quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ajustes de áudio do Sync



O Sync é uma interface digital fruto de uma parceria entre a Ford e a Microsoft usando a plataforma Automotiva Embarcada Windows, que permite aos motoristas e passageiros controlarem telefones celulares e aparelhos de MP3 por meio de conexões sem fio e comandos de voz, um sistema de comunicação e entretenimento que proporciona mais segurança ao dirigir o veículo.

É possível fazer o pareamento de até 12 telefones ao Sync. Mas apenas um pode ser conectado por vez. Basta informar ao Sync qual telefone é o seu favorito (uma estrela ao lado no nome indica o telefone favorito) e assim ele tem prioridade conexão.

Pressione o botão PHONE para acessar o menu telefone

Use as setas direcionais para navegar nos menus do telefone

Selecione a opção Dispositivos BT e aperte a tecla OK para ver os telefones pareados

A estrela indica o telefone favorito e o sinal Bluetooth indica qual telefone está conectado

Ao ligar o carro o Sync faz a busca para conexão em primeiro lugar pelo telefone favorito e caso ele não esteja disponível o Sync passa a procurar o segundo telefone que está na lista e assim sucessivamente.

Após o telefone ser conectado você pode fazer chamadas por comandos de voz e receber chamadas apertando a tecla verde no volante.

 Tecla verde para atender as chamadas telefônicas ou voltar uma faixa de áudio

Se você estiver achando baixa a voz da pessoa que está no outro lado da linha, para fazer um ajuste do volume basta girar o botão central de volume do Sync durante uma chamada telefônica ou apertar os botões de volume no volante. Eu deixei o do meu EcoSport ajustado no nível de volume 20.

Botão de ajuste do volume de áudio do Sync

Da mesma forma, também é possível ajustar o nível de volume da voz do Sync. Os ajustes de volume são independentes para músicas, áudio das chamadas telefônicas e voz da moça do Sync. Portanto, se você quiser ajustar o volume da música, tem que fazer quando uma música está sendo executada. Para ajustar o volume de uma chamada telefônica tem que fazer durante uma chamada telefônica e para ajustar o volume da voz da moça do Sync basta apertar o botão de comando do Sync (figura abaixo) para a moça do Sync começar a falar e então você gira o botão central de ajuste de volume do Sync. No meu EcoSport ajustei o volume da voz do Sync no nível 20.

Botão de comando do Sync

Uma vez ajustado o nível de volume do telefone e também da voz do Sync eles permanecem no padrão até que você altere novamente. Mesmo que você desligue o carro eles não são alterados.
Outro ajuste que também é independente é o de equalização de graves, agudos. Cada dispositivo tem o seu ajuste independente. Portanto, você tem que fazer a equalização para FM, CD e para as conexões Bluetooth, USB e auxiliar.

Ajuste de graves e agudos do Sync

Para fazer o ajuste, primeiramente você seleciona por exemplo o CD e quando ele estiver tocando basta apertar a tecla de ajuste de equalização (figura abaixo) e fazer o ajuste ao seu gosto. Uma vez ajustado ele permanece como padrão até que você altere novamente. O ajuste foi feito somente para o áudio do CD, então você vai ter que apertar a tecla RÁDIO e quando uma estação estiver tocando você vai novamente fazer o ajuste de equalização para as estações de rádio.

Tecla para acessar o ajuste de áudio do Sync

Da mesma forma, para ajustar a equalização do áudio das faixas que estão no pendrive, armazenadas no seu celular ou eu outro dispositivo que pode ser conectado na entrada auxiliar, você tem que apertar a tecla AUX (figura abaixo) para selecionar áudio USB, áudio Bluetooth ou auxiliar. Em cada toque na tecla AUX  você alterna entre áudio USB, áudio Bluetooth ou auxiliar.
Selecione a opção de sua preferência e faça o ajuste de áudio. Uma vez feito o ajuste ele ficará como padrão para USB, Bluetooth e auxiliar.

