quarta-feira, 10 de julho de 2013

Amizade antiga com o EcoSport


Em novembro de 2005 comprei meu primeiro EcoSport 1.6 XLT Flex, cor Prata Geada, já como modelo 2006 e com o recém lançado motor Zetec Rocam flex de 105 cavalos.

Além do visual robusto, o EcoSport tinha virtudes que me cativaram rapidamente, como a altura elevada do solo que traz mais tranquilidade no dia-a-dia, pois não acontece mais do carro ficar arrastando o protetor de cárter nas lombadas, coisa que acontecia frequentemente com meu carro anterior.

Os pneus de perfil alto também foi outro fator de tranquilidade. São muito mais resistentes a impactos e quedas em buracos na estrada. Nunca tive um pneu deformado ou roda danificada, mas no outro carro as duas coisas aconteceram várias vezes. Arranhar a roda de liga leve na guia da calçada também acontecia muito. Com este tipo de pneu do EcoSport isso não acontece;

A posição elevada de dirigir transmite mais segurança no trânsito e também muito mais visibilidade.

O espaço interno é muito bom! Destaque para quem vai no banco traseiro que geralmente passa por aperto em outros carros compactos, mas no EcoSport viaja com tranquilidade. Os joelhos de quem senta no banco traseiro não tocam no encosto do banco da frente.



Em fevereiro de 2009, comprei meu segundo EcoSport. Desta vez foi o modelo FreeStyle 1.6 Flex, cor Prata Riviera, e com o motor de 107 cavalos.

Nesta versão a Ford lançou o sistema My Connection que possibilitava receber chamadas telefônicas no carro, mas sem comandos de voz, com uma leve mudança do visual e várias melhorias como melhor isolamento acústico, adoção de pneus de uso misto entre outros.


 
Em julho de 2012 comprei meu terceiro EcoSport através da sistema de pré-venda na campanha de lançamento do novo EcoSport Global e fui um dos primeiro a receber o carro em setembro já como modelo 2013 na versão FreeStyle, cor Branco Ártico e com o novo motor Sigma 1.6 16v Flex de 115 cavalos.




Nesta versão houve uma grande evolução em relação aos outros EcoSport que possui.
O novo EcoSport é mais robusto tanto no design quanto no comportamento dinâmico, com itens de segurança como air-bags, freios abs, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e também com sensor de estacionamento incrivelmente preciso que leva em consideração o estepe na tampa do porta-malas, novo motor Sigma 1.6 16V é mais potente, mais econômico e mais silencioso que o do antigo EcoSport e a direção elétrica é levíssima.

O interior é muito mais confortável com bancos mais envolventes e que seguram seu corpo nas curvas, além de ter um bom espaço para quem vai no banco de trás e que pode escolher o nível de inclinação do banco traseiro para um melhor conforto.

O grande destaque é o Sistema de Interatividade Sync com comandos de voz para som e telefone que possibilita receber e fazer ligações para qualquer pessoa que esteja ou não na agenda do telefone, sem precisar pegar no telefone nem tirar as mãos do volante. Podemos também escolher uma música, um cantor, um álbum, um gênero de música, tudo por comando de voz.

Estou satisfeito com o novo EcoSport. Além do belo design, ele é muito gostoso de dirigir!

11 comentários:

  1. Que maravilha Flavio! Boa retrospectiva da evolução dos seus três EcoSport.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o que eu chamo de mudança radical.kkk
    Se você mostrar essas fotos para uma pessoa que não conheça o Ecosport ele nunca vai imaginar que estamos falando do mesmo carro.

    Eu ainda não tive o prazer (talvez agora depois do novo, o "desprazer, kkk) de dirigir o modelo antigo, dessa forma, não posso opinar sobre a evolução na dirigibilidade do veículo. Porém, sobre o design, podemos afimar que, no minimo, o carro ficou, digamos, mais moderno / atual.

    Esse Flávio Lima (que postou a matéria) é um dos brasileiros que tem autoridade para falar quando o assunto é ECOSPORT.
    Eu estou adorando o meu, acho que vou seguir o mesmo caminho dele. Tornar-me um "frequentador" assíduo do modelo. rsrs

    Jorginho Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorginho, boa tarde!

      Eu acho que as pessoas mais capacitadas para opinar sobre o EcoSport são os proprietários, concorda?

      Antes de comprar o EcoSport ouvia muita gente falando mal do carro, mas nenhuma delas tinha o carro. Como pode isso?

      Eu acho o EcoSport um carro honesta para a proposta dele.

      Claro que você não pode comprar o EcoSport e achar que vai sair por aí andando de Range Rover Evoque.

      Muito obrigado pela visita ao blog e espero que continue sempre nos visitando.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. kkk
      Valeu meu rei, um abraço.

      Jorginho Bahia

      Excluir
  3. Olá, comprei o meu Eco fst modelo 2014 e estou gostando muito, porém acho que ele sacode muito quando passa em ruas com asfalto ruim ou paralelepípedo, os passageiros ficam saculejando. Isso é normal. Grato. Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, você já verificou a calibragem dos pneus do seu EcoSport?

      Cuidado, pois os pneus vem de fábrica com 40 libras.

      O correto é calibrar os pneus em 30 libras assim que tirar o carro da concessionária.

      Excluir
    2. Sim, calibrei no mesmo dia. Nunca tive carro alto, será por isso que estou estranhando?

      Excluir
    3. Pode ser isso também, Tiago!
      Para tirar a dúvida, faça um test drive em outro EcoSport para ver se ele se comporta da mesma forma que o seu.

      Certa vez eu andei em uma L200 e fiquei assustado de como era desconfortável ficar no banco traseiro. Pulava demais.

      Como eu já estou no terceiro EcoSport, eu nem sinto essa diferença.

      Excluir
  4. olá. comprei ontem uma ecosport 2007 que está muito novinha e gostei na primeira volta. Ela precisa de pneus e estou na dúvida entre os cravudos ou os de uso exclusivo no asfalto. Tenho uma chácara mas ia de golf, ou seja, não tenho problema algum em andar naquela estrada com carro baixo e pneu de asfalto. meu uso é 90% em asfalto. As dívidas são: 1) claro que o pneu cravudo, com aquela aparencia off road fica mto melhor esteticamente, porem, qual dos dois apresenta melhor durabilidade (quilometragem)? 2) já me disseram que o pneu para asfalto não faz aquele barulhão na rodovia, bem como o pneu cravudo é muito ruim na chuva, isto é fato? 3) o carro ganha em consumo e conforto com pneus para asfalto? e por falar em consumo, qual é a média da ecosport 1.6 com alcool? - agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, boa tarde!

      De fato os pneus de uso misto realmente deixam o carro muito mais bonito esteticamente.

      Eles também são um pouco mais barulhentos no asfalto que os convencionais. Mas não é nada gritante. Tanto que eu nem chego a perceber, pois sempre ando com o som do carro ligado.

      Como aqui no Nordeste chove pouco, não tenho como dizer se o pneu de uso misto é muito diferente do tradicional quando viajamos na chuva.

      A durabilidade do pneu tradicional realmente é maior, mas a diferença não é tão grande.

      Quanto ao consumo com etanol, infelizmente até hoje eu nunca abasteci meu carro com etanol. Aqui o litro custa R$2,39. Totalmente inviável. Estou abastecendo com gasolina a R$2,85.

      Abraços

      Excluir
  5. Posso usar pneus 205 "75" 15 no meu Ecosporte 2006/07?

    ResponderExcluir