sábado, 27 de abril de 2013

Barulho na tampa do porta-malas



A tampa do porta-malas do EcoSport sempre foi alvo de grandes reclamações devido ao elevado número de ocorrências de barulhos.

Já estou no terceiro EcoSport. O primeiro foi um XLT 1.6 Flex 2006, o segundo um FreeStyle 1.6 Flex 2009 e agora um FreeStyle 1.6 Flex 2013. Os dois primeiros EcoSport que possui por 3 anos e meio cada um e que percorreram aproximadamente 40.000 km nunca apresentaram nenhum barulho na tampa do porta-malas. 

Acho que tive muita sorte, pois muita gente reclama e o consultor técnico da concessionária aqui de Maceió me falou que o maior número de reclamações vem de barulhos na tampa do porta-malas.

Infelizmente no atual EcoSport eu fui sorteado com este barulho. Tudo estava perfeito até que em fiz uma viagem no feriadão de Carnaval para uma fazenda no interior da Paraíba. 
Muitas estradas de barro com muitos buracos, muita poeira e o resultado no final da viagem foi um irritante barulho na tampa do porta-malas.

Trafegando no asfalto tudo é perfeito, mas ao trafegar em ruas de paralelepípedo o barulho aparece. 
Mesmo com o som do carro ligado eu escutei um barulho estranho vindo de trás e desliguei o som para escutar melhor. É um tipo de clac-clac irritante, como se alguma coisa estivesse folgada e batendo.

No asfalto o barulho só aparece no momento em que a roda traseira direita passa por um buraco. Já nas ruas pavimentadas com paralelepípedo o barulho é constante.

Fui a concessionária Laguna aqui em Maceió e conversei com o consultor técnico. Ele me falou que o maior causador de barulhos na tampa porta-malas é aquela estrutura em "C" que tem logo abaixo da trava metálica da fechadura (foto abaixo).


O consultor me falou que na maioria dos casos a lubrificação desta estrutura resolve o problema. Ele disse que usa vaselina em gel.

Como eu não encontrei vaselina em gel, usei WD-40. Lubrifiquei as molas que tem na estrutura, empurrei as duas sapatas e pulverizei WD-40 embaixo delas.







A peça plástica que existe na tampa do porta-malas (foto abaixo) tambem deve ser lubrificada. 
As setas vermelhas indicam onde eu pulvirizei WD-40.


Depois que fiz esta lubrificação o barulho sumiu! Já faz três meses que fiz a lubrificação e até o hoje o barulho não voltou.
 

No entanto, alguns amigos no grupo EcoSport do Facebook fizeram o procedimento de lubrificação e não tiveram a mesma sorte que eu, pois o barulho sumiu e depois de algumas semanas voltou.

Creio que isso tem a ver com o nível de fixação da porta que é feito na fábrica. Pode ser que cada peça tenha uma pequena variação de ajuste.

Mas não custa nada tentar, pois se resolveu no meu EcoSport as chances de resolver em outros é muito grande.



64 comentários:

  1. a minha ta com o mesmo problema. mas acho que alem da tampa, o amortecedor traseiro esta com problemas. aqui em florianopolis ja tem bastante ecosport com esse problema. bom mandar verificar, pq pelo que a css falou vai ser difícil eles liberarem recall entao o dono que tiver esse problema tem que ir na css para resolver.

    ResponderExcluir
  2. Rafanaldo, o único barulho que tinha no meu EcoSport era este da tampa do porta-malas. A lubrificação resolveu e já faz 3 meses que eu lubrifiquei.

    O carro está super silencioso.

    Eu fiz a lubrificação por orientação do consultor técnico da concessionária aqui de Maceió. Ele me falou que o procedimento correto é usar vaselina em gel. Mas como eu não tinha, lufrifiquei com WD-40 e funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  3. Já tive problemas com barulho na tampa de um Ecosport 10/11, sempre que passava por buracos ou trechos ruins ouvia um barulho forte vindo da tampa traseira. Foram duas vezes desde o fim de 2010 até hoje, e ambas foi o parafuso de fixação do suporte do step que fica na parte debaixo da tampa, no meu caso foi só apertar o parafuso.

