sábado, 21 de setembro de 2013

Conserto da tampa do tanque de combustível


Amigos leitores, na postagem "Feriado de 16 de setembro" feita no dia 13/09/2013 eu relatei que a tampa do tanque de combustível do meu EcoSport teve a dobradiça quebrada provavelmente durante o abastecimento do carro.


Hoje pela manhã fui até a Ford Laguna em Maceió para fazer o reparo. Mesmo sem fazer um agendamento prévio eu fui prontamente atendido pelo consultor Aldo que levou o carro para providenciar o reparo.

Todo o procedimento não durou mais que 10 minutos e foi feito em garantia, sem nenhum custo. Primeiro o mecânico abriu um compartimento que tem na lateral esquerda do carpete do porta-malas e desconectou o plugue da trava elétrica da tampa. Depois ele destravou algumas presilhas e retirou a peça inteira.


O problema era somente uma peça metálica que saiu do encaixe, muito provavelmente porque o frentista, na hora de fechar a tampa do tanque, não viu que a tampa não fechava corretamente porque a cordinha que prende o bocal do tanque estava obstruindo o fechamento da tampa. Como ele não atentou para isso, continuou forçando a tampa para fechar e essa peça metálica acabou se desconectando.


A função dessa peça metálica é dar pressão a tampa para que ela fique sempre fechada e também quando você abre ela faz uma pressão no sentido contrário para manter a tampa aberta.

Quando ela se desconecta a dobradiça da tampa fica mole e totalmente sem pressão, ficando sempre um pouco aberta conforme a segunda foto dessa postagem.


O mecânico deu um aperto extra para que essa peça metálica não saia novamente, mesmo que o frentista tente fechar forçando nos próximos abastecimentos.
Depois de tudo conectado, inclusive uma mangueirinha que serve de suspiro do tanque, a peça foi colocada no lugar e novamente pelo lado de dentro do porta-malas foi conectado o plugue da tava elétrica.


Agora a tampa está funcionamento corretamente conforme manda o figurino!
Gostaria de alertar aos amigos que assim que chegar ao posto de combustível destrave o carro apertando o botão no painel do carro. Dessa forma evitamos que o frentista tente abrir a tampa do tanque com ela travada e assim aumentado o risco de quebra.

Periodicamente eu também aconselho pulverizar silicone spray na cordinha que prende o bocal do tanque para que ela deslize com facilidade e não enrosque na dobradiça do tanque durante o fechamento.

Creio que a equipe de engenheiros da Ford vai ter que fazer alguma mudança no mecanismo de fechamento dessa tampa para evitar que esse problema continue acontecendo.


Quero agradecer a equipe de profissionais da Ford Laguna de Maceió que se prontificou a resolver rapidamente o problema mesmo se eu ter feito um agendamento prévio.



15 comentários:

  1. Esse pneu na porta traseira tinha que ser opcional, dentro mala e ñ em baixo da mala, essas lanternas traseiras tem ser em leds e maior. não acho legal essa abertura pela lanterna, e seu farol dianteiro tem ser de dupla parábola

    ResponderExcluir
  2. amo ecosports já tive outras, mas esta nova.....só tem beleza, já troquei a película protetora dos vidro duas vezes, e ela veio com um barulho na saída do ar do lado do passageiro que é de irritar......sinceridade saudades do modelo de 2009 automatic que tinha.......

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, sei que és um grande perito e conhecedor da nova ecosport, é o seguinte na nova eco titanium a parte de baixo do painel é realmente um bege claro? Te faço esta pergunta pois estou com vontade de colocar os bancos de couro na mesma cor, é para mim é bege claro? O que você acha? Muito obrigado e aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Você está certo.
      Realmente é um tom de bege bem clarinho. Inclusive as saídas do ar condicionado e a moldura do Sync também é um tom de bege bem claro. Não é prateado como no FreeStyle.

      Vai ficar muito bonito.
      Não esqueça de enviar as fotos para a gente publicar aqui.

      Abraços.

