sexta-feira, 14 de junho de 2013

Novo EcoSport FreeStyle 2.0 4WD


Amigos leitores de Diário de Bordo EcoSport, gostaria de apresentar o Maurício Albuquerque, proprietário de um Novo EcoSport 4WD, que mora em Recife/PE.
Conheço o Maurício virtualmente desde 2004 nos fóruns automotivos e em 2012 tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente através de uma iniciativa da Ford de levar 15 fãs do EcoSport para conhecer o Campo de Provas da Ford em Tatuí, conforme registrado nas fotos abaixo. (O Maurício está marcado com a seta vermelha).






Segue o texto elaborado pelo Maurício e algumas fotos do Novo EcoSport 4WD. Muitas fotos são da parte de baixo do carro, pois é lá onde está a principal diferença ente o EcoSport 4WD e as outras versões.


"Desde que o EcoSport 4WD foi lançado em 2004 com sua cor amarela marcante, esta configuração me chamou atenção.
Quando tive meu primeiro EcoSport XLT EM 2008, só não comprei na versão 4WD devido a grande diferença de valor na época.

Mas quando foi lançada linha 2010/2011 com desconto de R$3.000 imediatamente envidei todos os esforços e após uma odisseia de 111 dias recebi o meu tão esperado EcoSport XLT 2.0 4WD
Foi um "casamento" perfeito! Meu perfil de utilização x potencial do Veiculo. 

Com ele rodei os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, estive desbravando praias no litoral Gaúcho, inclusive na maior praia do mundo, Praia do Cassino, com 150 km extensão. 

Realmente o EcoSport 4WD me motivou a repetir a compra do Novo EcoSport FreeStyle 2.0 4WD, com tração eletrônica mais sofisticada embora tenha jeitão menos "rebelde"do que o antigo EcoSport 4WD, mas o mercado exigiu isto e como Ford tinha um projeto de carro Global, assim foi feito. 

Gostei muito do novo cambio manual de 6 (seis) marchas que equipa esta configuração Novo EcoSport 4WD. 
Fica melhor de tocar o veículo, embora só tenha rodado 300km (estou com ele há uma semana). Mas ate final mês pretendo dar um passeio pelas praias e sentir a nova tração comandada eletronicamente oriunda do Ford Escape.

Faço ressalva a atitude da Ford, brincando digo sempre que atendendo a conselhos básicos, pois assim que vi veiculo pela primeira vez no Campo de Provas de Tatuí em janeiro de 2012, comecei a escrever nos diversos blogs que a Ford deveria retirar esta configuração 4WD, da versão mais cara como era anteriormente, e colocar numa versão intermediária.

Escrevi diversas vezes que o comprador deste tipo de configuração estaria mais interessado nas novidades e diferenças mecânicas dela em relação às versões 4x2. Portanto nada de perfumarias como botão de partida sem chave, piloto automático, enfim coisas que aumentam custo.
A Ford fez isto! Rebaixou o EcoSport 4WD para versão FreeStyle, a mais vendida. No dia 20 de maio eu vi num site de uma revenda Ford que havia em todo Brasil 345 unidade pedidas e com sinal pré-pago do Novo EcoSport 4WD. 

Aqui mesmo no nosso micro universo de leitores do blog, teremos até final do mês 3 unidades nesta configuração. Lembrando que passei 3 anos em diversos blogs dedicados ao EcoSport como um lobo solitário sem nenhuma companhia do EcoSport 4WD.

Aqui em Recife só tinha um EcoSport 4WD branco que era o meu. Cansei de responder na revenda ou abastecendo no posto, perguntas sobre esta desconhecida versão como se fosse um ET. 
Espero que agora Ford resolva investir em um mínimo de informação sobre esta configuração 4WD, embora fique desconfiado, pois o veículo foi lançado oficialmente em evento para a imprensa dia 04 de dezembro de 2012.

No entanto, aguardei quase 120 dias em uma revenda de Recife com um pré-pedido e quando vi que não tinha uma luz no fim do túnel, graças ao amigo Carlos Iwanaga, que é colaborador deste blog, me indicou a revenda Navesa de são Paulo! Comprei, recebi e estou rodando nele.

