quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Farois do novo EcoSport



Amigos leitores do Diário de Bordo Novo EcoSport, compartilho com vocês as modificações que fiz nas luzes dos farois do meu EcoSport FreeStyle 2013.

A luz dos leds é um pouco azulada e eu acho que ela não combina nem um pouco nas as luzes amareladas dos farois e dos farois de neblina.

Quando eu acendia apenas os leds e os farois de neblina ficava um grande contraste de cor: o azul dos leds e a cor amarelada dos farois.

Então eu resolvi substituir as lâmpadas dos farois (H4) e dos farois de neblina (H11), pelas lâmpadas Diamond Vision, da Philips.

As lâmpadas Diamond Vision têm luz azulada, pois a temperatura de cor é 5.000K enquanto que a original tem temperatura de cor 3.300K. Quanto maior for a temperatura de cor, mais azulada é a luz.
Não existe nenhum problema quanto à legislação nem quanto a garantia do carro, pois a lâmpadas são iguais as originais de fábrica, inclusive são do mesmo fabricante, mudando apenas a cor da luz que elas emitem, portanto não se trata de lâmpadas xenon que são proibidas, as lâmpadas Diamond Vision são super branca portanto liberadas para uso nos automóveis.

 "Antes e depois" - Acima vejam a luz dos leds, na cor levemente azulada, contrastando com a luz amarelada dos farois de neblina e a seguir veja como ficou mais harmônico após a troca das lâmpadas H11 dos farois de neblina pelas H11 Diamond Vision.

  "Antes e depois" - Acima vejam os leds e farois baixos acesos e também os farois de neblina. Notem que a luz é amarelada e a seguir veja como ficou mais harmônico após a troca das lâmpadas H4 dos farois e H11 dos farois de neblina pelas H4 e H11 Diamond Vision.

Também fiz a substituição das lâmpadas de seta originais que são amareladas pelas lâmpadas Silver Vision (Py21ws). A diferença é que as lâmpadas de seta originais quando desligadas mostram aquela cor amarelada no canto do farol. Já as lâmpadas Silver Vision são prateadas e assim não fica aquela cor amarelada quando você olha o farol do carro de frente durante o dia. Mas quando as lâmpadas Silver Vision piscam ficam da mesma cor das originais, conforme você poder vem na foto abaixo:

  "Antes e depois" - Acima vejam no lado esquerdo a lâmpada da luz de seta apagada. Vejam que acima nota-se um tom âmbar no canto do farol provocado pelo reflexo do bulbo da luz que seta que é na cor âmbar e logo abaixo vejam que a lâmpada Silver Vision também apagada praticamente não tinge o canto do farol de amarelo. No lado direito veja acima a luz original acesa e logo abaixo o luz Silver Vision também acesa. A luminosidade das duas quando acesa é a mesma.


A instalação é simples, basta retirar uma lâmpada e colocar a outra e não precisa modificar absolutamente nada no carro, pois como falei antes, as lâmpadas têm as mesmas especificações das que vieram de fábrica.


Atualização em 01/12/2012: A pedido do leitor Felipe, posto a seguir uma foto do conjunto óptico desligado durante o dia para mostrar que ocorre o reflexo do azul do bulbo da lâmpada no conjunto óptico do farol. Esse reflexo só ocorre se olharmos o carro de frente, ficando na mesma altura do farol.



Qualquer dúvida, faça sua pergunta nos comentários!



170 comentários:

  1. A sua Eco é uma Freestyle TOP?

    Quanto custou as lâmpadas, IPVA e Seguro?

    Show de bola, parabéns pela aquisição!!

    Abraços!
    Romulo Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rômulo, meu EcoSport é o FreeStyle 1.6 com bancos de tecido e ai bag duplo. Existe outra versão com 6 air bags e bancos em couro, mas na época na pré-venda só tinha na cor preta e eu queria na cor branca, então comprei com 2 airbags e bancos de tecido. Mas eu gostei bastante do material dos bancos de tecido. Depois vou fazer uma postagens com fotos do interior.

      Excluir
    2. Sobre o preço das lâmpadas, o Kit com as lâmpadas dos farois + faroi de neblina + luzes de seta custou 360 reais.

      Excluir
    3. Me tire um dúvida o farol de led da Ecosport original é muito fraco de dia quase não se ver tem como mudar isso?

      Excluir
    4. Boa noite , tenho uma ecosport 2019 1.5 SE e ela já tem a lanterna onde fica a milha mas não tem a milha , a minha duvida seria , para colocar a milha eu teria q trocar a lanterna toda por uma q tenha entrada para milha tb ou faria somente o furo para entrar as lâmpadas da milha ?

      Excluir
  2. Sinceramente gosto muito contraste dos leds com os faróis. Mesmo assim achei que a mudança ficou legal.
    Comprei capas cromadas para as maçanetas, importadas da China. Quando chegar, enviarei fotos.
    Tenho um Novo Ecosport Freestyle 1.6, cor prata. Acho que vai combinar.

    ResponderExcluir
  3. Ficou Show De Bola, vou fazer na minha amanhã, Valeu Parceiro.

    ResponderExcluir
  4. Flávio, não sei se o que irei perguntar é besteira mas não corre o risco do vidro do farol ficar fosco com o tempo?!?!?!??!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, realmente esse problema de ofuscamento da lente de policarbonato do farol existe. Mas só ocorre se você colocar lâmpadas que não tenham as mesmas especificações das originas, o que não é o caso das Diamond Vision. Eu pesquisei sobre isso antes de comprar, inclusise nos dois EcoSport que possui anteriormente eu coloquei Crystal Vision sem problemas. As Crystal Vision e as Diamond Vision tem potência de 55/60 watts, ou seja, a mesma das originais. Mas existe no mercado uma lâmpadas super branca com potência de 100 watts que iluminam bem mais, só que provocam dano na lente de policarbonato do farol e também não são permitidas pelos órgãos de trânsito.

      Excluir
    2. Boa Tarde,

      Flavio onde você comprou? São duas lampadas H4 e duas lampadas H11

      Excluir
    3. Amaranteit, são duas lâmadas H4 para os faróis e duas H11 para os farois de neblina. Eu comprei no Mercado Livre.
      Os links estão logo abaixo eu outra resposta que fiz.

      Excluir
  5. Muito obrigado pelo esclarecimento Flávio, assim que receber o meu adotarei a idéia ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Flavio

    Vc comprou as lâmpadas em alguma loja pela internet ou em loja física mesmo? Também quero trocar as lâmpadas da minha Ecosport mas só estou achando preços maiores (tanto na internet quando em minha cidade), principalmente da lâmpada H11 (do farol de neblina). Em alguns lugares até me disseram que não existia Diamond Vision H11, e que teria que colocar Xenon..