    ResponderExcluir
  4. O meu apresentou o problema, encaminhei o carro para a css efetuar uma revisao no porta-malas, porém o barulho retornou...irei realizar a lubrificação para tentar solucionar o problema.

    ResponderExcluir
  5. Flavio, tentarei esta solução na minha Ecosport Freestyle 2013, que apresenta o mesmo problema no portamalas.
    Obrigado por essa ajuda. Graças a seu blog, solucionei o problema dos vidros elétricos e alarme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que estou ajudando outras pessoas. Creio que como proprietário do novo EcoSport e sabendo da solução para alguns problemas seria muito egoísmo da minha parte não compartilhar as soluções com vocês.

      Excluir
  6. Tive o mesmo problema, porem na primira revisão, como estava na garantia, disse q só pegaria o carro qdo problema tivesse sido resolvido. Ficou 5 dias na concessionaria, porem voltou sem o barulho. Defendam seus direitos de consumidor!

    ResponderExcluir
  7. Flavio,
    O seu carro apresenta o barulho de apito ou assobio após pressionar o pedal de freio? Quando esta retornando o pedal.
    É um barulho irritante, principalmente quando estou em engarrafamento e tenho que acionar o pedal de freio a todo momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apresenta sim, Fabiocds.
      Mas é bem sutil. Só se percebe mais com o carro desligado.
      Somente quando você solta o pedal do freio o "assovio" vem lá das rodas traseiras.
      Na revisão de 6 meses eu falei isso e o mecânico me falou que na proxima revisão ele vai retirar as rodas traseiras e fazer uma lubrificação. Provavelmente é provocado por algum ferro que faz parte da estrutura das sapatas de freio traseiro.

      Excluir
  8. Trocaram os braços e as paletas dos limpadores. Porém, o limpador do lado motorista continua trepidando e fazendo muito barulho.
    Acredito que o problema esteja na qualidade da borracha das paletas.
    Já estou cansado dos "probleminhas" da Nova Ecosport.
    Nunca mais compro carro de primeiro lote. Com certeza, são os carros feitos para ajustar a linha de Produção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, a borracha do limpador do meu EcoSport é super silenciosa e não trepida nem um pouco. Deve ser uma exceção.

      O problema no meu é uma falha na área de limpeza que ocorre no final do curso.

      Fabio, se está trepidando volte na concessionária e exija uma nova troca, pois pode ser que eles tenham instalado o conjunto de limpadores do modelo antigo.

      Pelos relatos de quem fez a troca pelas palhetas de novo modelo, o problema de falha na limpeza e trepidação foi resolvido.

      Excluir
    2. excessao deve ser vc, o unico que tem o carro silencioso, que anda sem usar gasolina, que qdo chove o carro nao pega agua,

      gostaria de um dia encontralo na rua, pra ver realmente este seu carro impecavél, acho que vc deve ter comprado a amostra da ford,ou comprou uma ecosport e nunca ligou ela e nem andou, pq ter uma do jeito que vc relata vc deve ter é uma bicicleta,
      estou tirando varias fotos dos seus relatos e irei providenciar um video engraçado com sua foto e coloca-lo na internet pois vc me faz rir,
      aguarde meu video e continue a fazer postagens ridiculas, pois só nao esqueca que ecosport foi testada e reprovada pela revista quatro rodas e varios proprietarios estao com processos na justiça e sao varios relatos do brasil inteiro referente os mesmos defeitos que em varias sao totalizados 26 itens com defeito, a sua é a unica perfeita parabéns, seu ?????

      Excluir
    3. Sim, mas o que você tem a ver com isso mesmo?
      Se o seu Eco, se é que você tem um, apresenta problemas, reclame na Ford e faça valer seus direitos de consumidor.
      Agora, se você não tem Eco...

      Excluir
  9. Olá! Muito interessante o seu blog.
    Meu carro terá a 1. revisão em junho e constatei dois problemas em comum. A palheta e o vidro. Existem outros problemas que vou aguardar a revisão para quem sabe comentar. Uma dúvida, o IPOD Shuffle não funciona como MP3 no Sync FORD, mas funciona em qualquer outro rádio com MP3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, eu tenho um iPod Nano bem antigo que também não funciona no Sync.
      Mas ao conectar o iPhone pela USB ele lê perfeitamente todas as músicas que estão no iPhone inclusive por comandos de voz.

      Detalhe: se você usar a conexão Bluetooth para reproduzir as músicas do celular, não será possível usar os comandos de voz para procurar os músicas.

      Excluir
  10. Flávio parabéns pela sua postura de solidariedade em compartilhar com outras pessoas suas experiências. Ainda não apareceu o barulho na minha Eco, e tomara que não apareça, mas graças a vc já temos a solução. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  11. O Meu Eco Freestyle 2013 esta com apenas 2 semanas e esta fanzendo barulhos no painel e as portas nao fecham direito q tenso compramos carro novo pra nao ter problemas e acaba tendo. qual sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o meu está com oito meses de uso e 8.700km rodados. Não tem um único barulho! As portas fecham suavemente sem precisar fazer esforço.
      Recomendo que você leve o carro na concessionária e mande arrumar o barulho no painel e regular as portas para que fiquem fechando corretamente.

      Excluir
    2. Pois e já levei e voltou com os mesmos problemas a impressão q dar e q nem mexeram no carro e olha q esta só com 378 KM rodados

      Excluir
  12. Mais um vídeo sobre o fechamento das portas.
    Agora eu mostro o fechamentos da cinco portas do carro.

    http://www.youtube.com/watch?v=6oBMmzubevM

    ResponderExcluir
  13. Pessoal estava com o barulho na tampa traseira da minha ecosport 2013 e a lubrificação não resolveu, após ida a concessionária acreditem eles retiraram a peça da porta a última foto mostrada pelo nosso amigo flavio.
    O barulho sumiu, a principio achei loucura retirar a peça mas resolveu, quem tiver com o mesmo problema cronico como eu estava vale a pena a tentativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, eu estou com o problema citado por você, eu gostaria de saber se após a retirada da peça, e com o tempo, você notou algum desnível ou se a tampa deu algum tipo de problema...

      Excluir
  14. Bem interessante seu blog Flávio. Encomendei o meu e estou esperando chegar, se trata de um Titanium, tomara que não apresente esses defeitos citados ai pela maioria, se bem que são defeitos bem tranquilos de resolver, aliás muita gente fala mal da Eco em comentários espalhados pela rede, mas percebi que é tudo intriga, inveja, concorrência disfarçada de usuário do carro, pois a maioria nem tem o carro se quer saber, afinal quem tem o carro de verdade, vai fazer como você faz, encontrando um problema, poste a solução do problema para compartilhar com todos, e não ficar por aí causando discussões desnecessárias, falando que o carro é lixo, que não recomenda, que é isso que é aquilo, olha, nem perco meu tempo com esses comentários, pois sei que são falsos, quando um carro entra no mercado e começa a vender demais, as concorrentes pagam para essa meia dúzia de infeliz, ficar causando intriga e discórdia. Resumindo, quer comprar o carro? Ande no carro, conheça o carro, leia sobre o carro sim, mais filtre o que vai ler, senão vai andar para sempre a pé, pois nada vai prestar... :-) ...Bom, parabéns pelo espaço e vou continuar participando aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo ao Blog, Rodrigo Raymundini!

      Faço minhas, suas palavras.

      Continue sempre visitando o blog e acompanhando as novidades a respeito do Novo EcoSport.

      Quando receber o seu carro, se quiser fazer umas fotos e mandar para o blog a gente publica.
      O nosso e-mail é dbecosport@gmail.com

      Um grande abraço.

