quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reflexo na moldura prata do difusor de ar lateral


Amigos, eu sou o Carlos Iwanaga e fui um dos primeiros a receber o Novo EcoSport. Comprei na pré-venda no dia 04/07/2013 e meu carro foi faturado dia 29/08/2012.

Durante os seis primeiros meses as molduras do difusor lateral do ar condicionado não me incomodavam porque rodei sem Insulfilm. 

Depois que coloquei Insulfilm estas molduras pintadas em prata brilhante refletiam diretamente nos vidros laterais atrapalhando a visão do espelho retrovisor, principalmente pela manhã e em destaque para o lado do motorista. Quando chovia então a sensação de insegurança era maior ainda.


Resolvi esta questão pintando-as de preto fosco, da mesma cor que o Difusor. Agora definitivamente não se vê mais o reflexo na cor prata que aparecia nos vidros. Claro que muitos podem não gostar e que o ideal seria mantê-las na cor original, mas caso queira reverter é só pintar de prata novamente, ou comprar novos difusores.

Segue o procedimento feito:

1- Retire os difusores do Ar Condicionado lateral erguendo-os pela parte inferior
2- Desmonte a moldura prata do difusor
3- Retire a grelha que fica nele, deixando somente a moldura
4- Lixe levemente a moldura com lixa d' água 1200
5- Limpe-as bem, tirando todo o pó
6- Pinte-as de preto fosco, usando três ou mais demãos deixando secar bem entre entre uma e outra
7- Monte-os devidamente e recoloque no painel.
8- Adeus reflexos!

Custo total: R$26,00 (Colorgin preto fosco para plástico + lixa da agua 100)





Dicas: Se tiver soprador térmico, use-o para acelerar a secagem. Caso você não tenha habilidade, peça para um pintor desmontar e fazer a pintura. Cuidado para não quebrar as garras plásticas que são frágeis, mas são fáceis de desmontar. Importante: ao usar Colorgin, mantenha a distância recomendada entre o bico e a moldura. Inicie o jato sempre fora da moldura e depois concentre nela.

Obs.: Ao contrário do que muitos pensam o reflexo aparece nos vidros e não espelho retrovisor, para ter certeza abra completamente os vidros e verás que o reflexo desaparece.
Estas molduras em cor prata brilhante vem somente nos modelos FreeStyle e Titanium, nos S e SE e são na cor cinza fosco.
Minha sugestão é que se pinte na cor Preto Fosco que fica exatamente igual ao Difusor de Ar, além do que o Preto Brilhante pode refletir um pouco também.

Painel após pintura dos difusores

Detalhe do difusor pintado de preto fosco

Reflexo após a pintura ficou bem suave


31 comentários:

  1. Respostas
    1. Carlos, deve ser por isso que esse reflexo não me incomoda.
      O para-brisa do meu EcoSport tem Insulfilm.

      Excluir
    2. Creio que ajude sim Carlos, no entanto, além de proibido prejudica muita a visão a noite e principalmente quando chove.

      Excluir
  2. Adorei!! Fiz a mesma coisa, mas como não sou tão habilidosa eu mandei pintar!! Resolve o problema!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, acabei de pegar o meu ecosport freestyle 2013/2014, coloquei insulfilm nos vidros das portas e não tive esse problema. Acho que no modelo 2014 esse prata do painel é fosco. Eu acho...rsrs

    Estou adorando o ecosport, principalmente pelos elogios que o carro recebe de todos. Definitivamente, pagamos pela beleza do carro. rsrs.
    Os pontos fracos dele são as rebarbas (ainda que discretas, cada dia eu acho uma, rsrs) e alguns grilos no painel (com apenas 500Km rodados já tem grilos no painel rsrs).
    Ademais, o carro é maravilhoso.

    Jorginho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorginho esse reflexo só aparece pela manhã e a tarde quando o sol bate direto no difusor, talvez você não tenha passado por este momento dirigindo. O painel do modelo 2014 é exatamente ao 2013, não houve nenhuma mudança no EcoSport 2014.

