quarta-feira, 17 de julho de 2013

Impressões do Novo EcoSport 4WD


O leitor Maurício Albuquerque, de Recife/PE, que apresentou seu Novo EcoSport FreeStyle 2.0 4WD no Diário de Bordo EcoSport em 14/06/2013, volta para falar suas impressões na primeira viagem.

"Testando a primeira novidade do Novo EcoSport 4WD.
Finalmente terça-feira, dia 16 de julho, feriado municipal na minha cidade, tempo nublado, veículo com 1.500 km rodados, amaciado e abastecido com etanol e proporcionando 147 cavalos de potência, peguei a estrada para testar seu câmbio exclusivo manual de 6 marchas."

"O Câmbio casou perfeitamente com o motor Duratec 2.0. Com este câmbio. rapidamente chega-se a sexta marcha que fica na posição da ré do cambio normal das outras versões.  O carro sobe ladeiras sem problemas! Nada de precisar passar para outra marcha. O ronco do motor Duratec 2.0 utilizando este cambio soa como música aos meus ouvidos. Detalhe: ele utiliza em média 500 giros a menos comparando com o antigo EcoSport 4WD com câmbio de 5 marchas."

"Exemplo: Aos 2.500 rpm ele esta a 85 km. Aos 3.000 rpm ele está a 125 km e finalmente aos 3.500 rpm ele estará a 140 km. Realmente uma delicia!"



"O Novo sistema de tração do EcoSport4WD é oriundo do Escape/Kuga (veículos de categoria superior ao EcoSport). Resolvi testar a tração 4WD na praia de Pipa/RN, uma das mais belas praias do Rio Grande do Norte com suas inúmeras baias sucessivas, tornando-as praias bem separadas e que coincidentemente a Ford fez a apresentação oficial no Novo EcoSport em agosto de 2012."

"Como a maré estava no seu ponto máximo às 10:30h da manhã, quando cheguei a Pipa não pude passear pelas praias, mas aproveitei que por lá existem caminhos de terra e "mini dunas" para passear por elas verificando o novo sistema 4WD do EcoSport, totalmente, diferente do meu antigo EcoSport 4WD que utilizava um sistema ainda do século passado (oriundo do MADZA) que utilizava silicone expandido."


"Com o antigo sistema de tração quando se entrava na areia fofa tinha-se obrigatoriamente de acionar o sistema manualmente através de botão no painel, pois se não fizesse isso o tal silicone esquentava e o sistema de tração ficaria prejudicado."

"O sistema de tração do Novo EcoSport 4WD é totalmente eletrônico. Andei passeando pelas tais  mini dunas sem problemas pois o sistema eletrônico detectava a necessidade da transferência do percentual de tração das rodas dianteiras para as traseiras. Excelente o sistema."


"Até o final do mês pretendo testá-lo em praias, pois são meu habitat. Lá sim poderei vivenciar o potencial maior deste sistema 4WD idêntico ao do seu irmãozinho mais caro Kuga/Escape."

"Ainda andei em um ligeiro percurso de estrada de terra. Cerca de 5 km para ver a suspensão do Novo EcoSport 4WD. Embora o percurso tenha sido pequeno, deu para sentir bem que ela agarra mais do que anterior Eco 4WD. Suas novas barras estabilizadoras dianteira e traseira trabalham bem junto com a suspensão traseira independente acopladas ao sistema de tração eletrônica."







Veja também outra postagem com o EcoSport 4WD do Maurício Albuquerque:
Novo EcoSport FreeStyle 2.0 4WD





Nenhum comentário:

Postar um comentário