domingo, 14 de outubro de 2012

Novo EcoSport 1.6 FreeStyle 2013



Impressões do novo EcoSport FreeStyle 1.6 2013
Proprietário: Flávio Lima Carneiro

Caros amigos leitores do Diário de Bordo Novo EcoSport, após um mês a bordo do Novo EcoSport FreeStyle 2013, faço uma análise dos pontos positivos e negativos do carro.

Pontos Positivos:

- Fator novidade. É impressionante como chama a atenção das pessoas na rua.
- Mais robusto tanto no design quanto no comportamento dinâmico.
- O interior agora é muito mais confortável com bancos mais envolventes e que seguram seu corpo nas curvas, além de ter um bom espaço para quem vai no banco de trás e que pode escolher o nível de inclinação do banco traseiro para um melhor conforto.
- Motor Sigma 1.6 mais econômico e mais potente, com muito mais vigor nas arrancadas e bem mais silencioso.
- Sistema de Interatividade Sync com comando de voz para som e telefone que possibilita receber e fazer ligações para qualquer pessoa que esteja ou não na agenda do telefone, sem precisar pegar no telefone nem tirar as mãos do volante. Podemos também escolher uma música, um cantor, um álbum, um gênero de música, tudo por comando de voz.
- Ar condicionado mais eficiente que o da versão anterior.
- Posição de dirigir elevada.
- Baixo nível de ruído.
- O Controle de Estabilidade deixou o carro muito mais estável nas curvas e o Controle de Tração ajuda em terrenos acidentados.
- O Assistente de Partida em Rampa foi um dos meus itens preferidos. Excelente quando você para em um semáforo na ladeira e logo em seguida tem que prosseguir. O carro não desce 1mm quando você tira o pé do freio. Funciona tanto na subida de frente quanto na de ré.
- Assistente de frenagem de emergência que aplica pressão adicional nos freios e ativa as luzes de alerta traseiras em caso de freadas de emergência.
- O Sistema AdvanceTrac também tem uma função que controla a trajetória do carro quando em pistas com nível de inclinação diferente entre o lado esquerdo e o direito. Ele detecta a inclinação da pista e mantém o carro sempre em linha reta evitando que você fique movendo a direção para os lados para compensar a inclinação da pista.
- Sistema de proteção de partida. Para ligar o carro, obrigatoriamente tem que pisar na embreagem. Sem isso o carro não dá partida e o computador de bordo fica emitindo um bip com a mensagem "necessário pisar na embreagem".
- Cambio bom com escalonamento e engates precisos.
- Air bag duplo, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade de série.
- O sensor de estacionamento diz através de um gráfico na tela do Sync onde se localiza o obstáculo e a distância.
- O computador de bordo informa especificamente qual porta está aberta ou mal fechada. Inclusive o porta-malas ou o capô.
- Som com qualidade razoável.

Negativos:
- Coluna A muito larga.
- Comando dos vidros elétricos muito avançados. Tem que ficar atento para não acionar os traseiros ao invés dos dianteiros
- O espelho retrovisor interno poderia ser um pouco maior.
- Porta-malas para mim está bom, mas é pequeno para casais com filhos.

Fotos do novo EcoSport 1.6 FreeStyle 2013 na Praia de Guaxuma em Maceió/AL.
(Clique nas fotos para ampliar)































226 comentários:

  1. Tenho um Freestyle 1.6 cor prata. O carro é bom demais. Tem uma qualidade de conforto e direção equivalente ao Kia Soul que tinha antes dele. Porém, a tecnologia a mais do Novo Ecosport e o design mais atual, faz com que ele seja superior.
    Só recomendaria retirar o estepe da traseira, aumentar o tamanho do porta-objetos abaixo do banco do carona, bem como melhorar os porta-copos que são razos e só comportão latas e garrafas de bebidas com tamanho padrão. Não dá para carregar lata de Red Bull, por exemplo. Tinha que ter aquela regulagem, como no i30. Um porta-malas maior também ajudaria.
    Mas, em geral o carro é maravilhoso. Parabéns, Ford.

    ResponderExcluir
  2. Peguei o meu Freestyle (preto) na sexta-feira. Ainda não dá para saber como vai ficar o consumo, mas só ando com ar ligado. Alguém sabe se aquele selo do INMETRO sobre o consumo é com ou sem ar? Também achei que os acionadores dos vidros ficaram muito avançados. Várias vezes aciono o traseiro ao invés do dianteiro. Já notaram que se segurar o botão de destravamento da chave por alguns segundos os quatro vidros descem? Isso é show de bola quando o carro estiver estacionado debaixo do sol e quisermos desabafá-lo. Se apertar o botão de travamento, ele também sobe vidros abertos. Tenho dois filhos. Viajamos no final de semana e a mala comportou bem a "troçada" da família. Alguém sabe dizer como faz para resfriar o porta-luvas? Ele tem uma abertura que eu acho que serve para saída do ar, mas não vi o ar sair por ali. Será que o porta-luvas refrigerado é só na versão TITANIUM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, essa de abrir e fechar os vidros pelo controle remoto eu já sabia. O meu antigo EcoSport 2009 também tinha isso.
      Sobre o consumo, a Ford diz que até os 1.500 km ele consome um pouco mais pois ainda está amaciando. Mesmo assim, o meu com 400km rodados já conseguiu fazer 13 km/l na estrada, com gasolina. No antigo EcoSport a melhor marca que consegui foi 12 km/l.
      O porta-luvas refrigerando recebe a ventilação do ar condicionado. A parte de cima não é refrigerada e serve para colocar os livretos do carro. A parte de baixo é refrigerada. Veja que tem uma abertura redonda. Se você girar o botão ela fecha a entrada do ar frio. Verifique se está aberto. Mas ele não faz milagre viu?! Se você colocar algum coisa gelada ele vai ajudar a manter a temperatura. Mas se já estriver quente, não tem jeito não!

      Excluir
    2. Amigo Flávio,tenho um Ecosport com 6 mil km rodados ..ele é 2013 /2014..os vidros não sobem mais quando aciono o alarme...já se eu segurar em cadeado aberto eles abrem...mais segurando em cadeado fechado não sobem...outra coisa os vidros traseiros estão subindo só com auxílio das mãos...caso contrário sobem tortos e voltam a descer..vou levar na primeira revisão pois tem 6 meses já...o consumo do meu ficou em 7 km com gasolina e ar ligado na cidade e 11km/l com gasolina e ar ligado a 130-140km/h não consegui nada melhor que isso.tomaram que resolvam..eu aviso aqui aos amigos.

      Excluir
    3. Que estranho, Anderson.

      Pensei que esse problema dos vidros era restrito as primeiras unidades do EcoSport ano/modelo 2012/2013.

      Inclusive o meu apresentou este problema no vidro do passageiro.
      Eu acionava para fechar no botão da porta e o vidro subia até a metade, parava e depois descia um pouco.
      Só conseguia fechar na terceira tentativa quando o sensor anti-esmagamento era desativado.

      O problema foi resolvido na revisão de 6 meses quando eles atualizaram o módulo do sensor anti-esmagamento.

      Eu comentei isso na postagem do link abaixo:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/04/revisao-de-6-meses-ou-10000km.html

      Ligaram um notebook numa tomada do carro e atualizaram o módulo dos vidros em 10 minutos.
      O problema foi resolvido definitivamente.

      Agora esse detalhe de não fechar pelo controle é bom você aproveitar e falar isso também, porque pode ser alguma desprogramação.
      Como eles vão atualizar o módulo dos vidros pode ser que resolva tudo.

      Grande abraço e que tudo seja resolvido!

      Excluir
  3. Flávio, tenho uma duvida quanto ao sistema de tratamento da Nova Eco. Ela já vem de serie com alarme? Quando travado, seus vidros sobem automaticamente ou seria necessário a compra de um módulo de subida? Grato.

    ResponderExcluir
  4. Anômino, a partir da versão FreeStyle o novo EcoSport vem com fechamento global que funciona da seguinte forma: apertando o controle remoto as portas travam e o alarme volumétrico e ultrassônico é ativado.
    Para fechar todos os vidros do carro basta pressionar e manter pressionado o botão "cadeado fechado" do controle remoto. Para abrir todos os vidros do carro basta pressionar e manter pressionado o botão "cadeado aberto" do controle remoto.
    Não há necessidade de comprar nenhum módulo, a não ser que você compre as versões S ou SE. Lembrando que na versão S apenas os vidros dianteiros são elétricos.

    ResponderExcluir
  5. Flávio, vc postou o consumo na estrada. Poderia me dizer qual o consumo urbano? Esse número seria com ar ligado ou desligado?

    ResponderExcluir
  6. Anômino, na cidade, com gasolina e com ar ligado ele está fazendo entre 8,5km/l
    O consumo de 13km/l na estrada que citei anteriormente foi com ar ligado 100% do tempo, com 4 pessoas a bordo e porta-malas cheio. Detalhe: nessa primeira viagem o carro estava com apenas 900km rodados, portanto essa média tende a melhorar depois do amaciamento do motor.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite Flávio. Sabe me dizer se ao acionar o alarme as setes devem piscar uma ou duas vezes? A minha FreeStyle somente pisca uma vez tanto para acionar o alarme quanto para desacionar. Também não emite aviso sonoro.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o seu alarme esta com algum problema, o meu emite dois sinais para destravar e um sinal quando trava.

      No geral o carro eh excelente, adorei.

      Excluir
    2. Anônimo, qual a versão do seu EcoSport?
      O meu é um FreeStyle 1.6 e ao travar o carro as luzes de seta piscam uma vez.
      Ao destravar as luzes de seta também piscam uma vez e as luzes de posição traseiras ficam acesas e os leds acendem.
      Se alguma porta estiver aberta ou mal fechada as luzes de seta não piscam.

      Excluir
    3. Flavio, sobre o alarme observei que a minha Ecosport Freestyle funciona da mesma forma como mencionastes, porem nenhum aviso sonoro é emitido. Entao pergunto: trata-se de um sistema apenas de travamento? E como ficaria a emissao de um aviso sonoro para sinalizar um possivel arrombamento do carro? aSSIM, Se nao emite esta possibiliadade entao terei de ir a alguma equipadora colocar um aviso sonoro sinalizador é isso???

      Excluir
    4. Fabiola, bom dia!