      Excluir
  15. Adquiri há duas semanas uma Nova Ecosport Freestyle 1.6. Andei apenas em rodovias boas entre SP e MG. Está com 2 mil quilômetros. A quantidade de barulhos irritantes no painel é imensa. Tive um Honda City por 3 anos que nunca apresentou um único barulho. Coloquei o City na troca pela Ecosport e, de certa forma, estou arrependido. Acredito que a tendência é que esses barulhos aumentem. Levei na concessionária. O carro passou um dia inteiro. Disseram que o barulho estava resolvido. Assim que saí da concessionária, eles continuavam lá. Alguém tem tido esse tipo de problema? O que fazer? É meu primeiro post no blog. Abraço. Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, seja muito bem vindo ao blob!

      O meu EcoSport está com 11 meses de comprado e 10.400km rodados.
      Por incrível que pareça ele não tem um único barulho.
      O do porta-malas até hoje não voltou.
      E eu só lubrifiquei duas vezes desde que comprei o carro.

      De vez em quando eu até desligo o som quando ando em ruas de paralelepípedo para me certificar que não existe barulho.
      Sou muito chato neste quesito.

      Leve seu carro na concessionária até que os barulhos sejam resolvidos.
      Use a garantia, afinal de contas é para isso que ela existe.

      Um grande abraço e boa sorte!



      Excluir
    2. Barulho no painel pode ser da dobradiça do capu parece que vem do painel

      Excluir
  16. Pois é, fazem 30 dias que comprei minha Eco 2013, e estou com o mesmo problema no porta-malas.Vou lubrificar para fazer o teste se realmente resolve o problema.Obrigado pelas dicas pessoal,a solidariedade realmente é imensa e rica quando tentamos querer ajudar outras pessoas.Valeu.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o primeiro dia que peguei a Nova Ecosport percebi o barulho na porta traseira, e cada dia encomodava mais, mas estava sem tempo para parar o carro, até que chegou a primeira revisão, que fiz na Gran Via de Recife, solicitei a regulagem e quando sai da concessionária o barulho estava pior,
      um mês depois voltei e foi feita nova regulagem e após esta regulagem, ela ficou perfeita, sem nenhum barulho e já fazem mais de 1 mês e continua silenciosa, acho que todos devem tentar a concessionária.

      Excluir
    2. Exatamente! Como o carro está na garantia, todo e qualquer procedimento, por mais simples que seja, deve ser feito na concessionária.

      Eu fiz este procedimento de lubrificação porque não queria ficar o dia inteiro sem o carro e também porque foi o consultor técnico da concessionária que me orientou como fazer.

      Excluir
  17. Tenho uma 2013 e o mesmo problema da batedeira estava me torrando a ponto já de querer vender , já havia levado a Ford Sonervig-SP fizeram uma regulagem e revolveu uns 3 meses depois voltou com tudo uma batedeira descraçada ,a principio não botei fé em passar VASELINA EM PASTA ,pelo incrivel que pareça resolveu o problema pelo menos por enquanto até passou a raiva de querer vender pois gosto dela acho bonita e está fazendo 7,5 km por litro de gasolina na cidade SP.Obrigado pela ajuda.Sds Ney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ney, que legal que a dica que resolveu o problema do barulho!

      Realmente a vaselina em pasta é a melhor solução para o problema do barulho.
      Como eu não encontrei em nenhum lugar aqui em Maceió, usei o WD-40 e mesmo assim o resultado fui excelente!

      Abraços.

      Excluir
  18. Flavio comprei na farmacia ,acredito que todas vendam ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será que essa vaselina em gel que vende em farmácia é igual a de uso automotivo?

      Eu vou comprar para testar. Se funcionou no seu EcoSport eu acho que não faz diferença se é de uso farmacêutico ou automotivo.

      Excluir
  19. Flavio,

    Fiz o que falou e resolveu meu problema, passei um produto semelhante ao 4wd, vou comprar a vaselina e aplicar também.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  20. Flavio e Thiago ,o negocio tá loko acabou a paz o problema está de volta ,começou a batedeira novamente ,como disse anteriormente passei vaselina em pasta e resolveu por apenas 3 dias vou mandar para concessionaria novamente depois informo a voces. Sds Ney

    ResponderExcluir
  21. O negocio pegou, achei que tinha parado, na verdade a presilha que prende o forro da tampa traseira tinha soltado, levei na concessionária e colocaram de volta, diminuiu o barulho, mas continua fazendo barulho. Estou revoltado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu EcoSport até hoje o barulho não voltou!
      Estou usando somente WD-40 pois não encontrei a vaselina em gel aqui em Maceió.
      A cada 3 meses passo o WD-40 nos batentes da porta do porta-malas e está tudo perfeito.