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, me falaram que não existiam Diamond Vision H11. Mas existe. Eu comprei pelo Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  8. Flavio,

    A H11 é 4300K ???
    Só encontrei nesta temperatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, a H11 de 4300K é a Crystal Vision.
      Com temperatura de cor 5000K é Diamond Vision.
      Veja abaixo os links das Diamond que eu comprei.

      Excluir
    2. Sabe informar se a Crystal Vision tambem fica numa tonalidade boa com a luz da lanterna da Nova Eco ?

      Excluir
    3. Boa noite, Paulo!

      Fica legal sim!
      As lâmpadas Crystal Vision são um pouco menos azuladas que as Diamond Vision, mas ficam bem legais também.

      Abraços.

      Excluir
  9. Leandro e Anômino, segue os link dos vendedores do Mercado Livre que comprei as lâmpadas:

    Diamond Vision H4 para farol:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440664078-lmpadas-xenon-diamond-vision-5000k-h1-h3-h4-h7-hb3-hb4-_JM

    Diamond Vision H11 para farol de neblina:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445414642-lmpadas-philips-tipo-xenon-diamond-vision-h11-5000k-_JM?redirectedFromParent=MLB436382729

    Silver Vision Py21ws para luz de seta:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439542274-lmpadas-philips-silver-vision-para-os-piscas-setas-py21ws-_JM

    ResponderExcluir
  10. Flavio e Interessados,

    TEm este site que eu compro da china e tem apenas a H4 (US$15.20/ par), a H11 tem apenas 4300K.
    Tem tb a Py21w só que é led. Sai US$ 7,80/ par

    Abaixo os links:
    http://dx.com/p/philips-h4-5000k-60-55w-diamond-vision-premium-halogen-headlight-bulbs-12v-2-pack-70579?item=1

    http://dx.com/p/1-92w-12v-36-led-car-turning-reversing-signal-light-bulbs-yellow-2-pack-18507?item=1


    Estou tentando achar em outros sites. Mas nesse ai eu compro sempre e nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  11. Flávio, também vou fazer essas alterações, mas tenho uma dúvida: O que te levou a optar pela Diamond Vision ao invés da Crystal Vision? E em relação a luz de placa e lâmpadas internas, pretendes colocar iluminação em LED? Parabéns pelo Blog Excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, no antigo Eco eu tinha as Crystal Vision, então reolvi comprar as Diamond Vison por serem um pouco mais azuladas que as Crystal e também iluminar um pouco mais.
      Mas as duas lâmpadas são ótimas.
      Na placa eu coloquei a lâmpada pingo azul a Philips mas não mexi nas lâmpadas internas porque achei complicado.

      Excluir
  12. Flávio, você pode me enviar (ou postar) alguma foto com o H4 de dia, com o farol desligado? Queria ver se o azul das lâmpadas é muito visível com as mesmas desligadas, se a cor azul da lâmpada reflete demais dentro do conjunto óptico descaracterizando o farol... na comparação das luzes de seta você estava com os faróis desligados, mas acho que em ambas ainda com os originais, certo?

    ResponderExcluir
  13. Felipe, vou fazer uma atualização deste post e colocar a foto com a lâmpada super branca durante o dia. Realmente a azul da lâmpadas desligada reflete no conjunto óptico. Veja a foto no final da postagem

    ResponderExcluir
  14. Augusto, eu opetei pela Diamond Vision porque a luz dela é um azulada e assim mantem uma certa harmonia com os filetes de led. A Crustal Vision é praticamente branca. Não é amarelada nem azulada. Mas eu creio que o resultado também não fique ruim. Se você resolver instalar as Crystal Vision, poste a foto aqui para a gente conferir.

    Em relação as luzes da placa, eu coloquei uma lâmpadas pingo W5W que vieram de brinde em um Kit Crystal Vision que eu tinha no meu antigo EcoSport.

    Sobre as luzes internas, eu resolvi não mexer porque é muito complicado. São lâmpadas pingo também, mas o acesso é muito difícil.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, desculpem a ignorância. Tenho uma Eco igual a do post e os farois de neblina não ficam acesos. O que extou fazendo de errado?
    Parabéns pelo post, ficou muito boa a troca.

    Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, o EcoSport da foto meu.
      Para acender os farois de neblina, obrigatoriamente você tem que girar o botão que acende os farois para qualquer dos estágios (o que acende apenas os leds ou o que acende a luz baixa) e em seguida tem que apertar o botãzinho que fica no lado esquerdo do botão que liga o farol.
      Quando você ligar os farois ou os leds vai acender uma luz verde no painel de instrumentos e quando você acender os farois de neblina acedente uma luz ver com o facho baixo do painel de instrumentos.
      Faça o teste e volte aqui para me falar.

      Abraços,

      Flávio Lima

      Excluir
  16. o que acho ridiculo eh o azul da lampada qdo apagada. Ridiculo. O bom mesmo eh xenon....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nfelizmente não podemos instalar xenon porque nossa legislação só permite xenon original de fábrica. Prefiro instalar lâmpadas autorizadas pelo Contran e viajar tranquilo.

      Excluir
    2. Com certeza Flávio. Coloquei todo o conjunto de Diamond Vision e ficoutoooop. E ainda legalmente !

      Excluir
  17. Você mesmo fez a troca das lampadas no farol de neblina? Como eu varia isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, eu mesmo fiz a troca. No meu EcoSport 2006 eu levei na concessionária e o mecânico fez a troca para mim. Acompanhei o serviço atentamente e então aprendi. No meu EcoSport 2009 eu mesmo fiz a troca e agora que meu EcoSport 2013 fiz a troca semp problemas e com mais facilidade ainda, pois no novo EcoSport o acesso aos contatos das lâmpadas é muiot mais fácil.

      Se você não tiver certeza de como faz a troca, recomendo que leve na concessionária para fazer a troca.

      Excluir
    2. Minha duvida é quanto ao acesso para a troca, por onde eu teria acesso as lampadas? alias, vc falou que gastou 350 acho, tem como me passar o vendedor no ml?

      Excluir
    3. Jorge, o acesso as lâmpada é pelo compartimento do motor, levantando o capô.
      No antigo EcoSport era meio complicado de fazer a troca devido a pequeno espaço para introduzir a mão. Mas no novo EcoSport é bem mais fácil. Tem espaço de sobra.

      Se você nunca fez a troca, recomento levar na concessionaria ou em um mecânico de confiança para fazer a troca, pois assim não tem perigo de danificar a lâmpada na hora da troca.

      Não toque no bulbo na lâmpada, pois diminui a vida útil dela. Proteja com um pano.

      Eu comprei as lâmpadas no Mercado Livre nos links abaixo:
      Diamond Vision H4 para farol:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440664078-lmpadas-xenon-diamond-vision-5000k-h1-h3-h4-h7-hb3-hb4-_JM

      Diamond Vision H11 para farol de neblina:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445414642-lmpadas-philips-tipo-xenon-diamond-vision-h11-5000k-_JM?redirectedFromParent=MLB436382729

      Silver Vision Py21ws para luz de seta:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439542274-lmpadas-philips-silver-vision-para-os-piscas-setas-py21ws-_JM

      Excluir
  18. Flavio, boa noite.
    Você acredita que com a Crystal Vision 4300 K fica feio ?
    Dica: Troquei as luzes internas por LED ficou muito showw..
    As da placa coloquei Pingo da philips e tambem ficou muito legal !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, com a Crystal Vision também fico ótimo pois elas também são levemente azuladas.
      Eu também coloquei as pingo azul da Philips na iluminação de placa.
      As luzes internas eu não mexi porque achei um pouco complicado de fazer a troca, principalmente a da frente.

      Excluir
  19. Ola,
    Sera que essas lampadas ficariam legal para o modelo anterior da eco (2008)???
    Tb quero fazer essa troca de lampadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anômino, eu possui dois EcoSport do modelo anterior.
      Um modelo 2006 e outro modelo 2009.
      Nos dois eu fiz a troca das lâmpadas originais pelas Crystal Vision e gostei do resultado. Creio que as Diamondor Vision ficarão melhor ainda.

      Detalhe: no modelo anterior, as lâmpadas do farol de neblina são HB4, já neste novo modelo são H11;

      Excluir
  20. Oi...a nova ecosport 2012/2013 é uma boa compra? vi na internet gente se queixando.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Flávio!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Todos os modelos da nova Eco vem com faróis de LED? Estou muito interessado em comprar uma, fui no site da Ford e no "Monte seu Carro" a versão/modelo 1.6 FREESTYLE (Catálogo EFA3) DE R$ 61.500,00 não aparece em sua configuração/descrição "faróis de LED". Em todas as outras versões aparece (até na versão mais básica). Ficou muito bonito seu carro, parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Todas as versões do novo EcoSport possuem farois com LED.
      O meu EcoSport é exatamente igual ao que você consultou no site da Ford: 1.6 FREESTYLE (Catálogo EFA3) e ele possui farois com LED.
      O farol é o mesmo para todas as versões. O que muda é somente na versão Titanium que tem sensor crepuscular, ou seja, ao cair da noite ou ao entrar em túneis, os farois acendem automaticamente.

      Excluir
  22. Olá Flavio também tenho um Eco FreeStyle 2013, já troquei as lampadas internas torpedo na frente e atrás, a da placa e a da ré 1156 tudo LED agora encomendei a do farol de milha também LED de um site da China, Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce sabe me informar quais modelos de lampada usou interno e na placa?

      Excluir
    2. São aquelas lâmpadas W5W, mais conhecida como lâmpadas pingo.

      Excluir
    3. as da luz de cortezia e leitura tambem?

      Excluir
    4. Isso mesmo! Todas as luzes internas e as da iluminação da placa são do tipo W5W (pinno).

      Fiz umas fotos para você ver.
      Lâmpada do para-sol do passageiro:
      http://imageshack.us/a/img32/1889/86x7.jpg

      Lâmpada traseira de iluminação do teto.
      A seta vermelha indica o suporte na lâmpada. Basta girar que ela sai.
      http://imageshack.us/a/img194/7929/0o3w.jpg

      Excluir
    5. ok, obrigado, e as do console central que acendem quando abre a porta? gostaria de trocar dessas tbm, se conseguir me ajudar, e se o sistema de troca tbm nao for muito complicado

      Excluir
    6. As lâmpadas que você fala console central são aquelas que ficam no teto entre o banco do motorista e passageiro?

      Se for isso mesmo, são três lâmpadas W5W (pingo). Uma central, uma de leitura para o motorista e outra de leitura para o passageiro.

      Veja o suporte:
      http://4.bp.blogspot.com/-7uiRL3pXruM/UWxIHv8koeI/AAAAAAAADNw/Ca6Xl7XmdmE/s1600/foto+19.JPG

      Neste suporte tenha cuidado, pois o sensor ultrassônico do alarme fica conjugado na mesma peça.

      Excluir
    7. Flavio,

      A luz do porta malas eu vi que é uma do tipo "torpedo", vc se recorda qual é a medida dela??
      A luz de cortesia que fica no "Pára-Sol" do passageiro será que é torpedo tb? Alguem sabe a medida?

      Excluir
    8. Fernando, bom dia!
      Apenas a luz de iluminação do porta-malas é do tipo torpedo. Creio que é a de 31mm.
      Todas as demais luzes da iluminação interna são do tipo W5W (pingo).

      Abraços

      Excluir
    9. Fala Flavio!!
      Tive um tempinho hj e consegui dar uma olhada nisso e depois de queimar meu dedo com a lampada torpedo (cara!esquenta demais!!!!)
      A medida da torpedo do porta malas eh 36mm...
      Vou trocar tudo por led em breve :D

      Excluir
  23. Flavio, é fácil trocar as lâmpadas do farol de neblina?? Comprei as h11 da Philips (Diamond Vision), mas sou totalmente leigo, nunca troquei lâmpada.

    Por onde é o acesso para efetuar a troca? Pelo capô ou por baixo do carro? Quais ferramentas são necessárias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tik|nhU, o novo EcoSport tem espaço de sobra por baixo do capô.
      Trocar as lâmpadas dos faróis é mais fácil que no antigo EcoSport.

      Mas as lâmpadas dos farois de neblina, apesar da possibilidade de ser trocada pelo capô (o antigo tinha que ser por baixo), se você nunca trocou eu recomendo procurar um profissional para fazer a troca, pois você pode acabar quebrado a lâmpada ou o encaixe.

      Leve em um mecânico de confiança ou até mesmo na concessionária, pois meu primeiro EcoSport eu levei na concessionária e trocam de graça.
      Acompanhe do serviço de perto e assim você vai saber como fazer a troca da próxima vez.

      Excluir
  24. Bom dia, Flávio.

    No dia 12/04 perguntei sobre os fárois (se vinham com LED ou não) da Nova Ecosport Freestyle (Catálogo EFA3). Agradeço pela pronta resposta/atenção. Gostaria de dizer-lhe que, assim como você, vou para meu 3º Eco (meu último também foi 2009), o mesmo chegará entre esta semana ou a que vem, com um detalhe, já modelo 2014! O vendedor aqui da concessionária de Florianópolis não soube me informar se a 2014 virá com alguma novidade/mudança. Como o modelo foi recém lançado, creio que não, mais gostaria novamente de contar com seus conhecimentos, para saber se tens alguma informação, ok? Outra coisa, gostei muito do visual dos faróis de neblina com as lâmpadas Diamond Vision H11, encontrei um vendedor no ML que é aqui da Grande Florianópolis que tem a Crystal Vision H11 por R$ 90,00 (o par com 2 pingos de brinde). Diz ele (O vendedor tem excelente qualificação no ML) que a mesma não é nacional (bem mais cara!) e por ser importada (made in germany) o preço é tão em conta. Pergunta: Tem como saber se é original mesmo? Visualmente, existe muita diferença entre a Diamond para a Crystal? A Crystal combina com o do LED do farol?
    Att, Evandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, parabéns pela compra! Espero que seja muito feliz.
      Estarei sempre a disposição para tirar qualquer dúvida que esteja ao meu alcance.

