segunda-feira, 15 de abril de 2013

Revisão de 6 meses ou 10.000km


Sábado (13/04/2013) levei meu EcoSport FreeStyle 1.6 para fazer a primeira revisão: 6 meses ou 10.000km.
A revisão do EcoSport deverá ser feita a cada 6 meses ou 10.000km rodados (o que acontecer primeiro).
Como meu EcoSport está com 7.501km rodados, o que aconteceu primeiro foi o prazo de 6 meses.


Mas já faz 7 meses que comprei meu EcoSport. A Ford trabalha com mês cheio para as revisões. Como a nota fiscal do meu carro foi emitida no dia 10/09/2012 o mês base para a Ford será setembro e eu poderia fazer a minha revisão a partir do dia 1º de fevereiro (mês anterior ao aniversário de 6 meses), até o dia 31 de abril (mês posterior ao aniversário de 6 meses).
Da mesma forma será revisão de 1 ano ou 20.000km. Ela poderá ser feita a partir do dia 1º de agosto até o dia 31 de outubro. Mas se os 20.000km forem completados antes deste prazo, o cálculo será diferente. São 1.000 de tolerância para mais ou para menos.

 

Os serviços efetuados na revisão de 6 meses ou 10.000km são:

- Troca do óleo do motor;
- Troca do filtro de óleo;
- Troca do filtro de combustível;
- Verificação itens.
Valor da revisão: R$232,00



A primeira revisão é bem simples e rápida e agora tem um item para menos, pois o novo EcoSport tem direção elétrica. Portanto, não tem direção hidráulica e não existe mais aquele reservatório que a gente tinha que ficar de olho no nível do óleo.


A parte mecânica do carro está impecável. Não tenho nenhuma reclamação a respeito, só elogios e parabéns aos engenheiros da Ford pelo excelente trabalho.

Mas nem tudo é perfeito. Nestes 7 meses de utilização foram detectados os seguintes problemas:
- Sensor anti-esmagamento do vidro dianteiro do lado do passageiro está com sensibilidade muito alta. Ao fechar o vidro com a função um toque, quando o vidro chega no meio do percurso, o sensor detecta um obstáculo que não existe e interrompe a subida do vidro. Somente na terceira tentativa o sistema um toque é desativado e o vidro é fechado completamente;
- Alarme dispara quando o carro fica estacionado e ocorre uma forte chuva;
- Limpador do para-brisa do lado do motorista não está limpando uns 5cm de área do vidro no final do curso.

Ainda bem que os três problemas não acarretaram muito transtorno, pois aqui no Nordeste praticamente não choveu nestes 7 meses e o vidro do passageiro dianteiro direito, o único com problema, praticamente não é aberto.

O consultor técnico da concessionária Ford Laguna de Maceió, muito prestativo, me falou que a Ford já tinha providenciado a solução para os três problemas relatados por mim.
Fui muito bem tratado na Laguna pelo consultor Aldo e pela equipe de mecânicos. Atendimento nota 10. É muito bom quando você sente que existe uma equipe de profissionais que está preocupada em resolver seus problemas.

O carro foi conectado ao computador e foi detectado que existia uma nova versão para o software de gerenciamento dos vidros elétricos. O Software foi atualizado e calibrado.



Após este procedimento, o vidro do passageiro dianteiro direito ficou funcionando perfeitamente e os demais vidros que já estavam perfeitos, assim continuaram.
O segundo problema, do alarme que estava disparando quando o carro estava estacionado e com a ocorrência de forte chuva, foi resolvido em 5 minutos.
Foi substituído o sensor ultrassônico do alarme que fica instalado junto com as luzes no teto do carro.
A peça completa foi trocada: luzes e sensor de alarme por se tratar de uma única peça.
Vejam na foto abaixo que nas extremidades da peça que abriga as luzes, existem uns furinhos que é exatamente onde ficam os sensores ultrassônicos. Como aconteceu com o sensor anti-esmagamento, o sensor ultrassônico também estava com a sensibilidade extremamente alta.
Os serviços de atualização do software dos vidros elétricos e substituição do sensor ultrassônico do alarme foram feitos em garantia, sem nenhum custo.