      Excluir
    2. Realmente Carlos, agora que eu observei com mais calma, percebi o reflexo.
      Ou seja, é sinal de que não me incomodou muito. kkk..
      Você deixar do jeito que está. É como dizia o grande poeta contemporâneo Genival Lacerda: "Já que tá dentro....deixa"...kkkk

      Acho que o grande defeito mesmo desse LINDO carro são as rebarbas (ainda que discretas, cada dia eu encontro uma, rsrs) e o excesso de plástico (os grilos já apareceram com apenas 600Km rodados). Pelo preço cobrado (R$ 61.500,00) a FORD poderia ter caprichado mais.

      Mas, de uma forma geral, estou adorando o carro. Nos demais aspectos ele é excelente. Além disso, é muito bom você ouvir elogios todos os dias do tipo: "o carro é lindo", " é o meu sonho de consumo", " é o mais bonito do Brasil"...e por aí vai....

      Desse jeito, não tem como ficar insatisfeito...kkk

      Jorginho (Bahia)

      Excluir
    3. Oxe, estou tão encantado com o carro que acabei repetindo muitas coisas do meu primeiro comentário....kkkk...foi mal aí galera...kkkk
      Coisas da paixão...kkk

      Excluir
  4. Achei um blog que fez uma matéria do novo ecosport, e entre as imagens é possível ver o detalhe do reflexo no vidro.

    Detalhe, o carro não está no sol e o vidro lateral não possui película...

    http://1.bp.blogspot.com/-lwyh1cXKs2Q/UFDfs_tHWKI/AAAAAAAAeNU/f37wfnud5LU/s1600/EcoSport+FreeStyle+2013+(7).jpg

    E pensar que antes de lançarem o carro, a ford realiza incontáveis testes... poderiam ter evitado isso em tempos!!!

    No modelo 2013/2014 o prata não é fosco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudi, muito bem observado.
      Fica complicado para a engenharia arrumar uma maneira de acabar com este reflexo.
      Mudando a cor da moldura o reflexo fica quase imperceptível, mas não desaparece e também não podemos mudar o lugar do espelho retrovisor.

      No antigo EcoSport este mesmo reflexo também existia.

      Como o painel era vertical, não era tão inclinado como o do novo EcoSport, o reflexo era mais discreto.

      Vejam a foto do reflexo no meu antigo EcoSport.

      http://imageshack.us/a/img824/6214/foto0001ed.jpg

      Da mesma forma que este reflexo nunca me incomodou nos 3 anos e meio que possui o meu antigo EcoSport, também não está incomodando no novo EcoSport.

      Excluir
    2. Rudi, você está certo, o reflexo no vidro lateral aparece também no carro sem película, pois rodei 6 meses sem e aparecia também, mas depois que coloquei o Insufilm ficou mais evidente ainda. Além da Mariana e eu tem mais um amigo que mandou pintar a moldura também, inclusive o do Sync. Esteticamente fica muito bonito o prata brilhante, mas o reflexo me incomodava.

      Excluir
  5. Realmente não fica bonito, não!!
    A minha EcoSport é a FreeStyle e o que incomoda é o reflexo na parte central prateada, em determinado horário do dia (Geralmente no sol forte de meio-dia) acontece essa incidência dos raios do sol que bate nesta parte, refletindo nos olhos do motorista. Sei de pessoas que já passaram por isso também.
    No New Fiesta a Ford resolveu isso pintando os defletores e a parte central de cinza escuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Breno concordo contigo, inclusive 4 Rodas já relatou isto no teste de longa duração do Novo EcoSport FreeStyle. Por volta do meio quando o bate forte é incontestável o reflexo, inclusive do painel como um todo. Eu vi o grafite que pintaram no New Fiesta, mas convenhamos ficou horrível todo cinza.