      Sobre as lâmpadas eu sinceramente também não sei dizer a diferença entre a original e outra importada que seja ou não falsificada.

      Eu também comprei as Diamond pelo Mercado livre e até agora estão todas funcionando perfeitamente.

      No meu antigo EcoSport eu comprei as Crystal Vision no site Autoz, portanto com garantia de procedência e de originalidade pois na caixa dizia que era fabricada no Brasil. Acredita eu uma queimou antes de completar 1 ano de uso?

      Falando na cor, eu creio que nem a Crystal Vision, nem as Diamond ficarão exatamente da mesma cor do led.
      As Crystal são praticamente brancas e os de neblina até puxam levemente para o amarelo. Já as Diamond, puxam para para a cor azul. Como os leds são um pouco azulados e de certa forma fuxam um pouco para o roxo, eu resolvi comprar as Diamond.

      Mas, mesmo as Diamond, não ficam da mesma cor do led.
      Fica a seu critério.
      Comprando as Crystal, que vem com um par de lâmpadas pingo, você pode até instalar os pingos na iluminação da placa traseira. Eu fiz isso com os pingos das antigas Crystal que comprei.

      Excluir
    2. Ok, Flávio.

      Valeu pelas dicas.

      Excluir
  25. Flavio, Bom dia.
    Tira uma duvida? Como é o esquema dessa lanterna da Nova Eco? Me refiro a primeira foto onde você mostra a lanterna acesa e o farol de neblina. Aquilo é uma máscara que usa iluminacao por led normal ou é uma faixa de led?

    Abraço.

    Roudholf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roudholf, boa tarde.

      Sabe aquelas luzes de posição tipo pingo que tem na maioria dos carros e que acendem no primeiro estágio?

      Pois no novo EcoSport não existe mais aquelas lâmpadas pingo.
      Os leds substituem as lâmpadas pingo.
      Eles fazem parte do farol. Ficam na parte de dentro e não tem como mexer nele.

      Excluir
    2. Eu imaginava isso mesmo, mas eu ainda nao entendi o porque de não ficar com as "bolinhas" do led aparecendo. Ex: http://www.salvadortuning.com.br/imagens/salvadortuning.com.br/produtos/16_imagem_novas/fita_led_06.jpg

      Seria um outro tipo de faixa de led?
      Se não tem como mexer, como será feito quando queimar o led?

      Estou fazendo essa pergunta porque tenho um Onix e o farol é assim: http://planetachevrolet.com.br/upload/editor/Onix_6.jpg

      Queria ver se existe a possibilidade de fazer algo parecido com o da nova Eco. Será que consegue me ajudar?

      Excluir
    3. Se queimar tem que trocar o farol.
      Mas no manual diz que a faixa de led não requer manutenção.

      Eu acho essa faixa de leds com bolinha um pouco brega.
      Aqui em Maceió, tem para vender até nos camelôs.

      Não sei se consegue fazer no Onix igual ao que está no Eco, pois acho que se abrir o farol pode ter problema de infiltração de água.

      O sistema de led do novo EcoSport é igual ao que esse Audi do video abaixo tem. Veja:
      https://www.youtube.com/watch?v=AExusyOAD5s

      Aqui tem mais detalhes do sistema de farois do novo EcoSport:
      https://www.youtube.com/watch?v=8LGzwsrMalE&list=WLCF798CC399128B63

      Excluir
    4. Uma coisa que eu também acho muito legal é que a noite, com o carro parado, quando você liga somente as luzes de alerta (pisca) do carro, elas também refletem no led.

      Veja a foto abaixo:
      http://imageshack.us/a/img838/6053/imagem1vk.jpg


      Se quiser conferir no video, segue o endereço abaixo:
      https://www.youtube.com/watch?v=jnVZ7gHpfCc

      Excluir
    5. Flavio,

      Obrigado pelos links! Eu achei muito lindo esse detalhe das lanternas, acho que ficaria muito bonito no farol do Onix.
      Valeu, mesmo, pela ajuda!

      Abraço,

      Roudholf

      Excluir
  26. Olá amigo, parabéns pelo seu Blog, muito bem feito e bem organizado.
    Gostaria de saber sua opinião sobre as lampadas Diamond Vision. As pessoas dizem que agente enxerga bem menos usando Diamond Vison do que se o carro estivesse com as lâmpadas originais, isso é verdade?
    Outra coisa, ela é mesmo (branca/azul) ou é (amarelada/branca)?
    Um abraço Rawmison de Goiânia

    rawmison@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, bom dia!
      Seja bem vindo o blog e muito obrigado pelos elogios.

      As lâmpadas Diamond Vision são um pouco azuladas. Antes, no meu antigo EcoSport eu usava as lâmpadas Crystal Vision, mas elas eram brancas e eu até diriam que puxam muito levemente para o amarelo, mas é bem pouco mesmo.

      Optei pelas Diamond Vision porque eu achava horrível o contraste dos filetes de led azulados do EcoSport com os farois de neblina amarelados.

      Antes de fazer a mudança eu enviei um e-mail para a engenharia da Ford e de fato eles mostraram através de testes que as lâmpadas Crystal Vision e Diamond Vision iluminam menos que as originais.

      Mesmo assim eu fiz a troca, pois não costumo viajar a noite e levei em consideração mais o lado estético.

      Segue o e-mail recebido da engenharia da Ford.

      "As Lampadas Dimond Vision da Philips tem vida util reduzida em torno de 18% (a normal é 350h ela tem em torno de 300h) e o fluxo luminoso (embora seja mais branca) tambem é bem inferior.
      O fluxo de uma lampada H4 normal é de 1650lm/1000lm (alto e baixo), enquanto a DV é 950lm/650lm, testados a 13,2V e a 75/68W respectivamente."

      "A aparencia da luz mais branca é confortável, porém a luminosidade é bastante reduzida. Ainda é preciso avaliar a fotometria dos farois com essa lampada em laboratorio para nos certificarmos que nao iremos criar um problema de Legislacao.
      Além do custo bem superior."

      Excluir
  27. Flavio, voce tem como colocar algum video com as imagens do farol a noite ???

    ResponderExcluir
  28. Flávio, será que faz o mesmo efeito eu colocar a OSRAM COOL BLUE HYPER ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, boa noite!

      Eu creio que faz o mesmo efeito, pois a tonalidade da cor da luz é de acordo com a temperatura da cor em Kelvin.

