quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Navegador GPS Waze no Sync


Feliz Ano Novo a todos os leitores do Diário de Bordo Novo EcoSport!

Ontem fiz mais uns testes usando o navegador GPS Waze. Desta vez deixei o telefone conectado pela entrada USB do Sync. Nesta conexão a bateria do telefone fica carregando enquanto nós podemos escutar as músicas que estão na memória do telefone.
E assim eu fiz! Deixei tocando as músicas que estavam na memória do telefone.


A grande diferença é que quando você está escutando as músicas pelo pendrive na hora que o Waze fala as instruções de rota a música é interrompida e quando acabam as instruções a música volta. Mas no teste de ontem com o telefone conectado pela USB e escutando as músicas da memória do telefone, na hora que o Waze fala as instruções A MÚSICA NÃO É INTERROMPIDA! O volume baixa um pouco enquanto o Waze fala. Depois que acabam as instruções de rota o volume volta ao nível normal. Achei muito interessante!

Eu acho que a configuração ideal para pequenos percursos é deixar o telefone livre no carro e ouvindo as músicas através de um pendrive via USB.
Em viagens longas é interessante deixar o telefone conectado na tomada 12V ao lado da USB. Basta comprar um adaptador que transforma a tomada 12V em USB e assim o telefone fica carregando durante a viagem e você fica com a USB do Sync sendo usada pelo pendrive que está com suas músicas.
Mas se todas as suas músicas já estão armazenadas na memória do seu telefone, então basta conectar o telefone na USB do Sync. Assim você escuta as músicas que estão na memória do telefone enquanto a bateria também é carregada.

Sobre a qualidade do som: se o telefone estiver conectado pela USB, a qualidade é a mesma do pendrive. Mas se você escutar através do Bluetooth Áudio, notei que o volume é um pouco mais baixo.

Gente esse Waze dá um banho nos outros navegadores. Vejam a instrução que eu recebi ontem do Waze quando eu me dirigia para uma praia do litoral norte de Maceió: "Dirija com cuidado. Acidente reportado a 500 metros." Mais a frente, outra notificação. O Waze fala de mais uma ocorrência: "Cuidado, veículo parado no acostamento a 300m".


O legal do Waze é que além de ser um navegador GPS ele também é uma rede social e é gratuito. Todos os usuários do Waze ao passar por um acidente, podem com um simples toque na tela no negador informar um acidente na estrada e assim todos os usuários do Waze serão notificados.

Além disso, qualquer erro no mapa pode ser notificado para que os administradores possam fazer a correção. Você também pode acessar o site do Waze para web e fazer a correção.
O número da minha casa, por exemplo estava em uma lugar diferente na minha rua.  Acessei a página do Waze, fiz meu login e acertei a numeração da minha rua. Agora quando eu faço a rota para minha casa, ao chegar no portão de casa o Waze diz: "Você chegou ao seu destino".

Veja também: Sync com navegador GPS e Pareamento do celular com o Sync





25 comentários:

  1. Olá Flávio,

    Sinceramente, eu esperava mais do recurso Sync quando anunciaram a nova Ecoport, pois sistemas de conexão entre celular e carro, existem fazem bastante tempo, nos veículos nacionais, como todos da Fiat, por exemplo, mesmo nas versões populares. Seria diferente se o Sync da Eco fosse igual ao Sync do Edge ou o sistema TechRoad do concorrente Duster, ambos com uma bela tela 7" de GPS e mapa nativo.

    Enfim, não entendo muito a emoção das propagandas, anúncios e novos usuários do sistema Sync da Eco... Mas enfim, melhor que nada, como na versão atual.

    A solução com o programa Wave, conforme tua sugestão, parece sim ser bastante interessante, pois além do GPS, agrega mais funcionalidades ao Sync Eco.