      Excluir
    2. Concordo Carlos!
      Eu não gostei do painel do New Fiesta todo cinza!!
      A idéia seria continuar sendo esta cor mesmo só que fosca, não com brilho. Resolveria o problema facilmente!!

      Excluir
  6. Sinceramente, acho muita frescura.
    A mim não incomoda em nada. Além do mais, a cor prata deixa o painel lindo.
    Infelizmente, o brasileiro acha defeito em tudo. Nunca o carro é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiocds,

      Também acho que a beleza que o detalhe prata oferece ao painel do carro é MUITO superior ao suposto incômodo que o mesmo proporciona com o seu reflexo no retrovisor.

      Jorginho Bahia

      Excluir
    2. A beleza é superior até o momento de trocar de faixa e não perceber um carro/moto na lateral do veículo devido ao reflexo no vidro estar encobrindo o espelho... kkkk

      aee é só tomar uma buzinada e depois xingar o brilho prata do difusor de ar... kkkk ;-)

      Excluir
    3. Kkk essa foi boa rudi kkk
      Mas, to falando serio meu rei, o reflexo nao chega a comprometer de forma perigosa a minha visibilidade. Acho que sao os meus oculos novos kkk

      Jorginho bahia

      Excluir
    4. Para dizer a verdade, só fui perceber este reflexo agora.
      Sinceramente, é frescura.

      Excluir
  7. No meu caso coloquei pelicula di-noc carbon fiber da 3M e ficou perfeito. Aproveitei e coloquei na moldura do cambio. Quando eu quiser e so decolar.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler que a partir de novembro a EcoSport TITANIUM e a Freestyle passam a vir com as saídas de ar laterais e centrais com moldura em preto brilhante. Acho que fizeram a troca em razão desse problema.

    ResponderExcluir
  9. Comprei o meu essa semana, vou retirá-lo da loja amanhã. O meu já não vio mais com o painel prata, e sim black piano. Confesso que amava o prata pois deixava as curvas do painel ainda mais evidentes, porém o black piano também ficou lindo. Se quiserem depois mando a foto pra vocês verem.

    ResponderExcluir
  10. como ou não compro esse carro? Todo lugar q vou ler, acabo me deparanco com reclamações, principalmente em termo de barulho no painel.

    ResponderExcluir
  11. Estou em dúvida se compro esse carro, pois todo lugar q vejo comentários, todo mundo ama pela beleza e todo mundo reclama pelo barulho do painel e outras coisas.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos, comprei o meu carro a 6 meses, confesso que antes de comprar relutei muito, pois todas as vezes que ia a concessionária para fechar o negócio sempre via algo esquisito no carro, como falta de cuidados na montagem ou mesmo no projeto, pois sou muito detalista. Conversando com uma colega que tem um, acabei comprando, só que, com a primeira revisão comecei a reparar como um carro de mais de R$60.000,00, pode ter tantos defeitos portas que não se alinham a carroceria, o pior é o barulho na tampa traseira, que ao tentarem resolver, a mesma ficou completamente desalinhada, e dizem que o problema é da construção do carro, vou ALERTAR aqueles que pretendem comprar, PENSEM BEM. Gostaria de saber se a ECO do Flavio tem problema de alinhamento de portas e tampa da mala. Gostaria de ser convidado pela FORD, pois vejo que convidaram o Flavio para conhecer a fábrica de motores, deve ser porque ele escreve sempre bem a favor da NOVA ECOSPORT.

    Carlos Henrique Nunes


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Henrique, boa noite!

      Por incrível que pareça o meu EcoSport não tem um único problema de desalinhamento. Tudo está muito bem montado.
      Apesar de ser um dos primeiros fabricados, pois comprei durante a pré-venda em agosto de 2012 e fui o primeiro comprador de Maceió a receber o novo EcoSport.

      Não sou somente elogios ao EcoSport.
      Todos os problemas ocorridos com o meu EcoSport estão relatados aqui no blog. O barulho na tampa do porta-malas apareceu no meu EcoSport. Nos dois primeiros EcoSport que possui isso não aconteceu.

