gastadeira de combustível outros dizem que não ? Eu tenho um fiesta 1.6 e tava querendo trocar pegar uma Ecosport mais agora tô na dúvida

    ResponderExcluir
  22. A minha faz 15km/l na estrada e 8,5 km/l na cidade abastecida com gasolina e 90% com ar ligado.

    ResponderExcluir
  23. A minha faz 15 na estrada e 11 na cidade com o ar desligado.

    ResponderExcluir
  24. Vou cair fora dessa eco, muito confuso essas informações...

    ResponderExcluir
  25. Na verdade o consumo dela, nas grandes cidades, utilizando ar condicionado, dificilmente vai passar de 7 ou 8km/l. Quem fizer mais do que isso deve provavelmente morar em locais planos, ou sem grandes congestionamentos, ou praticamente não utiliza ar condicionado...

    ResponderExcluir
  26. Parece que a 1.6 é muito melhor no consumo que a 2.0. Acho um bom carro.

    ResponderExcluir
  27. Meus amigos tem eco sport 1 tem a 2014 outro. 2018 nova eles falam que pra quem não liga pra consumo o carro e bom pq com ar ligado na cidade não chega perto nem de 7 por litro acho q nem isso a minha e 2006 peguei ela em 2013 até hoje o consumo não mudo nada com ar 7 na na pista acho que se chega e 12 eu acho pq rodo mais na cidade.mais é um carro bom só tem que ver pra que vc quer o carro se for pra roda e ser economico pega um Fox gol tem vários outros carros econômico pq a eco acho q nunca vai chega a ser econômica.

    ResponderExcluir
  28. Me chamou a atençao as variações de consumo relatadas. A minha ecosport freestyle 1.6 13/14, de início fazia 12 km/l, agora com 25.000 kms tá fazendo 15,7 com gasolina comum, no asfalto, em velocidade de 80-100. Estou muito satisfeito. Cálculo no abastecimento. Na cidade não tirei a média, mas acredito que não passa de 9kms/l.

    ResponderExcluir
  29. Minha 2016 automática faz 5km/l na cidade e 13, 14km/l na estrada.

    ResponderExcluir