      Existe sim uma sirene bem alta que dispara em caso de arrombamento do carro.
      O alarme do EcoSport FreeStyle é completo. Não precisa instalar outro alarme no seu carro.

      Este novo alarme é muito discreto. Ele não faz bip quando trava o carro nem quando destrava. Só existem dois botões. Um para travar e outro para destravar.
      Eu até gosto disso pois não incomoda outras pessoas quando você chega em casa ou quando vai sair a noite.

      Quando você trava o carro, todas as luzes apagam e as luzes de seta piscam uma vez. Após 30 segundos o alarme ultrassônico é ativado e protege o carro em caso de arrombamento.
      Ao destravar o carro, as setas piscam e ficam acesas as luzes de posição, iluminação da placa, luzes internas e filetes de leds dos farois.

      Se houver um arrombamento o alarme vai disparar com um aviso sonoro bem alto.

      Se quiser fazer o teste, faça o seguinte: entre no carro, feche todas as portas e vidros. Aperte o botão do controle remoto para travar o carro e fique imóvel por 30 segundos. Após isso faço qualquer movimento dentro do carro que o alarme vai disparar. Para desativar basta apertar o botão "cadeado aberto" do controle remoto.

      Excluir
    5. Agora sim, ta tudo explicado Flavio, fico mais tranquila. Vou fazer este teste quando chegar em csa. Acho que ter que trocar as palhetas pois a do lado motorista ta muita pressao e faz um barulho horrivel!
      Obrigada mais uma vez pela explicação e atenção.

      Excluir
  8. eu estou muito satisfeito com minha ecosport freestyle comprei em janeiro ainda esta amassiando motor,carro muito bom a ford sempre acerta em suas reestilização

    ResponderExcluir
  9. Olá Flávio, quero comprar um Ecosport e eu e minha esposa fomos olhar na concessionária e adoramos o que vimos, mas estava pesquisando e lendo algumas reportagens de problemas trepidação no limpador de parabrisas, disparo de alarme na chuva, porta da boca do combustível abrindo sozinho, borrachas de portas traseiras se soltando...oq o Sr. tem a dizer sobre esses detalhes? E o atual consumo na cidade? Como anda o seu? E quero essa mesma versão que a sua!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, boa tarde!
      O consumo do meu EcoSport 1.6 está em 13,1km/l na estrada e 9,0km/l na cidade, com gasolina. Não sei dizer o consumo com álcool pois ainda não abasteci o carro com álcool, pois na atual conjuntura está inviável.

      O que posso dizer é que o novo EcoSport é muito mais econômico que o antigo modelo, mais potente e também com uma incrível estabilidade nas curvas.

      Sobre os problemas relatados por você, eu também tenho conhecimento deles através da internet e por isso tenho ficado sempre atento.

      No entanto, os problemas que ocorreram no meu EcoSport foram somente os que estão relatamos no abaixo:
      Alarme disparando na chuva: resolvido!
      Alta sensibilidade do sensor anti-esmagamento dos vidros: resolvido!
      Problema nos limpadores de para-brisa: aguardando a peça.

      Mais detalhes do tópico abaixo:
      http://diariodebordonovoecosport.blogspot.com.br/2013/04/revisao-de-6-meses-ou-10000km.html

      Nos novos EcoSport os problemas relatados acima não estão mais acontecendo pois eles já estão sendo montados com as novas peças e com o novo software de gerenciamento nos vidros.

      Qualquer dúvida, estou a disposição!

      Excluir
    2. Boa noite Flavio
      Como você fez para resolver o problema do alarme quando chove!
      Estive em uma concessionária e o chefe da oficina informou que desconhece o problema

      Excluir
    3. Boa tarde, Eduardo!

      Trocaram o sensor do alarme.
      Veja como foi feita a troca na postagem abaixo.

      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/04/revisao-de-6-meses-ou-10000km.html

      Grande abraço!

      Excluir
  10. Olá flavio, como o nosso amigo Marcos Paulo falou, eu também tenho pesquisado para comprar um eco freestyle, mas tenho percebido as reclamações que o marcos relatou, e também quanto a questão da qualidade do SOM. Gostaria de saber de vc como proprietário o que esta achando em geral do carro. Se não me engano parece que vc é de Maceió, estive na sua cidade com a minha família e adorei.
    Um grande Abraço.

    Henrique Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, boa noite!
      Eu moro em Maceió. Da próxima vez que você vier aqui poderá tirar suas dúvidas sobre o Ecosport ao vivo.

      Possui dois EcoSport do antigo modelo e posso afirmar com segurança que o sistema de som do Novo EcoSport é muito superior ao das versões anteriores.

      Claro que ele não tem a mesma eficiência de um som que a gente pode montar em uma loja, mas para um som que vem original de fábrica a qualidade está muito boa.

      Além da qualidade do som eu destaco a praticidade dos comandos de voz. Você só precisa colocar o pendrive e o resto é tudo feito por comandos de voz. O Sync encontra tudo para você: cantor, gênero, música, álbum.... você nem precisa sair procurando. Bastar pedir ao Sync.
      Os comandos de voz também são para efetuar chamadas telefônicas.

      Como eu uso o som do EcoSport para escutar somente dentro do carro, acho que está perfeito, pois não gosto de ligar o som para as pessoas que estão passando na rua ficarem escutando, até porque eu nem sei se elas têm o mesmo gosto musical que eu.

      Recomendo que você vá em uma concessionária, leve um pendrive e ligue o aparelho para tirar suas próprias conclusões.

      Sobre o carro, este novo modelo é superior ao antigo em todos os aspectos. Mas o que eu mais notei foi a incrível estabilidade nas curvas mesmo em alta velocidade.

      Sobre o motor, este novo Sigma 1.6 16v com 115cv, tem 10 cavalos a mais que o antigo EcoSport com motor Zetec 1.6 8v. O motor responde muito bem, além de ser muito mais econômico que o antigo. Estou fazendo 13,1km/l na estrada e 9,0km/l na cidade com gasolina. No antigo EcoSport o máximo que consegui foi 12km/l.

      Escolhi este motor porque só faço viagens uma ou duas vezes por ano, portanto o 2.0 Duratec 16v com 147 cavalos seria um desperdício.

      Se precisar de mais ajuda, estou a disposição.

      Aqui tem mais impressões sobre o meu EcoSport
      http://diariodebordonovoecosport.blogspot.com.br/2013/02/ecosport-no-feriadao-de-carnaval.html

      Abraços.

      Excluir
  11. Flavio, poderia me dar maiores explicações sobre o fechamento e abertura automáticos dos vidros? Tenho um eco 1.6 titanium, que não vem com controle independente da chave, apenas a chave presencial (já que a ignição e abertura do carro se dão sem chaves). Tentei manter os botões pressionados e nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, para você abrir todos os vidros do carro, pressione e mantenha pressionado, por uns 4 segundos o botão "cadeado aberto" do controle remoto.

      Para você fechar todos os vidros do carro, pressione e mantenha pressionado, por uns 4 segundos o botão "cadeado fechado" do controle remoto.

      Se o comando não funcionar, leve seu EcoSport na concessionária e peça para fazer a reprogramação o sistema.

      Excluir
  12. Amigo, como foi resolvido o problema do alarme disparando quando chove? Levei a minha já 03 vezes na concessionária e não conseguiram resolver. mjunior_adv@yahoo.com.br Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      O problema do alarme disparando foi resolvido em apenas 10 minutos.
      Super simples.
      Sabe aqueles sensores que tem nas luzes de teto? A sensibilidade daquela peça está muito alta.
      A Ford está trocando essa peça em garantia nos EcoSport que estão com este problema.
      Então você tem que solicitar uma peça nova que já vem com a sensibilidade normal.
      O meu foi trocado e o problema foi resolvido.

      Veja mais detalhes no link abaixo sobre a revisão de 10.000km do meu EcoSport.

      http://diariodebordonovoecosport.blogspot.com.br/2013/04/revisao-de-6-meses-ou-10000km.html

      Excluir
  13. Boa tarde!
    Já escrevi para vc uma outra vez, tenho acompanhado através de reportagem em revistas que, o limpador de parabrisa tem apresentado problema de trepidação, e que, mesmo depois da troca dos braços e das palhetas o problema voltou. Com o seu Eco aconteceu, foi resolvido.
    Henrique Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, boa tarde!

      O problema só voltava quando apenas as palhetas eram trocadas.
      A orientação da Ford é que seja trocado o conjunto completo: as duas palhetas e os braços.

      Os novos modelos de braços metálicos tem um formato um pouco diferente e tem mais pressão. Conheço algumas pessoas que trocaram pelo novo modelo e não tiveram mais problema de limpeza nem trepidação.

      A troca do meu foi feita sábado.
      Veja link abaixo.

      Abraços.

      http://diariodebordonovoecosport.blogspot.com.br/2013/06/troca-dos-limpadores-de-para-brisa.html

      Excluir
  14. O ar condicionado do meu ecosport não tá gelando, tava normal e qdo desliguei o carro e o liguei novamente ele só ficou ventilando.
    Alguém sabe o que faço para ativar o ar, pois a luizinha do botão A/C tá acesa e ele não gela. O meu é freestyle, peguei dia 10/06.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, boa noite!

      Você já olhou se o botão do lado direito está totalmente para o lado azul?

      Se estiver e mesmo com a luz acesa o ar não estiver gelando, leve seu carro na concessionária para verificar qual o problema.

      Excluir
    2. e assim mesmo não funciona ja levei o meu novo comprei em outubro 2013 para consertar 4 vezes funciona uma semana e para. Paguei caro para ter ar e to com uma porcaria sem ar

      Excluir
  15. Olá Flavio, me tire uma duvida, estou pra comprar um novo ecosport porém a versão SE dele para mim está excelente, mais a freestyle me chama muita atenção. Quais a diferença entre os dois? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Em comum as versões FreeStyle e SE tem o air-bag duplo, os freios ABS, o Sync com comandos de voz, a direção elétrica e o ar-condicionado.

      Agora vamos a diferenças:

      A versão SE tem rodas de aço com pneus comuns aro 15", enquanto a FreeStyle tem rodas de liga leve com pneus Scorpion ATR de uso misto (asfalto e terra) com jantes aro 16".

      Os retrovisores do SE não tem luz de seta integrada, a o FreeStyle tem. As maçanetas do FreeStyle são pintadas de cinza escuro e as da SE não são pintadas.

      A versão FreeStyle tem rack de teto, rodas, filetes do bocão e retrovisores pintados na cor cinza.

      O EcoSport FreeStyle tem computador de bordo, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento, todoa os vidros elétrico com função um toque para cima e para baixo e função anti-esmagamento.

      Veja mais detalhes no link abaixo (os preços não são mais o que estão na postagem, pois a publicação é da época em que o IPI estava com alícota reduzida.)

      http://www.diariodebordoecosport.com/2012/08/versoes-competitivas.html

      Abraços.

      Excluir
  16. Hoje qual os preços da ecosport S, SE e da FreeStyle ? É tabelado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o site da Ford (www.ford.com.br) os preços iniciais das versões que você perguntou são os seguintes:

      S...........R$54.800,00
      SE..........R$57.990,00
      FreeStyle...R$61.500,00

      Abraços.

      Excluir
  17. Nossa tão me pedindo 59.996,00 no SE aqui na minha cidade. e a FreeStyle está de 63.890,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que absurdo!
      Aqui em Maceió os preços são os mesmos que estão no site da Ford.

      Não compre carro pagando ágio!

      Excluir
  18. Bom dia Flávio,
    Você sabe dizer se já está sendo comercializado a ECOSPORT 2014? houve alguma alteração no carro?

    Obrigado,

    Humberto Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Humberto.

      O EcoSport modelo 2014 já está sendo comercializado desde o mês de maio.

      Não houve nenhuma alteração em relação ao modelo 2013.

      Abraços.

      Excluir
  19. Olá Flávio!! Recebi hoje minha Eco Sport branca 1.6 com um ótimo desconto (R$59.000,00). Estou simplesmente adorando o carro, incrivel como chama atenção por onde passa!! Quero lhe parabenizar pelo blog, que foi crucial para a minha escolha e está sendo fundamental nesses primeiros dias com o carro. Sempre que surge uma dúvida, corro pra cá e vc tem sempre um postagem com algum esclarecimento, SIMPLES E OBJETIVO E ATENCIOSO!! PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Renata!
      Comprou mais barato que eu em julho de 2012 e sem IPI.

      Ficou muito feliz em saber que está feliz com o carro e que o blog está sendo útil para tirar suas dúvidas.

      Eu também estou muito satisfeito com o meu EcoSport.
      Não sei se você possuiu o antigo modelo, eu possui dois e a principal diferença além do design é que o novo é muito mais econômico e tem uma impressionante estabilidade nas curvas.

      Qualquer coisa estou aqui para ajudar.

      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Olá eu ganhei de aniversario agora 1 de setembro minha ecosporte freestyle e observei que as luzes de trás só uma acende é normal ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somália Braga, bom dia!

      Se você estiver se referindo a luz de ré, realmente é assim mesmo.
      No lado direito fica a luz de ré e no lado esquerdo fica a luz de neblina traseira.
      A luz de neblina traseira você acende apertando um botão que existe próximo não botão que acende os farois. Este é um padrão europeu.

      Mas só use a luz de neblina quando você estiver trafegando em estadas com neblina, caso contrário ela pode incomodar o motorista que vem atrás.

      Na versão de entrada S, não existe luz de neblina traseira, tem luz de ré nos dois lados.

      Se você prestar atenção em alguns carros que vem da Europa, vai ver que muitos seguem este padrão de ter uma luz de neblina de um lado e uma luz de ré do outro.

      Abraços.

      Excluir
  21. flavio

    a chave da ecosport 2013
    e chave canivete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chave do EcoSport FreeStyle é canivette!

      Veja a foto no link abaixo:
      http://imageshack.us/a/img577/9593/imagejzce.jpg

      Excluir
  22. Amigo vou receber a minha ECO na próxima semana, gostaria de saber se aquela tampa de proteção que mandam colocar no estepe traseiro é estética ou para diminuir o risco de roubo do estepe.

    ResponderExcluir
  23. a chave do ecosport versão s tbm pe canivete ?

    ResponderExcluir
  24. Amigo, se eu trocar as caixas de som eu perco a garantia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você instalar novos alto-falantes e aproveitar os plugues originais sem cortar nenhum fio, não há motivos para perda de garantia.

      Excluir
  25. Amigo, amanhã tou pegando minha ECOSPORT 1.6 FREESTYLE vou tirar todas as duvidas com vc, só espero que a minha não venha com os problemas que a gente vê postados na net.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei a sua disposição para esclarecer todas as dúvidas.
      Grande abraço e boa sorte com o novo carro!

      Excluir
  26. Amigo, pegue hj meu Eco, no geral tudo bem, mas notei uma leve vibração que vinha da porta do motorista, barulho de plástico que as vezes sumia, saindo de primeira marcha as vezes sentia um início de trepidação, coisa bem pouca,não sei se foi de tanto ouvir pessoas relatando esse problema ou se foi pq ainda não peguei o "tempo" do carro, o motor 1.6 é um pouco lento em relação ao meu carro anterior,o som nas estações de radio tem melhor qualidade do q no pen drive, nunca vi isso, mas tudo bem, mas é muito cedo ainda, no final de semana é que vou poder curtir melhor meu "jipe"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pequena trepidação quando você vai sair da imobilidade pode ser porque você ainda não "pegou o tempo ideal" de dosar a pisada na embreagem e acelerador durante a arrancada. Tente pisar um pouco mais forte no acelerador.

      A vibração da porta do motorista ocorre em quais circunstâncias? Será que não é provocada pelos graves de algumas músicas?

      Quanto a qualidade do som, no meu é justamente o contrário, no pendrive a qualidade é muito superior a da estação de rádio. Tem que ver a qualidade da gravação dos arquivos em MP3. Eu sempre faço a conversão em no mínimo 192kbps.

      Lembre-se que tem os ajustes de áudio que você acessa apertando a tecla que fica logo acima do número 3 no painel do Sync.

      Os ajustes de graves, agudos etc, são independentes, portanto, quando você estiver ouvindo rádio e fizer os ajustes de áudio eles valem somente para o rádio.

      Você tem que colocar o áudio para USB e fazer os ajustes de áudio também no modo USB. A mesma coisa vale para o áudio via Bluetooth.

      Abraços e se tiver mais dúvidas pode perguntar!

      Excluir
  27. Flávio vc é mesmo um amigo! não sabia dessa informação de ajustes independentes do som, quanto a trepidação ao sair em primeira marcha noto que realmente quando piso mais forte no acelerador não faz, ainda estou me acostumando, hj um motoqueiro parou atravessado na frente do meu Eco, pensei que fosse um assalto, ele gesticulava bastante, pelo que eu entendi ele achou que eu estava andando com o carro mais pra esquerda, embora dentro da minha faixa de pista e que tinha muita pista do lado direito, ainda não acostumei, principalmente com retrovisores de grau. Como se faz essa conversão do arquivo MP3 em 192kbps? Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Você notou que a qualidade do som melhorou depois dos ajustes?

    A taxa de conversão do arquivo MP3 você estabelece no programa quando vai fazer a conversão dos arquivos de música.

    Uma vez convertidos não tem como alterar.
    Veja que taxa tem os seus arquivos de MP3. Para sabe basta clicar no arquivo e depois ir na aba detalhes.

    Se a taxa for abaixo de 138Kbps seria interessante você procurar na net a mesma faixa gravada em uma taxa maior.
    Acima de 160Kbps está bom!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Realmente amigo, o som é bom, no geral o carro é bom, estou gostando, agora uma pergunta, o meu computador de borgo diz que estou fazendo 6,5 km/l de gasolina, o seu Eco faz quanto? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, na cidade com gasolina estou fazendo 8,9km/l.
      Na estrada com gasolina e trânsito livre eu consegui 13,1km/l.

      Na última viagem que fiz, como peguei 40 minutos de de engarrafamento a média ficou em 12,1km/l.

      Abraços.

      Excluir
    2. Caro Flavio, segundo a etiqueta do Inmetro, o freestyle 1.6 era para fazer 10,2 com gasolina na cidade. Peguei o meu a uma semana e vou conferir o consumo. O seu é 1.6 ou 2.0?

      Excluir
    3. O meu é 1.6 mas não faz os 10,2km/l na cidade porque o meu percurso é péssimo.

      Da minha casa para o trabalho são apenas 2km e tem 6 semáforos, então o carro não desenvolve!
      Só consigo 8,9km/l

      No entanto na estrada a minha média está melhor do que a da etiqueta. Lá diz 12,2km/l e eu consegui 13,1km/l.

      Abraços.

      Excluir
  30. Flavio, estou querendo adquirir uma Eco, só que tenho grana só para a versão S ou talvez SE, você acha que vale a pena? Pelos comentários a maioria aqui tem acima da FREESTYLE.
    Abraços..

    ResponderExcluir
  31. Eu concordo com os amigos que recomendam a compra da versão FreeStyle.

    A diferença de preço entre a versão SE e a FreeStyle é relativamente pequena, já o pacote de itens de segurança e tecnológios é enorme!

    Controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, computador de bordo, sensor de estacionamento, rodas em liga leve aro 16, retrovisores com luz de seta integrada e alarme volumético.

    Ainda tem os itens estéticos, como os apliques na cor cinza nos parachoques dianteiro e traseiro, pintura cinza nos retrovisores, filetes do bocão, arcos dos farois de neblina rodas e rack de teto e maçanetas pintadas de grafite.


    Portanto, vale a pena fazer um esforço e pegar a versão FreeStyle, pois o grande diferencial de estabilidade em curvas do novo EcoSport em grande parte é por causa do controle de estabilidade que são existe nas versões S e SE.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada, Flávio! A FreeStyle está na faixa de quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço de tabela do site da Ford é R$61.500,00 com pintura sólida.

      Mas tem um amigo meu que comprou em São Paulo por R$59.990,00 na rede de concessionárias Navesa.

      No YouTube eu vi propaganda da FreeStyle da rede de concessionárias Ford Saga de Cuiabá por R$61.500,00 em 24 vezes com taxa zero.
      http://www.youtube.com/watch?v=SYSFr2joduc

      Portanto, as ofertas estão chegando!