    Porém, seguem minhas dúvidas:
    (1) O Mapa não é nativo correto? É necessário conexão 3G o tempo todo! E isto é péssimo para quem viajar por estradas ou interior.
    (2) A imagem do blog, com a tela do Sync colorida, aparecendo um mapa, está correta? A tela do Sync pode receber cores, imagens, mapas? Sincronizar com a tela do celular ou receber via USB o mapa do Wave do celular?
    (3) Teus testes foram apenas com o iphone ou também com algum outro aparelho com android?

    Abraço,

    Luís Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luíz Claudio, bom dia!

      Realmente o Waze necessita de uma conexão 3G porque além de navegador GPS ele é uma rede social.
      Eu ainda vou fazer um teste viajando para cidades onde não existe cobertura da rede 3G.

      Sobre a tela do Sync com mapas coloridos, na realidade a tela da foto não é do Sync. É do meu iPhone que está colocado na frente da tela do Sync.

      No link abaixo tem um video que eu fiz:
      http://www.diariodebordonovoecosport.blogspot.com.br/2012/12/sync-com-navegador-gps.html

      Sobre os testes, eu usei apenas o iPhone 4.

      Excluir
    2. Amigos. Não existe a necessidade de conexão com a operadora do celular para que o waze funcione. A dica é colocar o percurso enquanto tiver rede. O waze memoriza ov trajeto e depois navega offline. Já viajei sem sinal de operadora e o waze funcionou normalmente, sem apenas as informações de trânsito.

      Excluir
  2. Ola Flavio

    Estive pesquisando e achei esta central multimidia para a nova Eco http://blecaute.com/produto/CENTRAL-MULTIMIDIA-NOVA-ECOSPORT-2012.html, voce conhece o produto?
    Mandei uma pergunta para a loja para saber sobre a integração com o sync.

    Abraço
    Julio

    ResponderExcluir
  3. Olá Flávio,

    Qual a versão do aplicativo Waze que vc utilizou, pois baixe o aplicativo e a versão instalada foi a 3.5.1.4 e nesta não é apresentada a opção de bluetooth, na opção de configuração do som.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão do meu Waze é 3.5.1.0 baixado através da App Store para iPhone.

      Excluir
  4. Boa noite Flávio.
    Meu nome e Hygor e gostaria de saber quando irão fazer o teste do waze no sistema Android e publicar ?
    Pois tenho 1 Samsung galaxy S DUOS e n consigo conectar ele para reproduzir as informações do waze no Bluetooth.
    E se n der para ele reproduzir vc pode informar algum outro navegador q execute a mesma função de reproduzir junto au bluetooth no novo EcoSport.
    Obg.
    E aguardo sua resposta.
    1 abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Vou pegar emprestado um celular com sistema operacional Android para fazer os testes de conexão com o Sync e assim que conseguir eu posto aqui.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Flávio e possível efetuar o teste no "Samsung Galaxy S Duos GT-S7562L"
      Agradeço muito sua ajuda.
      E tem algum outro App q execute a mesma função q o waze ?
      Tenha um ótimo final de semana.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Bom dia!

      Um amigo tem um Samsung Galaxy S3 e me passou as configurações necessárias para o Waze reproduzir as instruções das rotas nos alto-falantes do carro.

      - Depois de fazer o pareamento do telefone com o Sync, procure no Bluetooth do Galaxy S3 por "Dispositivos pareados" e você vai encontrar o Sync pareado. Clique nele e você verá que na seção "perfis" existem 2 opções de Áudio (Chamada e Multimídia), que precisam estar selecionadas.
      - Na configuração do Som do Aplicativo Waze, NÃO selecionar a opção "Sempre usar o Viva-voz".

      No sistema operacional Android, para ouvir as instruções de rota do waze nos auto-falantes do carro é necessário apertar o botão AUX no painel do Sync até selecionar o dispositivo Bluetooth áudio.

      Neste caso, se você quiser ficar ouvindo músicas ao mesmo tempo que escuta as instruções do Waze, você terá que armazenar as músicas na memória do seu telefone e ouvir as músicas através do Bluetooth.

