segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Conserto da tampa do tanque de combustível



Ontem quando fui lavar meu EcoSport abri a tampa do tanque de combustível e tive a desagradável surpresa de ver que novamente a mola da dobradiça estava fora do lugar.

A tampa ficou sem pressão e molenga, da mesma forma que aconteceu no dia 13/09/2013, praticamente 5 meses atrás quando eu postei aqui no blog um tópico sobre o Conserto da tampa do tanque de combustível. Isso porque eu só abasteço a cada 15 dias. Se o intervalo de abastecimentos fosse menor, certamente a tampa já teria quebrado outras vezes.


Por incrível que pareça, quando a tampa quebrou pela primeira vez era uma véspera de viagem e foi numa sexta-feira à noite. Por isso eu tive que viajar com a tampa colada com fita dupla face.

Desta vez ela quebrou novamente no fim de semana anterior ao feriado de Carnaval, portanto eu tive que levar o carro hoje para o conserto, senão eu teria que viajar novamente com a tampa colada com fita dupla face.

Diferentemente das outras vezes que sempre levo o carro aos sábados para fazer o reparo e fico acompanhando todo o serviço, desta vez eu não pude fazer isso porque no próximo sábado já é Carnaval. Então eu deixei o carro na concessionária às 8 horas da manhã e fui para o trabalho.

É um problema bobo, mas que provoca um certo transtorno e chateação já que se trata de um carro de mais de sessenta mil reais e que a Ford agora alçou a categoria de carro global, que será vendido em mais de 100 países.

Eu não entendo como o EcoSport rodou milhares de quilômetros em testes, abasteceu milhares de vezes e ninguém detectou este problema. Não é possível que não tenha ocorrido nenhum caso de quebra dessa tampa nos carros de teste da Ford, pois já são vários os casos de quebra dessa tampa e a segunda vez que acontece comigo.

Não coloco a culpa nos frentistas dos postos. A fragilidade do sistema de fechamento da tampa do tanque de combustível do novo EcoSport é fácil de ser constatada além de existir quatro falhas que podem ser facilmente identificadas.


A primeira falha é a orelha que existe na tampa. Se você chegar no posto com o carro travado o frentista vai tentar abrir a tampa e como ela está travada pode descolar a tampa da dobradiça como já aconteceu com alguns proprietários de EcoSport. Esta orelha não deveria existir. O correto seria apertar a tampa para abrir e apertar novamente para fechar


A segunda falha é a trava que fica na dobradiça da tampa e quando o carro está travado, se alguém tentar abrir a tampa ela se desloca um pouco dando a entender que não está travada, levando o frentista a forçar um pouco mais na tentativa de abrir completamente. O correto seria a trava ficar no lado direito da tampa (apontado pela seta vermelha na foto acima), ou seja, no lado oposto ao da dobradiça, pois assim a tampa não abriria nem um pouco.


A terceira falha é o pino da dobradiça que foi colocado de baixo para cima e com a própria força da gravidade e com os movimentos de abertura e fechamento da tampa ele acaba caindo. É exatamente a mesma coisa que ocorre nas dobradiças das portas de casa. Ao instalar a gente tem que ter o cuidado de colocar o pino de cima para baixo. Porque se colar de baixo para cima você vai ter que periodicamente ficar colocando os pinos de volta no lugar, pois de tanto abrir e fechar a porta eles descem.


A quarta falha é o sistema de fixação da cordinha que segura a tampa do bocal de abastecimento. Ela gira 360 graus. Deveria girar no máximo 180 graus, pois da forma como está ao fechar a tampa se a cordinha estiver para o lado errado ela vai entrar junto com a dobradiça, enroscar e inevitavelmente quebrar.

Olhei sistema da tampa de combustível do Chevolet Tracker do meu pai e acho muito difícil acontecer a mesma coisa que acontece com o meu EcoSport. O projeto da tampa do Tracker foi muito bem feito. Vejam no vídeo abaixo que não existe orelha na tampa, a trava fica no lado oposto da dobradiça, a abertura e o fechamento são feitos pressionando a tampa, e o principal: a cordinha não gira 360 graus e por isso não enrosca.


Uma dica para a Ford: veja como funciona a tampa do tanque do Tracker!

Eu não vou ficar descendo do carro para acompanhar o frentista abastecer o meu carro.
A culpa pelos erros de projeto desta tampa é da Ford, não é minha e muito menos do pessoal que trabalha nos postos de combustíveis.

Na concessionária eu fui olhar os EcoSport que estavam no show room. A Ford ainda não fez nenhuma modificação no sistema da tampa do tanque. Veja no vídeo abaixo um EcoSport zero km que foi fabricado em 30/01/2014 e a cordinha continua enroscando quando vamos fechar a tampa.


A tampa foi consertada gratuitamente em 20 minutos e está funcionando perfeitamente, mas eu sei que é apenas uma questão de tempo, pois ela vai quebrar novamente, até chegar o dia que a Ford mude o projeto desta tampa e coloque no meu carro o novo modelo.





9 comentários:

  1. Por sorte eu não tive esse problema, já que abasteço toda semana, ando em média uns 2.500 km por mês. Até agora o que tem me irritado são os ruídos no painel e nas portas até mesmo na rodovia, mas na concessionária eles resolvem dura apenas um ou dois dias e já volta.

    Ótimo esse seu blog, muitas informações úteis.

    Abraço

    Edinei

    ResponderExcluir
  2. Flavio

    Excelente matéria! Parabéns! Quem sabe com esta reportagem a Ford muda o projeto num futuro breve. São dezenas e dezenas quebradas pelo Brasil afora e muitas outras que continuarão quebrando devido ao projeto um tanto arcaico.
    É só copiar da VW, Hyundai, GM, Fiat e outros que acaba com este problema.
    Analisando a segunda quebra antes de um feriado prolongado, imagino que a próxima será em Abril na Sexta-feira Santa que emenda com Tiradentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. na minha eco quebrou dai tive que mandar consertar...a minha eco estava com 12 meses de uso! espero que nao quebre logo!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Diego, boa noite!

      O conserto da tampa foi gratuito.
      Creio que está incluso na garantia de 3 anos do carro, pois o problema da tampa não foi provocado por mim. Trata-se de uma falha de projeto.

      Abraços

      Excluir
  5. Parabéns pela postagem Flávio. Sinto informar, mas a Ford tá pouco se lixando para quem adquiriu a Ecosport e saiu com problemas, e olha que são muitos. Nunca recebi qualquer ligação do controle de qualidade para saber se estou satisfeito com os serviços de garantia. O que eles querem é só dinheiro e que nós trouxas continuemos a testar os carros. Como disse a revista quatro rodas o motor não vai durar mais que 50.000 km. (Vício oculto, sera????).

    ResponderExcluir
  6. Éinfelismente a nova Ecosport tá saindo com vários problemas, a minha por exemplo quando fui retirar já saiu sem estar funcionando o ar condicionado, retornei com ela a concessionária arrumaram mas durou apenas uma semana e parou de novo, levei novamente arrumaram até agora passado dois meses ainda está funcionando sabe deus até quando. outro defeito vem no limpador de parabrisa faz um barulho chato, mas como se as palhetas são novas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soares, bom dia!

      Qual o ano/modelo do seu EcoSport?
      Quando você comprou?

      Por incrível que pareça a tampa do tanque do meu EcoSport está com problema novamente! kkkk Pela terceira vez!
      Levei na concessionária hoje e já consertaram. Daqui a pouco vou publicar no blog.

      Abraços.

      Excluir
  7. Tive problemas tbm com a tampa do tanque do meu EcoSport!!! A concessionária consertou sem custos. O problema será qdo acabar a garantia de 3 anos, já que parece que o produto é de péssima qualidade e quebra com facilidade :(

    ResponderExcluir