quinta-feira, 21 de março de 2013

Ar condicionado do novo EcoSport

(modelo presente nas versões S, SE e FreeStyle)

Amigos, hoje resolvi escrever um texto sobre o ar condicionado do novo EcoSport que vem de série nas versões S, SE e FreeStyle. Não vou falar da versão Titanium, pois o ar condicionado é digital.

Hoje descobri um fato no mínimo curioso!

Primeiramente, baseado na foto acima, vou descrever os comandos do ar condicionado.
O controle circular do lado esquerdo serve para ajusta a intensidade da ventilação que vai do nível 1 ao 4.
O controle circular do lado direito e o termostato e serve para selecionar a temperatura do ar. Girando totalmente para o lado esquerdo o ar fica gelado e totalmente para o lado direito o ar fica quente. Entre os dois pontos você pode encontrar a temperatura que mais lhe agrada. Existe ainda neste controle, um botão no centro que apertando você ativa o desembassador do vidro traseiro. Uma luz amarela acende indicando que o desembassador está ligado.

O controle circular central de tamanho maior serve para escolher o direcionamento do ar.
Note que no meio tem mais dois botões: um superior para ativar ou desativar a recirculação do ar e outro inferior para ligar e desligar o ar condicionado. Uma luz verde presente em cada botão acende para avisar que a recirculação esta fechada e para avisar que o ar condicionado está ligado.

Vamos aos comandos do controle central (marcados com as setas vermelhas):
  1. MAX A/C - Neste nível o ar condicionado fica ligado e a recirculação é fechada (não há renovação de ar no interior do carro). As luzes indicativas centrais ficam acesas e mesmo apertando-as não é possível apagá-las. É o nível mais eficiente e deve ser usado quando você quer resfriar o interior do carro rapidamente. Mas não é recomendável usa-lo por muito tempo, pois não há renovação de ar do interior do veículo. 
  2. Neste nível o ar sai pelas quatro saídas de ar principais (duas ao lado do painel do Sync, uma do lado esquerdo e outra do lado direito). Você ainda pode escolher se quer apenas ventilação ou ar condicionado ligado (apertando o botão A/C) ou ainda se quer renovação do ar no interior do veículo (deixando o botão de recirculação apagado) ou se quer que o ar externo não entre no interior do carro (deixando o botão de recirculação aceso). Ativar o botão de recirculação às vezes é necessário quando se transita por regiões onde existem odores desagradáveis. Dessa forma, os odores não entram no interior do carro.
  3. Neste nível, além do ar sair pelas quatro saídas principais, o ar também sai por duas saídas inferiores localizadas próximo aos pés do motorista e do passageiro. Você ainda pode escolher se quer apenas ventilação ou ar condicionado ligado (apertando o botão A/C) ou ainda se quer renovação do ar no interior do veículo (deixando o botão de recirculação apagado) ou se quer que o ar externo não entre no interior do carro (deixando o botão de recirculação aceso).
  4. Neste nível todo o sistema é desligado (ventilação e também ar condicionado). É importante salientar que o controle menor, no lado esquerdo que vai do nível 1 ao 4, serve apenas para regular a intensidade da ventilação e neste nível ao controles de intensidade do ar ficam desligados.
  5. Neste nível o ar é direcionado somente para as duas saídas inferiores localizadas próximo aos pés do motorista e do passageiro. Você ainda pode escolher se quer apenas ventilação ou ar condicionado ligado (apertando o botão A/C) ou ainda se quer renovação do ar no interior do veículo (deixando o botão de recirculação apagado) ou se quer que o ar externo não entre no interior do carro (deixando o botão de recirculação aceso).
  6. Neste nível o ar é direcionado para as duas saídas inferiores localizadas próximo aos pés do motorista e do passageiro, para a saída central localizada na base do para-brisa e também para duas pequenas saídas laterais que direcionam o ar para o vidro do motorista e do passageiro. Essas saídas ficam logo acima das saídas laterais maiores. Agora vem um fato curioso: porque neste estágio o ar condicionado fica sempre ligado, mesmo que você aperte o botão A/C e a luz apague? O correto não seria que ao apagar a luz do botão A/C, o ar condicionado fosse desligado e saísse apenas o vento na temperatura ambiente?
  7. Neste nível o ar é direcionado para as para a saída central localizada na base do para-brisa e também para duas pequenas saídas laterais que direcionam o ar para o vidro do motorista e do passageiro. Essas saídas ficam logo acima das saídas laterais maiores. Novamente o fato curioso se repete: porque neste estágio o ar condicionado fica sempre ligado, mesmo que você aperte o botão A/C e a luz apague? O correto não seria que ao apagar a luz do botão A/C, o ar condicionado fosse desligado e saísse apenas o vento na temperatura ambiente?
Fica a pergunta: Se eu quiser ligar a ventilação natural direcionada para a saída de ar do para-brisa (nível 7) ou se eu eu quiser ligar a ventilação natural direcionada para a saída de ar do para-brisa e para as laterais (nível 6) deixando o ar condicionado desligado como eu faria?
A solução é começar a usar o termostato (controle do lado direito) para regular a termpetatura do ar, pois o ar-concdionado digital já faz isso sem a gente perceber.