O terceiro problema, do limpador de para-brisa, ficou agendado para ser feito em 15 dias, quando chegam os braços e palhetas do limpador. A Ford está trocando em garantia, sem nenhum custo, o conjunto completo (braços + palhetas) tanto do motorista quanto do passageiro, dos EcoSport que estão apresentando problema de falha na limpeza ou de ocorrência de barulho ao limpar.

É lamentável a ocorrência de erros tão primários no novo EcoSport.


Atualização em 01/06/2013:
Troca dos limpadores de para-brisa 


49 comentários:

  1. Olá Flavio,

    Gostaria de saber se você consegue preencher o tanque completo com gasolina/álcool, sem ficar "estourando" a bomba o tempo todo. Ou seja, os frentistas conseguem "completar" o tanque com facilidade?

    Outra dúvida: e quanto ao marcador de combustível, você percebe ele de forma confiável? Não fica variando muito? Enfim, dá pra confiar nas marcações do computador de bordo (autonomia e km/l)?

    Digo tudo isso porque havia problemas crônicos nas Ecosport antigas, tanto no sensor (boia) do combustível, quanto no marcador digital.

    Luís Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, boa noite!
      Desde que comprei o EcoSport eu abasteço assim que ele entra na reserva e sempre completo o tanque.
      Quando a bomba do posto dá o primeiro disparo eu peço para parar. No máximo eu digo para arrendondar o valor, pois não é bom encher o tanque depois do primeiro disparo.

      Minha rotina diária faz com que um tanque de gasolina seja consumido em 15 dias, pois eu moro muito perto do meu trabalho. São apenas 2km de distância. Somente nos fins de semana que eu vou para as praias do litoral norte ou sul que ficam a uns 10 ou 20km de distância, o que também não é distante.

      Uma coisa que eu notei logo que comprei o carro foi que o ponteiro do combustível mesmo com tanque cheio ficava um pouco abaixo do traço do nível máximo. Como se não estivesse totalmente cheio.

      Mas depois dos 4.500km rodados, toda vez que abasteço o ponteiro fica no máximo e algumas vezes até passa um pouco.
      http://imageshack.us/a/img827/6564/photofev08221646.jpg

      Quanto a precisão, eu considero muito confiável.
      O que assusta é que após completar o tanque, logo apos percorrer uns 20km o ponteiro já baixa.
      Creio que seja devido ao formato do tanque que tem uma concavidade no meio, pois foi projetado para acomodar o sistema de tração 4x4 da versão 4WD.
      Veja foto:
      http://imageshack.us/a/img534/5913/tanqueecosport.jpg

      Eu considero muito preciso. Com um tanque de gasolina eu rodo duas semanas. No final da primeira semana o marcador está extamente do meio.

      Sobre os problemas no marcador digital e boia, eu tive esse problema com meu antigo EcoSport 2006. Mas no EcoSport 2009 que já tinha marcador analógico eu possui o carro por 3 anos e meio e nunca tive problemas. Espero que este novo que também é analógico não apresente problemas.

      Apesar do tanque do novo EcoSport ser 2 litros menor que o do antigo EcoSport, esse motor Sigma é muito mais econômico eu eu senti na prática a economía já na primeira viagem.
      No antigo EcoSport, quando eu viajava para João Pessoa sempre abastecia no caminho para o carro não chegar no destino na reserva. Neste novo eu chegai lá e ainda tinha 1 quatro de tanque de combustível. Consumo de 13,1km/l com gasolina e ar ligado o tempo todo.

      A título de curiosidade, o primeiro EcoSport tinha tanque de 45 litros. Em 2006 passou para 54 litros e agora no novo EcoSport caiu para 52 litros.