      Abraços.

      Excluir
  22. Flavio, resolvi o meu problema e gostaria de ajudar também, fiz o seguinte:

    Comprei uma vaselina em spray no supermercado e alem de lubrificar as peças que citou eu também lubrifiquei toda a borracha de vedação do porta mala, ou seja, tudo que tinha borracha e entrasse em contato com a chaparia do porta mala eu lubrifiquei, o resultado foi fenomenal!! Estava revoltado com o carro, o barulho era muito chato. PROBLEMA RESOLVIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Ricardo!

      Ficou muito feliz em saber que finalmente você conseguiu resolver o problema.

      Eu passo silicone em gel em todas as borrachas do meu EcoSport.
      Sabe quando as borrachas ficam meio esbranquiçadas? Pois o silicone em gel deixa todas pretinhas e protegidas contra ressecamento.

      Eu uso um pano para espalhar melhor e retirar o excesso.

      Creio que a vaselina em gel deve ter um efeito semelhante ao do silicone em gel.

      Abraços.

      Excluir
  23. boa noite Flavio!!!!amigao sou apaixonado pela ecosport ,,pois tenho um siena 1.0 el ano 2011 com 17.000kms ,pois entrou num negocio ,mas estou pensando em trocar por uma ecosport 2007 completa ,flex com 70.000kms ,oke vc me diz ,,vale apena trocar ou nao,dependendo do teu parecer para mim fechar o negocio ,,ok abraçao ,,,,(santanna.la@terra.com.br )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Antônio, boa tarde!

      Qual a motorização desse EcoSport 2007 e qual a versão dele? XL, XLS, XLT...
      Você sabe da procedência desse EcoSport 2007?
      As revisões estão em dia? O dono fez todas as manutenções do carro?

      Excluir
    2. boa Tarde Flavio!!!ela é 1.6 flex completa XLS, a procedencia dela ,,,ela era de um ex prefeito daki de tramandai rs e ele vendeu pra loja de um conhecido meu ,bom em relaçao as revisoes ai eu nao sei,,so sei ke trocaram o oleo dela e colocaram semisintetico pra 5 mil kms e filtro dei uma volta nela e nao vi barulho ,,ok muito o brigado pela atençao so tou pela tua opniao se vale apena ou nao abraçao Flavio

      Excluir
    3. Luiz Antônio, você já fez um test drive nela?
      Seria interessante para você ter uma noção do desempenho do carro, se tem barulhos internos e outros detalhes.

      Eu já possui um EcoSport 2006 mas era modelo XLT.
      O XLS não tem rodas de liga leve nem para-choques pintados na cor do carro.
      Se este que você pretende comprar tiver foi porque o dono botou.

      Eu não tenho do que reclamar do carro;
      No meu EcoSport 2006 em 3 anos de uso ele apresentou problema no marcador de combustível que é digital e foi resolvido trocando a boia do tanque e também o tanquinho de gasolina de partida a frio que estava vazando e a Ford fez um recall para trocar em todos os EcoSport na época.

      No mais, é um bom carro que nunca apresentou nenhum problema mecânico.

      Como você tem um Siena 1.0, provavelmente não vai achar o motor do EcoSport fraco.

      Vou deixar a compra a seu critério pois infelizmente eu não sei se o proprietário fez todas as revisões no carro no tempo correto.

      Abraços.

      Excluir
  24. O meu Eco sport 1.6 2013 com 500 km já apareceu o barulho, levei duas vezes na concessionaria e não resolveu, hoje ela esta com 10.000 e ainda esta com o mesmo barulho, hora mais forte, hora mais fraco mais barulho irritante ainda esta la, e o pior é que a minha esposa é que mais anda com o carro, agora imaginem aguentar o barulho e a esposa reclamando do barulho kkkkk, vou fazer a lubrificação e ver se resolve.