Acho que o sistema já entende que direcionando o ar para o para-brisa subentende-se que queremos desembassar o vidro e portanto o ar terá que ser frio.
No Fusion e no Focus é assim e um amigo que tem um EcoSport 2012 do modelo antigo me falou que o dele já é assim também. Ao direcionar o ar para o para-brisa o ar condionado é ligado automaticamente. O meu antigo EcoSport 2009 não era assim.

Dúvidas à parte, quero deixar claro que o sistema de ar condicionado do novo EcoSport é muito mais eficiente que o do modelo antigo. Raramente eu uso acima da intensidade 2. Na maioria das vezes uso na intensidade 1 ou 2, mesmo nesse calor de Maceió ele consegue manter uma temperatura agradável já no nível 1 ou 2. No antigo EcoSport eu sempre usava na intensidade 2 ou 3.


Conheça o sistema de ar condicionado digital do EcoSport Titanium no link abaixo:
http://www.diariodebordoecosport.com/2013/08/ar-condicionado-digital-do-ecosport.html



7 comentários:

  1. Muito bom todos os seus cometários, mais o ar condicionado não é digital em todas as versões? ate mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, o ar-condicionado digital só vem na versão topo de linha Titanium.

      Excluir
  2. Muito importante esse seu esclarecimento, eu cheguei a pensar que o meu carro estivesse com algum defeito, rs. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pois eu estou muito insatisfeito com meu eco pois e quarta ves que levo na consecionaria que o ar nao funciona e les dizen que ta normal no calor de minas no maximo e insuportavel fe her os vidro a inova nao que arumar o ar alega que esta funcionando

    ResponderExcluir
  4. Conheço um eco Sport ano 2015 em que o condicionador de ar ( não digital) liga e desliga ( após ter sido ligado) sem que haja interferência do contrato dutor e ainda muda as direções de saída dá ventilação sem a mesma interferência. A concessionária alega normalidade também quando faz atendimento ou melhor, quando fazia. A concessionária Ford dá cidade fechou e amigas próxima fica a 270 kms. Ainda bem que é fato pequeno ( que já fez até queimar a ventoinha) e brasileiro já é acostumado a se calar. Não é Ford?

    ResponderExcluir
  5. Ecosport o ar condicionado da minha ecoEcosp fristle plus e ótimo gostei das explorações mais tive problema com trinco do banco traseiro reclamei várias vezes na concessionária Sanvel de Ubá MG e na fábrica e nunca foi resolvido inclusive assistência técnica da Ford e péssima tem garantia mais não cumpre tive pane elétrica a menos de 300 metros dá concessionária e não fui socorrido nem pela Sanvel nem pela Ford parei de fazer revisão na Ford pois e caro e qualquer defeito e mal uso e e cobrado por fora

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.Tenho um ecosport freestyle 2018, o sync so liga se eu colocar o cinto de segurança. Gostaria de saber o que devo fazer para solucionar esse problema.

    ResponderExcluir