terça-feira, 22 de abril de 2014

"Estepe para-choque" do Novo EcoSport



O estepe do novo EcoSport tem sido alvo de muita polêmica. De acordo com as clínicas realizadas pela Ford durante a fase de desenvolvimento do novo EcoSport a maioria dos entrevistados preferiu que o estepe fosse mantido na tampa do porta-malas.

Apesar dessa vitória esmagadora, há quem prefira o EcoSport sem estepe na tampa do porta-malas, como já foi publicado aqui no blog com o título "Novo EcoSport: Vale a pena remover o estepe?".

O objetivo deste artigo não é debater sobre a localização do estepe e sim alertar os proprietários do Novo EcoSport da fragilidade da tampa do porta-malas. 

Temos visto vários Novos EcoSport no grupo Eu Amo Meu Ford EcoSport no Facebook e também nas ruas com a tampa do porta-malas com pequenos amassados e vincos. Isto ocorre devido não ter nenhum reforço estrutural interno. A tampa do porta-malas é totalmente desprovida de proteção interna e é oca como se vê na foto abaixo.



No modelo anterior, a tampa do porta-malas tinha um suporte diferente, que era fixado na base da tampa do porta-malas, além de contar com um reforço interno que dava uma boa sustentação e em casos de pequenas batidas/encostadas não amassava. 


Suporte do antigo EcoSport

 Suporte do novo EcoSport

Infelizmente no Novo EcoSport, o para-choque que deveria proteger contra pequenas batidas/encostadas não tem a função que deveria. O que encosta primeiro é o estepe e este por consequência amassa a tampa do porta-malas.


No antigo EcoSport eu sofri colisão traseira por duas vezes em uma velocidade de aproximadamente 30km/h. Na primeira vez o dano foi somente no para-choque pois o condutor desviou um pouco o carro atingindo somente o para-choque traseiro. Na segunda vez o impacto foi totalmente no estepe e mesmo assim o dano foi somente na capa do estepe, que por ser de fibra, quebrou. Nas duas ocasiões a tampa do porta-malas ficou intacta.


Portanto, todo cuidado é pouco com pequenas encostadas, até mesmo quando se estaciona o carro. Esta tampa é muito frágil, conforme pode ser visto no vídeo abaixo onde a tampa do porta-malas é seriamente danificada em uma simulação de impacto a apenas 15,22km/h. 



Alguns amigos tem colocado o engate para proteger, mas isto pouco adianta, até porque ele fica muito baixo e o comprimento dele é menor que o estepe que fica bem afastado da tampa.


Dica do Blog: Quando o amassado for pequeno consegue-se resolver através de Martelinho de Ouro, portanto, antes de levar em Concessionária ou Funilaria e Pintura tente primeiro este recurso que desamassa e evita pintar. Já temos alguns casos que se conseguiu fazer apenas com Martelinho de Ouro.

Esperamos que a Ford possa rever o Projeto e voltar a colocar este reforço estrutural como no modelo anterior.




Texto: Carlos Iwanaga e Flavio Lima Carneiro
Fotos: Carlos Iwanaga, Wagner L. Ferreira e Flavio Lima Carneiro




9 comentários:

  1. Acorda FORD, o ix25 esta chegando ao Brasil. A ford não se preocupou em caprichar no modelo do novo eco. Só lançou um carro a toque de caixa, e empurrou aos brasileiros. Gostaria de ver o modelo tipo exportação. Será que tem os mesmos problemas e defeitos do modelo vendido no Brasil. Fica aí a pergunta.
    Carlos Henrique Nunes

    ResponderExcluir
  2. O acabamento desta Nova Ecosport é deprimente. Li em sites e revistas especializadas, mas não dei muita bola, mas era a mais pura verdade. O carro não vale os 60 mil que eu paguei na época e olhe que já aumentou. Daqui a uns 2 anos pretendo comprar novamente um SUV compacto, mas certamente o Ecosport já está descartado. Gosto do design e sobretudo os equipamentos de segurança, mas com este acabamento não dá. Tem peças no meu carro que parece que foram cortadas com facão, atrás da tampa do porta-malas dá pra enfiar minha mão toda dentro e outras muitos defeitos...

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma titanium 2.0 câmbio manual e paguei há 1 ano, 72 mil reais. Me arrependo muito e no final do ano vou pegar um golf. O acabamento é pior que de carros populares.

    ResponderExcluir
  4. Fui o primeiro a escrever, sou o Carlos Henrique, ainda bem que encontrei alguém que também não esta satisfeito com o novo eco. Já andei escrevendo em outros lugares. E bom que mais proprietários escrevam sobre
    o carro. Talvez a Ford tome vergonha e melhore no alimhamento das portas com a carroceria e tantos outros pontos. Vamos lá proprietários da nova eco, reclamem para que novos compradores não passem pelo mesmo desgosto que nós. Estou de olho no ix25.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma EcoSport 2014 FSL,e confesso, se existisse a versão sem o estepe na tampa do porta-malas , eu teria comprado com mais gosto. Penso que ficaria legal, no lugar do estepe a placa do veículo.

    ResponderExcluir
  6. Tenho um Eco 2014 FSL. Lamentavel como o estepe foi furtado facilmente. O vagabundo levou todas as porcas, inclusive a de segurança. Tirou o estepe com muita tranquilidade, sem qualquer arranhão no carro.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um suporte para bike que encaixa no estepe do Ecosport. No antigo Eco que eu tinha, usava o suporte carregando 2 bikes, sem problemas. Agora com o novo Eco que tenho ainda não usei o suporte. Como tenho visto alguns Ecos com a tampa amassada e o estepe "dependurado" fico com receio de colocar as bikes lá atrás no estepe. Alguém tem experiência disso?

    ResponderExcluir
  8. Realmente a porta traseira deixa a desejar, eu vi várias Eco com a porta traseira desalinhadas com os vidros; eu tenho uma, e no começo que peguei reclamei com o vendedor e ele me disse que é um defeito de fábrica que esta vindo e não tem regulagem.

    ResponderExcluir
  9. nossa não consigo engolir esse tal estepe na pendurado na eco.

    ResponderExcluir