      Quanto maior a temperatura da cor, mais azulada é a luz.
      E quanto menor a temperatura da cor, mais amarelada é a luz.

      Por exemplo, as lâmpadas comuns tem temperatura de cor 2.700K e portanto possuem luz amarelada.

      As lâmpadas Crystal Vision tem temperatura de cor 4.300K enquanto as Diamond Vision tem 5.000K. As Diamond são mais azuladas que a Crystal.

      Olhei a temperatura da cor de Osram Cool Bluel Hyper e vi que é 5.000K, portanto são equivalente as Diamond Vision.

      Quando falamos em temperatura de cor não queremos nos referir ao calor emitido pela luz, mas sim a tonalidade do facho luminoso emitido por ela.

      Saiba mais em:
      http://www.akarilampadas.com.br/informacoes/temperatura-de-cor.php

      Excluir
  29. Flavio Lima Carneiro,comprei Ecosporte igual a sua, estou interessado em instalar o mesmo jogo de lâmpadas que você postou no blog, só que a minha duvida e referente a noite também não costumo viajar a noite mas por alguma inconveniente, no percurso anoitece, tem uma informação no seu blog que estas lâmpadas são fracas, realmente são fracas ou da para encarar alguns km na estrada ou nao...

    obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      As lâmpadas super branca iluminam menos que as lâmpadas originais.
      Eu já estou acostumado pois meus dois EcoSport anteriores tinha lâmpadas super branca.

      Seria interessante você fazer uma viagem a noite com o carro de alguém que tenha lâmpadas super branca instaladas.

      Não sei se vai ser possível.

      Conforme citei em anteriormente, enviei e-mail para a engenharia da Ford e ele fizeram testes de comparação das lâmpadas chegando a seguinte conclusão:

      Segue o e-mail recebido da engenharia da Ford.

      "As Lampadas Dimond Vision da Philips tem vida util reduzida em torno de 18% (a normal é 350h ela tem em torno de 300h) e o fluxo luminoso (embora seja mais branca) tambem é bem inferior.
      O fluxo de uma lampada H4 normal é de 1650lm/1000lm (alto e baixo), enquanto a DV é 950lm/650lm, testados a 13,2V e a 75/68W respectivamente."

      "A aparencia da luz mais branca é confortável, porém a luminosidade é bastante reduzida. Ainda é preciso avaliar a fotometria dos farois com essa lampada em laboratorio para nos certificarmos que nao iremos criar um problema de Legislacao.
      Além do custo bem superior."

      Portanto, fica a seu critério a instalação das lâmpadas super branca.
      Eu não acho tão gritante a diferença entre as duas.

      Dirijo com as lâmpadas super branca tranquilamente a noite.
      Mas de fato, as lâmpadas originais são mais eficientes inclusive na chuva.

      Abraços.

      Excluir
  30. Flavio Lima Carneiro conforme suas informações abaixo estes jogos de lâmpadas que você comprou no mercadolivre foi a que você instalou na EcoSporte....se for vou comprar,,,,quanto a EcoSporte vale o investimento....

    obrigado

    Diamond Vision H4 para farol:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440664078-lmpadas-xenon-diamond-vision-5000k-h1-h3-h4-h7-hb3-hb4-_JM

    Diamond Vision H11 para farol de neblina:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445414642-lmpadas-philips-tipo-xenon-diamond-vision-h11-5000k-_JM?redirectedFromParent=MLB436382729

    Silver Vision Py21ws para luz de seta:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439542274-lmpadas-philips-silver-vision-para-os-piscas-setas-py21ws-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lâmpadas que instalei no meu EcoSport foram compradas no Mercado Livre e estão funcionando perfeitamente até hoje.

      Os links que postei não estão mais funcionando porque os anúncios já foram finalizados.

      Mas as lâmpadas H4 e H11 foram compradas ao vendedor DIAMONDVISION de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Ele tem excelente reputação.

      Já as lâmpadas Silver Vision foram compradas ao vendedor EVOLUTIONSTORE, de Ribeirão Preto, São Paulo, que também tem excelente reputação.

      Abraços.

      Excluir
  31. Flavio Lima Carneiro,sexta fui retirar o carro na concessionaria, talvez aconteceu com vocês cheguei em casa estava cheirando a queimado, achei que estivesse saído da loja com o freio de mão puxado, resolvi tirar a duvida na concessionaria perto de casa com pessoal da manutenção ,sabe o que era, a surdina que estava cheirando a queimado por causa da pintura e outras coisas mais... segundo o funcionário da loja...

    ResponderExcluir
  32. Flavio Lima Carneiro,qual foi a película que você instalou na ecoSporte.

    obrigado/////

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silveira, a película do para-brisa é G35 e a dos demais vidros G5.

      Abraços.

      Excluir
  33. Flavio Lima Carneiro,me tira uma duvida, agendei para amanha 07/08 para colocar película na ecoSporte na concessionaria , só que a película e de 35 e 20, a funcionaria disse que não se instala película no para- brisa, Pergunto essa de 20 seria a G5 e a 35 seria a G35... você instalou a G35 no para -brisa...ou não


    obrigado,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silveira, boa noite!

      Esses códigos de películas cada empresa usa de uma forma diferente.
      Mas eu vou tentar te ajudar.

      Logo que comprei o meu EcoSport o rapaz da concessionária instalou as películas da marca SPFilm.
      Foi colocado em todos os vidros a película G5, que é a mais escura.
      No para-brisa instalaram a G20 que alguns chamam 50%.

      Ficou escuro e no Carnaval a Polícia Rodoviária Federal me multou em Campina Grande. Eu fui obrigado a arrancar a película do para-brisa e mesmo assim fui multado.

      Os outros vidros o policial deixou passar.
      Mas ele me falou que só me obrigou a remover a película porque olhando o carro de frente não via absolutamente nada.

      Ele até recomendou que eu botasse a G35 no para-brisa, que muitos chamam 75% de transparência.

      Essa película olhando o carro de frente você vê um pouco quem está no carro e foi isso que o policial me falou, pois o para-brisa tem que ter 75% de transparência. Para o policial arrancar ele tem que usar o aparelho que mede a transparência. No meu caso ele nem precisou porque não via absolutamente nada.

      Agora eu estou usando a película G35 (75%) no para-brisa e não tive mais problemas. Nos outros vidros permanecem as películas G5.

      Se você votar G20 em todos os vidros e G35 no para-brisa, vai ficar ótimo. Dificilmente você terá problemas, pois seu carro não vai ficar escuro.

      Abraços.

