quarta-feira, 26 de março de 2014

Conserto da tampa do tanque de combustível



Você não está vendo uma publicação antiga, nem houve um engano da minha parte publicando novamente a mesma coisa.
Pela terceira vez a tampa do tanque de combustível do meu EcoSport perdeu a pressão evitando o correto fechamento, da mesma forma que aconteceu no dia
24/02/2014 e no dia 13/09/2013.

Veja que o pino desceu e desencaixou da extremidade superior

Desta vez eu nem posso botar a culpa no frentista do posto de gasolina, porque depois do último conserto, há apenas 28 dias, o carro só foi abastecido duas vezes e eu mesmo me encarreguei de abrir e fechar a tampa do tanque de combustível.

Nas outras vezes o problema foi na mola de pressão da dobradiça da tampa que saiu do lugar, mas agora o problema foi outro. O pino que segura a mola, que no projeto foi colocado equivocadamente de baixo para cima quando o correto deveria ser de cima para baixo, com o movimento de abertura e fechamento da tampa do tanque de combustível inevitavelmente pela própria força da gravidade acaba descendo e desencaixando.


O mecânico colocou o pinto de volta no lugar

Mas um dia de transtorno, chateação e atraso na chegada ao meu trabalho.
Pelo menos agora eu recebi uma boa notícia do consultor técnico. A Ford está trocando esta tampa por um novo modelo com algumas modificações que impedem que este problema aconteça novamente.

Infelizmente não tinha a nova tampa no estoque da concessionária, mas o consultor me falou que fez o pedido de uma tampa nova para o meu EcoSport e assim que ela chegar na concessionária eu serei convocado para fazer a troca pelo novo modelo gratuitamente.


Vejam um detalhe que é apontado na foto acima. De tanto ser esmagada pela dobradiça da tampa do tanque, a cordinha já apresenta um dano e pode se romper a qualquer momento.

Eu não recomendo a retirada desta cordinha pois o frentista vai ficar com o hábito de colocar a tampa do bocal em cima da bomba de combustível do posto. Como não existe chave, você pode sair do posto e esquecer a tampa. Isso aconteceu com uma amiga proprietária de um EcoSport FreeStyle no Rio de Janeiro. Quando ela voltou ao posto a tampa não estava mais lá.


Por incrível que pareça, encontrei na concessionária outro EcoSport FreeStyle na cor preta que estava com o mesmo problema na tampa do tanque de combustível.

A tampa foi consertada gratuitamente em 20 minutos e mais uma vez está funcionando perfeitamente.
O mecânico até comentou que uma simples presilha na outra extremidade do pino poderia evitar este problema.


Eu já estou ciente que ela poderá apresentar o problema novamente a qualquer momento.
Vou torcer para que a nova peça não demore a chegar para que este problema finalmente seja resolvido definitivamente.

É uma pena que problemas tão bobos e de fácil solução provoquem aborrecimentos em um carro que além de ser muito bonito também tem outros prontos positivos como estabilidade, segurança, tecnologia, bom motor e economia de combustível.





3 comentários:

  1. E aí Flavão, tudo beleza meu rei? Estava meio sumido, mas, um bom "filho" sempre retorna...rsrs
    Nesse carnaval fiz um "Tour-Nordeste" para testar o Eco.
    O itinerário foi: Bahia x Fortaleza (IDA - via BR 116 - 1.200Km) e Fortaleza x Natal x João Pessoa x Recife x Maceió x Aracaju x Bahia (VOLTA - via BR 101 - 1.650Km).
    Rapaz, que região bonita a nossa hein....ORGULHO DE SER NORDESTINO!!!!

    Fomos em comboio, 02 Corollas (2.0), 01 J6 (2.0) e o meu Eco (1.6 - 20.000Km rodados), no inicio da viagem fiquei um pouco atrasado porque não estava querendo gastar muito combustível (leia-se: reduzir marchas rsrs). Porém, após 100km e algumas provocações ("esse carro não anda não?"..rsrs), eu fiquei retado..rsrs.
    Coloquei o motor 1.6 p/ trabalhar (ou seria "gritar..rsrs), foram várias reduzidas (da 5ª para 4ª, da 5ª para 3ª...e tome "lepo lepo" no motor 1.6...rsrs), cheguei em alguns momentos perto do limite de rotações (alcancei 5.500) mas o Eco fez MUITO bonito. O carro com carga máxima (05 pessoas + bagagem) acompanhou os "adversários" de perto (os caras estavam correndo viu...140 / 150 / 160). O Eco subiu ladeira na 5ª e manteve a velocidade, fiz ultrapassagens SEGURAS em subidas...enfim...show de bola! Ao final da viagem a opinião de todos era unânime: "que carrinho bom viu Jorginho, anda que é uma beleza".
    É claro que ele acabou bebendo um pouco mais, mas, ao final da viagem, fez uma média de 10.8Km/l....excelente para o esforço que fez...rsrs

    Bem, para não ficar sem falar da tampa do tanque...rsrs... eu acho que tive muita sorte (pelo menos em relação a este item), até hoje não tive problemas. Mas que essa peça foi muito mal projetada, não restam dúvidas.

    Abraços,
    Jorginho Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorginho, boa tarde!

      Como é elástico este novo motor 1,6 Sigma do EcoSport, não é?
      Mesmo em altas rotações a gente não escuta o motor berrando como acontecia com o antigo motor.

      Rapaz, você passou por Maceió e não entrou em contato comigo!
      Faça isso não! kkkk

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Pois é Flavão, que vacilo...rsrs
    O pior é que na viagem eu cheguei a comentar com a minha esposa de que postaria aqui no blog o desempenho do Eco na pista, porém, não me lembrei de entrar em contato contigo....FOI MAL!!!...Fica para próxima...rsrs

    Abraços
    Jorginho Bahia

    ResponderExcluir