sexta-feira, 20 de setembro de 2013

1º Encontro Interestadual Nordeste do EcoSport Club



Sábado, dia 14/09/2013 às 04:30h da manhã peguei a BR-101 rumo a cidade de Mamanguape/PB, distante 425km de Maceió.

A viagem foi muito tranquila, apesar do péssimo estado de conservação da BR-101 no trecho de Alagoas até a divisa com o estado de Pernambuco, que ainda não está duplicado e também do engarrafamento de 40 minutos que enfrentei na entrada da cidade do Recife devido a um caminhão quebrado e que deixou o tráfego em meia pista.

Infelizmente estes contratempos prejudicaram a média de consumo de combustível que ficou em 12,1km/l com gasolina, distante da outra média que foi de 13,1km/l quando fiz o mesmo percurso sem enfrentar engarrafamentos e estrada ruim, pois fui pelo litoral. Minha decisão de calibrar os pneus dianteiros com 32 libras e os traseiros com 34 libras foi muito acertada!

Antes de chegar em Mamanguape fiz um pequeno desvio de 15km, pouco antes de João Pessoa, para encontrar com os amigos Josimar Medeiros e Maurício Albuquerque, do Fórum EcoSport Club, na cidade de Conde/PB, mais especificamente na paradisíaca praia de Jacumã.


Cheguei na praia de Jacumã às 10:25h da manhã e encontrei a casa do amigo Josimar Medeiros com a maior facilidade, pois eu já tinha colocado o endereço no navegador GPS Waze. 

Fui muito bem recebido por Josimar Medeiros e sua esposa Wilma, que nos ofereceu um belíssimo e apetitoso café da manhã. O papo do café da manhã logicamente foi o EcoSport. 

Achei muita gentileza da parte do Maurício Albuquerque em se deslocar de Recife até a praia de Jacumã para encontrar com a gente e viabilizar este primeiro Encontro Interestadual Nordeste, pois como eu já tinha falado para o Josimar, não podia ficar muito tempo lá em Jacumã, já que eu estava com meus pais e nosso destino final era a cidade de Mamanguape onde residem alguns familiares nossos.


O Maurício Albuquerque eu já conheço virtualmente desde 2004, no Fórum Carsale e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente em 2012 quando a Ford convidou vários fãs do EcoSport para conhecer o Campo de Provas de Tatuí. O Josimar Medeiros eu conheço virtualmente no Fórum EcoSport Club há pouco mais de um ano. São duas grandes amizades virtuais que agora são reais!


Ao meio-dia prosseguimos a viagem rumo a Mamanguape. Chegando lá o carro estava muito sujo devido a estrada ruim que tinha enfrentado em Alagoas, aliado a chuva que trouxe muito para barro para a estrada.
Levei o carro para um lava-jato e o cara deu uma caprichada tão grande que nunca tinha visto na vida. Passou até escova por baixo do carro e por dentro das jantes.


Terminada a lavagem, saí tranquilamente com o carro de ré. Inclusive parei com pouco mais para trás e desliguei o carro para o rapaz enxugar. Liguei novamente e sai de ré. Tudo perfeito. Parei na casa da minha tia e uma hora depois quando fui sair, o primeiro sensor de estacionamento do lado esquerdo estava travado. Como se um obstáculo estivesse colado nele. Continuei andando e fui até a casa de uma prima. Estacionei do carro e uma hora depois quando fui sair, de ré novamente, estava tudo normal. O sensor de estacionamento estava funcionamento perfeitamente.



É a terceira vez que isso acontece em um ano que estou com o carro. Já vi alguns relatos semelhantes na internet e conversando com amigos no grupo do Facebook estamos com uma suspeita que isso geralmente ocorre quando o carro é lavado com água em alta pressão e talvez o sensor esteja sendo afetado. Mas isso está ocorrendo raríssimas vezes. 


Em casa eu estaciono de ré todos os dias e os sensores funcionam perfeitamente e com bastante precisão. Acho que somente um estudo aprofundado por parte da engenharia da Ford pode tentar desvendar este mistério.


Decidi fazer a viagem de volta pela AL-101 norte, estrada litorânea que está em boas condições, mas tem muitas curvas e passa por várias cidades e portanto tem muitas lombadas.

O carro veio com 5 pessoas a bordo e porta-malas lotado! 
Meu pai gosta de comprar algumas coisas que a gente só encontra naquela região, como carne de sol, queijo etc., então além na nossa bagagem veio muito carga extra no porta-malas:
- 3 malas médias;
- 2 caixas térmicas de isopor 28 litros;
- 1 caixa de papelão;
- 4 sacolas médias com alguns objetos.
Nunca tinha feito uma viagem com uma carga tão grande no porta-malas, mas sabendo arrumar a gente sempre dá um jeito!




A viagem de volta foi muito tranquila. Saímos de Mamanguape ao meio-dia da segunda-feira (16) com previsão de chegar em Maceió às 17:40h. 

No finalzinho da viagem, quando faltavam apenas 40km para chegar em casa, pegamos um engarrafamento de duas horas de meia e a velocidade em alguns momentos ficava em apenas 5km/h. Era feriado em Alagoas e todos estavam voltando para casa. Este foi o motivo de um engarrafamento tão grande e infelizmente a média de consumo de combustível ficou altamente prejudicada. O computador de bordo marcou 11,1km/l com gasolina. Novamente um pouco distante dos 13,1km/l que consegui na minha primeira viagem com o novo EcoSport.

Um coisa que deve ser destacada é que apesar de todos esses contratempos no final da viagem a gente não fica com aquela sensação de cansaço. A ergonomia do carro é excelente e a estabilidade nas curvas faz a gente dirigir de forma tranquila e sem sustos.

 A viagem a bordo do novo EcoSport é muito prazerosa!




2 comentários:

  1. Pois e FLÁVIO a br 101 no trecho que corta GRANDE RECIFE e uma VERGONHA, e aquela ridícula passagem pelo centro de ABREU E LIMA um desastre completo. VEJA O SURREALISMO, naquele pequeno trecho que corta centro da cidade quem manda e e PREFEITURA< portanto POLICIA RODOVIARIA não pode multar se alguém deixar carro no meio da rua atrapalhando transito rscoisa doB R A S I L (QUEM E autoridade onde????) rSRSR

    ResponderExcluir