quinta-feira, 20 de junho de 2013

Direção Elétrica do Novo EcoSport


Os dois EcoSport que possui (modelo 2006 e modelo 2009) contavam com sistema de assistência hidráulica e ao fazer manobras para estacionar eu sempre tomava o cuidado de não esterçar o volante até o final, pois muita gente fala que este hábito pode provocar danos ao sistema de assistência hidráulica.

Este hábito também foi mantido depois que comprei o Novo EcoSport 2013,  que agora conta com direção com assistência elétrica, pois eu não sabia se a recomendação da direção hidráulica também se aplicava na direção elétrica.

Alguns leitores tem enviado perguntas ao blog sobre a possibilidade de poder esterçar até o final a direção elétrica do Novo EcoSport e diante da dúvida eu resolvi encaminhar a pergunta para a equipe de engenharia da Ford que desenvolveu o Novo EcoSport Global.

A resposta foi a seguinte:

"Diferentemente do que temos nos veículos com assistência hidráulica, para o sistema de direção elétrico do Novo Ecosport, não há nenhuma preocupação especial com o final de curso da direção."

"Ao identificar que encontra-se nessa condição, o sistema automaticamente diminui o nível de assistência até um nível mínimo, com o intuito de evitar qualquer tipo de sobre-carga ou aquecimento no motor elétrico."

"Outras vantagens do sistema elétrico, comparativamente ao hidráulico: economia de combustível (aproximadamente 3%, dependendo da motorização); compensação automática de deriva de direção (pull-drift); amortecimento de vibrações no volante (anti-nibble); auxílio de retornabilidade de direção; entre outros."


O sistema elétrico de direção do Novo EcoSport também equipa o New Fiesta.
O vídeo abaixo traz uma explicação detalhada dos recursos e vantagens da direção elétrica que equipa todas as versões do novo EcoSport.


Agora podemos ficar mais tranquilos quando fazemos manobras ao estacionar o carro e desfrutar da incrível leveza da direção elétrica do Novo EcoSport.




11 comentários:

  1. Flavio,
    Parabéns pelo blog! Estou na expectativa de vc. relatar suas impressões sobre o Ecosport... pois tô numa dúvida danada sobre o 4wd ou 4x2.
    Abç.,
    Nei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nei, boa tarde!
      Seja muito bem vindo ao blog.

      As minhas impressões foram publicadas nas postagens dos links abaixo:

      http://www.diariodebordoecosport.com/2012/10/novo-ecosport-16-freestyle-2013.html

      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/02/ecosport-no-feriadao-de-carnaval.html

      Qualquer dúvida pode perguntar.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Valeu Flavio.... obrigado pela resposta e pelos links!
    Eu acabei confundindo qdo vi as fotos da 4wd no Blog...
    Legal que está gostando da Eco. e suas impressões foram de muita valia para mim, principalmente sobre o consumo, freios e controle de estabilidade.
    Já fiz meu cadastro lá no fórum...falta agora escolher uma Eco e chorar um pouco no preço...
    Valeu, vou continuar acompanhando seus posts,
    Um abraço
    Nei - Araçatuba/SP

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, realmente a direção elétrica é um paraíso. Mas, alerto para o seguinte. os meus pneus retêm muitas pedrinhas nas linhas de tração, o que provoca um barulho andando no asfalto em baixa velocidade. Em alta, o barulho desaparece. Um dia andei em área rural, ao tocar o asfalto ouvi um barulho como fossem as pedrinas nos pneus, que logo desapareceram à medida que aumentei a velocidade. Quando cheguei em casa, vi que o pneu estava quase totalmente vazio. Havia dois furos e não percebi. Rodei cerca de 7 km e não senti o carro puxar nem a direção dura. Depois, rodei mais uns dois km até o borracheiro e o a direção continua leve. Então, cuidado, pois acho que a direção elétrica não deixa perceber as avarias nos pneus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos, como o Eco tem direção elétrica igual do New Fiesta, tenho uma dúvida. O Eco apresenta a mesma sensação de vibração no volante quando estamos fazendo manobra de estacionamento?
      Abraços,
      Marcos

      Excluir
    2. Bom dia, Marcos!

      Durante manobras no estacionamento não deve haver nenhuma vibração no volante.
      No meu EcoSport eu nunca senti nenhum vibração por mais insignificante que fosse.

      Em caso de dúvida peça para fazer um test drive em um carro igual ao seu para ver se existe a mesma vibração.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Boa tarde. Comprei minha primeira Ecosport Freestyle 2013 nesse último sábado. Ela é incrível. Porém notei só agora que a direção faz uns estalos leves quando faço curvas para a esquerda em movimento (manobrando parado não). Os amigos poderiam me ajudar com mais informações?

    ResponderExcluir
  5. Pessoal queria saber se é verdade , tenho uma ecosport 2013 e o pessoal me avisou que o motor da direção fica logo na parte de baixo do motor. E fica susetivel a queimar se passar por água . Essa informação realmente procede ?

    ResponderExcluir
  6. Não, o motor fica localizado dentro do veículo junto a coluna de direção.

    ResponderExcluir
  7. O que me dizem do ecosport com câmbio automático. Ano 2015

    ResponderExcluir
  8. O que me dizem do ecosport com câmbio automático. Ano 2015

    ResponderExcluir