      Excluir
  34. Flavio Lima Carneiro...amanha de manha na concessionaria ...


    obrigado,,,,

    ResponderExcluir
  35. Bom Dia;;;

    Flavio Lima Carneiro, assisti uma reportagem no Youtube do gerente de marketing da Philips tirando as duvidas quanto a instalação das lâmpadas nos carros , ele informou que para instalar as lâmpadas você tem que ir ate o Detran para informar que você esta trocando as lâmpadas.http://www.youtube.com/watch?v=y74BX7jO6gY este e link.Na realidade em fazer este procedimento ?

    obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silveira, boa noite.

      Você confundiu um pouco o que está no vídeo.
      O apresentador fala de dois produtos:
      O primeiro são as lâmpadas super branca Crystal Vision ou Diamond Vision e o segundo é o kit de conversão xenon que usam outro tipo de lâmpada que é a xenon.

      As lâmpadas super branca não tem nada a ver com o kit de conversão xenon.

      As lâmpadas super branca possuem a mesma especificação das originais mudando somente a cor da luz.

      Já o kit de conversão xenon altera as características originais do veículo pois as lâmpadas xenon possuem voltagem e iluminação diferentes das originais, sendo necessário até a instalação de relé. Por isso que ao instalar lâmpadas xenon é necessário ir ao órgão de trânsito.

      Para as lâmpadas super brancas não precisa fazer nada disso.

      Muita gente confunde lâmpadas super branca Crystal Vision ou Diamond Vision com kit xenon, mas trata-se de tipos de iluminação completamente diferente.

      Foi exatamente por isso que eu sempre instalei lâmpadas super branca no meus carros pois sei que não terei problemas com os órgãos de trânsito

      As lâmpadas Diamond Vision atendem as Resoluções 227 e 294 do Contran em todos os aspectos elétricos de cor, fotométricos e de intensidade luminosa.

      Abraços.

      Excluir
  36. Peguei uma freestyle 2013/2014 prata enseada e to pensando em fazer essa troca de lampada tambem. Ficou muito bom o resultado da sua, Flávio. Parabens.
    Adriano Soares

    ResponderExcluir
  37. Tambem estou pensando em fazer esta mudança. Estou em São Paulo (Barra Funda). Alguem poderia indicar alguma elétrica para fazer este serviço? Também estou pensando em pintar as maçanetas do carro da cor prata (cor do carro)
    Recebo o meu freestyle 13/14 amanhã.

    Vou começar a frequentar o post tambem...
    rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keyvison, não precisa ir a autoelétrica para fazer essa mudança nos farois.
      As lâmpadas Diamond Vision tem as mesmas especificações das originais, portanto em qualquer oficina você pode pedir para fazer a troca das lâmpadas.

      Abraços.

      Excluir
  38. Boa tarde amigo, sobre a troca das lâmpadas do teto entre os bancos, será que tem que como tirar somente o acrílico para troca das lâmpadas ou tem que tirar toda luminária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Você tem que tirar a luminária, pois o acesso às lâmpadas é por cima. As lâmpadas ficam em uma encaixe que acessado por cima. Você gira o encaixe e ele sai junto com a lâmpada.

      É bem fácil remover a luminária. Você vai ver que para tirar o acrílico ele vem junto com a luminária, os botões de acionamento e o sensor do alarme.

      Abraços.

      Excluir
  39. boa tarde quero comprar um ecosport quero o 2.0 automático mas tenho medo que o carro nao seja econômico voce pd mim ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Teco Santos.
      O consumo do EcoSport 2.0 automático é pouca coisa maior que o do EcoSport 1,6 manual.
      As seis marchas deixaram o motor 2.0 muito econômico.

      Veja o deste de consumo feito pelo INMETRO:
      http://www.diariodebordoecosport.com/2013/08/novo-ecosport-tem-consumo-aferido-pelo.html

      Abraços

      Excluir
  40. vale apena ter um automático ou manual e a manutenção do carro e boa quebra muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse comprar um EcoSport hoje, certamente compraria um automático.
      A manutenção é a mesma das outras versões do EcoSport e o consumo é somente um pouco maior.

      Mas a comodidade de não ficar passando marchas no anda e para do nosso trânsito vale a pena!

      Excluir
  41. Bom dia o automíctico qual é o melhor deles o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Teco.

      Existem 3 versões de EcoSport automático.
      As três versões possuem o mesmo tipo de câmbio automático e o mesmo motor.

      O que muda são os acessórios estéticos e itens de acabamento.

      A versão automática mais barata é a SE PowewrShift 2.0 que custa R$64.960,00
      Depois vem a Titanium 2.0 PowerShift de R$73.990,00.
      Acrescentando 6 air bags e bancos de couro temos a versão Titanium 2.0 PowerShift Plus por R$77.690,00.

      A escolha fica a seu critério.

      Abraços.

      Excluir
  42. Boa noite Flavio,

    Peguei a minha EcoSport Freestyle 13/14 prata riviera no dia 03/10. No dia seguinte fiz uma viagem até minha casa situada em Gravatá-PE. Peguei a estrada no final da tarde e início da noite e pude comprovar o quanto a iluminação é eficiente. Ao subir a Serra das Russas joguei um farol alto que fiquei surpreendido pelo alcance atingido.

    A minha pergunta é se vale a penar realizar essa modificação estética, visto que a forma com que realizou na sua EcoSport ficou bem mais harmonioso e agradável do que os conjuntos originais. Outra coisa é se esse conjunto diamond vision é original phillips.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, boa noite!
      Seja muito bem-vindo ao blog

      Eu diz está modificação por motivos puramente estéticos e porque não costumo viajar a noite.

      As lâmpadas são originais Phillips, mas a eficiência luminosas delas e inferir as lâmpadas convencionais que vem no carro.

      Como você costuma viajar a noite, não recomendo a troca. Na chuva a luminosidade fica ainda pior.

      Veja o e-mail que recebi da engenharia da Ford que fez testes comparativos entre as lâmpadas comuns e as super brancas.

      Júnior, bom dia!
      Seja bem vindo o blog e muito obrigado pelos elogios.

      As lâmpadas Diamond Vision são um pouco azuladas. Antes, no meu antigo EcoSport eu usava as lâmpadas Crystal Vision, mas elas eram brancas e eu até diriam que puxam muito levemente para o amarelo, mas é bem pouco mesmo.

      Optei pelas Diamond Vision porque eu achava horrível o contraste dos filetes de led azulados do EcoSport com os farois de neblina amarelados.

      Antes de fazer a mudança eu enviei um e-mail para a engenharia da Ford e de fato eles mostraram através de testes que as lâmpadas Crystal Vision e Diamond Vision iluminam menos que as originais.

      Mesmo assim eu fiz a troca, pois não costumo viajar a noite e levei em consideração mais o lado estético.

      Na chuva a eficiência é ainda pior!

      Veja o e-mail que recebi da Ford com testes comparativos entre as lâmpadas comuns e as super brancas.