      Excluir
    2. Oi pessoal,
      Para completar, estou muito satistfeito com o meu Novo Ecosport.
      Tive um dos antigos, Freestyle 2012 1.6, mas foi roubado. Fazia c/ ele 7,5 km/l na cidade.
      Agora com o motor Sigma 1.6 faço 9. Muito bom.
      Também estou com problema nas palhetas do limpador, faz muito barulho, mas vou deixar prá trocar na revisão.
      Aliás, vou salvar este post em um PDF por via das dúvidas.
      Abraço a vcs e sejamos felizes com nossos Ecosport.
      Sady Ros

      Excluir
  2. Minha eco está pronta para a primeira revisão. Já apontei vários problemas. Entre eles, vidro traseiro que trava na subida, barulhos generalizados no painel e porta malas, limpador de parabrisa ruidoso, motor que tende a falhar quando acionado, diferença no tom das luzes de led do farol, acionador do vidro elétrico do motorista simplesmente para de funcionar algumas vezes, sem falar que uma vez fui lavar o carro com o esguicho, e um acabamento externo da porta saiu voando.
    O plástico do volante já está brilhando, assim como das portas.
    Utilizo o veículo somente na cidade em condições normais de uso e está com 5.700 km.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Estou impressionado, pois meu EcoSport 1.6 apresenta praticamente as mesmas coisas! Ele está com 8.000 km e fiz a seguinte lista do que "reclamar":
    -Vidro do passageiro voltando na metade
    -Limpador da frente com barulho e sem limpar direito
    -Tecido dos bancos da frente enrrugando na parte onde senta
    -Tinta descascando abaixo dos faróis (nos dois)
    Você não reparou algo parecido além dos seus problemas?
    Meu alarme disparou uma vez no sol, mas não dei bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto, seu EcoSport é branco? O meu é e graças a Deus veio sem problemas na pintura. Mas existe um boletim interno nas concessionárias com recomendações da Ford para reparar gratuitamente a pintura do parachoque dos EcoSport brancos que apresentarem problemas embaixo dos farois.

      Os problemas apresentados no meu EcoSport se resumem aos que foram relatados nesta postagem. Eu passei um pente fino no carro!

      Excluir
    2. Sim é o branco! Fico feliz em saber que existe um boletim sobre esse problema! Ela já veio descascada da loja, mas é tão complicado ficar sem o carro que vou esperar chegar os 10.000km pra arrumar.
      Sobre o tecido do banco enrugado (na parte da bunda), eu até vi em outra EcoSport estacionada, estou impressionado com isso acontecer, me parece uma coisa tão básica.
      Obrigado pelos esclarecimentos e boa sorte pra gente, é um carrão, não troco não!

      Excluir
  4. Flávio;

    Em falar em erros primários, publiquei um post no EcoSport Club, dos problemas relatado pelo Douglas e sobre a estamparia das portas traseiras e problemas encontrados por mim na minha EcoSport. Se você puder olhar e comentar alguma coisa, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, eu participo do EcoSport Club. Vi este post sobre o problema na estamparia. Como falei para o Douglas, eu passei um pente fino no meu EcoSport. Esse problema de estamparia nas portas traseiras com cetteza ele não tem. Aliás, no meu EcoSport até a tampa do porta-malas está corretamente alinhada, como também as outras portas.

      Excluir
  5. Incrível, mas minha eco freestyle branca 2012/2013 teve os segintes problemas?

    a)luz do led de tons diferentes entre um farol e outro;
    b) barulho no painel.
    c) marcador do combustível com problema (mas resolvido é bem mais preciso agora).

    Para resolver isso trocaram os faróis, contudo, ao retirar o farol estragou a pintura do parachoque, que foi repintado pela concessionária.

    O barulho no painel? bom, fico para depois, pq o carro tem q ficar 3 dias parados para isso. Esperava mais do meu primeiro FORD e, principalmente, da concessionária.

    O carro é bom...mas os detalhes fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  6. O meu também deu diferença nos leds do farol dianteiro. Felizmente os meus e os outros problemas listados são básicos.
    Henrique

    ResponderExcluir
  7. Flavio,
    Acho que estes problemas são inerentes ao primeiro lote de Ecosports 2012/2013. Acho até que venderam os carros de teste.

    Já levei várias vezes na concessionária FORD BRACON de Macaé-RJ.

    A minha Ecosport 1.6 Freestyle Prata tem os seguintes problemas:

    - Barulho no porta-malas >> não resolvido;
    - Vidro elétrico do motorista retorna no um toque >> não resolvido;
    - Limpador lado motorista não limpa e faz barulho >> trocaram as paletas e não resolveu;
    - Tampa do combustível quebrou >> resolvido com troca
    - Porta Óculos quebrado >> resolvido com troca
    - Folga grande entre peças >> impossível de resolver

    Se tiver alguma novidade, sobre o problema do barulho do porta-malas, nos avise. Muitos Ecosport tem este problema e a Ford não dá solução.

    Já estou quase vendendo meu carro. Nunca mais compro primeiro lote. Maior furada, pois a linha de produção não está ajustada.

    As leis brasileiras deveriam ser mais rigoras quanto a qualidade de produtos recém lançados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, o meu EcoSport apresentou um problema de barulho na tampa do porta-malas depois que eu fiz uma viagem para uma fazenda no interior da Paraíba.

      Fui na concessioária Laguna aqui em Maceió e conversei com o consultor técnico. Ele me falou que o maior causador de barulhos no porta-malas é aquela estrutura em "C" que tem logo abaixo da trava metálica da fechadura (foto abaixo).

      O consultor me falou que na maioria dos casos a lubrificação dessa estrutura resolve o problema. Ele disse que usa vaselina em gel.

      Como eu não encontrei vaselina em gel, usei WD-40. Lubrifiquei as molas que tem na estrutura, emprurrei as duas sapatas e pulverizei WD-40 embaixo delas.

      O barulho sumiu! Já faz dois meses que fiz a lubrificação e até o hoje o barulho não voltou.

      Detalhe: eu só escutava o barulho andando em ruas de paralelepípedo, um então quando passava por um buraco na estrada com o pneu traseiro direito.

      Acho que vou fazer uma postagem somente sobre a maneira de resolver este problema.

      Excluir
    2. Fabio, essa questão dos vidros e dos limpadores a Ford já enviou um boletim interno para as consecionárias com instruções de como resolver.

      Os limpadores você vai ter que fazer o pedido, mas os vidros, trata-se apenas de atualização de software.
      O procedimento é rápido e simples.

      Excluir
  8. Oi Flávio, como sua experiência com o EcoEsport me parece que até o momento foi muito boa, o que vc diria para as respostas abaixo, do Engenheiro da Ford, se vc tivesse problemas semelhantes ao meu com seu veículo. Isto depois do carro estar na concessionária a mais de 15 dias, as únicas coisas resolvidas foram reparos do para-choques dianteiro, trocar algumas peças de acabamento interno, da palheta do para-brisas, que no máximo seriam resolvidos em três dias. Detalhe, o carro ainda está lá.
    Segundo o engenheiro da Ford, a porta do bagageiro desalinhada mais de 2cm para dentro é "normal", a roda direita traseira mais de 2 cm para fora é "normal", o carro trepidar em 1ª e marcha ré, como um trator a diesel, é “normal”, o carro patinar em qualquer subida ou piso molhado, mesmo tendo controle de tração é “normal” tudo isto faz parta das características do veículo para "VOCÊ PODER IR MAIS LONGE", pelo ao menos do meu, pois não vi nenhuma porta desalinhada igual a minha (conhecidos meus já me perguntaram se eu a dar marcha ré não havia empanado a porta), nem na concessionária nem em lugar nenhum embora, eu e já tenha lido outros relatos de proprietários com problemas em seus veículos iguais ao meu...
    Realmente, minha experiência não tem sido agradável igual a sua. Lamento, pois o carro tinha tudo para ser bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, você já pensou na hipótese de trocar de concessionária?

      Eu participo do grupo EcoSport do Facebook. Não sei se você conhece. Gostaria de convidar você para participar do grupo e debater com a gente sobre os problemas e virtudes do EcoSport
      Link do grupo: https://www.facebook.com/groups/289437347738662/

      No grupo do Facebook tem gente que recebeu o carro com a porta traseira com um vão maior no lado direito que no esquerdo e a concessionária consertou sem custos.

      Acho que grande parte dos problemas acontece devido a má vontade de algumas concessionárias e resolvê-los.

      Excluir
    2. Bom dia Flávio;

      Sobre a concessionária, eu até pensei, mas como eu te disse veio um engenheiro da Ford, pois a concessionária já havia me dito que não tinha como arrumar o meu problema, eles disseram que já havia resolvido outros, ajustando o para-choque, mas no meu caso uma regulagem poderia vir a fazer a porta bater, entrar água etc e por isto pediram assessoria técnica para a engenharia da Ford a fim de receberem orientações de como resolver o problema, neste sentido acredito que tiveram boa vontade. Segundo a concessionária, o engenheiro que analisou, em vez de orientar a concessionária a reparar, veio com estas brilhantes respostas, isto depois de eu aguardar a vinda dele por mais de 40 dias e o carro estar lá a 16 dias. Eu até perguntei ao mecânico se ele achava que em pleno século 21, um desalinhamento daquela natureza era normal? acrescentei que eu nunca vi isto nem em carros mais velhos como o Gol bolinha, Del Rey etc ... Ele sorriu para mim, não respondeu, com o olhar de quem diz; Mas eu não disse isto, quem disse foi o Expert, o cara que planejou o carro. Me disseram que ele (o engenheiro) vai voltar para confirmar o seu brilhante laudo, nesta semana, e eu terei o carro de volta;limpo, polido e sem os consertos estruturais que muito me incomodam. Eu vou entrar no seu grupo pelo facebook de minha esposa.
      Eu estive olhando as fotos da sua revisão, as ampliei e vi que sua porta está lá, no lugar que deveria estar, a roda traseira me parece que também está ok, o consolo é que não são defeitos genéricos, eu tirei a sorte grande, rs.
      De qualquer maneira, muito obrigado!
      Detalhe, aqui na minha cidade só existem duas concessionarias da Ford, todas pertencem ao mesmo Grupo.

      Excluir
    3. Claudio, realmente essa questão do desalinhamento da porta-traseira é uma falha inconcebível!
      Eu tive a sorte da porta do meu carro ter vindo perfeitamente alinhada
      Infelizmente a Ford continua comentendo erros primários de acabamento com o novo EcoSport mesmo tendo promovido ele ao status de carro global.

      Meu pai está muito interessado em comprar um EcoSport Titanium PowerShift.
      Não existe EcoSport PowerShift para pronta entrega. Tem que fazer pedido e esperar 3 meses.
      Comprar um carro de mais de 70 e ser "premiado" com essas falhas primárias de acabamento não dá, não é?
      Então eu recomendei ele comprar somente quando chegar um na concessionária para pronta entrega. Então nós vamos lá, passamos o pente fino na questão de acabamento e só então ele decide se compra.
      Fazendo este procedimento, pelo menos no quesito acabamento ele não vai ter dor de cabeça.
      Uma pena que o pessoal de Camaçari ainda esteja cometendo essas falhas de acabamento, pois mecanicamente o carro é incrível.

      Excluir
  9. Para que está com problema de barulho na tampa do porta-malas, veja a postagem abaixo:

    http://diariodebordonovoecosport.blogspot.com.br/2013/04/barulho-na-tampa-do-porta-malas_27.html

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma pergunta!
    Há 6 meses tenho minha Eco, que já foi para a primeira revisão. Ao ligar o carro, percebo que o sinal de temperatura demora para apagar, e se resolve arrancar com o carro assim mesmo, ele fica parece que falhando e dá uns estalos estranhos.

    Na revisão relatei isso, o técnico me disse que a Ford mandou uma chamada para isso e então foi arrumado. O problema é que permanecem os barulhos..
    Aconteceu isso com a sua tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luiza, sobre o sinal da temperatura, realmente pela manhã ele demora um pouco a apagar, mas isso é normal, pois a luz acende na cor azul e depois de alguns segundos quando a temperatura do motor aumenta ela apaga.

      O que não pode acontecer é a luz acender vermelha e demorar a apagar.
      Quando o motor do carro está quente, ao dar partida a luz acende vermelha para e rapidamente apaga.

      Sobre barulhos e estalos ao arranchar isso nunca aconteceu com o meu EcoSport.

      Excluir
  11. Ola Flávio Lima Carneiro, sou Fábio de Cuiabá tive um problema com o Sync me avisando que o cambio estava superaquecendo estava parado no transito caótico de Cuiabá devido as obras da Copa do Mundo, vc teve algum desse problema ou sabe sobre algo ai me pedia pra acelerar o carro ou parar por 8 minutos pois o cambio estava aquecido e olha que eu estava parado no transito somente uns 20 minutos obrigado e abraço.. a tbm tenho problemas com o barulho na tampa vou tentar lubrificar e minha tampa do combustível quebrada o carro fecha e ela fica parecendo que ta caída coisa horrível srsr mas fazer o que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, seja bem vindo ao blog!

      Até hoje eu nunca vi no meu EcoSport nenhum aviso de anormalidade e também não vi nenhum relato desse aviso nos fóruns do EcoSport na internet.

      Muito estranho esse aviso de câmbio super aquecido na tela Sync.
      Seu EcoSport tem câmbio manual ou automático?

      Parado no engarrafamento deveria aparecer mensagem de líquido do radiador super aquecido, concorda? Mas somente se o líquido estivesse baixo, o que não deve ser o seu caso.

      Acho que você devia ir na concessionária e pedir informações ao consultor técnico, falando detalhadamente a mensagem que apareceu e em que circunstâncias aconteceu.

      Quanto ao barulho na tampa do porta-malas, o meu até hoje não voltou e eu lubrifiquei somente uma vez. Tente fazer a lubrificação que eu indiquei aqui no blog e volte para falar se resolveu.

      A tampa de combustível do meu EcoSport está perfeita. Se a sua está quebrada leve na concessionária e peça para trocar em garantia. Fique atento na hora de abastecer! Assim que chegar ao posto destrave o carro para liberar a tampa do tanque. Eu acho que ela está quebrando porque ao chegar ao posto o carro está travado e a tampa também, então os frentistas ficam puxando com ela travada.

      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema em uma Ecosport 2.0 Titanium AT.
      O estranho que é somente em marcha lenta ou engarrafamentos.
      Em alta velocidade não há problemas.

      Já fui na concessionária e pediram para deixar o carro lá para verificarem. Irei deixar lá no dia 06/01/14 e depois aviso qual foi a análise do problema.

      Excluir
  12. Olá para todos !
    Estou com meu Powershift faz 2 semanas e estou muito satisfeito. Troquei a Eco em uma Pajero TR4 2010 e a evolução foi gritante. A Eco é mais econômica, confortável, espaçosa, macia e extremamente potente !
    Minha dúvida é que estou usando álcool e até agora não ví a tal luz de temperatura do motor acender. Será normal no 2.0 ?
    Abraços,
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, bom dia!

      A luz de temperatura do motor acende no lado esquerdo e é azulada.
      Ela acende somente quando você liga o carro frio e assim que o motor aquece ela apaga.

      Veja na foto abaixo:
      http://imageshack.us/a/img12/240/s2q4.jpg

      O normal é que com o motor quente, em uma temperatura normal, ela fique sempre apagada. Só deve acender na cor azul quando o motor está frio e apagar em alguns minutos. Se o motor estiver quente, ao ligar o carro ela vai acender vermelho e apaga rapidamente.

      Se houver super aquecimento do líquido do radiador a luz vermelha vai acender e permanecer acessa na cor vermelha.

      Abraços.

      Excluir
  13. Olá Flávio. Estranho. O carro passa a noite toda estacionado no 1°subsolo do meu condomínio (moro em São Paulo) e na primeira partida,nestas 2 semanas com o carro, nada de acender azul. Só consigo chegar à conclusão que o motor não esteja frio pois mesmo utilizando etanol o carro não engasga nem um pouco. De qualquer forma vou anotar isto para perguntar na primeira revisão que deve ser 18 de abril ( ando apenas 10km por dia ). Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, eu fiz um vídeo hoje ao meio dia mostrando o funcionamento da luz de temperatura do líquido de arrefecimento.

      O carro estava parado no estacionamento do meu trabalho desde desde as 8 da manhã e eu saí às 12:30h.
      Veja que ela acende azul e quando o líquido esquenta ela apaga.

      Desculpe pelos movimentos no volante pois eu estava manobrando de ré para tirar o carro do estacionamento.