      Excluir
  33. Flavio, seu Eco logo quando vc comprou fazia quantos Km por litro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira viagem que fiz, com apenas 900km rodados ele fez 13,1km/l com gasolina na estrada.
      O consumo na cidade eu nem divulgo porque o meu percurso não serve como parâmetro.

      Meu trabalho fica a apenas 1,9km da minha casa e neste pequeno percurso tem 6 semáforos.

      Então eu vou para o trabalho pela manhã, volto para casa ao meio dia, vou para o trabalho novamente às 14:00h e retorno para casa às 18:00h.
      Faço esse pequeno percurso de 1,9km quatro vezes por dia. Quando eu chego no trabalho o motor nem está quente.

      A média na cidade com gasolina está em 8,1km/l. Mas devido ao meu trajeto que falei acima creio que qualquer pessoa vai conseguir fazer uma média melhor que a minha.

      Eu até poderia ir trabalhar de bicicleta, já que é bem perto, mas Maceió é tão quente que eu chegaria ao trabalho completamente suado.

      Abraços.

      Excluir
  34. Fale um pouco sobre o protetor de carter, ele é todo em plástico e fechado(original) será que não prejudica a ventilação do motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O protetor de cárter do novo EcoSport totalmente fechado.
      Ele é feito de PVC rígido e creio que não deve interferir na ventilação do motor pois a imensa abertura que existe no para-choque é mais do que suficiente para a ventilação do motor.

      Veja mais detalhes sobre o protetor de cárter do novo EcoSport no link abaixo:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2012/12/protetor-de-carter-do-novo-ecosport.html

      No link abaixo tem fotos do protetor de cárter original.
      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/06/novo-ecosport-freestyle-20-4wd.html


      Abraços.

      Excluir
  35. Olá, o espelho retrovisor do carro dobra manualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vindo ao blog!

      O espelho retrovisor dobra tanto para frente quanto para trás.
      Achei muito legal esse detalhe.

      Abraços.

      Excluir
  36. Amigo Flavio, meu EcoSport quando ta parado e ligado em ponto morto noto uma pequena vibraçao dentro da cabine, coisa pouca mesmo, e observei que o lugar onde se trava o cinto de segurança do carona chega a ficar balançando, vc notou isso no seu Eco? observe e me fale. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não notei!
      Amanhã vou observar atentamente e volto aqui para falar.

      Abraços.

      Excluir
  37. Respostas
    1. Acabei de fazer o teste exatamente como você sugeriu.
      Não notei nenhum tipo de vibração no interior do veículo.

      Fiz um vídeo para ilustrar melhor.

      http://youtu.be/_bS72e3MFEE

      Excluir
  38. Obrigado amigo, mas onde eu consigo visualizar a vibração vc esqueceu de filmar, que é o lugar onde encaixa o cinto de segurança do banco do carona, mas valeu, seu carro tá perfeito, nem parece que está ligado, como te disse a vibração e coisa pouco e uma coisa que aprendi e que carro zero nao se mexe, so em ultimo caso. abraço!

    ResponderExcluir
  39. Amigo, se eu vender meu EcoSport com 1 mês de comprado vou achar quanto nele? Tou pensando em pegar um renault fluence, esse probleminha me irrita bastante e mandar mexer eu não vou pq sei q vai voltar pior. Quanto eu vou perder de dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente se você vender agora terá a desvalorização de um ano inteiro. No mínimo uns 5 a 7 mil reais.

      Excluir
  40. Boa tarde!
    Gostaria de informar que coloquei na minha nova Ecosport 2013 seta no retrovisor, friso lateral personalizado, sensor de ré com câmera e caixa de estepe, ficou show de bola e ainda paguei menos da metade do que iria pagar na concessionária.Aconselho a todos que estiverem pensando em colocar esses acessórios pois fica muito bom!

    ResponderExcluir
  41. Amigo, como faço para o snyc ler as mensagens do meu celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      No link abaixo tem o tutorial completo para o recebimento de mensagens SMS no Sync.

      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/06/recebendo-mensagens-sms-no-sync.html

      Abraços.

      Excluir
  42. E ai Flavio tudo bem? Gostei muito do blog e parabéns pelo carro. Mas meu amigo pretende compar um novo ecosport e ele tá na duvida de qual ecosport comprar. Ele não sabe se pega uma freestyle plus ou uma titanium ambas 1,6. Qual delas você recomendaria para ele vendo que a diferença é de 5000 e poucos reais?
    Agora outra duvida, meu pai esta vendendo o corsa dele para compara um ecosport . Mas ele vai comprar em eco antigo (2006 - 2007) mesmo o blog se chamar "o diário de bordo do ecosport " mas e do modelo novo e vem um chato e te pergunta isso, sobre os ecos antigos. o que você me diz sobre estes modelos (XLT) é bom? E bom de estrada? O motor da conta de toda a carroceria?com o ar ligado ele anda bem? Valeria a pena pagar entre 5000 a 6000 no modelo novo ou o antigo também vale a pena? Num futuro próximo, visando o custo beneficio e a revenda, qual vale mais a pena? Seja qualquer o modelo, eu vou fazer um blog falando um pouco sobre como ser um dono do ecosport, dados de consumo real, não de revistas especializadas, manutenção, a opinião do dono minha e de quem quiser participar do blog. Ainda não pensei no nome do blog. Poderia me ajudar? Quem sabe no futuro até não ser parceiros "o novo e o velho ecosport" projetos futuros néh. Mas é isso. Mas quando eu tiver o meu novo eco ou meu pai ter vou lembrar-me de suas dicas. Seu blog está na minha lista de favoritos. Desculpe pela pergunta gigante, mas eu tenho que pergunta para alguém que já teve néh. Pois na internet existem desinformados que falam mal do nosso querido eco sem mesmo ter andado nela. Fazer o que o brasileiro é assim, não dão valor naquilo que é desenvolvido aqui , mas é isso Obrigado cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor bom dia!

      Eu jamais compraria um EcoSport Titanium 1.6 por R$70.590,00.
      Ele tem câmbio manual! O preço dessa versão está totalmente fora da realidade.
      Por R$73.990,00 você compra um EcoSport Titanium 2.0 PowerShift ou por R$73.000,00 você compra um Tracker 1.8 LTZ automático.

      Eu fiquei abismado com qualidade do acabamento e montagem do Tracker LTZ que custa pouco menos que um EcoSport automático. Meu pai comprou um Tracker e está muito satisfeito.
      Fiz um blog sobre o Tracker, se quiser acompanhar o endereço é: www.trackerbrasil.com

      Eu acho que a versão com melhor custo-benefício do EcoSport é a FreeStyle 1.6 com air bag duplo por R$61.500,00. A versão que eu possuo!

      Quanto ao EcoSport XLT 2006/2007 eu já possui um desse mesmo modelo na cor prata. É um bom carro também, mas o motor deixa a desejar com o carro lotado, ele assusta um pouco na estabilidade nas curvas e o consumo é elevado.

      Se tiver mais dúvidas pode perguntar.

      Abraços.

      Excluir
    2. é fabio, falei isso para ele e ele pensou bem e levou a freestyle plus, pois ele pensou na segurança futura pois ele tem Airbag lateral e de cortina.
      no meu caso, ainda to vendo. queria uma 2006 até 2007 pelo preço . o consumo já é conhecido. ALLLLLTTTOOO. o carro é muito bonito. mas tenho uma duvida, você disse que com ela lotada, o desempenho não é lá muitas coisas, mas com 3 pessoas, bagagem e ar ligado ela dá conta do recado na estrada? e na cidade com 3 pessoas e ar ligado, como é o desempenho?

      Excluir
    3. Igor, o antigo EcoSort lotado, com bagagem e ar ligado na estrada no plano não tem problema, mas em uma subida ele perde bastante o desempenho.

      Na cidade com 3 pessoas e ar ligado ele tem um bom desempenho.

      Abraços.

      Excluir
  43. Qual a diferença entre Ecosport Freestyle 1.6 16V (Flex) 2014 é Ecosport Freestyle Plus 1.6 16V (Flex) 2014 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a diferença é que o plus vem com airbags laterias e de cortina mais bancos revestidos parcialmente em couro. só isso

      Excluir
  44. entre Ecosport Freestyle 1.6 , Ecosport Freestyle Plus1.6 e SE 2.0 PowerShift qual e melhor para uma família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ficaria com o SE 2.0 PowerShift pela comodidade do câmbio automático.
      Agora o EcoSport SE 2.0 PowerShift vem com rodas de liga leve.

      Abraços.

      Excluir
  45. Olá Flávio, amei seu blog, já estou no meu terceiro ecosport, e estou pesquisando , para comprar o freestyle, consegui por 62.000 com escolha de película, emplacamento, cor prata, o vendedor pede para que eu ainda faça uma contra proposta para ele negociar com o gerente dele, para que eu nçao deixe de comprar com ele. Te pergunto, a proposta é boa?, deve pedir mais algum acessório, qual? Será que é possível abaixar ainda mais o valor?? O que acha, aguardarei a resposta, comprarei a vista. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, boa noite!

      Fico feliz em saber que você está gostando do blog!

      Nossa, você já está indo para o quarto EcoSport?
      Que legal! Eu estou no terceiro.

      O preço ofertado está muito bom! Você viu no site da Ford que os preços do EcoSport aumentaram? O FreeStyle na cor prata está por R$63.575,00 então você pagar 62 mil com película e emplacamento está muito bom!

      Abraços e não esqueça de voltar para falar da concretização da compra!

      Excluir
  46. FLAVIO MEU CARRO ECOSPOT FRESSTYLE ESTÁ FAZENDO UMA MÉDIA DE NOVE KM POR LITRO NA ESTRADA SEM AR E JÁ ESTOU PERTO DE DOIS MIL KM OQUE FAZER?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite Flavio!!! estou com um problema no meu eco freestyle, as vezes ecende a luz da ignição e não apaga...e percebo falha quando acelero...sabe alguma coisa a respeito...algum caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Você sempre abastece no mesmo posto?
      Já tentou mudar de posto para ver se a luz continua acendendo?

      Abraços.

      Excluir
  48. Flávio, boa tarde! Estou interessado justamente na versão 1.6 Freestyle pois estou gostando bastante do que estou lendo, porém ainda tenho duas dúvidas: essa versão já vem com sensor de estacionamento? Pois não vi isso na descrição no site da Ford. A outra dúvida é com relação ao GPS, no computador de bordo não tem, e achei (pelas fotos) que o para-brisa fica bem distante para colocar o GPS no vidro, teria algum lugar no painel para colocar o GPS?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, bom dia!