      "As Lampadas Dimond Vision da Philips tem vida util reduzida em torno de 18% (a normal é 350h ela tem em torno de 300h) e o fluxo luminoso (embora seja mais branca) tambem é bem inferior.
      O fluxo de uma lampada H4 normal é de 1650lm/1000lm (alto e baixo), enquanto a DV é 950lm/650lm, testados a 13,2V e a 75/68W respectivamente."

      "A aparencia da luz mais branca é confortável, porém a luminosidade é bastante reduzida. Ainda é preciso avaliar a fotometria dos farois com essa lampada em laboratorio para nos certificarmos que nao iremos criar um problema de Legislacao.
      Além do custo bem superior."


      Abraços.

      Excluir
  43. Entrei na duvida quanto aos faróis encontrei este vídeo que define bem e diferença entre os tipos de iluminação.
    http://www.youtube.com/watch?v=bP4LMVloiyM

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde

    Essa versão automática mais barata é a SE PowewrShift 2.0 que custa R$64.960,00 nao tou achando aqui na bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teco Santos, boa tarde!

      A versão SE PowerShift está em falta porque a produção dela está suspensa para implantação de algumas mudanças.

      A partir de novembro a PowerShift SE vai começar a ser produzida com algumas novidades, como por exemplo, roda de liga-leve aro 15 e as saídas do ar condicionado não serão mais cinza e sim pretas.
      Especula-se que o preço será mantido!

      Aguarde um pouco que em breve ela chegará nas lojas com essas novidades.

      Abraços.

      Excluir
  45. Pessoal, hoje eu descobri que muita gente usa referências erradas para as especificações das películas. Inclusive eu citei aqui aqui a G35 tem 75% de transparência.

    Mas a informação que me passaram estava errada e eu acabei escrevendo aqui no blog de forma errada.

    A forma correta de especificar a transparência das películas é:
    G5 (5% de transparência)
    G20 (20% de transparência)
    G35 (35% de transparência)
    G50 (50% de transparência)
    G75 (75% de transparência)

    Segue um link com explicações mais detalhadas.

    http://img9.imageshack.us/img9/7263/0myg.jpg

    Abraços

    ResponderExcluir
  46. Boa noite Flavio!! Quanto a luminosidade é semelhante a original?

    ResponderExcluir
  47. Flavio muito interessante as indicações que fez em relação as lâmpadas e películas.
    Quero comprar a capa do estepe em fibra, e os frisos laterias, tem alguma sugestão? Procurei no ML mas estou preocupada em relação a qualidade do material sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo você comprar na Auto330 (www.auto330.com.br), comprei minha capa de estepe lá.
      O pessoal é de confiança.

      A capa não é de fibra, é de ABS que é um material melhor que fibra. É o mesmo material que é fabricado o para-choque do carro.
      Lá também tem os frisos pintados na cor do carro e com o nome EcoSport., São lindos!

      Entre em contato com eles e diga que foi através do blog. Quem sabe você ganha um desconto.

      Abraços.

      Excluir
  48. Boa tarde!

    Flávio a minha Eco chega em uma semana e sobre as luzes como eu posso garantir que ao ser abordado por um policial que as luzes não são tipo Xenon? Como poderia provar que são Diamont Vision? Teria como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Basta olhar a lâmpada que o policial já sabe que se trata de uma lâmpada Diamond Vision, pois o bulbo dela é pintado de azul.

      Isso já aconteceu comigo. Ao avistar o carro de longe o policial fez sinal para eu parar, mas quando eu parei ele disse que podia prosseguir pois ele pensava que era xenon, e quando o carro chegou perto ele viu que era lâmpada super branca.

      Abraço.

      Excluir
  49. Bom dia não tou tendo muita sorte com o meu ecosport nao com apenas km 1000 ja apresentou defeitos os vidros nao sob quando aciona o alarme a suspensão quando passa em um buraco da um tombo forte já agendei com a loja pra terça feira

    ResponderExcluir
  50. Caro amigo, aqui estou novamente, peguei o meu carro hoje, gostei muito, apesar de alguns problemas, parece que os cintos do banco de trás ficam batendo com o movimento do carro e um pequeno defeito no couro do banco traseiro que eu mandei colocar, aparentemente costuraram a lateral do couro errado, ficou meio feio (fofo) e eles nem pra ajeitar logo colocando outra, vão como sempre esperar reclamar... A minha dúvida é sobre o farol de neblina traseiro (oq o acionamento fica na parte direita do farol normal no painel), o meu faz só acender a luz de uma parte vermelha da traseira, é isso mesmo? Ou a parte da direita (com coloração transparente) deveria ligar também? Grato desde já! Obs: se não for abusar pra que realmente serve isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, bom dia!

      Para evitar esse barulho do cinto traseiro, prenda a fivela entre o banco e a lateral do carro. Eu faço isso!

      Sobre a luz de neblina traseira é isso mesmo. Só existe no lado esquerdo. No lado direito fica a luz de ré.
      O Focus também é assim e vários carros que usam a padrão europeu de disposição de luzes.

      Apenas a versão S não é assim, pois não tem luz de neblina traseira, existe luz de ré nos dois lados.

      A luz de neblina traseira deve ser ligada somente quando você estiver trafegando sob neblina para o veículo que vem atrás ver sua luz de neblina acesa e saber que tem um carro na frente.
      Aqui no Nordeste eu nunca vou usar essa luz. kkkk

      Não ligue a luz de neblina sem estar na neblina porque a intensidade dela é forte e acaba ofuscando a visão do motorista que vem atrás.

      Abraço.

      Excluir
  51. Bom dia!
    A minha chegou na terça, mas estou com um "problema" que não consegui ainda saber como proceder. Quando tento gravar uma estação de rádio (92,1) ele grava normalmente, mas segundos depois o sistema já puxa sempre outra rádio (95,1).
    Isso só acontece quando tento gravar essa rádio (92,1) porque as outras consegui gravar normalmente, mas todas as vezes que tento essa ele sempre puxa a outra.
    Será alguma configuração ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  52. Sérgiol José da Silva1 de janeiro de 2014 às 12:22

    Caro Flávio,
    Bom Dia. Um Feliz 2014.
    Parabenizo pelo Blog. Tenho aprendido muito com as informações sempre precisas e acertadas.
    Minha FreeStyle 1.6 recebi em novembro passado. porém ainda está com 390 Km.
    Duas coisas me chamaram à atenção.
    1. Quando abro o porta-malas, a parte da lanterna esquerda da porta passa a 1 mm (literalmente) da parte fixa. meu receio é que qualquer desalinhamento até pelo tempo de uso da porta poderá causar dano na lanterna. este espaço é normal?
    2. Qualquer das 4 portas podem ser abertas por dentro, mesmo quando o travamento está acionado pelo botão do painel automática, quando em movimento, ou manualmente. Há alguma configuração para evitar isto?
    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, bom dia!

