quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Eletrônica embarcada do Novo EcoSport

VÍDEO MOSTRA A ELETRÔNICA EMBARCADA DO NOVO FORD ECOSPORT



O Novo EcoSport traz vários recursos inéditos de eletrônica embarcada em sua categoria de veículos. Itens como sistema de conectividade por voz e uma série de sensores voltados para a dirigibilidade, a segurança e o conforto são mostrados no video a seguir:
 


 O vídeo apresenta em detalhes o funcionamento do SYNC, um sistema multimídia desenvolvido pela Ford e a Microsoft. Com comandos em português, ele é disponível em toda a linha do Novo EcoSport como equipamento de série.
"O Novo EcoSport é um veículo diferenciado e traz muitas funções novas na parte de elétrica, como sensor de chuva, sensor de ré e acendimento automático dos faróis. O objetivo foi equiparar o utilitário esportivo ao nível dos melhores do mundo", diz Gustavo Schiavotelo, gerente de Integração Elétrica da Ford.
Conteúdo inédito
O sistema SYNC, com tela de LCD de 3,5 polegadas no painel, permite fazer ligações no celular, através de Bluetooth, e selecionar músicas no MP3-player, iPod e aparelhos USB usando comandos de voz em português, inglês ou espanhol. Uma grande vantagem é evitar que o motorista tenha de tirar as mãos do volante e os olhos da pista. “É um sistema que usa o estado da arte em reconhecimento de voz. Você conversa com o carro e ele entende, na sua língua local”, afirma o engenheiro.
O computador de bordo, oferecido a partir da versão FreeStyle, mostra a velocidade média, consumo médio, autonomia e um gráfico com o consumo instantâneo para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica. O sensor de estacionamento com aviso gráfico e sonoro indica a distância e posição dos obstáculos na traseira.
O sistema de entrada e partida do veículo sem chave, presente na versão Titanium, funciona como uma chave eletrônica, que pode ser transportada em qualquer lugar, como o bolso, a bolsa ou mochila do laptop. “Quando você se aproxima do carro, o sistema detecta que você está com uma chave válida e permite a abertura por aquela porta em que você se aproxima”, explica Schiavotelo.
Dentro do carro, basta apertar um botão no painel e ele dá a partida, sem precisar tirar a chave do bolso. "É muito simples, prático e seguro. Você entra e parte com o carro rapidamente", destaca. O sensor de chuva liga os limpadores do para-brisa ao detectar água no vidro.
O farol alto automático, acionado assim que escurece ou o carro entra num túnel, o espelho eletrocrômico, que reduz o ofuscamento por farol alto no retrovisor, e o ar-condicionado digital com controle eletrônico de temperatura e tecla de desembaçamento rápido são outras tecnologias do Novo EcoSport voltadas para o conforto e a segurança.

Fonte: Press releases Imprensa Ford


2 comentários:

  1. Gostaria de saber pq da demora da montagem das Titanium?Comprei uma já tem 2 meses e nada de previsão de chegada. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, me informaram na concessionária aqui de Maceió que a Ford está com problemas com o fornecedor das rodas de liga leve. Portanto, as versões FreeStyle e Titanium que têm rodas de liva leve estão com atrasos na entrega.

    ResponderExcluir