      Eliminei definitivamente o barulho somente com lubrificação com WD-40. Até hoje o barulho não voltou. Na concessionária me falaram que vaselina em gel tem resultado ainda melhor.

      A tampa do tanque de combustível já quebrou pela terceira vez!
      Na concessionária fizerem o pedido de uma nova e segundo o mecânico trata-se de um novo modelo que não vai mais quebrar.

      Os limpadores de para-brisa eu tive que levar na concessionária três vezes para poder o problema da falha na limpeza ser solucionado.

      O sensor anti-esmagamento dos vidros teve de ser recalibrado, pois estava muito sensível. Tudo isso foi relatado aqui no blog na parte de "Revisões". Pode conferir!

      Como pode ver, meu EcoSport também apresentou problemas, mas graças a Deus eu tive sorte no que diz respeito a portas desalinhadas ou barulho interno. Esses problemas meu carro felizmente não tem.

      As portas do meu EcoSport foram tão bem montadas que até para fechar eu nem preciso bater com força. Basta um leve toque que elas fecham de primeira.

      Veja no vídeo do link abaixo:
      https://www.youtube.com/watch?v=6oBMmzubevM

      Sobre os convites que a Ford me faz eu creio que seja porque sou dono deste blog que já se aproxima dos 400.000 acessos. Quando visito a fábrica da Ford ou sou convidado para um evento sobre o EcoSport eu posso falar para os leitores do blog detalhes em primeira mão com conhecimento de quem tem já está no terceiro EcoSport.

      Mas minha história com o EcoSport não se resume ao blog. Desde 2006 que eu tenho uma comunidade sobre o EcoSport no Orkut. Foi lá que a Ford me chamou para conhecer o Campo de Provas em Tatuí. Eu e mais 14 pessoas que são fãs do EcoSport e que participavam da minha comunidade e de outras que também existiam no Orkut.

      Com a decadência do Orkut, migramos para o grupo "Eu Amo Meu Ford EcoSport" no Facebook e para este blog.

      Como fã do EcoSport eu também falo dos pontos negativos que o carro tem e agradeço a Ford por valorizar os fãs do EcoSport chamando para os eventos da marca.
      Na visita a Fábrica de Motores foram convidados jornalistas do Brasil e do exterior e 12 blogueiros dentre os quais estava eu e meu amigo John que mora em Fortaleza e é dono da Fan Page do EcoSport no Facebook.

      Grande abraço e continue sempre prestigiando o blog!

      Excluir
    2. Caro Carlos,
      Realmente o carro tem alguns vícios que poderiam ser resolvidos com um pouco de boa vontade da montadora, principalmente para um veículo que custa acima de R$ 60 mil. Minha sugestão é que você faça um mix na solução dos problemas. Todas as fabricantes de veículos têm suas deficiências na área de assistência técnica. Insistir que resolvam o problema nem sempre dá certo, pois às vezes não sabem. Eu costumo fazer por fora alguns serviços e reparos que sei não vão comprometer a garantia e que eles nem vão perceber que foi mexido. Faço isso principalmente quando levo e eles não resolvem. É o caso de ajuste de portas. Aconteceu comigo. Resolvi externamente. Problemas no limpador de para-brisa, resolvi externamente.
      Sugiro, também, que continue lendo o blog pois apresenta soluções para diversos problemas, uns na própria concessionária, outros por conta própria.

      Excluir
  13. Ficou ótimo, mas e para pintar a moldura do som ( ficaria bom? ) como se desmonta o painel do som?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, o procedimento para retirar a moldura do Sync é semelhante a retirada das saídas de ar.
      Se você não tiver prática é melhor levar na concessionária é pedir para eles retirarem.

      Aliás, eu acho que já tem para vender a modural preta ou em black piano.

      Grande abraço.

      Excluir