quinta-feira, 19 de julho de 2012

Novo EcoSport

Ford Camaçari: Fábrica recebeu novos investimentos
e já produz o Novo EcoSport Global

 
A fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, já iniciou a produção do Novo EcoSport. A unidade do Nordeste brasileiro recebeu novos investimentos e foi transformada para a produção no Brasil do utilitário esportivo global, seguindo o padrão de qualidade adotado no mundo. A nova fase da fábrica incluiu a aquisição de equipamentos de última geração para o aumento da capacidade instalada, além da remodelação da linha de montagem e treinamento dos profissionais da produção.
O vídeo mostrado abaixo apresenta uma das novidades: o avançado setor de prensas totalmente automatizadas, capazes de operar com o dobro da velocidade anterior. Foram agrupadas quatro linhas de prensas com capacidade de 1.000 a 2.500 toneladas, já em plena operação. 



Conforme mostram as imagens, a nova estamparia produz tetos, portas ou laterais do carro ao ritmo de 15 peças estampadas por minuto, a partir de uma folha de aço plano introduzida no início da máquina. O tamanho da instalação impressiona. Somente o equipamento ocupa uma área de 900 metros quadrados e tem uma altura que chega a 11,5 metros. A área total do prédio onde ele está instalado é de 2.600 metros quadrados.
"Essa linha de prensas é um diferencial para o Novo EcoSport: traz alta qualidade, velocidade de produção e rapidez na troca de ferramentas, que é feita em apenas 6 minutos, em relação aos 20 minutos tradicionais", diz Adão Aldo Morgan, gerente de Engenharia de Manufatura da fábrica.
A modernidade do equipamento também é vista do ponto de vista da sustentabilidade: ela reduz ao mínimo o uso de óleo de estampagem para lubrificar as peças. Provida de um dispositivo hidráulico inteligente de repuxo, permite o ajuste e regulagem durante toda a fase de estampagem. "Isso se traduz em eficiência e qualidade", completa Wladimir Cardoso, gerente da Estamparia.
  

Fábrica moderna
A fábrica de Camaçari será a primeira do mundo a produzir o Novo EcoSport. Posteriormente, a nova geração global do EcoSport será produzida também na China, na Índia e na Tailândia. Os países da América do Sul serão também os primeiros entre mais de 100 mercados onde o modelo será vendido.
           Além do seu desenvolvimento local, a produção do modelo representa um passo adicional no aprimoramento da fábrica, com a adoção de parâmetros comuns em relação aos demais países fabricantes. Hoje, a unidade da Ford em Camaçari é considerada uma das mais modernas do mundo, com 28 fornecedores reunidos no mesmo prédio. Além da nova estamparia, ela conta com linha de soldagem da carroceria 100% automatizada, pintura feita à base de água e montagem final monitorada por câmeras digitais, também mostradas no vídeo.
 
 
Reciclabilidade
Cem por cento dos resíduos metálicos gerados na operação são reciclados. Um sistema de esteira instalado no subsolo das linhas coleta todas as sobras de material do processo. Esses retalhos são prensados e levados para usinas, onde se transformam em aço novamente. Em pouco mais de 10 anos de operação, o Complexo Industrial Ford Nordeste já produziu mais de 2 milhões de veículos. Além do Novo EcoSport, ele continua produzindo os modelos Fiesta RoCam Hatch e Sedan, que também se beneficiam das inovações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário