sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Feriado de 16 de setembro


Dia 16 de setembro é feriado da emancipação política de Alagoas.
Vou aproveitar o feriadão para ir até a casa de familiares na cidade de Mamanguape, a 50km de João Pessoa, capital da Paraíba. Serão 425km de Maceió até Mamaguape.

Antes de chegar a Mamanguape farei um pequeno desvio de 15km na cidade de Conde-PB para encontrar com os amigos Josimar Medeiros e Maurício Albuquerque, do Fórum EcoSport Club e conhecer a paradisíaca praia de Jacumã.


Fui até o posto de combustíveis e calibrei os pneus do carro. Coloquei 34 libras nos traseiros e 32 nos dianteiros, pois o carro irá com três pessoas e porta-malas cheio.

Abasteci o carro e fui para casa. Quando cheguei tive uma desagradável surpresa: a tampa do tanque de combustível estava com a dobradiça quebrada!


Já vi alguns relatos desse problema na internet. São dois tipos de problemas que estão ocorrendo na tampa do tanque de combustível do novo EcoSport.

Um problema é este que aconteceu comigo. A dobradiça quebra provavelmente quando a cordinha que segura a tampa do bocal do tanque enrosca nela. Quando o frentista vai fechar a tampa não fecha completamente porque a cordinha enroscou na dobradiça e então ele acaba forçando tentando fechar e quebrando a dobradiça.

O outro problema é quando apenas o acabamento pintado descola. Normalmente quando a gente chega no posto e a tampa está travada e o frentista puxa e continua forçando tentando abrir. Com o tempo a tampa, que é colada na peça preta que faz parte da dobradiça pode descolar.


Como irei viajar amanhã bem cedo, não vou poder ir na concessionária para consertar a tampa do tanque. Mas eu também não posso viajar com essa tampa meio solta!

A solução que encontrei foi botar a fita dupla face da 3M para a tampa ficar bem firme no lugar. O tanque já está cheio e eu só vou abastecer novamente na volta. Vou levar a fita comigo por precaução.


Apesar do problema ter sido provocado pelo frentista, não vou botar a culpa nele. O que está errado certamente é a dobradiça da tampa! Certamente tem algo errado no projeto que precisa ser repensado urgentemente por parte da engenharia da Ford.

Conheço pessoas que já passaram por este problema mais de uma vez.
Não entendo com um problema tão primário e que está acontecendo com várias pessoas não foi detectado nos milhares de quilômetros que o EcoSport rodou em restes e certamente passou por milhares de abastecimentos.

Quando voltar de viagem vou levar o EcoSport na Laguna Veículos para consertar essa tampa.


Como podem ver na foto acima, o porta-malas leva perfeitamente três malas médias e 5 sacolas. Coloquei duas malas de lado e uma deitada em cima das outras duas. Amanhã na hora de sair ainda vou botar uma caixa térmica de isopor de 30 litros onde estão as sacolas e distribuirei as sacolas pelos espaços vazios.
É tudo uma questão de saber arrumar a bagagem!

Um excelente fim de semana a todos e que Deus permita que a viagem transcorra na mais absoluta tranquilidade!

Veja no link abaixo a postagem sobre a viagem e o encontro do EcoSport Club:
1º Encontro Interestadual Nordeste do EcoSport Club


Vejam no link abaixo o conserto da tampa do tanque de combustível:
Conserto da tampa do tanque de combustível





7 comentários:

  1. Boa Viagem Flavio! Que Deus te acompanhe!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Flávio. Eu e minha esposa adoramos sua visita. Volte sempre que quiser. Publicamos algumas fotos do encontro no Fórum EcoSport Club.

    Curta o feriadão e boa viagem de regresso.

    Josimar.

    ResponderExcluir
  3. Flávio, boa viagem meu rei.
    Estou na expectativa dos seus relatos sobre a viagem (consumo, desempenho, conforto...).

    Abraços,

    Jorginho Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Flávio me tire uma dúvida. Qual a calibragem real dos pneus??? No pneu tem escrito no maximo 44 psi e no manual recomenda 30 psi com carga normal nos quatros e com carga total 35 psi nos da frente e 40 psi nos traseiro. Eu coloquei 42 psi nos quatros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! 42 libras é demais!
      Estou usando 30 libras nos quatro pneus.
      Quando vou viajar com carro lotado sigo a orientação do manual e coloco 35 nos dianteiros e 40 nos traseiros.

      Se o carro não estiver lotado eu coloco um pouco acima das 30 libras.

      Abraços

      Excluir
    2. Notei que com as 42 libras nas quatro rodas o carro tendia a escapar em curvas mais fechadas. No primeiro momento tomei um susto em uma curva pela leveza da direção elétrica. Parei em um posto e recalibrei 32 libras.

      Excluir