sábado, 15 de fevereiro de 2014

Conexões do novo EcoSport


Entrada auxiliar, entrada USB e tomada 12v

O novo EcoSport possui duas tomadas 12v: uma localizada no console central (ao lado na entrada USB) e outra no banco traseiro pertinho da porta traseira direita.

tomada 12v do banco traseiro

As tomadas 12v são muito úteis para você ligar os mais diversos aparelhos. 
Eu tenho uma lanterna de emergência que tem um fio de 2 metros e pode ser ligada na tomada 12v. 
Se algum dia eu precisa trocar o pneu a noite na estrada, basta ligar a lanterna na tomada 12v e assim poderei fazer a troca do pneu tranquilamente sem ter receio da luz acabar.

Essa lanterna é muito antiga. Vinha de série no Fiat nos anos 90 e desde aquela época que eu fiquei com ela. O legal é que ela tem um ímã na traseira permitindo você fixar em qualquer parte da carroceria do carro.


Outra função bastante útil da tomada 12v é o carregamento da bateria do nosso smartphone.
Cada vez mais a gente está sempre conectado ao mundo virtual através do smartphone e não podemos correr o risco de ficar sem bateria, principalmente quando utilizamos o smartphone como navegador GPS no carro.

Mas você pode perguntar porque eu não carrego o smartphone através da conexão USB.
Eu até poderia fazer isso, mas como o meu pendrive já está conectado lá, eu teria que escolher entre ouvir minhas músicas que estão no pendrive ou então transferir todas as músicas do pendrive para o telefone e assim poder ouvir as músicas que estão no telefone ao mesmo tempo que a bateria do telefone é carregada.


Eu acho muito chato ter que ficar conectando e desconectando o telefone do cabo USB toda vez que entro ou saio do carro.

Uma outra alternativa para ouvir as músicas que estão armazenadas no telefone é via conexão bluetooth, mas infelizmente a maioria dos comandos de voz não estão disponíveis para este tipo de conexão, então eu prefiro deixar todas as minhas músicas armazenadas no pendrive e sempre conectado ao Sync via USB. Quando precisar carregar o telefone eu uso a tomada 12v.


O Bluetooth do meu telefone sempre está ligado, assim eu nem me preocupo com conexão com o Sync. Ao ligar o carro o telefone já conecta automaticamente com o Sync. Já fiz o teste e o gasto de bateria do telefone com o bluetooh ligado além de ser insignificante evita o desconforto de ter que ficar ligando e desligando o bluetooth toda vez que entro e saio do carro.


Se você conectar o telefone na entrada USB o Sync vai carregar a bateria do telefone enquanto o carro estiver ligado. Mas se você optar por conectar um pendrive na entrada USB, você pode adquirir um adaptador 12v com USB para carregar o seu telefone em viagens longas sem precisar retirar o pendrive e assim continuar ouvindo suas músicas preferidas. O apartador 12v com USB pode ser conectado na outra tomada 12v que existe no console central ou na outra tomada no lado direito do banco traseiro pois algum passageiro também pode precisar carregar o telefone durante uma viagem. 


A tomada 12v possibilita que o telefone seja carregado mesmo com o carro desligado. Eu tenho um adaptador 12v com USB guardado no porta-luvas do meu EcoSport e já usei diversas vezes.

Quando a gente está na praia ou no sítio, por exemplo e o telefone descarrega e não temos uma tomada de energia elétrica para carregar o telefone, então basta ir até o carro e deixar o telefone carregando. Nem precisa ligar o carro. Depois de alguns minutos o telefone já está com uma boa carga e podemos usá-lo novamente.



8 comentários:

  1. Necesito el manual de la Eco Sport 2014 EN ESPAÑOL!!!! UDS. NO TRADUCEN TODA ESTA INFORMACIÓN TAN IMPORTANTE???

    ResponderExcluir
  2. Flavio, muito bom! Ainda mais para nós que temos iPhone , rsrsrsrs. A bateria dele acaba bem rápido. Parabéns pelo blog com excelentes dicas. O Novo EcoSport tem um estilo interno muito legal

    ResponderExcluir
  3. a entrada usb e a tomada não estão funcionando, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o carro ainda estiver na garantia, recomendo levar em uma concessionária Ford e solicitar o reparo.

      Excluir
  4. Prezado Flávio, boa tarde.
    Acabei de comprar um ecosport 15/16 e fiquei super encucado com a ausência da entrada usb no carro. Onde deveria ter a usb, há apenas o espaço vazio. O curioso é que nas descrições do modelo que encontrei na internet há a menção da porta usb. Você sabe alguma coisa a respeito?
    Grato.
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!

      As conexões são essa que foram relatadas na publicação.
      Se o seu EcoSport possui a entrada USB tem algo errado.
      Recomendo ir na concessionária e ver com eles o que acontecei com seu carro, pois sem USB não tem como ouvir os arquivos de áudio que estão armazenados em um pendrive.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Boa Noite, consegui a proeza de estragar a entrada USB do ecosport style 2014, tem como trocar? será muito caro?

    ResponderExcluir
  6. AONDE DEVO LEVAR O CARRO PARA TROCAR A ENTRADA USB,QUE DEVE ESTAR DESGASTADA E O PEN DRIVE FICA C/ FOLGA E FICA COM MAU CONTATO QDO ESTA TOCANDO

    ResponderExcluir