Em breve, quando fizer minha primeira viagem neste Novo EcoSport 4WD, postarei mais impressões".






















19 comentários:

  1. Excelente reportagem e fotos sobre o EcoSport 4WD. Pela eletrônica embarcada, mecânica extra e motorização o custo em relação ao modelo 1.6 16V FreeStyle é razoável. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o meu ecosport 4WD há 4 anos. Também não entendo porque a ford não faz mais publicidade sobre o mesmo. Dirijo em areia de praia com bastante tranquilidade. Quando passo as pessoas ficam olhando, pois pensam que é um 4x2.Até o momento estou bastante satisfeito. claudio-af@ig.com.br

      Excluir
  2. Ficou perfeito o enfoque sobre esta CONFIGURAÇÃO 4WD qual por culpa da FORD ainda e tão desconhecida do público.
    (Lembrando que Reanult em todas suas revendas sempre tem um DUSTER 4WD, para TESTDRIVE.
    Se a FORD tomasse esta simples providencia uma unidade 4Wd em cada capital ou cidade populosa suas vendas no mínimo triplicariam rs rs (básico)

    ResponderExcluir
  3. Realmente grande esse protetor do cárter. Praticamente não se vê nada do motor por baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o protetor de cárter original do Novo EcoSport.
      Detalhe: ele não é de aço, é de PVC rígido.

      Excluir
    2. Percebi isso pois o que está instalado no meu novo eco protege somente o centro do motor.

      Excluir
  4. vlw básico mauricio... nosso segmento estava carente de informacoes e fotos.

    ResponderExcluir
  5. Ola Amigos boa tarde !!! Estou prestes a Comprar minha primeiro ecosport e estou em duvidas entre a EFA e a EWA( 4wd ) a diferença não e tão grande assim, mais gostaria de saber se alguem sabe me dizer do consumo do motor 2.o no Alcool e na Gasolina . Fico no aguardo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4wd com 2500 km rodados em menos de um mês de uso. Consigo 9.2 na cidade. 10.3na estrada ( já botei 12km/l, mas andando a 93 km/h em média). Sempre gasolina e ar ligado. Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Sou fã do eco sport! quando comprei não sabia se tinha a versão 4wd. por sempre andar em estrada de terra e grandes aclive e terra solta, tenho necessidade de um carro com mais um pouco de tração inclusive traseira! fui a única concessionária Ford de palmas -TO. ninguém sabia dar informações, os mecânicos nunca tinham visto tal configuração. Até que veio um funcionário e falou isso é bucha, ninguém compra, é casamento, mudei de ideia e fiquei o freestyli. Agora estou querendo trocar e estou muito indeciso entre o 4wd ou powershift. Se a Ford fizesse o automático com tração 4wd compraria está versão sem duvidas.
    Quem tem essas duas versões me ajudem por favor! ou se alguém tem alguma noticia sobre esta configuração pode escrever por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, bom dia!

      Se você precisa de tração nas quatro rodas, certamente a versão automática PowerShift não vai resolver seu problema, pois ela tem somente tração dianteira.

      Falei com o amigo Maurício Albuquerque, dono do EcoSport 4WD desta matéria para dar uma ajuda a você aqui mesmo.

      Sobre o total desconhecimento dos funcionários da concessionária Ford de Palma-TO sobre o EcoSport 4WD, acho isso inadmissível e lamentável.

      O EcoSport 4WD é um excelente produto. A prova disso é que o nosso amigo Maurício já está no segundo EcoSport 4WD. Se não gostasse, certamente ele não teria trocado o modelo antigo 4WD pelo novo EcoSport 4WD, concorda?

      Mais uma coisa: qual a credibilidade que esse funcionário da concessionária tem para falar sobre o EcoSport 4WD se ele sequer tinha conhecimento da existência do EcoSport 4WD?

      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
    2. 4wd é muito bom. É apenas a melhor ecosport, em razão da suspensão independente traseira. Se tivesse 200 mil reais para comprar um carro, iria com ela novamente, pois casa com o meu estilo de vida. Muita praia! Gosto de surfar.