Botão AUX para alternar entre áudio USB, áudio Bluetooth ou auxiliar

Os botões de controle de volume do Sync que estão localizados no volante do carro (foto abaixo) são usados para aumentar ou diminuir o volume do áudio tanto das músicas, quanto das chamadas telefônicas e também da voz da moça da Sync. Para isso você tem que ajustar no momento em que cada áudio estiver sendo reproduzido.

Pressionando o botão verde você pode receber uma chamada telefônica ou se estiver ouvindo uma música no dispositivo USB pode retornar para o início da faixa e se pressionar novamente vai passar para a faixa anterior. Pressionando o botão vermelho você pode finalizar uma chamada telefônica ou se estiver ouvindo um música no dispositivo USB pode avançar para a faixa seguinte.

O botão central deve ser pressionado sempre que você precisar fazer uma chamada telefônica, ou ordenar qualquer outro comando disponível no Sync.

Botões de comandos do Sync

Um ajuste muito legal que pode ser feito apertando o botão MENU do Sync é o aumento progressivo do volume conforme se aumenta a velocidade do carro. A medida que o carro vai aumentado a velocidade, automaticamente o volume do som vai aumentando de forma bem sutil para compensar o barulho decorrente do aumento da velocidade. Quando você reduz a velocidade do carro, o volume do áudio vai diminuindo gradativamente.


Após apertar a tecla MENU no painel do Sync, use as setas direcionais para navegar entre os menus e selecione a opção "Configurações de áudio" pressionando o botão OK. Em seguida pressione novamente o botão OK para selecionar a opção "Vol. ajustável".


Agora você vai usar as setas direcionais para ajustar a sensibilidade do volume. O ajuste vai do nível 1 ao 7. No nível 1 o volume do áudio praticamente não vai aumentar quando o carro estiver em alta velocidade. Eu deixei o ajuste do meu EcoSport no nível 5.






69 comentários:

  1. Estou encantada... E muito linda.
    Mas fico muito preocupada pois vejo muitas reclamações no Facebook...
    Gostaria de comprar uma semana que vem mas estou com muito medo.
    Me orientem por favor

    ResponderExcluir
  2. O que seriam as letrinhas "TA" que aparecem em várias das imagens ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja que ao lado do botão de ajuste de áudio tem um botão com as letras TA que é a abreviação de Traffic Announcement, ou anúncios de tráfego.

      Em algumas cidades as estações de rádio FM possuem o sistema de informações de tráfego (TA).
      Se você deixar a função TV ativada, por exemplo, e estiver ouvindo uma música via USB, no momento que a emissora for divulgar uma informação de tráfego, o Sync vai mudar automaticamente para estação de FM para você ouvir a informação e em seguida retorna para o áudio USB.

      Se você estiver ouvindo uma estação FM e outra estação for transmitir uma informação de tráfego, o Sync vai mudar para a estação que está divulgando o boletim e em seguida retorna para a estação que você está ouvindo.

      Algumas pessoas não gostam de ativar esta função porque o Sync fica mudando com frequência do áudio USB para a estação de FM ou de uma estação de FM para outra.

      Poucas cidade no Brasil possuem estações de FM que divulgam boletins de informações de trânsico com função TA (Traffic Announcement),

      Abraços.

      Excluir
  3. Ótimo Carro ...

    O pôs venda da FORD em Niterói e ou Rio de Janeiro .. Uma merda

    ResponderExcluir
  4. O controle do volante parou de funcionar, alguém pode me ajudar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conseguiu resolver amigo, se sim, me mande um email me dizendo cm vc fez para solucionar, porfavor!!! obrigado

      Excluir
    2. O meu também não está funcionando, alguém descobriu o problema

      Excluir
  5. Qdo coloco o pen drive e aperto em aux, aparece no visor SYNC LINE IN e não toca musica nenhuma, se retiro o pen drive, ele informa q o usb foi removido e continua aparecendo SYNC LINE IN, Alguém pode ajudar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Você está fazendo da forma errada!
      A função AUX deve ser selecionada somente se você conectar um dispositivo naquela entrada que existe ao lado da entrada USB.

