domingo, 11 de agosto de 2013

Novo EcoSport tem consumo aferido pelo INMETRO


O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feito pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), serve para orientar e indicar ao consumidor informações sobre a eficiência dos veículos leves vendidos no Brasil.

Os veículos são classificados de acordo com sua eficiência energética, ou seja, seu consumo de combustível. Os modelos são comparados com outros de sua categoria, considerando tamanho e características de uso. 

O programa tem no total dez categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, fora-de-estrada, SUV (sport utility vehicle ou utilitário esportivo), minivans e esportivos.

Os veículos recebem etiquetas com faixas coloridas que vão de A (menor consumo de combustível) à E (maior consumo de combustível) que classifica os modelos quanto à eficiência energética na categoria e mostra outras informações, como autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada e valor de CO2 emitido pelo motor do veículo durante a combustão do álcool ou da gasolina.
 
Os valores referentes ao consumo de combustível são medidos em condições padrão (NBR-7024) e ajustados para simular as condições mais comuns de utilização. O consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso.
 
Todas as versões do novo EcoSport foram submetidas ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e obtiveram as seguintes classificações:


Versões S, SE, FreeStyle e Titanium com motor Sigma 1.6 16V
Classificação "A"


Versões SE e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio Automático PowerShift 
Classificação "A"


Versão FreeStyle 4WD com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 6 velocidades
Classificação "A"

 
Versões FreeStyle e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 5 velocidades
Classificação "B"


Consulte a etiquetagem veicular de outros automóveis em:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx


26 comentários:

  1. Amigo, não sei se é porque o meu carro é novo, mas ele anda fazendo (freestyle 1.6, manual) menos de 8 km por litro, complicado, ao meu ver não andei muito hoje e foi embora 1/3 do tanque, fiquei assustado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, bom dia!

      O consumo depende de vários fatores, como por exemplo, tipo de combustível, tráfego livre ou intenso e se é na cidade ou estrada.

      Sem saber esses detalhes eu não tenho como dizer se o consumo do seu carro está na média.

      Abraço.

      Excluir
    2. Gasolina comum (sem ser aditivada), tráfego normal de cidade, moro em São Luís do Maranhão (inclusive comprei o ecosport por ser mais alto, o tanto de buraco que tem aqui...), apesar de eu não ter pegado trânsito realmente parado. Olhei hoje novamente e deu 7,4 km/l, irei dar um espaço maior de tempo para ver se regula.
      Obs: abasteço sempre no mesmo lugar que o meu carro antigo, então não acredito que seja algo em relação a qualidade da gasolina.


      Agradeço novamente todas as suas respostas, tanto aqui quanto no outro setor que comentei, você é um cara entendido e realmente responde os visitantes, obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. o inmetro nao pode ter dado essa nota ao ecosport todos sabemos na pratica que ele nunca fez ou vai fazert aquilo que esta la. estao enganando o consumidor tenho uma eco 2013 e ja levei na concessionbaria para ver eles falaram que ela nunca vai fazer a quilometragem que ta la. vai gastar mesmo como a eco velha. decdepcionadissimo e principalmente com o inmetro que agora errou feio.

      Excluir
  2. Tenho uma TITANIUN 2.0 2013/14 com 6mil km e estou completamente arrpendida o carro tem varios problemas e consoome rios de gaolinas faz menos de 7 na cidade. Vejam esse video antes de comprar. http://www.youtube.com/watch?v=1DBAwgpsS2U

    ResponderExcluir
  3. O meu EcoSport FreeStyle 1.6 está com 23.000 km rodas e está fazendo 10.7 km/l. Utilizando somente gasolina aditivada, isso depois que voltou da revisão dos 20.000 km!! Antes disso a média era 9,5/9,7.
    Estou muito satisfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAra voce foi escolhido por Deus agradeça a ele.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkk 👆👆👆

      Excluir
  4. Rapaz, o meu Ecosport Freestyle 1.6 2013/2014 tem 36.000Km rodados (motor mais do que amaciado, rsrs) e faz as seguintes médias: 8.5Km/L(cidade) e 12.0Km(estrada). Na estrada a minha média de velocidade é de 100Km/h a 120Km/h com ar-condicionado ligado. Na cidade trafego com ar codicionado desligado(na maioria das vezes) e enfrento trânsito leve.

    Jorginho Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Jorginho. Somente isso?
      Meu FreeStyle sempre fica em torno de 12,5 a 13km/l com gasolina na estrada e ar ligado.
      Estou achando muito interessante o consumo Tracker. Fiz três viagens no do meu pai e o consumo ficou entre 12,0 e 12,5km/l com gasolina na estrada e ar ligado.
      Um bom consumo para um SUV compacto automático com motor de 144 cavalos.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Acabei de uma uma modelo 2015/16. esta com 200km rodados somente, e pelo computador de bordo está dando 5,6Km/litro.
    Não acredito nisso!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei o mesmo susto...tenho um a 2015/2015 a minha não difere a gasolina do álcool o consumo é exatamente o mesmo

      Excluir
    2. Boa tarde, Anônimo!

      Você está zerando todos os contadores do computador de bordo toda vez que abastece o carro?

      Os contadores são individuais e você tem que ir zerando um por um: consumo médio, velocidade média e tempo de viagem.

      Se você não zerar os contadores o consumo informado no computador de bordo não será o real.

      Grande abraço!

      Excluir
  6. Tenho uma 2.0 automática 2015, estou decepcionada com o consumo...a minha não difere o tipo de combustível, na cidade não chega a 6km/l, e na estrada entre 9 e 10 km/l, tanto na gasolina como no álcool...já levei para a assistência diversas vezes e nada resolveu. Alessandra de são paulo

    ResponderExcluir
  7. Estou triste!!! Tenho um freestyle 1.6 2013-2014 manual e está fazendo 6,5km/l com 18000km rodados. Estou mal acostumado, pois tinha um honda fit 2008 EX manual que fazia 11km/litro na cidade do RJ.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um ecosport freestyle 1.6 2013 com 30.000 km, na cidade com o ar ligado, faz 10,2 km e na estrada 12,2 km. Exatamente o que diz o imetro, estou satisfeito com o desempenho e conforto do carro.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite amigos. a minha titanium 1.6 2013/2014 fez 15km/l na estrada,na cidade 5,5. estou assustado. peguei com 58.00km a 3 semanas.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um amigo que eta trabalhando o vapor de gasolina para instalar na minha ECO. Se der certo esse sistema de vpor de gasolina direto do tanque, ela vai fazer 12 na cidade e 17 a 18 na estrada. (22) 99762-6002 whatsapp para quem quizer obter mais inf.

    ResponderExcluir
  11. bom peguei um 2013 - 2014 to gostando ta fazendo 11.4 na estrada alem de um carro bom de se andar pneus bem calibrados vidros feixados tem isso tabem ne

    ResponderExcluir
  12. Comprei a 1 mes atras uma 2.0 SE 13/14 automática e ela faz 4km/l no álcool e 5.5km/l na gasolina na cidade. Muito arrependido.

    ResponderExcluir
  13. a minha eh 2013 aut. 2.0, ta com 32mil km, qdo peguei soh colocava alcool, fazia 6,3 na cidade, estrada uns 9.. resolvi mudar p gasolina e o consumo ficou o mesmo,, voltei p alcool, um tempo depois resolvi mudar de novo, ai esperei acender reserva, e fui colocando gasolina de 30 em 30 reais sempre q acendia a reserva , fiz isso 4 vezes, ai enchi o tanque e fiz a media, 8.5 km/l na cidade, 10 na estrada, , ou seja, alcool melhor p estrada, gas melhor p cidade, ahhh, o meu comp de bordo marca medias melhores, oq eu postei sao calculos feitos p mim (reais)

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,
    Alguém sabe a capacidade do tanque dá 2.0 automática?

    ResponderExcluir
  15. Poxa desanimei. Estou mto decidido a pegar uma , mas com esses comentários negativos mto parecidos, fiquei decepcionadissimo.

    ResponderExcluir
  16. Também estava a fim de pegar uma eco 2014 mas fiquei assustado com alguns comentários. Só não devemos esquecer que sempre os que reprovam são os que postam na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm estou de olho em uma 2014 e estou com medo. Mas aí me lembro que se eu pesquisar qualquer carro na internet só vou ver coisa ruim.

      Excluir
  17. Tenho uma EcoSport 2013/2014, na cidade 10.4 na estrada 14...

    ResponderExcluir