      Excluir
  7. Pois e RODRIGO o desconhecimento do veiculo por parte da rede FORD e geral culpa da MONTADORA que no anteior o colocou com TOP de Linha 9 a mais cara das versões) tive uma durante 3 anos rodei 55.000kms.nel
    Agora FORD "RECLASSIFICOU " a configuração 4WD, para versão FREESTYLE.<<..Colocou nela um moderno sistema eletrônico de TRAÇÃO 4WD retirada do ESCAPE GUGA que eu uma especide de NOVOECO em ciima da carroceria do FOCUS
    fora isto colocou um cambio de 6 marchs tornando-o mais econômico(frente o anterior). o meu atual ESTÁ COM 3.000KMS rodados dois meses de utilização, tenho feitoTRILHAS LEVES com ele na AREIA FOFA /PRAIAS ele clao e bem superior nestas ocasiões do que 4x2. Agora tem uma coisa se realmente a REVENDA de sua região PALMAS confessa nunca ter visto ou vendido uma realmente e coisa para se pensar. AQUI EM RECIFE temos duas revndas FORD bandeiras diferentes, fiz serviços mecânicos nas duas no antigo ECO 4WD ,sem problemas tudo na GARANTIA e troca embreagem sem usar garantia. Portanto cabe a você se "ARRISCAR' A TER UM VEICULO CUJA revenda infelizmente DIZ NAO TER COMPETENCIA PARA EVENTUALMENTE atende-lo realmente deprimente. . Boa sorte.qualquer duvida mais especifica pode perguntar pois com 3 anos NO ECO 4WD e agora dois meses no no NOVOECO já tnho umbom KNOWHOW no veiculo. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô prestes a comprar um nova eco 4wd? Meu uso: 50% cidade, 45% estrada e 5 % de areia de praia ou terrão. Acha que esse carro me atenderá perfeitamente? Abs

      Excluir
  8. Rodrigo, Bom dia.

    Os comentários dos colegas já foram bem esclarecedores. Passei pela mesma situação que você. Sempre quis o 4WD mas a própria concessionária da minha cidade nunca tinha feito assistência técnica em um. Comprei três 4x2 até me decidir pela compra do 4x4. Foi a melhor compra que fiz. O sistema de tração não requer manutenção. Ela só é feita nos itens gerais do carro - motor, suspensão, câmbio, etc., que são iguais aos outros 2.0; NÃO TENHA MEDO de adquirir a versão 4x4. Vale a pena. Deixe os "funcionários" da CSS babarem quando você mostrar esta versão exclusiva. Visite o EcoSport Club e veja mais depoimentos sobre o carro.

    Att.

    Josimar Medeiros.

    ResponderExcluir
  9. O único problema é que se o control trac II der problema e tiver que substituir igual ocorreu com a minha eco 4wd essa brincadeira não sai por menos de 10 mil e se não substituir não tem como usar a tração traseira. PONTO NEGATIVO para a eco 4wd e é extremamente dificil de encontrar essa peça fora da autorizada não recomendo ECOSPORT 4WD. Vou vender a minha insatisfação total com a ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ewerton, mas o EcoSport tem 3 anos de garantia total.
      A Ford vai arcar totalmente com o custo de reparo enquanto o carro estiver no prazo de garantia.

      Você não arcou com nenhum custo, não é?
      Seu receio é de o mesmo problema acontecer depois que a garantia acabar?

      Excluir
  10. Gostaria de saber a resposta do Ewerton ao questionamento do Flávio.

    Bom, manutenção no sistema 4wd, que eu saiba, só o óleo do diferencial, com 100 mil km.

    Comprei o meu em setembro, ando as areias fofas da praia grande e da praia do peró. Já atolei algumas vezes na praia grande (arraial do cabo) pois tem areia muito fofas e, dependendo de onde ou como você para, é foda sair.

    Anteontem, subi a serra de parati para cunha, naquilo que foi o momento mais off road da minha vida. E a ecosport passou bem rápida, andando junto de uma L 200. Mas quando eu acelerava mesmo, a L 200 FICAVA PARA TRÁS.

    ResponderExcluir
  11. E olha que eu nem precisei apertar o botão do 4 wd. Mesmo com as subidas enlameadas. Mas, uma vez só, que apertei para ver a diferença, ela se jogou muito mais pra frente.

    ResponderExcluir