      Quando você coloca um pen drive tem que selecionar a função Áudio USB.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Olá amigo....conseguiu resolver o problema sync line in?
      Tenho o mesmo problema... Se vc conseguiu, por favor, me diga como! Meu email: samuel.ballico@gmail.com
      Obrigado.

      Excluir
  6. Meu SYNC parou de funcionar, alguém pode me ajudar? Modo 1 hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu resolver???? se sim, por favor me responde por email jonathanduvalle@bol.com.br

      Excluir
    2. Olá! Você conseguiu resolver o problema? Por favor, me informe como por email. Meu carro está na mesma situação, e na concessionária não me dão solução. Serei muito grato. jonathanduvalle@bol.com.br

      Excluir
  7. O controle na direção não está funcionando. Sera que desabilitei alguma coisa?

    ResponderExcluir
  8. Nao consigo sintonizar as estações através do controle no volante da minha Eco. A sintonia sempre passa da rádio ... já no painel é mais preciso. Será q da pra ajustar?

    ResponderExcluir
  9. O botão do volante para acionar o comando de voz não está funcionando, alguém saberia me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Sensor de estabilidade e de inclinação que para o carro por 3 segundos. Eles já vem ativados automaticamente ou não ?

    ResponderExcluir
  11. A minha central desliga, quando fico 01 hora usando. Depois ligo de novo. Tem como retirar esse comando de desligar após 01 hora de uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha está desligando em 1 minuto e depois só consigo ligar fazendo o carro pegar.
      Já procurei em vários fóruns e vídeos e não acho solução

      Excluir
  12. Não consigo configurar a sintonia do rádio.. não abre nenhuma estação.. como faço pra configurar as frequências ?Não achei no manual S ync.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Você tem que selecionar o menu RADIO e em seguida pressione a tecla de avança abaixo do botão de volume.

      Então as estações serão encontradas.
      Quando chegar na estação você pressiona e mantém pressionado um número do teclado até a estação ser memorizada.

      Excluir
  13. Alguém pode me ajudar meu som liga normal mas não sai som nos auto falantes percebi também que a função mute está ligada mas não consigo desativar essa função como eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou com esse problema! Vc conseguiu solucionar? Obrigado

      Excluir
    2. Conseguiu solucionar? Como!? Obrigado.

      Excluir
    3. Alguem ja achou a soluçao para tirar do MUDO! esta tudo conectado porem esta mudo e nao consigo tirar.

      Excluir
    4. Tbm estou com o mesmo problema

      Excluir
    5. Boa tarde, o meu encontra do mesmo jeito. alguém pode me ajudar?
      meu email: kamilla-leandro@hotmail.com

      Excluir
  14. Alguém pode me ajudar? meu som liga normal mas não sai som nos auto falantes. A função mute está ligada mas não consigo desativar essa função. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. eu tambem estou com esse problema no meu carro ecosport 2013,Alguém pode me ajudar? meu som liga normal mas não sai som nos auto falantes. A função mute está ligada mas não consigo desativar essa função. agradeço desde jpa ... Jorge Andrade Recife, já fui na concessionária ninguém sabe ou nao quer informar nada
    meu email para informação.... escopely@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Não estou conseguindo configurar o comando de voz. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  17. Estou com o mesmo problema. Alguem tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  18. Ki coisa estranha a funçao Mute foi ativada agora nao sei como desativar, favor se alguem souber resolver este problema responda ok muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde pessoal! Não consigo aumentar o volume do som, quando giro o botão de volume para direita ou esquerda ele abaixa o som. As vezes se eu girar bem devarinho aumento 1 ponto mas tb dimunui as vezes.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos, o som da minha Ecosport modelo freestyle ano 2014, parou de funcionar levei na concessionária foi dado o diagnóstico que o módulo do som está queimado.... porém o novo custa em torno de 2800,00 com mão de obra.... alguém já teve este problema e foi resolvido.... obrigado no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo , eu resolvi do meu Ecosport tirando o fusível do Sync, deixei ele fora por 30 minutos , depois vc coloca novamente é para dar certo.