    ResponderExcluir
  25. http://www.reclameaqui.com.br/7142157/indiana-veiculos/barulho-na-nova-eco-sport/

    ResponderExcluir
  26. MUITO DECEPCIONADA E CHATEADA COM A FORD!!
    COMPREI UMA ECOSPORT TITANIUM EM MARÇO DE 2013, ANO 13/13. E, ONTEM, AO SAIR DE UMA FESTA INFANTIL COM A MINHA FAMÍLIA; O CARRO DEU UMA PANE ELÉTRICA QUE NÃO PEGAVA DE JEITO NENHUM.
    ACIONEI O SERVIÇO DE GARANTIA DA FORD...QUE MANDOU O REBOQUE (O CARRO IRA PARA CONCESSIONARIA Q FIZ A COMPRA) E FUI INFORMADA QUE TERIA O DIREITO DE CARRO RESERVA.
    FIQUEI SURPRESA HOJE, AO CHEGAR NA UNIDAS DO GALEÃO/RJ E A ATENDENTE ME INFORMOU QUE O CARRO ERA POPULAR E SEM AR CONDICIONADO.
    DISSE A MESMA, Q NÃO ME IMPORTAVA DE SER UM CARRO POPULAR; PORÉM NÃO ABRIRIA MÃO DO AR CONDICIONADO!
    NÃO É QUESTÃO DE LUXO!!! E SIM NECESSIDADE...EXERÇO UMA PROFISSÃO DE RISCO, MORO NO RJ (EXTREMAMENTE QUENTE), CARRO COM 8 MESES DE USO (ZERO). NECESSITO DO MESMO PARA ME LOCOMOVER AO TRABALHO E PARA TRANSPORTAR MINHA FILHA DE 8 ANOS. E, NÃO ESPERAVA ESSE TIPO DE TRATAMENTO!!
    JÁ TIVE 5 CARROS ZEROS DA FIAT, 1 DA VW E ESTE É O SEGUNDO DA FORD!! E, NUNCA TINHA PASSADO POR ISSO... ME SACRIFICO PARA TER UM CARRO ZERO, PARA NÃO PASSAR POR ESTE TIPO DE COISA.
    ESPERO QUE A FORD ENTRE EM CONTATO COMIGO E AMENIZE O MEU DANO MORAL.

    ResponderExcluir
  27. A lanterna traseira do meu ecosport 2014 soltou aparentemente sem nenhuma pancada. A concessioria diz que a desregulagem da tampa da mala causou o ptoblema. Alguem enfrentou problema semelhante? Seria possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi relatos de algumas pessoas com o mesmo problema. Me falaram que algumas unidades tem a lanterna de uma material pouco resistente. Com a exposição frequente ao sol ela resseca, o encaixe quebra e ela fica torta. Então quando você abre a porta ela é esmagada e quebra. A concessionária tem que substituir gratuitamente.

      Excluir
  28. Olá a todos,
    Meu nome é Emanuel também tenho uma Ecosport 2.0 titanium powershift.
    Recomendo não utilizar o WD-40 porque ele agride e estraga as peças de plástico e de borracha ressecando as mesmas. Recomendo GRAXA LÍQUIDA SPRAY HHS 2000 ou silicone em gel.

    ResponderExcluir
  29. Flávio, ontem eu passei a vaselina sólida (tb chamada de em gel) para fins de lubrificação de peças e hj ao levar o carro para a revisão procurei passar por todas as imperfeições do asfalto onde e sei que costumava bater e não fez barulho. Acho que funcionou. Até passei a dica para outro dono de Eco que estava lá com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde! Meu nome é Roni e sou de MS.
    Minha Eco tem 3 meses está apresentado o mesmo problema de barulho no porta malas, quanto a isso vou tentar a lubrificação. No entanto, além disso ouço rangidos nas 4 portas, barulhos de borrachas se esfregando e ainda, quando passo em uma superfície alta da pra ouvir o carro se torcendo todo como se fosse rasgar ao meio. É uma Titanium automática de 82 mil, é revoltante, já estou querendo vender.
    Alguma dica ou mais informações sobre meu relato? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roni, boa tarde!