      A versão FreeStyle já vem com sensor de estacionamento instalado de fábrica.

      Nenhuma versão do EcoSport possui navegador GPS, portanto temos que usar um aparelho de GPS. Eu não uso fixado no para-brisa porque tenho receio de danificar a película que coloque.

      Eu comprei um suporte de GPS que vem uma uma base adesiva, você cola a base no painel do carro, logo acima do Sync e depois é só fixar a ventosa do suporte GPS na base.

      Veja a foto:
      http://3.bp.blogspot.com/-H1BFlUxycR8/UPvzE23GZ8I/AAAAAAAAC7M/9iO6eqtFlnY/s1600/P1000849.JPG

      Abraços.

      Excluir
  49. Flavio gostaria de saber se vc acha que vale a pena comprar um ecosport freestyle 1.6 por 59.900 mais o acréscimo de 1.700 para a colocação do banco de couro ou um ecosport freestyle 1.6 PLUS por 63.900 com 4 air bags a mais e que já esta incluso o banco de couro da fabrica ? Sendo que a primeira opção só tem previsão de chegada aqui em Sp na segunda semana de janeiro 2014 e a segunda opção com previsão de chegada para primeira semana de dezembro 2013.

    Obrigado e uma boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, bom dia!
      Eu ficaria com primeira opção.
      Além de sair mais barato ele já será fabricado em 2014, ao contrário da segunda opção que será 2013/2014.
      Se você puder esperar um mês eu acho que seria melhor pegar um carro com ano e modelo 2014.

      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Matheus!!Esse blog é realmente muito bom!!Parabéns ao Flávio! Bom, tenho uma Freestyle 13/14 com 1500 km. Muito boa, sem arrependimentos. Estava com a mesma dúvida que vc e adquiri uma com 7 airbags e banco de couro, só que o preço foi bem abaixo deste que vc divulgou, 60.900, na cor sólida, concessionária AVANTE, São Miguel Paulista, tente lá com o Ivan. Boa sorte!! Robson

      Excluir
  50. Grande Flavio!Parabéns pelo blog!! ajuda a tirar várias dúvidas para quem está na dúvida de pegar uma eco.

    Estou querendo pegar uma eco e lendo os comentários acima,li que o melhor custo beneficio é a freestyle 1.6.

    Só fiquei na dúvida,vc disse que para uma família a se 2.0 automática é melhor?

    E quais opcionais ela tem de menos do que ne freestyle?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Vamos aos itens que a Titanium 2.0 automática tem e o FreeStyle não tem:
      - Retrovisores e maçanetas pintados na cor do carro;
      - Rodas na cor prata;
      - Câmbio automatizado de 6 marchas;
      - Piloto automático;
      - Ar-condicionado digital;
      - Partida ser chave com botão;
      - Abertura das portas por sensor de presença;
      - Sensor de chuva;
      - Sensor crepuscular.
      Preço: 73.990,00

      Por este preço eu acho interessante você também conhecer o Novo Tracker.
      Meu pai comprou um branco por R$73.790,00 e está muito satisfeito.
      Ele é maior e mais bem acabamento que o EcoSport e já vem com bancos de couro e rodas aro 18. O EcoSport de 73.990 vem com bancos de tecido e rodas aro 16.

      O melhor custo-benefício na faixa de 60 mil é o EcoSport FreeStyle 1.6.
      Na faixa de 74 mil eu acho o Tracker mais interessante.

      Abraço.

      Excluir
    2. Entendi,mas e a SE automática?

      Excluir
    3. A SE Automática não tem alguns itens que a FreeStyle tem:
      - As rodas da SE são aro 15 e as da FreeStyle são aro 16.
      - Não tem computador de bordo;
      - Não tem sensor de estacionamento;
      - Não tem luz de seta nos retrovisores;
      - Não tem para-brisa degradê;
      - Não tem alarme;
      - Os vidros não abrem e fecham por controle remoto.

      Abraço.

      Excluir
    4. Boa noite Flávio, saberia me dizer se na versão frestyle vem sensor de chuva?

      Excluir
    5. Cláudio, boa noite!

      O sensor de chuva só está disponível na versão Titanium.
      Ele faz farte do pacote tecnológico da Titanium que é composto por:
      - Sensor de chuva;
      - Sensor crepuscular (acendimento dos farois);
      - Espelho retrovisor eletrocrômico;
      - Partida com botão;
      - Acesso ao carro sem chave;
      - Ar-condicionado digital.

      Abraço.

      Excluir


  51. Oi Flavio, gostei das suas informacoes que voce tem passado comprei uma Eco Freestyle 1.6/ 2013, ja faz cinco meses comecei usando alcool ate quatro meses atras, ela tem feito de 5 a 6 km cidade e estrada de 8 a 9 km no alcool, de um mes praca comecei usando gasolina percebi que ela esta consumindo quase igual o alcool cidade e estrada, sera que tem que passar na maquina para reconhecer a mudanca do uso de combustivel ou sera que e defeito de fabrica ou vai ser sempre assim, ela esta com quase 5000 km rodado, se voce ja viu alguma reclamacao desta maneira se foi solucionada, por favor me de uma informacao positiva, gostei do carro muito bom de dirigir.


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho isso!
      Ainda não vi nenhuma reclamação neste sentido.

      A gasolina que você está usando é confiável?
      Tente deixar acender a luz da reserva no tanque e depois complete totalmente o tanque com gasolina aditivada.
      Depois você me diz como ficou o consumo.

      Abraço.

      Excluir
  52. Flavio, o vidro elétrico da Freestyle é necessário pressionar até a subida total do vidro? Minha pergunta é quando esta dentro do carro? não sobre alarme ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Você fala sobre o fechamento dos vidros quando se está dentro do carro usando os botões dos vidros que ficam nas portas, correto?

      A versão FreeStyle tem sistema "one touch" para abertura e fechamento dos vidros.
      Basta um rápido toque no botão que o vidro abre ou fecha sem precisa ficar segurando o botão.
      Tem que ser um toque rápido tanto para subir, quanto para descer.
      Se você ficar segurando o botão, ao soltar o vidro para.

      Abraço.

      Excluir
  53. Amigo coloquei uma capa rígida no estepe da minha EcoSport é agora o sensor de ré apita assim que engato a ré, o que eu posso fazer para resolver isso? antes mesmo de colocar o cadeado já fica apitando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho, é o primeiro caso de capa causando interferência no sensor de estacionamento que eu tenho conhecimento.

      Eu conheço mais de 20 que compraram capa junto comigo e nenhum relatou este problema.

      Mas a capa é da marca Kitoplastic vendida pela Auto330 Acessórios.
      O modelo é o da postagem abaixo:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/02/capa-do-estepe-novo-ecosport.html

      Qual o modelo da sua capa, onde você comprou e qual sensor está apresentado problema?

      Abraços.

      Excluir
  54. Não comprei na auto 330 não, acho que o material é ABS, o sensor q apita corresponde aos 2 que ficam embaixo na capa. Me ajude !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, bom dia!

      Infelizmente eu não sei o que pode está acontecendo com a sua capa.
      Talvez ela seja um pouco maior que o padrão e por isso está causando interferência no sensor de estacionamento.

      O que posso afirmar é que a minha capa é fabricada pela Kitoplastic, inclusive é esta empresa que fornece capas para várias concessionárias Ford.

      Conheço mais de 20 pessoas que comparam a capa da Kitoplastic na Auto330 e não tem um único caso de interferência no sensor de estacionamento.

      Inclusive, tem umas capas a venda no Mercado Livre que não tem a trava de segurança superior (veja na foto do link abaixo) e sem essa trava interna superior a possibilidade da capa cair com o carro em movimento é bem grande.

      http://imageshack.us/a/img607/1091/capaestepe.jpg

      Abraços.

      Excluir
  55. Olá Flávio Carneiro e todos amigos que compartilham as informações deste Blog. Acabei de comprar minha primeira NEW ECOSPORT FREESTYLE 1.6. Minha decisão foi amparada pelo Test Drive que realizei no ultimo sábado. Eu e minha família adoramos o carro. Conforto, tecnologia, confiança na marca e a segurança basearam essa minha aquisição. Dentre diversas opções, preferi a NEW ECOSPORT. Aproveito para desejar um 2014 maravilhoso para todos. Grande abraço. Marcos Moraes.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um feliz 2014 para você e toda sua família também, Marcos Moraes!

      Excluir
  56. Flávio.

    Voce já viu a reportagem do Teste de Longa Duração (60 mil km) que a revista Quatro Rodas fez com a New Ecosport 1.6? O resultado do teste foi a reprovação do carro. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre essa reprovação.
    Grande abraço. Marcos Moraes.
    Segue link com alguns comentários e as fotos das páginas da revista edição Janeiro 2014: http://ecosportclub.forumeiros.com/t2310-ecosport-e-reprovado-no-longa-duracao-da-revista-quatro-rodas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, bom dia!

      Eu estava acompanhando o longa duração da Quatro Rodas e mesmo sem ter recebido a minha revista já li a matéria através de links enviados com amigos.

      Todos os problemas ocorridos com o novo EcoSport no longa duração, já eram do meu conhecimento, apesar de apenas 3 terem acontecido com o meu EcoSport: limpadores de para-brisa, tampa do tanque de combustível e alarme disparando na chuva, que já foram resolvidos.

      Quanto ao problema de carbonização do motor que fez o carro ser reprovado eu fiquei completamente surpreso, tanto pelo fato do carro do longa duração ser o mesmo do meu e também devido ao fato do motor Sigma já ser usado desde 2009 no Focus e até exportado para o México no new Fiesta há bastante tempo e sem nenhuma ocorrência de problema.

      Não sei se o problema foi exclusivo do motor usado pela Quatro Rodas ou se poderá ocorrer também com todos os outros Sigma 1.6 pois para a gente só tem como saber se desmontar o motor.

      Uma coisa é certa! Quando a revista chegar na bancas vai trazer uma imagem extremamente negativa do novo EcoSport contrastando fortemente com o que a revista falava anteriormente onde o EcoSport sempre vencia os comparativos feitos pela revista.

      Vamos aguardar um pronunciamento oficial da Ford sobre o problema ocorrido como o EcoSport da Quatro Rodas.

      Abraços.

      Excluir
  57. Colega....estou a quase 30 dias com a ecosport, porem algo bem me chamando a a tenção. Em algumas oportunidades, ao retira o veiculo da garagem observei q a ventoinha radiador tem ligado. Aconteceu em outras ocasioes apos um curto trajeto. Ja entrei em contato com a revenda (inclusive levei o veiculo) ne nada foi constatado, incluisive verificando atraves do sistema. É normal? (arpass)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O meu EcoSport sempre teve este comportamento de ligar a ventoinha já nos primeiro minutos de uso.

      Eu creio que isso seja normal, pois estou com o carro há um ano e três meses e está tudo normal.

      Abraços.

      Excluir
  58. Olá Flavio,
    tenho o interesse de instalar uma central multimidia na minha ecosport titanium, a instalação é toda "plug play" pode haver perda da garantia? grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, bom dia!

      Eu acho que não, mas é bom você consultar uma concessionária.

      Abraços.

      Excluir
  59. Olá, estava procurando respostas para uma duvidaa e encontrei o seu blog. Bom comprei um freestyle tem 3 dias e eu venho percebido o cheiro muito forte de embreagem queimada...no início achei que eu estivesse fazendo alguma coisa errada ou o carro tem algum sistema que eu desconheço... Comecei a observar melhor e vi que mesmo do so no controle de embreagem sem acelera ele sobe o cheiro forte de embreagem queimada... Oq pode ser??? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Você sente o cheio de borracha queimada até no trânsito?
      O meu, na primeira semana de uso também tinha este cheiro, mas eu só sentia quando estacionava ele na garagem de casa.

      Depois de uma semana o cheiro sumiu.
      Acho que era as peças plásticas novas que soltavam este cheiro devido ao aquecimento do motor e do escapamento.

      Outras pessoas também relataram aqui e com uma semana sumiu.

      Se você estiver sentido um cheiro forte mesmo no trânsito, procure uma concessionária para pedir orientação.

      Abraços.

      Excluir
    2. Eu sinto somente depois que estaciono também. Bom espero que o problema desapareça, mais amanha terei que voltar na concessionaria e tiro minhas dúvidas. Você me ajudou bastante, obrigado!

      Excluir
  60. Boa tarde , nos carros no painel a o censor de temperatura onde o pontero sempre para no meio, na eco esporte nova como vejo a temperatura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O novo EcoSport não tem o ponteiro da temperatura do motor.

      Existe uma luz no lado esquerdo no velocímetro que acende na cor vermelha em caso de super aquecimento do motor.

      Veja na foto do link abaixo a luz indicada pela seta vermelha.
      http://imageshack.us/a/img191/5463/g2lz.jpg

      Abraços.

      Excluir
  61. Olá,Boa Noite
    Comprei uma freestyle ontem, mas hj meu vidro não quer fechar pelo controle, o que aconteceu será? Se ontem a função funcionou....
    Será que vou ter que levar na agencia para reprogramar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, boa noite!

      Para fechar os vidros por controle remoto você tem que pressionar e manter pressionado com uns 4 segundos o botão "cadeado fechado" do controle remoto.

      Para abrir os vidros por controle remoto você tem que pressionar e manter pressionado com uns 4 segundos o botão "cadeado aberto" do controle remoto.

      Abraços

      Excluir
  62. A freestyle 1.6 vem com protetor de carter de fabrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente a versão FreeStyle 2.0 4WD vem com protetor de cárter instalado de fábrica.

      O meu EcoSport está ate´hoje sem protetor de cárter porque eu não achei necessário colocar.

      Veja a opinião do Ford sobre o assunto no link abaixo:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2012/12/protetor-de-carter-do-novo-ecosport.html

      Abraços.

      Excluir
  63. Boa noite Flávio.
    Voce colocou pelicula nos vidros da sua Eco? Inclusive no vidro da frente? Nao prejudica a visibilidade? Nem a noite?
    Grande abraço a todos. Marcos Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, Marcos.

      Todos os vidros estão com película.
      Os laterais e o traseiro estão com película G5.
      O para brisa está com G35 que é a mais clara.

      Como eu já estou acostumado com carro com película, não sinto nenhuma dificuldade a noite.

      Abraços.

      Excluir
  64. Boa noite Flávio.

    Voce conhece os acessórios da Stribus para a Nova Ecosport? A Stribus será homolgada como fornecedora oficial da Ford? www.stribus.com.br
    Marcos Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Marcos.

      Eu ainda não conheço os acessórios da marca Stribus e também não sei dizer se ela será homologada pela Ford.

      A parte de acessórios do site da Ford está indisponível.
      Creio que assim a voltar a gente poderá conferir os novos acessórios para o EcoSport.

      Abraços.


      Excluir
  65. Boa noite Flávio.

    Peguei hoje minha primeira ECOSPORT FREESTYLE 1.6 manual. Fiquei com algumas duvidas. Não existe luz no porta luva? O bocal de abastecimento não possui chave? a tampa externa do bocal de abastecimento fica sempre destravada? como levantar os vidros pelo controle da chave na hora de travar o carro?

    Grande abraço. Marcos Moraes (São Vicente SP)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcos!

      Infelizmente não existe luz no porta-luvas do novo EcoSport.

      Quanto ao bocal do abastecimento ele tem uma trava elétrica. Quando você trava as portas do carro a tampa do bocal também tava junto. Por isso é muito importante que quando você pare no posto para abastecer o carro aperte o botão central no Sync que tem um cadeado e serve para travar ou destravar as portas do carro. Pois dessa forma as portas são destravas e também a tampa do tanque e assim o frentista pode abrir.

      Para fechar todos os vidros por controle remoto, pressione e mantenha pressionado o botão "cadeado fechado" do controle remoto.

      Da mesma forma para abrir todos os vidros por controle remoto, pressione e mantenha pressionado o botão "cadeado aberto" do controle remoto.

      Abraços.

      Excluir
  66. Prezado Flávio,
    Primeiramente Parabéns pelo excelente site direcionado à Ecosport. Minha Eco branca 2012/2013 está com manchas nos retrovisores que parecem pingos. Gostaria de orientações de como removê-las. Também gostaria de sua opnião sobre o teste de 60.000 km da revista quatro rodas onde o motor foi reprovado. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo Lima, bom dia!

      Fica difícil dizer como remover as manchas sem ver que tipo de mancha é e em saber o que causou.
      Eu recomendo você passar uma cera 3M para ver se as manchas saem e se não conseguir seria prudente consultar um profissional da área de pintura automotiva para ver avaliar.

      Sobre o teste feito pela revista Quatro Rodas, o EcoSport testado no Longa Duração da revista Quatro Rodas é exatamente igual ao meu: EcoSport FreeStyle 1.6 2013.

      Inclusive alguns problemas que aconteceram com o EcoSport da Quatro Rodas também aconteceram com o meu.

      Hoje eu não tenho nada para reclamar do meu EcoSport.
      Os problemas de alarme, vidros, porta-óculos, limpadores de para-brisa e tampa do tanque de combustível foram resolvidos.

      O que posso dizer é que ele é um carro com um design muito bonito, econômico, com incrível estabilidade e sem barulhos. Acredite! Meu EcoSport não tem barulho interno. Talvez eu seja um sortudo!

      O problema que aconteceu com o EcoSport do longa duração da revista Quatro Rodas foi excesso de carbonização do motor.
      Infelizmente não tem como eu saber se o meu EcoSport também tem este problema, porque eu teria que desmontar o motor para verificar isso.

      Resta agora a Ford se pronunciar sobre este assunto e esclarecer se o problema foi pontual ou se todos os EcoSport com motor 1.6 também estão sujeitos a este problema.

      É bom deixar claro que este motor Sigma 1.6 é utilizado desde 2009 no Focus e há algum tempo do New Fiesta que é fabricado no México e nunca ocorreu relato deste tipo de problema.

      Vamos aguardar um posicionamento oficial da Ford sobre este assunto.

      Abraços.

      Excluir
  67. Olá Flávio, estou pegando hoje um Eco FreeStyle 2014. Tenho duas dúvidas que o pessoal da Ford não soube ou não quiseram me informar, talvez vc já tenha conhecimento.
    1- Os autofalantes são Sony como outros modelos de veículos da Ford?
    2- O que é o terceiro comando na chave canivete? Acionei ele, ouvi um barulho de travas mas nada ocorreu.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, boa tarde!

      Os alto-falantes originais do EcoSport não são da Sony.
      A Ford não diz qual é o fabricante. Apenas coloca o próprio logo da Ford nos auto-falantes. Eu considero a qualidade do áudio boa para se ouvir apenas dentro do carro.

      Conheço pessoas que retiraram os auto-falantes e colocaram outros de uma marca conceituada e não gostaram do resultado final.

      O terceiro botão do controle remoto serve para abrir o porta-malas.
      Primeiro você aperta o botão que destrava o carro e em seguida aperta o terceiro botão duas vezes, então o porta-malas vai abrir.

      Eu fiz uma postagem falando justamente sobre isso, pois esta função não vinha nos EcoSport até então.

      Veja no link abaixo:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2014/01/abertura-do-porta-malas-por-controle.html

      Quer dizer então que o terceiro botão agora vem funcionando?

      Abraços.

      Excluir
  68. Olá. O farol de neblina dianteiro da minha ecosport 1.6 freestyle não acende de jeito nenhum. Já tentei de tudo, mas não acende. Tem somente um mês de uso e só percebi agora. Devo levar a concessionária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      O farol de neblina dianteiro, assim como a traseiro só acende se pelo menos os leds estiverem acesos.

      Se o do seu EcoSport não estiver acendendo nesta condição, leve o carro para reparo na concessionária, pois a garantia é de 3 anos.

      Abraços.

      Excluir
  69. Bom dia Flavio, gostaria de saber como faço para memorizar as estaçoes de radio?
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, José!

      Depois que você sintonizar a estação, basta você pressionar e manter pressionada qualquer uma das teclas de 1 a 9 que a estação será memorizada.

      Abraços

      Excluir
  70. Flavio,
    Boa Noite.
    O marcador de combustivel de minha Ecosport nao esta marcando corretamente. Enchi o tanque nesse fim de semana, a bomba travou e no marcador o ponteiro estava na entre cheio e 1/4. Voce ja teve problema parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Até hoje o marcador de combustível do meu EcoSport está funcionando perfeitamente.

      Mas eu fiquei sabendo de algumas pessoas que tiveram um problema semelhante ao seu e levaram o carro na concessionária para para fazer a reprogramação do marcador e o problema foi resolvido.

      Abraços.

      Excluir
  71. Flavio,boa tarde,pergundo; como faço para acionar a tração da minha Eco freestyle 1.6 numa subida com cascalho,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O EcoSport FreeStyle 1.6 não dispõe de tração nas quatro rodas.
      Somente a versão FreeStyle 2.0 4WD possui este recurso.

      O nosso EcoSport FreeStyle 1.6 tem controle de tração que é um pouco diferente.
      Quando uma das rodas dianteiras perde a aderência com o solo, a força é transmitida para a roda do outro lado. Isto é feito automaticamente e uma luz amarela acende no painel do carro avisando que o controle de tração está sendo utilizado.

      Você também vai ver este aviso (uma luz amarela com carro e dois riscos em "S" em baixo) quando fizer uma curva com pista molhada e o carro perder um pouco a aderência com o solo.

      O controle de estabilidade vai manter o carro na rota segura!

      Abraços.

      Excluir
  72. Flavio,como eu desligo o alarme do cintro de segurança,obrigado da freestyle 1.6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Porque você quer desligar o alerta do cinto de segurança?
      É um item de segurança importantíssimo.

      A única forma de desativar o alerta é andando com o cinto afivelado.

      Abraços.

      Excluir
  73. Flavio como faço pra desativar o assistente de rampa?
    Já o fiz pelo Sync porém ele volta a ficar selecionado automaticamente não desativando.
    Garto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, bom dia!

      Porque você quer desativar o assistente de partida em rampas?
      É um dos itens que eu mais gosto no novo EcoSport.

      Como você já notou, não é possível desativar permanentemente o assistente de partida em rampas. Você sempre vai desativar e da próxima vez que pisar no freio em um ladeira, estando subindo de frente ou subindo de ré, ela vai ser ativado.

      Abraços.

      Excluir
  74. Coloquei o sistema de camera de ré no meu ecosport 2013-2014 e o sensor de ré não apita, tem como ter os dois, ou seja, ver e escutar ao mesmo tempo.
    Grato
    Marcus Antonio - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, boa tarde!

      Onde você instalou a câmera de ré?
      Seria interessante você falar com o pessoal que instalou, pois provavelmente eles desligaram o sensor de estacionamento.
      O correto seria o sensor continuar apitando junto com a imagem mostrada pela câmera.

      Abraços.

      Excluir
  75. Olá, primeiro gostaria de te parabenizar pelo site, eu estava tendo muita dificuldade em encontrar detalhes sobre o novo ecosport freestyle. Se possível gostaria de tirar uma dúvida com você, eu ainda estou pensando em qual carro comprar e me deparei com o ecosport e fiquei muito interessado. Disponho de 60mil para comprar o carro e a eco freestyle está custando 61,500 se não me engano e ainda contando com seguro, emplacamento e tudo mais o preço vai ficar muito acima do q tenho. Pensei em pegar uma eco usada ano 2012 modelo 2013 com menos de 20mil km rodado. Achei umas pelo preço aproximado de 56 mil. Mas ai surgiu minha dúvida, compensa pegar uma eco usada? Esse modelo de 2012 é oq mais tem defeitos? E uma outra duvida a parte, quanto você pagou de seguro? Obrigado.
    ASS: rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, boa noite!

      Compre o modelo zero km.
      A chance de você ter problema comprando o ano 2012 modelo 2013 é grande.
      Quanto ao seguro, eu pago R$1.375,00 morando em Maceió e com bônus classe 10.

      Grande abraço.

      Excluir
  76. Flávio, parabéns pelo blog e por sua paciência em responder a tantas perguntas, por vezes até repetidas, porém eu também tenho uma pergunta: a nova Eco possui aquele alarme sonoro que avisa a velocidade (muito comum nos carros da fiat), que o próprio condutor pode regular. Não sei se fui claro. Obrigado. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, boa noite!

      O novo EcoSport possui sim o alerta sonoro de velocidade.

      Ele pode ser programado através do menu do computador de bordo para alertar na velocidade que você desejar.

      Abraços.

      Excluir
  77. Olá Flavio, Parabéns pelo Blog... Um Dúvida tenho uma Ecosport SE Aut. 2014/2014 acontece que desde ontem esta dando os avisos nos painel Controle de Tração Desativado, Controle Arranque subida não disponivel, e erro no ABS, além disso ficam as três lâmpadas acesas no pinel indicando este erro... você sabe me dizer o que pode ser isso??? Muito Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Certamente tem algo de errado no seu EcoSport.
      Eu recomendo você levar o seu EcoSport imediatamente a uma concessionária Ford para averiguação e normalização do sistema.

      Isso não é normal.
      Parece que os sistemas de segurança do seu EcoSport estão indisponíveis.

      Abraços, boa sorte e nos mantenha informados.

      Excluir
  78. Acabei de pegar minha Eco 1.6 modelo 14/14. Já andei 90 km com ela hoje com o ar ligado e a média de consumo foi 6 km/l. O ponteiro passou de um quarto do tanque. É isso mesmo? Fiquei preocupada, pois de acordo com o que ví esperava uma economia grande de combustível....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está usando álcool ou gasolina?
      O ponteiro do tanque realmente desce rápido no início.
      Depois ele estabiliza.
      O consumo real você só pode saber quando o carro consumir o combustível de todo o tanque.

      Excluir
  79. Boa noite,Flavio, só para relatar que comprei uma ecosport 14/14 faz 25 dias e está com 1.250 km, quando estava com 700 km apresentou 02 problemas os vidros não subia quando travava o carro e também um barulho no banco traseiro, do banco descobri que era na coluna do lado direito, levei na concessionaria e queriam que deixassem o carro para resolverem o problema, mas como não posso ficar sem carro insisti muito e ele tirou a parte plástica da coluna aonde o banco fica encostado e isolou as presilhas da parte plástica e foi resolvido, e os vidros depois de muito tempo conseguiu programar novamente, mas depois de dois dias voltou o problema os vidros não soem com o controle, vou agendar mais uma vez e espero que resolvam na hora. Att. José

    ResponderExcluir
  80. Boa noite Flávio. Qual a calibragem que voce usa nos pneus da sua ECO? Marcos Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Marcos!

      Eu sigo rigorosamente o que está indicado naquela etiqueta amarela que tem na porta do motorista.
      Como eu ando a maior parte do tempo sozinho, calibro os quatro pneus com 30 libras. A cada 30 dias vou ao posto para calibrar novamente.

      Quando viajo com carro lotado e porta-malas cheio coloco 35 libras nos pneus dianteiros e 40 nos traseiros.
      Se a lotação for um pouco menor eu coloco 33 nos dianteiros e 36 nos traseiros.

      Abraços.

      Excluir
  81. Flavio, boa noite. Estamos para fazer uma viagem longo com nosso Ecosport, tenho duvidas em qual combustivel utilizar. Alcool ou gasolina. Voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Coloque o combustível que estiver mais em conta.
      Aqui Maceió, por exemplo, estou usando gasolina porque o álcool está custando 85% do valor da gasolina e o recomendável é que ele custe no máximo
      70%.

      Grande abraço.

      Excluir
  82. Bom dia,
    Você sabe me dizer se as rodas aro 16 da versão Freestyle cabem na versão S.
    E o sensor de estacionamento integrado no Sync, eu consigo colocar na autorizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      As rodas da FreeStyle cabem sim na versão S.
      Mas você vai ter que trocar os pneus, pois os pneus da versão S não cabem nas rodas da FreeStyle.

      Quanto ao sensor de estacionamento, o instalado na concessionária não fica integrado ao Sync.

      Abraços.

      Excluir
  83. Boa tarde Flavio. Meu nome é Mauricio e gostaria de saber se realmente vale a pena adquirir uma Ecosport Freestyle 1.6, pois li a 4 rodas que não fala tão bem assim e há muitas pessoas que falam mal deste modelo, mas por outro lado há aqueles que são apaixonados por ela. Eu acho o modelo muito bonito, porém não quero comprar algo para me incomodar. Sei que tu já falaste algo a respeito da matéria, mas a Ford nunca se manifestou a respeito, entrei no Chat deles e disseram que não há problemas. O 2014/2015 apresentam problemas também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, boa tarde!

      Até hoje eu não conheço um único EcoSport que tenha apresentado problemas no motor como o da revista Quatro Rodas.

      Os outros problemas apontados pela revista eu tenho conhecimento, inclusive alguns aconteceram no meu EcoSport.

      Na verdade o grande problema que eu vejo do EcoSport são as falhas de acabamento e de montagem que continuam acontecendo até hoje.
      Muita gente tem o carro é sem percebe. Acho que somente os mais detalhista e perfeccionistas como eu consegue perceber.

      Se você não quer se estressar com problemas de acabamento ou falhas de montagem eu recomendo comprar um EcoSport que esteja do show room da loja para examinar minuciosamente por dentro e por fora pode comprar, pois a parte mecânica é o ponto forte do novo EcoSport.

      Grande abraço!

      Excluir
  84. Flavio boa noite,....
    No proximo fim de semana (05/09) iremos fazer nossa primeira viagem longa com nossa Ecosport, gostaria de informações a respeito de calibragem de pneus (dois adultos e um bebe e duas mochilas de bagagem). Como nao temos experiencia nesse tipo de viagem, gostaria de dicas para ter o maximo economia de combustivel. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Como o carro vai somente com dois adultos, um bebê e duas mochilas de bagagem, coloque 32 libras nos quatro pneus e tenha uma excelente viagem!

      Com lotação máxima (5 adultos e porta-malas cheio) o manual recomenda 35 libras nos pneus dianteiros e 40 libras nos pneus traseiros.

      Já no uso para dois adultos na cidade o recomendável é 30 libras nos quatro pneus.

      Grande abraço!

