quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Robusto, silencioso e superior em dinâmica e economia



            O Novo EcoSport é um veículo criado em total sintonia com os chamados pilares da marca Ford, nos aspectos de criatividade, qualidade, segurança e sustentabilidade. Ele reúne em sua nova geração todos os recursos disponíveis nos centros mundiais de desenvolvimento de produto da marca, sob a liderança do Brasil.
            Pesquisas feitas na Ásia-Pacífico, principalmente na Índia, China e Tailândia, mostraram que há uma oportunidade de mercado para um utilitário esportivo compacto nessas regiões, como ocorreu na América do Sul há 10 anos.
“É um tipo de produto ainda não oferecido nesses mercados, com essa configuração de tamanho, sofisticação e preço. A nossa região tem o conhecimento de engenharia para liderar esse produto, que será produzido aqui, na China, na Índia, na Tailândia e vendido em mais de 100 países”, diz Alex Machado, engenheiro-chefe do Novo EcoSport.
            O seu desenvolvimento é resultado do trabalho de um time multicultural que chegou a contar com 800 designers e engenheiros, coordenado pelo Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, localizado na fábrica de Camaçari, na Bahia.
            O foco regional adotado na primeira geração do modelo deu lugar a novos requisitos globais. A Índia, por exemplo, tem uma exigência muito grande em termos de capacidade de imersão, por causa das monções. “Isso levou ao aumento da capacidade do Novo EcoSport de 400 mm para 550 mm, a maior da categoria. Todos ganham com isso”, diz o engenheiro-chefe.
            Mais de 2 milhões de km foram rodados em vários países durante a fase de testes, incluindo países da América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa, para garantir a robustez e a durabilidade do produto.


 Sustentabilidade
            A economia de combustível é uma das prioridades que nortearam o desenvolvimento de vários componentes do Novo EcoSport, buscando a redução do peso e o aumento da eficiência energética e aerodinâmica.
            Os times de design e engenharia dedicaram um ano e meio de trabalho à geometria da carroceria para torná-la mais eficiente, usando técnicas avançadas de design e testes em túnel de vento. O resultado é um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,365 Cfx, 11% melhor que a geração anterior e 6% melhor, em média, que os veículos concorrentes.
            “Ele é o melhor SUV nesse quesito, entre os modelos que a Ford já mediu em seus laboratórios”, destaca Machado.
            Chegar a esse nível de refinamento exigiu uma grande atenção aos detalhes, em que milímetros fazem a diferença. Como, por exemplo, a leve elevação no final do capô para eliminar áreas de turbulência, o defletor frontal incorporado no para-choque para melhorar o fluxo de ar sob o veículo, a vedação existente entre o capô e a grade dianteira, a coluna A fortemente inclinada e os retrovisores fixados na porta, com desenho que também ajuda a atenuar o ruído de vento.
            O defletor de ar na frente dos pneus traseiros, as coberturas laterais, a coluna D com função aerodinâmica e o pequeno aerofólio incorporado na tampa traseira são outros cuidados que fazem o Novo EcoSport ter um menor coeficiente de arrasto.
          Os confiáveis e eficientes motores Sigma e Duratec de alumínio, presentes em outros veículos na Europa, Estados Unidos e Ásia, são leves, geram menor inércia e atrito e contam com um sistema de corte de combustível inteligente que reduz o consumo quando o veículo está em ponto morto, como em paradas de semáforo. O sistema de arrefecimento otimizado reduz o uso do ventilador e, consequentemente, o consumo de energia.
O Novo EcoSport é o único da categoria equipado com direção elétrica, que incorpora a tecnologia mais avançada. Ela permite maior flexibilidade na calibração do esforço conforme a velocidade e contribui para reduzir em 3% o consumo de combustível. O seu software tem um sistema de compensação de deriva e cancelamento de vibrações para uma rodagem firme e segura, filtrando imperfeições da pista.
Os pneus com baixa resistência ao rolamento dissipam menos energia e trazem uma redução adicional de 2% no consumo.


Avançados motores flex
            O Novo EcoSport vem com a opção de duas avançadas e consagradas famílias de motores flex: Sigma 1.6 e Duratec 2.0, ambos com 16 válvulas, bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, acelerador eletrônico e durabilidade homologada para mais de 240.000 km. Eles se caracterizam pela alta performance, emissões mínimas e baixo consumo.
            O Sigma 1.6 Flex, introduzido agora na linha, tem bielas sinterizadas em peça única e coletor de admissão de plástico. Com etanol, ele gera a potência de 115 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 156 Nm (@ 4.750 rpm). Com gasolina, tem 110 cv (@ 6.500 rpm) e 154 Nm (@ 4.250 rpm).
            “É um motor com aceleração rápida e dirigibilidade tranquila, que já disponibiliza 80% do seu torque máximo a 2.200 rpm”, explica Alex Machado.
            Ele acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, um desempenho melhor que os competidores da categoria, e é classificado com padrão A de eficiência pelo Conpet/Inmetro.
            O motor Duratec 2.0 Flex de nova geração alia potência e durabilidade, com coletor de admissão de alto fluxo e corpo de borboleta eletrônico. Com etanol, ele desenvolve a potência de 147 cv (@ 6.250 rpm) e torque de 193 Nm (@ 4.250). Com gasolina, tem 141 cv (@6.250 rpm) e 186 Nm (@ 4.250 rpm).

 Motor Sigma 1.6 16v

  
Motor Duratec 2.0 16v
            
Silêncio interno
            O nível de silêncio interno do Novo EcoSport é o melhor da categoria. Nos testes, ele é em média 2,5 decibéis mais silencioso que os competidores em velocidade de cruzeiro. Isso se deve ao trabalho de aerodinâmica e atenuação dos ruídos do motor, vento e rodagem, que permite aos passageiros conversar sem esforço dentro da cabine mesmo a 130 km/h.



Dirigibilidade
O comportamento dinâmico do Novo EcoSport surpreende pela excelente estabilidade em qualquer condição, com o DNA de dirigibilidade Ford. Essa estabilidade vem do aumento de rigidez torsional, que reduz a inclinação da carroceria por aceleração lateral e, junto com o acerto da suspensão e da direção, garante um rodar macio com ótimo domínio do veículo.
O controle eletrônico de estabilidade, disponível nas versões FreeStyle e Titanium, é outro recurso que contribui para esse padrão internacional de dirigibilidade.


Fonte: Press releases Imprensa Ford
Agosto/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário