sábado, 8 de março de 2014

Consumo do Novo Ford EcoSport



O Novo Ford EcoSport é o utilitário esportivo compacto líder em economia de combustível em suas duas opções de motores – 1.6 e 2.0 Flex – no ranking do INMETRO/CONPET atualizado com veículos ano 2014. O SUV global da Ford oferece o menor consumo entre os carros de mesma cilindrada, com padrão A de eficiência nas versões 1.6 e 2.0 Automático.

Formado por 32 modelos de sete marcas, esse segmento chama a atenção por ter quase metade dos participantes (15 veículos) classificados com padrão de consumo C, D ou E, o que evidencia o avanço do SUV de nova geração da Ford.

O refinamento dos conjuntos de motor e transmissão e o projeto apurado de carroceria, com otimização do peso e da eficiência aerodinâmica, são fatores que contribuem para isso. A direção elétrica é outro diferencial que, além de tornar as respostas mais precisas e agradáveis, ajuda a economizar combustível.

O EcoSport 1.6 faz 7,0/8,4 km/l com etanol e 10,2/12,2 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada. Seu motor da família Sigma, com 16 válvulas, tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio para redução adicional de peso.

Veja tabela de consumo de todas as versões do Novo EcoSport no link - http://www.diariodebordoecosport.com/2013/08/novo-ecosport-tem-consumo-aferido-pelo.html

Dupla embreagem


O Novo EcoSport 2.0 Automático vem com transmissão sequencial PowerShift, a única da categoria com seis marchas e sistema de dupla embreagem. Junto com o motor Duratec 2.0 16V de alumínio, que gera 147/141 cv com etanol e gasolina, ela é responsável pela eficiência que garante padrão A de economia. O modelo faz 6,7/8,0 km/l com etanol e 9,7/11,8 km/l com gasolina, na cidade e estrada – consumo menor que o de concorrentes com motor 1.6 e câmbio manual.

“Tradicionalmente, os veículos automáticos têm um consumo de combustível bem maior que os manuais. Este era um preço que se pagava pelo conforto”, diz Celso Ribeiro, gerente de Engenharia de Energia Veicular da Ford.  “A transmissão PowerShift  mudou isso no EcoSport. Combinando a evolução das seis marchas e o sistema de dupla embreagem, ela resultou em uma aplicação mais econômica que a versão manual, com uma calibração apurada que privilegia a eficiência e realiza as trocas no momento ideal."



Veja tabela de consumo de todas as versões do Novo EcoSport:
http://www.diariodebordoecosport.com/2013/08/novo-ecosport-tem-consumo-aferido-pelo.html

Fora de estrada


Na categoria fora de estrada, o EcoSport 4WD também tem o motor 2.0 Flex mais econômico, classificado com padrão A. Seu consumo é de 6,2/7,4 km/l com etanol e 9,1/10,9 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada. Essa categoria conta com 45 modelos de nove marcas, sendo que a maioria (28) está enquadrada nos padrões de consumo C, D ou E.


Nesse caso, a eficiência do motor do EcoSport se junta ao sistema de tração inteligente 4WD, que distribui a tração no eixo dianteiro e traseiro de acordo com as solicitações de rodagem para garantir uma rodagem segura com máximo aproveitamento de energia.

Veja tabela de consumo de todas as versões do Novo EcoSport:
http://www.diariodebordoecosport.com/2013/08/novo-ecosport-tem-consumo-aferido-pelo.html

Fonte: Press releases Imprensa Ford




13 comentários:

  1. O meu medi ontem...fez 7.7 na cidade mas pego pouco transito...mas ele nao tá nem com 2.000km eh a 1.6 FST... ta amaciando ainda mas o CB não tem as medias tao precisas....
    Pelo "econometro" dele....a faixa mais economica parece ser aos 2000RPM

    ResponderExcluir
  2. Interessante a informação do colega acima sobre ser mais econômico na faixa dos 2000 rpm... alguém poderia confirmar se essa informação procede?

    ResponderExcluir
  3. Andando a 2000 rpm eu ja fis 16.5 Kilometros por litro,Na minha titanium 2.0 com cambio autamatizado.ela esta com apenas 10000 kilometros.

    ResponderExcluir
  4. O meu EcoSport FreeStyle 1.6 está com 23.000 km rodas e está fazendo 10.7 km/l. Utilizando somente gasolina aditivada, isso depois que voltou da revisão dos 20.000 km!! Antes disso a média era 9,5/9,7.
    Estou muito satisfeito!

    ResponderExcluir
  5. A minha 2.0 4wd faz na cidade de Belo Horizonte apenas 8.3 na gasolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale, BH é só morro, você sobe muita ladeira... Força muito o motor, aumentando o consumo...

      Excluir
  6. A melhor rotação em relação à economia gira entre 2000 e no maximo 2500 rpm.

    ResponderExcluir
  7. Que coisa pessoal, não dá pra "usar" em nada nenhuma informação postada pelos colegas aqui. É a maior confusão de informação! Falar em consumo significa apresentar ao mínimo, 6 variáveis: MOTOR (1.6 ou 2.0 ?); tipo de COMBUSTÍVEL (álcool ou gasolina ?); USO (na cidade ou estrada ?); OCUPANTES (apenas motorista ou caronas ? ); VELOCIDADE média (rotação); e, por fim, perfil do MOTORISTA (do tipo que freia em cima de semáforos ou ultrapassa o tempo todo em rodovias - agressivo, ou do tipo que já libera o pedal ao ver de longe o semáforo no vermelho ou mantém sua velocidade máxima o tempo todo em rodovias - tranquilo). Só assim daria pra comparar. É por isso que na comparação entre carros, vale mesmo aquelas realizadas por entidade tipo inmetro ou alguma revista, que usa o mesmo critérios para todos os carros. Vale revisar a página do Diário de Bordo: http://www.diariodebordoecosport.com/2013/08/novo-ecosport-tem-consumo-aferido-pelo.html

    Quem conseguir mais (parabéns) ou menos consumo, é por causa das 6 variáveis.

    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem explicado Luis, vc tem toda a razão, sem se levar em consideração tais variáveis, fica difícil comparar qualquer coisa. Sem padrão não funciona.

      Excluir
  8. Concordo com as informações do anonimo em relação ao modo de dirigir de fato é muito importante.
    Mas comprei um modelo Freestyle 1.6 há duas semanas, e venho sofrendo bastante com o consumo, Já fiz diversos testes como: viajar com velocidade constante, calibragem dos pneus diferencias pra peso extra e somente 2 passageiros e peso extra. Em todos os testes obtive 7km/l e 8,5 aproximadamente minimo e máximo. Sei que o motor tem de "amaciar" mais já tomei bons prejuízos em relação ao consumo.

    ResponderExcluir
  9. Boa amigos tenho uma ano 2015 automática, e o consumo aqui em são Paulo também está muito alto na gasolina 7,7 km, tô até assustado pois tinha um carro 1.0 e este 2.0 a diferença é muito isto é por que está apenas com 30.000 kl, ainda não testei no álcool

    ResponderExcluir
  10. Tudo depende de que carro vc possui atualmente, no meu caso, possuia uma palio adventure e achava o máximo, confortável, motor potente e espaço de sobra, mas muito dura como todo carro da Fiat.
    A Eco é diferente, o carro é mais alto, dando sensação de imponência e segurança, é muito macia, extremamente confortável, o motor puxa que é uma beleza.
    Acho ruim o porta-malas e o custo do óleo como fatores negativos

    ResponderExcluir
  11. A minha e 1.6 2014 com 129.000 km rodados. Dentro da cidade ( Goiânia) ela faz 5.5 no álcool com ar ligado e 6 com ar desligado , ja na br faz 13. Km litro com ar ligado numa velocidade de ate 130 kmh

    ResponderExcluir