      Link do vídeo:
      http://youtu.be/WDYkJzwv2cg

      Abraços

      Excluir
  14. Olá Flavio!!!!
    Você acha que existe a possibilidade de haver alguma forma de desprogramação (fortuita) na placa integrada que comanda a injeção de combustível, de forma que o eco sport passe a consumir mais combustível? tbm estou com problemas no medidor de combustível, está correndo muito rápido (sentido esvaziamento) e particulamente ontem notei que ele se mexeu quase 1/4 de tanque apos alguns minutos só com a chave ligada sem o motor funcionar...estava apenas escutando som esperando a esposa. Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Realmente, o marcador de combustível assusta nos primeiros km após o abastecimento. No meu EcoSport quando eu completo o tanque, após rodar 5km ele já desce.

      Depois que desce 1/4 ele começa a ficar mais lento.
      Com um tanque de combustível eu rodo 15 dias. Então no sétimo dia o ponteiro está exatamente no meio e no décimo quarto dia ele fica na reserva.
      Por isso considero ele preciso.

      Abraços.

      Excluir
  15. Boa tarde Flavio

    Eu nao vi ninguem reclamar de calibragen dos pneus, na minha Eco eu tenho colocado 40 libras em cada pneus eu acho muito, fiz um teste coloquei nos pneus da frente 32 libras em cada e trazeiro as 40 libras, percebi que o carro bate um pouco na dianteira e sinto o volante tremer tambem, isso acontece mais nas ruas calcada com pedras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Eu só coloco 40 libras nos pneus traseiros de for viajar com 5 pessoas no carro e porta-malas cheio! Coisa rara de acontecer.

      No uso diário, como ando sozinho ou com mais uma pessoa e coloco 30 libras nos quatro pneus.

      Acho muito confortável.

      Abraços.

      Excluir
  16. Oi Flavio boa tarde

    Sera que as nossas Eco estao reprovadas no teste de longa duracao


    Att.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O EcoSport testado no Longa Duração da revista Quatro Rodas é exatamente igual ao meu: EcoSport FreeStyle 1.6 2013.

      Inclusive alguns problemas que aconteceram com o EcoSport da Quatro Rodas também aconteceram com o meu.

      Hoje eu não tenho nada para reclamar do meu EcoSport.
      Os problemas de alarme, vidros, porta-óculos, limpadores de para-brisa e tampa do tanque de combustível foram resolvidos.

      O que posso dizer é que ele é um carro com um design muito bonito, econômico, com incrível estabilidade e sem barulhos. Acredite! Meu EcoSport não tem barulho interno. Talvez eu seja um sortudo!

      O problema que aconteceu com o EcoSport do longa duração da revista Quatro Rodas foi excesso de carbonização do motor.
      Infelizmente não tem como eu saber se o meu EcoSport também tem este problema, porque eu teria que desmontar o motor para verificar isso.

      Resta agora a Ford se pronunciar sobre este assunto e esclarecer se o problema foi pontual ou se todos os EcoSport com motor 1.6 também estão sujeitos a este problema.

      É bom deixar claro que este motor Sigma 1.6 é utilizado desde 2009 no Focus e há algum tempo do New Fiesta que é fabricado no México e nunca ocorreu relato deste tipo de problema.

      Vamos aguardar um posicionamento oficial da Ford sobre este assunto.

      Abraços.

      Excluir
  17. Com 1 ano e 25.000 km rodados o cambio Powershift da Minha Eco 2013 foi pro saco, não tem previsão de conserto. Pensa na satisfação. Fui enganado pelos testes das revistas e Internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim?
      O que aconteceu com o câmbio PowerShift do seu EcoSport?
      A concessionária explicou qual era o problema?

      Abraços.

      Excluir
  18. Amigo, peço esclarecer uma dúvida, vou levar meu Ecosport para a revisão de 18 meses e o carro está com 17.000 km. Fui informado que nesta revisão está previsto a troca de óleo e filtros. Minha dúvida é se posso pedir para NÃO trocar o óleo, pois, ainda tenho 4.000 km de tempo para a próxima troca. Agradeço a atenção. Flávio A Vilela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, boa noite!

      A troca de óleo é obrigatória em todas as revisões mesmo que você não tenha atingido os 10.000km.

      Por coincidência no próximo mês eu também vou fazer e revisão de 18 meses do meu EcoSport FreeStyle e ele também está com 17.000 km.

      Os itens que devem ser trocados obrigatoriamente na revisão de 18 meses são:
      Óleo 5W30, Filtro de Óleo e Filtro de Combustível.
      Valor da revisão: R$500,00.