      Faça e teste e volte aqui para dizer se funcionou!

      Mais detalhes no link abaixo:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2012/12/sync-com-navegador-gps.html

      Grande abraço!

      Excluir
    5. Por favor!!!! Acho q meu sync está com problemas! Quando utilizo o waze e o waze me diz pra qual direção ou rua devo seguir, automaticamente o sync inicia uma chamada telefônica via Bluetooth, onde o número discado é o meu próprio número do iphone!!!!!

      Excluir
    6. scrotmen passos, bom dia!

      O meu também faz exatamente isso. Não é problema no Sync.
      Trata-se de uma chamada Bluetooth que possibilita você ouvir as instruções do Sync mesmo quando está ouvindo uma música.
      A música é interrompida e o áudio do Sync é executado graças a essa chamada de áudio Bluetooth.
      Não se preocupe que essa chamada não é tarifada!

      Grande abraço.

      Excluir
  5. comprei meu eco em um leilão da fabrica da ford e eles retiram o cartão/ aplicativo do GPS alguem sabe como comprar este sistema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgard, boa tarde!

      Creio que você está enganado, pois não existe nenhuma versão do novo EcoSport que venha com GPS instalado de fábrica.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Flavio
    na realidade é o meu sync que veio sem nenhum aplicativo
    é assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgard, bom dia!

      O Sync não vem com nenhum aplicativo instalado e também não é possível instalar aplicativos nele.
      A única função do Sync é fazer chamadas por comandos de voz e executar músicas que estão no pendrive por comandos de voz.
      Se o seu está fazendo isso, está tudo certo.

      Você não está confundindo com o My Link da Chevrolet que vem com os aplicativos de GPS e TuneIn instalados?

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Flavio

    bom dia

    é porque o meu não está como a foto mostrada no inicio da materia

    voce tem alguma foto do catalisador / escapamento da eco?
    o meu parece estar quebrado

    edgard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgard, bom dia!

      Na foto do início da matéria tem um GPS na tela do Sync porque eu coloquei meu iPhone na frente da tela.
      Super simples.
      Basta instalar o aplicativo Waze no celular, executar e então colocar o celular na frente da tela do Sync. Cabe certinho!

      Quanto a foto do escapamento e catalisador, quando fiz o rodízio dos pneus do meu EcoSport aproveitei de tirei várias fotos da parte de baixo.

      Veja no link abaixo:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/08/primeiro-rodizio-dos-pneus.html

      Grande abraço!

      Excluir
  8. flavio

    bom dia

    desculpe estar pedindo sua assessoria toda hora mas a mais ou menos 1 semana para cá meu eco que tem 8.300km começou a apresentar um barulho na suspensão , parece que o coxim está com problema
    tive um eco 2007 antes e com +-30.000 kms apresentou o mesmo problema

    existe em outras eco o mesmo problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgard, bom dia!

      Se o barulho for na suspensão dianteira, isso tem ocorrido com vários EcoSport.
      Na maioria dos casos o barulho ocorria em terrenos irregulares ou quando o carro passa por cima de uma quebra-molas, por exemplo.

      A concessionária resolveu removendo as molas da suspensão dianteira, revestindo-as com uma mangueira plásticas e instalando novamente.

      Isso é para evitar o atrito de ferro com ferro.
      Veja se o problema do seu EcoSport é este.

      Grande abraço.

      Excluir
  9. Senhores! Alguém já teve problema com a bateria da Ecosport Titanium Plus? já fiz a troca da minha bateria, mas ainda apresenta no painel que "sua bateria está fraca".
    Poderiam me ajudar? por favor.
    Tiago - tiagosp@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tiago!
      Várias pessoas já tiveram este problema.
      Publicamos no blog uma matéria sobre isso.

      http://www.diariodebordoecosport.com/2014/08/problema-na-bateria-do-novo-ecosport.html

      Grande abraço!

      Excluir