domingo, 15 de abril de 2012

Visita ao Campo de Provas da Ford em Tatuí



Vista aérea do Pista de Testes

Inaugurado em 26 de outubro de 1978, o Campo de Provas, localizado em Tatuí (SP), é o laboratório onde a Ford testa todos os seus veículos, com o objetivo de manter a qualidade e segurança para os consumidores. No Campo de Provas, que comemorou 30 anos de existência em 2008, com mais de 150 milhões de testes automotivos – do álcool ao flex - diariamente são  aplicados os mais diferentes tipos de testes nos veículos da empresa. São testes estáticos de avaliação do efeito das condições do meio ambiente nas carroçarias, frio, calor, emissões e testes dinâmicos, de resistência, dirigibilidade e testes dinâmicos, nas pistas. São 20 km de pistas asfaltadas e 40 km de terra, além de rampas e pisos especiais.

Com 4,8 milhões de metros quadrados de área, o Campo de Provas é o mais completo laboratório de testes e ensaios da Ford na América do Sul. É o domicílio dos especialistas em calibração de motores e dos engenheiros responsáveis pela calibração de suspensão, sistemas de direção e de acústica veicular. Além disso, o Campo de Provas permite a realização de avaliações de desempenho, consumo de combustível, freios, câmara fria, cabines de névoa salina, rampas com diferentes ângulos de inclinação, estradas de terra dos mais diferentes tipos e barreiras de impacto.

O Campo de Provas possui ainda uma pista "off road", especial para a avaliação de veículos com tração integral: há trechos com ondulações variadas, "facões", pedras soltas, poços de lama e áreas com areia e água, que ajudam a analisar o desempenho dos veículos. Além disso, o Campo de Provas conta com os mais modernos laboratórios de emissões e alta tecnologia em suas barreiras de impacto, onde são realizados os crash tests com os dummies, bonecos que simulam a movimentação de seres humanos durante o impacto.

No início de 2009, O Campo conta, atualmente, com cerca de 300 empregados e uma equipe de 65 engenheiros que realizam mais de 10 milhões de quilômetros de testes por ano.

Tecnologias de última geração

A barreira de impacto do Campo de Provas da Ford permite a realização parcial de testes de segurança com o mesmo nível de precisão dos feitos hoje pela empresa nos Estados Unidos. “Dummies”, bonecos de última geração que simulam o peso e densidade do ser humano, são usados para análise da fixação dos cintos de segurança nos bancos e desempenho de airbags.

Na área de testes especiais, uma das novidades é o Noise Vision, tecnologia única no mundo, patenteada pela Ford, que permite visualizar as fontes de ruído do veículo para aprimorar o conforto acústico. O equipamento tem 31 microfones, 12 câmeras e softwares que sobrepõem os registros de imagens e ruídos.

O intercâmbio permanente com os campos de provas da Ford em Lommel, na Bélgica, e Allen Park, Michigan, Arizona e Dearborn, nos Estados Unidos, garante o acesso às tecnologias mais avançadas do setor. Entre elas incluem-se softwares de aquisição de dados para CAE (Computer Aided Engineering) e o conceito Eureka, que reduz em 50% o tempo exigido nos testes de durabilidade, com a mesma quilometragem e condições de severidade.

"Promovemos um amplo programa de modernização e ampliação nos últimos anos, com investimentos em pessoal, novas pistas e equipamentos. Esse processo faz parte da evolução da engenharia brasileira, que hoje responde por um dos cinco centros de criação de veículos da Ford no mundo”, diz Nilton Monteiro.



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário