quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ar Condicionado Digital do EcoSport Titanium



O Diário de Bordo EcoSport tem recebido vários e-mails, com dúvidas sobre o ar condicionado digital do Novo EcoSport Titanium.

Vamos conhecer os controles do ar condicionado digital do Novo EcoSport!


No controle central podemos escolher o direcionamento do fluxo de ar: somente para os pés, somente nas saídas de ar frontais, desembassador do para-brisa e saídas frontais, somente o desembassador do para-brisa, ativar ou desativar recirculação (entrada do ar externo para o interior do veículo) e ativar o desembassador do vidro traseiro (botão com desenho âmbar).
Uma luz âmbar acende para indicar a opção desejada que está ativada.

O botão OFF desliga todo o sistema de ventilação e ar condicionado.


No controle do lado esquerdo você vai regular a velocidade do ventilador, girando no sentido horário para aumentar a velocidade e anti-horário de diminui a velocidade. A tecla AUTO ativa o modo automático. 


O controle do lado direito regula a temperatura: girando no sentido horário (vermelho) para esquentar e anti-horário (azul) para esfriar. A temperatura selecionada é exibida no display do controle central.

Ao ativar o botão AUTO o sistema de ar condicionado vai fazer automaticamente todos os ajustes para conseguir colocar a temperatura selecionada no controle do lado direito, ou seja, ele vai avaliar se libera mais ar no para-brisa, nas saídas frontais e ao mesmo tempo a intensidade da temperatura e velocidade do vento para conseguir o mais rápido possível alcançar aquela temperatura solicitada.

Imagine que o carro estava parado em um lugar sem sombra por muito tempo e ao entrar no carro você define 15ºC no comando do lado direito e aperta a tecla AUTO.

O sistema de ar condicionado vai ter que colocar a potência máxima de ar frio e vento e direcionar o ar para todos lados para conseguir o mais rápido chegar esta temperatura.

Conforme a temperatura vai se aproximando do selecionado ele vai diminuindo a potência e também a velocidade do vento para chegar na temperatura escolhida por você.

Sendo assim é muito legal quem gosta de manter o carro sempre em uma temperatura definida, por exemplo 21ºC.

Se deixar o modo AUTO ativado, o próprio sistema se encarregará de fazer tudo para manter esta temperatura. Não precisa mexer em mais nada! Só aguardar!

Se você apertar a tecla AUTO e o ajuste de temperatura estiver regulado para 23ºC, por exemplo, mas se internamente a temperatura do carro estava em 29ºC, significa que o sistema irá ligar automaticamente o ar condicionado para conseguir climatizar a temperatura até chegar nos 23º.
Depois de selecionar o botão AUTO ele só desliga se você diminuir ou aumentar a velocidade do ventilador no comando do lado esquerdo!
O botão AUTO não desliga ao apertar novamente este botão.

Se você quiser usar somente o ventilador, pode desligar o modo AUTO e desligar também o botão A/C. Então você vai girar o botão do lado esquerdo para escolher a intensidade do vento de sua preferência.


O amigo Ricardo Regis Barros, de Goiânia, proprietário de um EcoSport Titanium PowerShift, fez um vídeo demonstrando algumas funcionalidades básicas do ar condicionado digital.



Para o ar condicionado ligar automaticamente quando você ligar o carro, basta você deixar o ar ligado quando estiver usando o carro.

Mas se você não quer que o ar condicionado ligue no momento em que você liga o carro, basta você antes de desligar o carro apertar a tecla OFF do controle central do ar condicionado.

Assim o ar-condicionado não ligará automaticamente da próxima vez que você ligar o carro!

Agradecemos ao amigo Ricardo Regis Barros pelo vídeo e texto.


Conheça também o ar condicionado das versões S, SE e FreeStyle do Novo EcoSport:
http://www.diariodebordoecosport.com/2012/11/ar-condicionado.html



10 comentários:

  1. Este ar condicionado funciona perfeito, estou satisfeitíssimo de ter adquirido a Nova Ecosport Titanium, show de carro, completasso... :-)

    ResponderExcluir
  2. amigos preciso saber se o ar digital da titanium 2.0 gela mesmo ou é fraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gela bem Amauri. Quanto a isso pode ficar tranquilo!

      Excluir
    2. Bem até demais, dificilmente precisa usar o ventilador na velocidade máxima ou na temperatura mais baixa do ar (15c). as saídas de ar da Titanium são enormes também, que facilita a circulação e o direcionamento do ar, principalmente para o motorista e o passageiro dianteiro.

      Excluir
  3. Perfeito, todas as explicações necessárias, principalmente sobre o botão "AUTO" que pouco havia compreendido, antes deste POST!. Agora sobre o Ar Digital da Titanium, esse sim é show de bola, perfeito, gela muito e é muito agradável o seu visual. Neste quesito dou 10 para Eco sem nenhuma dúvida.
    Tiago - Ecosport Titanium Plus (12/13) - tiagosp@msn.com

    ResponderExcluir
  4. Ola, comprei um Ecosport 4WD 2.0 16V 2008 noto que o ara só funciona se o carro estiver em movimento, ou se acelerar. Já mandei dar carga de gas e nada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Tem como colocar o controle digital no analógico ?

    ResponderExcluir
  6. A minha titanium não consigo deixar aquele vento de fora sem o ar estar ligado como faço isso?

    ResponderExcluir
  7. Ventilador não ta ligando alguém sabe o que pode ser , o compressor liga da pra notar a embreagem acoplando mas o ventilador de dentro não funciona

    ResponderExcluir