      Realmente é inadmissível e até revoltante conviver com esses detalhes típicos de acabamento de baixa qualidade em um carro top de linha que custa 82 mil reais.
      Na versão FreeStyle a gente até deixa passar, pois de certa forma ele ainda não tem concorrentes de verdade. Mas na versão top...
      Vou trocar meu EcoSport por um SUV automático e justamente por causa dessas falhas eu optei pelo Tracker que tem um acabamento impecável.
      Meu pai está um um há 11 meses e é somente elogios. O consumo dele é igual ao do meu EcoSport FreeStyle 1.6.

      Vou passar umas dicas para amenizar o problema do rangido provocado pelas borrachas das portas.
      Compre silicone spray da 3M ou de outra marca. Você encontra facilmente no supermercado na parte de produtos automotivos.
      Borrife o silicone spray em um pano macio e em seguida passe o pano nas borrachas das portas. Elas vão ficar hidratadas e o barulho vai diminuir significativamente.

      Grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  31. tenho um eco automática 2010/2011 além dos barulho na porta frente direita e qdo acelero faz um assobio e normal

    ResponderExcluir
  32. BOM DIA GRUPO
    TENHO UMA ECO TITANIUN 2015, FOI SO PEGAR UMA ESTRADA DE TERRA QUE O BARULHO DO PORTA MALAS APARECEU, IRRITANTE, VOU TENTAR A LUBRIFICAÇAO, E A PALHETA DO LIMPADOR DO MOTORISTA VEIO TREPIDANDO E RAGENDO....

    ResponderExcluir
  33. A minha tem um barulho de batida na traseira como se o amortecedor não funcionasse. Não acredito que a lubrificação resolva. deve ter alguma coisa solta dentro. A porta não tem folgas. Alguém já teve esse tipo de batida parecido com a minha? A propósito sou eng. mecânico, trabalho com manutenção e projetos. Naõ acredito na lubrificação. Aguém tem alguma dica? Desculpas. Obrigado.
    Adorei o BLOG.

    ResponderExcluir
  34. Vendo relato de alguns amigos acima, pensei que o problema era comigo, mais devido aos relato tenho uma EcoSport titanium 2.0 2015e não tive um problema, estou com o problema do barulho na porta a paleta o do freio e uma trepidação no painel o meu veio por atacado. Inclusive esta na revisão. Este blog me ajudou muito, agora sei que o meu problema não é um caso isolado, vou brigar pelos meus direitos.

    ResponderExcluir
  35. Pessoas... Para quem tem EcoSport antigo. O barulho na tampa traseira pode ser resolvido trocando a sapata de borracha por uma igual a do capô. Atenção coloque só na parte de baixo, em cima deixe a mesma.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, segui as instruções acima e parece que funcionou. O barulho que eu escutava cessou. Usei WD40 na estrutura da porta e no batente. Vou aguardar para ver se realmente funcionará.

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde. Segui sua recomendação com WD 40 e realmente funcionou. O barulho já tinha uns dois meses incomodando e foi embora. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  38. A troca da borracha de vedação do porta malas ajudaria a parar com o barulho? Está difícil achar a borracha original, quando acho é muito caro. Posso colocar uma paralela?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, tenho uma freestyle 2020, e o batente do porta malas agora nao tem essas molas. A peça é a mesma, mas os apoios sao de borracha, a minha está ressecada e uma das borrachas está esfarelando, acredito que seja essa a origem do problema, logo vou trocar o batente e ver se resolve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ecosport 2013 com barulho vindo do porta malas. Quando freio reduzindo a velocidade e o carro em declive. Faz o barulho/vibração bu bu bu bu tipo como se tivesse soprando e os lábios fazendo o barulho. Ainda não sei do que se trata.

      Excluir