      Excluir
  4. Infelizmente terei que te contar que sua tampa quebará mais vezes. Minha eco está com 12 mil e ja quebrou 2 vezes. Isso é defeito de fabrica, ou acho que toda vez que formos abatecer deceremos do carro para vigiar o frentista se está sendo delicado. Só quero ver quanto terminar o periodo de garantia e tivermos que pagar o conserto de algo que a Ford errou feio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a tampa do tanque não quebrou. Foi uma peça metálica que serve de mola que se soltou.

      Veja na 4ª e 5ª foto a peça que eu falo.
      O mecânico que fez o conserto me falou que apertou o encaixe da peça metálica de uma forma que ela não vai mais se soltar.

      Vamos aguardar para ver!
      Eu não vou descer do carro para acompanhar o abastecimento de jeito nenhum.

      Quero ver se o mecânico estava falando a verdade quando disse que ela não vai mais se soltar.

      Excluir
    2. E amigo pode preparar porque vai acontecer de novo no meu a tampa já soutou três vezes com 150000km e defeito de fabrica nao tem nada a ver com frentista o próprio movimento de abrir e fechar faz com que o pino que segura a mola solte porque simplesmente ele e colocado de baixo para cima e nao tem nenhuma trava na ponta.

      Excluir
    3. José Ricardo, bom dia!

      Eu acho difícil acontecer novamente.
      O mecânico que consertou a tampa me falou que muitas concessionárias apenas encaixam a mola de voltar no lugar. Por isso que acontece novamente.

      Mas no meu e em todos que ele conserta aqui em Maceió, ele esta apertando a ponta da mola com um alicate de forma que ela não desencaixa mais.
      Pelos menos foi isso que ele falou. Eu examinei e achei muito difícil ela desencaixar do jeito que ficou.

      Vamos aguardar...

      Abraços.

      Excluir
    4. Colega, esta tampa se solta não por causa da mola e sim pelo pino passante que segura a estrutura da tampa, se prestar bem atenção, o pino com a mola é colocado no bocal do abastecimento com a mola para baixo, e o danado do pino na parte de cima não existe nenhuma trava para segura-lo, consequentemente o pino ira descer e se soltar, ocasionando a soltura da mola.......

      Excluir
    5. Eu acompanhei todo o serviço de reparo na oficina da concessionária e não tinha nenhum pico solto.
      Veja na quarta foto que apenas a presilha metálica estava fora do lugar.

      O mecânico colocou ela no lugar, conforme quinta foto, e apertou a extremidade dela para ela não sair mais.

      Ele falou que já fez este mesmo procedimento em outros EcoSport e o problema não se repetir.

      Mas analisando seu raciocínio eu acho que você tem razão e a chance do problema acontecer novamente existe.

      Neste caso trata-se de uma falha no projeto da tampa.

      Abraço.

      Excluir
    6. Colega, obrigado por responder, para abranger mais sobre este fato da soltura da mola não descordo deste problema também, outro problema neste mesmo tipo de defeito é a quebra do suporte de fixação da mola que é de plástico. Tenho comigo fotos de uma peça da tampa do tanque em que eu mesmo consertei, e com o passo a passo para o conserto...... .

      Excluir
  5. Bom dia para todos,
    Finalmente paguei a minha na sexta dia 8 de novembro de 2013.
    Preta muito linda Freestyler 1.6.
    Veio com um problema de regulagem na porta do carona. Quando fecho, a porta faz um barulho de ferro com ferro na trava da porta. Vou levar na terça na ford para regular. Tirando isso... É muito boa. Vou mandar as fotos. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Puxa... ainda bem! Acabou de acontecer isso com o meu. Muito obrigado por compartilhar. Você tem alguma informação sobre o filtro de cabine (ar condicionado)? Me pediram incríveis R$370,00 para trocar durante a revisão de 30 mil km (SUPERFOR - RJ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Steel Goose.

      Que absurdo o que cobraram pelo serviço!
      A troca o filtro anti-pólen já está inclusa no valor da revisão de 20.000km e na de 40.000km (revisão de 1 ano e revisão de 2 anos).

      Veja detalhes do site oficial da Ford no link abaixo:
      http://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/revisao-preco-fixo/1a-revisao

      Abraços,

      Excluir