      Excluir
  21. Um lixo de carro. Com 3ooo km os parafusos do painel caia nos meus pés. Refiz a parte interna 3 vezes e troquei todas as fechaduras. Alguem merece paragar tao caro por uma merda dessa? Ford nunca mais.

    ResponderExcluir
  22. Um merda de carro. Tive que refazer a parte interma 3 vezes e trocar as fechaduras com 3000 Km. Os parafusos do painel caiam nos meus pés. NUNCA MAIS FORD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk acho q vc foi premiado, pois a minha ndo me traz problema....Ford a melhor!

      Excluir
  23. A multimídia e uma porcaria funciona quando quer e não tem solução a Ford não fornece

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, o som fica mudando de radio sozinho. O que Fazer?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, acendeu uma luz de informação no painel do sistema sync, o que pode ser? Já aconteceu isso com alguém

    ResponderExcluir
  26. Não sai som nos autos falantes da minha eco sport ano 2015. Esta mudo, alguém sabe me informar como aumentar o som?

    ResponderExcluir
  27. Alguém consegue min ajudar tô com Escospot 2015 liga son normal ñ sai áudio nas porta tudo ligar normal multimídia

    ResponderExcluir
  28. PRECISO DO TEXTO QUE VEIO NO MANUAL PARA HABILITAR O COMANDO DE VOZ. ALGUÉM TEM?

    ResponderExcluir
  29. Olá, quando faço a conexão entre o celular e o carro, aparece a imagem do áudio cortado ( mudo) e de fato não tem saída de áudio. Como faço para resolver ? Me ajudem

    ResponderExcluir
  30. Minha EcoSport está com a função mute ativado eu ñ consigo desativar alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  31. O audio do comando de voz não sai mais, e quando atendo uma ligação não consigo escutar através do viva voz do carro apenas pelo telefone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, conseguiu aconteceu hoje om a minha e nao consigo desativar?

      Excluir
    2. Olá. Me ajuda por favor
      Não consigo achar o bluetooth do som do carro
      E uma Ecosport 2013/2014
      Não consigo achar o SYNC

      Manda um email de resposta pra mi.
      leomenezes8644@gmail.com

      Excluir
  32. Como eu fasso para trocar a estação do rádio usando o viva voz

    ResponderExcluir
  33. Meu som ficou mundo. O mute está ativado , mas não consigo desligar. Como desativa-lo ?

    ResponderExcluir
  34. Oi gebte, me ajudem, comprei uma Ecosport 2013/2014 mas não consigo conectar o bluetooth no meu celular
    Não consigo achar o SYNC.
    COMO FAÇO????

    ResponderExcluir
  35. Tenho ecosport 2016/2017
    Ela não sai som,áudio, ali no painel aparece altifalante com X eu não consigo ativa.alguem pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  36. Como regular a luz do painel do som da Ecosport

    ResponderExcluir
  37. o sync liga e desliga sozinho, aumenta e reduz o volume, troca de musica sozinho, toca apenas alguns segundos das músicas...não consigo controlá-lo. Como resolver?

    ResponderExcluir
  38. sync com mau funcionamento: não toca toda a musica, liga e desliga sozinho, aumenta e reduz o som sozinho. Como resolver?

    ResponderExcluir
  39. Conectei o bluetooth do celular na eco Sport porém não sai o som da música ! O que eu faço?

    ResponderExcluir
  40. Conectei bluetooth e não sai som como faço para tirar do silencioso

    ResponderExcluir
  41. Resumindo todos com mesmo problema a minha tabem aconteceu o memso

    ResponderExcluir