      Excluir
  85. Olá. Tenho uma FS 1.6 2014/2015 há 1 mês e 1400 km e pesquisei muito antes de comprar, portanto gostaria de deixar umas observações sobre vários comentários que li antes (e depois) da compra:

    - Não sei da onde que tiraram que tem pouco motor. O motor 1.6 é ótimo, anda muito bem. Anda melhor que o Idea 1.8 que eu tinha e que já achava ótimo. Claro, isso eu falo para quem não compra um carro para se matar e também para quem sabe a diferença entre uma laranja e uma melancia.

    - Vi muita gente reclamando do consumo. Eu faço 16,0 km/l Caxias/Porto Alegre (descida de serra), e 12,5 km/l subindo a serra, faço isso toda a semana, e a media geral dessas viagens mais percurso urbano não baixou dos 12,3 km/l. Nunca tive carro tão econômico que nem a Eco.

    - Acabamento horrível ? Sinceramente ainda não encontrei nada que me saltasse aos olhos.

    A direção elétrica é fantástica, para manobrar parece o volante de um vídeo game. O som é bom. A única coisa que eu não gostei foi do câmbio, o do Idea era muito mais macio.
    No mais só estou preocupado com os barulhos, que ainda não tem, mas é o que mais me preocupa em um carro.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia tenho uma eco sport, 2006 e as setas não estão funcionando quando dou a seta no painel nem aparece o sinal de pisca e o alerta tb. não funciona oque pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Provavelmente é um mal contato ou fusível queimado.
      Leve o carro em um mecânico ou na concessionária para averiguação.

      Excluir
  87. Boa Noite, Flavio em primeiro lugar parabéns pelo blog muito bom e interessante, comprei minha eco faz uns 20 dias estou adorando o carro, achei estranho o sistema anti-esmagamento dos vidros não esta funcionando, teria que habilitar alguma coisa, desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  88. Respostas
    1. A versão FreeStyle tem sistema anti-esmagamento de série em todos os vidros.
      Leve ser EcoSport na concessionária para verificar o que está errado.
      Talvez tenha desprogramado.

      Grande abraço.

      Excluir
  89. Ola, meu nome é Denise, acabei de comprar uma Eco, 2014/2015 Freestyle, estou com algumas dúvidas:
    O botao de regulagem do retrovisor nao acende no escuro?
    A luz de ré so acende de um lado?
    E a luz de neblina traseira tb so acende de um lado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!

      Esta tudo certo com o seu EcoSport.
      Os botões de regulagem dos retrovisores realmente não possuem iluminação.
      A luz de ré é somente no lado direito e a de neblina somente no lado esquerdo. É um padrão europeu. Vários carros também são assim.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno Flávio, ja estava achando era defeito.

      Abraço

      Excluir
  90. Bom dia! Vamos ver se vocês podem me ajudar... Tenho uma ecosport SE 2012/2013, comprei 0km e tive vários problemas, tais como: porta do combustível que quebra com facilidade (já aconteceu por duas vezes, na primeira a concessionária me disse que a culpa era do frentista e me fez pagar pelo conserto, na segunda vez quiseram me dar a mesma desculpa, porém não aceitei, disse que pesquisei e que era problema da Ford, daí arrumaram sem cobrar), o limpador dos vidros não limpam corretamente, fazem barulho e trepidam, eles falam que arrumam mas é só passar alguns dias e o problema volta, até hj é assim, estou há 3 dias sem carro por conta de um vazamento de óleo, e me avisaram que vou ter que pegar o carro sem a resolução do problema porque precisa esperar uma peça chegar, e que vai demorar uns 15 dias pra isso... Não bastasse isso, agora meu carro tem dia que liga normalmente e tem dia que simplesmente preciso tentar várias vezes, o som liga, o ar liga, mas o carro não, e na concessionária não apresentou o problema e eles falam que está tudo certo, e a bateria está nova, isso já aconteceu com algum de vocês? Me ajudem, please... Att. Luciana

    ResponderExcluir
  91. Mais uma coisa... Quando aciono a chave a luzes do painel acendem, inclusive a do combustível, porém sempre a minha ecosport SE entra na reserva a luz não acende, é normal isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Luciana! Quantos problemas!

      E ainda ficam querendo te enrolar com aquela velha desculpa que "é assim mesmo".
      Alguns destes problemas aconteceram comigo e foram relatados aqui no blog.
      A luz da reserva tem que acender quando tem pouco combustível no tanque! Seu carro está cheio de "probleminhas".

      O EcoSport é um carro muito bonito e com uma mecânica excelente, mas estes "probleminhas" de qualidade realmente são muito irritantes.
      Por isso que eu vendi o meu e comprei um Tracker. Este sim só vai na concessionária para fazer revisão.

      Grande abraço.

      Excluir
  92. Prezados,
    Tenho uma Ecosport 2013, Titanium, 1.6, 24.000km e recentemente as luzes indicando INJEÇÃO ELETRÔNICA e MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR começaram a acender. Que poderá ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      É muito provável que seja a bateria de 43 amperes que está chegando ao fim da vida útil.
      Meu FreeStyle 1.6 2013 apresentou problema semelhante e com a troca da bateria foi resolvido.

      Grande abraço!

      Excluir
  93. olá
    tenho uma eco 2009 freestyle e estou com problema no botão da trava.
    ele quebrou e onde moro disse que só conseguiria trocar numa autorizada sabe dizer onde encontro uma autorizada em recife?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia a todos.

    Comprei recentemente uma Ecosport Freestyle 1.6 13/14 com 20.000 km usada mas muito conservada, um carro lindo e muito confortável.
    Uma semana após ter pego o carro tive um compromisso à 550 km de distância, com isso, tive a oportunidade de rodar os 1100 km ao todo de trip e testar o conforto do carro durante todo o percurso e adorei.

    Ao voltar dessa aventura, logo no primeiro dia à caminho do trabalho notei alguns detalhes que estão me preocupando e muito:
    1. Quando o carro está ligado mas no ponto morto, o mesmo faz um barulho parecido com uma ventoinha, esse barulho parece vir do motor, mas ao pisar na embreagem o mesmo para, soltando a embreagem ele retorna;
    2. Algumas vezes ao engatar a ré o câmbio solta, fazendo aquele barulho de embreagem raspando (todas as vezes que engato após a primeira experiência me certifico que foi bem engatada, mesmo assim já houve repetições do caso);
    3. Tive algumas experiências onde ao girar a chave na ignição o carro permanece um tempo forçando a ignição mesmo eu já tendo soltado a chave, em algumas vezes cheguei a desligar o carro pois só forçava por conta própria e não ligava;
    4. Outro caso estranho, logo seguido ao problema da ignição ao dar ré para sair de vaga ou mesmo de frente, o carro parece perder força e começa a querer falhar, causando trepidação;
    5. O carro com seus 21.000 km já apresenta um rangido pequeno e baixo, mas que incomoda um apaixonado por carros, na suspenção. Ao passar em baixíssima velocidade em lombadas ou subir guias de garagens o mesmo se repete em todas as vezes.

    Algum de vocês já passaram por experiências parecidas e chegaram a solução do problema? Agradeço a ajuda de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kalivex, boa noite!

      Vamos as respostas:
      1 - Recomendo levar na concessionária para verificar o barulho;
      2- Este problema aconteceu nos três EcoSport que possui, inclusive já foi relatados por outras pessoas. Creio que se trata de uma característica do câmbio do EcoSport.
      3 - Pode ser deste problema na bateria ou até mesmo do combustível. Somente uma análise mais detalhada para diagnosticar com precisão.
      4 - Pode ser problema na embreagem ou até no câmbio. Somente uma análise mais detalhada para diagnosticar com precisão.
      5 - O barulho é das rodas da frente, correto? Quase certeza que são das molas do suspensão dianteira. Aqueles que ficam loga acima das rodas. Mande revestir as extremidades das molas com mangueira plástica que o barulho some.

      Grande abraço!

      Excluir
  95. Para Ford Ecosport 2013, alguem pode me sugerir onde comprar o T de comando das luces, a luz d lado direito não funciona.
    Favor que pode dar uma dica onde comprar. agradeço

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde!
    Tenho uma Ecosport Freestyle 1.6 2013 e desde dezembro/14 estou com um problema que tem me irritado muito. O carro quando exigido em temperaturas mais altas, começa a falhar, como se estivesse acabando o combustível, fica completamente sem força. Já realizei limpeza de bicos, cabos de vela, velas, filtro de combustível. O carro chega às vezes a acender a luz da Injeção. Quando levo ao mecânico para fazer a leitura, informa que o problema é de "Mistura Pobre", que me aconselhou a mudar de posto e assim o fiz. Já abasteci em quase todos os postos das cidades e o problema é sempre o mesmo. Levei novamente e informou que poderia ser então problema da Sonda. Então coloquei uma nova, porém o problema persiste.
    Sinceramente, não mais o que fazer. Caso algum colega tem passado por alguma experiência parecida, colabore conosco. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Luiz!

      Já respondi através do seu e-mail!

      Grande abraço!

      Excluir
  97. Boa noite, Flávio! Parabéns pelo blog! Pretendo comprar meu ecosport, contudo, gostaria de saber se ele tem marcador de temperatura do motor, já q não percebi a presença do msm durante o teste drive. Outra pergunta: quais os valores atuais das versões SE e Freestyle 1.6 na sua cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      O Novo EcoSport não possui marcador de temperatura do motor.
      Existe somente uma luz de alerta que acende quando a temperatura do motor estiver muito elevada.

      Quanto aos valores, são os mesmos que constam no site oficial da Ford:
      www.ford.com.br

      Grande abraço!

      Excluir
  98. gostaria de saber se a versão freestyle powershift 2015 tem aquela função do alarme para "achar" o carro no estacionamento?! que o alarme e disparado para você poder localizar o carro.

    ResponderExcluir
  99. Ola flavio tenho uma eco 2014e uma freetaly mais agora ela apresentou um poblema,quando vou dar a partida ela liga o painel mais na pega nao sei o que pode ser onde e com quem devo falar a respeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      A bateria do seu EcoSport ainda é a original de fábrica?
      Se for, a possibilidade do problema ser na bateria é muito grande.

      Veja a publicação que fizemos no blog sobre este assunto no link abaixo:

      http://www.diariodebordoecosport.com/2014/08/problema-na-bateria-do-novo-ecosport.html


      Grande abraço!

      Excluir