      Abraços.

      Excluir
  19. Olá, Flavio. Tenho uma Ecosport 2011 adquirida há quatro meses e estou hiper satisfeito com o carro. Porém, com a chegada das chuvas aqui em Recife, me deparei com um probleminha chato. Não posso passar numa pocinha de água que os mostradores do computador de bordo travam e zeram em seguida, paralisando também o velocímetro. Aí, tenho que deixar secar bem para vê-lo voltar a funcionar. Pergunto se isso é normal em toda Eco? Mecânicos disseram que seria umidade ou água mesmo na central. Por sinal, vendo-a, percebi quão mal localizada ela é. Completamente exposta no compartimento do motor. O que fazer, como resolver? Obrigado, Victor. PS: não consegui acessar teu link no face. www. facebook.com/groups/289...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vitor!

      Que estranho essa questão do computador de bordo zerar,
      Nunca tinha lido nada a respeito.
      Os mecânicos que passaram a informação para você são da concessionária Ford?
      Seria interessante perguntar isso na Ford, pois certamente isso não é normal.

      Quanto ao link do grupo do Facebook é este mesmo!
      Segue novamente o link, pois o grupo é fechado e você tem que clicar na opção de pedir para entrar no grupo.

      https://www.facebook.com/groups/289437347738662/

      Grande abraço!

      Excluir
  20. Pessoal tenho uma ecosport 2011, freestyle notei que quando desligo o carro a luz do marcador de km e a luz computador de bordo continua acessa mesmo com as portas fechadas, achei isso estranho... isso é normal ou não apaga apos 30 a 40 segundos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar, boa noite!

      O painel do meu EcoSport FreeStyle 2013 é exatamente assim.
      Ao destravar o carro por controle remoto as luzes internas e a iluminação do painel acendem.
      Ao desligar o carro as luzes do painel também permanecem acesas e só desligam após alguns segundos.

      Creio que está tudo normal no seu EcoSport.

      Grande abraço!

      Excluir
  21. Marcador de combustível! Acontecendo meu exatamente compomos descritos acima

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!
    Gostaria de uma dica para saber o que eu faço... levei minha eco freestyle 1.6 ano 2014 e modelo 2015 para fazer a segunda revisão e ela voltou "engasgando " quando esta na 2ª e 3ª marcha. Não chega a apagar mas esta engasgando. Já trocamos o combustivel e mesmo assim o problema persiste... levei novamente na concessionaria e não foi detectado nada pelo computador e de acordo com o mecanico ele fez uma limpeza de bico e não detectou nada... chegou a acender a luz no painel pedindo revisão imediata do motor... o que eu faco? não encontram nada... estou sem saber o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, minha eco é 2014/2015 e está apresentando o mesmo problema do seu, está engasgando, alto consumo (6km/L), e tenho a sensacao que o motor esta meio amarrado nào redondo. Como vc conseguiu resolver esse problema. O meu sai da revisao assim, levei novamente, o carro ficou mais 12 dias parados na CSS e nada adiantou.

      Excluir
    2. Olá amigo, passei pelo mesmo problema com a minha ECO 14/15 com apenas 19milkm, voltava da CCS sem solução. Troquei por minha conta, o filtro de combustivel, velas e cabo de velas, nessa ordem.Eram os cabos de vela! O problema foi resolvido!

      Excluir
  23. Minha Eco quando abastecida (tanque cheio), o ponteiro do medidor não alcança o número 1, ou seja, não ilustra estar completo o tanque. Após cerca de 10km rodados ele ainda desce consideravelmente. Esperei o marcador chegar no meio tanque e completei, fiquei surpreso ao ver que coube 13 litros e não 26 litros que corresponderia a metade do tanque. Ou seja, concluí que minha Eco tem problema no marcador não refletindo a realidade do nível de combustível. Seria um problema na bóia?

    ResponderExcluir
  24. tenho uma EcoSport 17/18 apareceu no painel os dizeres serviço necesssrio com uma chavinha de boca ao lado

    ResponderExcluir
  25. A minha aconteceu a mesma coisa. Estou pesquisando aqui na web se alguém sabe o motivo???

    ResponderExcluir