      Fique atento, porque se a lanterna tocar na outra ela inevitavelmente vai quebrar.
      Várias pessoas já tiveram essa lanterna quebrada.
      A do meu EcoSport também passa bem perto mas até agora está normal.

      Sobre a abertura das portas é assim mesmo.
      Você sempre vai poder abrir as portas usando a maçaneta interna. O botão central serve para travar as portas e impedir a abertura pelo lado de fora.

      Para proteger a abertura por crianças no banco de trás existe um botão, próximo da fechadura, que pode ser girado com uma chave de fenda para desativar a abertura.

      Lembre-se de sempre que chegar no posto de gasolina apertar o botão central. A tampa do tanque destrava junto com as portas. Se as portas estiverem travadas o frentista vai puxar a portinhola do tanque e poderá quebrar.

      Abraços.

      Excluir
  53. Sérgio José da Silva3 de janeiro de 2014 às 20:58

    Flávio,
    Boa Noite!
    Você tem ideia de para que serve aqueles dois furos rosqueados na parte de cima do bloco do motor? Acho que é a tampa do cabeçote...rsrsrs. Já verifiquei no manual más ainda não encontrei nada a respeito. A outra dúvida é quanto ao volume de água produzido no condensador do ar condicionado quando ligado. acho um pouco exagerado (moro em Manaus/AM), onde a umidade do ar é bastante elevada. não sei se há alguma relação.
    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, boa noite!

      Talvez os furos rosqueados rejam para conectar o filtro de ar.
      No antigo EcoSport o filtro de ar do motor era enorme e ficava conectado em cima do motor.

      No novo mudaram o lugar. Talvez eles tenham mudado o lugar durante o projeto.
      Isso é apenas uma suposição.
      Pode até ser para colocar uma proteção, tipo aqueles acabamentos plásticos que tem nos carros da Fiat e da Volkswagen que deixam o motor com um aspecto mais bonito.
      Talvez eles façam isso em outros mercados.

      Sobre o fluxo de ar é normal. No antigo EcoSport também era assim.
      Onde estaciona o carro, se o ar estiver ligado, fica uma bela poça de água.

      Abraços

      Excluir
  54. Olá Flávio... Uma dúvida... Comprei o mesmo modelo h4 e h11, inclusive no mesmo fornecedor que indicou em seus posts, já instaladas mas tenho observado um grande aquecimento no farol de neblina... Estou com receio que começar a queimar ou deformar interno... As suas estão tudo ok? Notou alguma deformação etc na parte acrílica ou no revestimento prata interno do farol? Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovani, bom dia!

      As minhas lâmpadas Diamond Vision estão funcionando perfeitamente até hoje. E eu sempre uso os farois de neblina a noite.

      Creio que não existe risco de deformação do farol de neblina pois a lente dele é de vidro. Somente os farois que tem a lente de policarbonato.

      Não existe risco de deformação pois essas lâmpadas Diamond Vision e também as Crystal Vision da Philips possuem a mesma potência das lâmpadas originais que vem no carro.

      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu grande Flavio... Ah, e vi a sua luta como a tampa do combustível... Dureza né ? Acredito que esse erro de engenharia não aplique-se apenas ao Ecosport... Tenho um amigo do trabalho com o mesmo problema, mas o carro é um bravo top de linha da Fiat... A mesma dor de cabeça... Abraços...

      Excluir
  55. legal. tu se preocupaste em retirar o tom laranja da seta mas veja que o farol ficou todo azulado quando desligado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Infelizmente não tem como colocar lâmpadas super-brancas sem deixar este efeito azulado.

      Excluir
  56. Comprei as H11 para os farois de neblina. Comprei as Cristal Vision...
    Vou ver se compro os pingos as W5W de LED para as luzes internas

    Alguem ai colocou iluminação no porta-luvas???

    ResponderExcluir
  57. Flavio, coloquei as H4 na minha eco e percebi q realmente são bem mais fracas q as originais. Ainda não troquei as de neblina H11, mesmo utilizando as de neblina h11 a noite, o farol não ficará tão bom? minha preocupação é na chuva, se vai ficar muito ruim. Troquei a h4 pelo capo, mas a H11 é por baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você trocar as luzes de neblina a luminosidade a noite na estrada vai diminuir mais um pouco, porque a eficiência luminosa das lâmpadas amarelas é um pouco maior que a das super brancas.

      Eu troquei as luzes de neblina por cima mesmo. Deu um trabalho danado.

      Abraços

      Excluir
    2. Eu troquei as de neblina por cima também...
      Depois de apanhar um pouco...me dei conta q desencaixando o conector fica muito mais fácil girar e tirar a lampada (soh cuidado pra o cabo nao escapar la pra baixo...tenta prender ele enroscando nos outros fios enquanto vc coloca a outra lampada)
      a do lado do motorista eh um pouco mais apertado....pra qm tem alguma coordenação motora na mao esquerda eh mais tranquilo!! ( o q não eh muito meu caso..hahahah)

      Excluir
  58. Flávio mais uma vez Parabéns pelo Blog

    Tirou mais uma duvida minha agora sobre as luz branca, como muitos não gostei da combinação as lanternas led com as luzes amareladas dos milhas e faróis fica meio estranho mais minha duvida era, como ficaria essa iluminação branca anoite, com o carro fechado com filme G5 nas laterais e G35 no dianteiro e com a possibilidade de chuva?

    Como muitos falaram a iluminação é menos eficiente que a original.

    O jeito é optar pela segurança do que pela estética nesse ponto e investir esse dinheiro em outros acessórios.

    ResponderExcluir
  59. Flavio, primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog, realmente muito bom. Peguei minha Eco no dia 17 estou muito contente com o carro. Ficou muito bonito seu conjunto com as novas lampadas, estou com muita duvida se ponho ou nao na minha, pois ja coloquei pelicula no para brisa e tenho receio de perder a visibilidade a noite. Alguem tem experiencia com a xtreme vision da philips sera q fica harmonico com oa leds como a diamon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilton, boa noite!

      A visibilidade a noite realmente fica bastante prejudicada com as lâmpadas super branca.

      Não conheço as Xtreme vision, mas pelas especificações dela, pelo menos esteticamente vai ficar igual, ou seja, a luz da Xtreme vision é amarelada igual a original, pois a Xtreme Vision tem 3.400k, e a Diamond Vision tem 5.000k.

      Pelas especificações a Xtreme Vision ilumina muito mais que as lâmpadas originais, no entanto a luz dela é amarelada.
      Não vai ficar harmônico com os leds, no entanto a visibilidade vai ser muito boa, ao contrário das Diamond.

      Grande abraço!

      Excluir
  60. Fábio boa tarde,

    Você pode me informar as especificações de cada luz do interior do novo EcoSpor (teto dianteira, teto traseira, porta malas, porta luvas) e também a da placa, pois estou querendo compras lampadas de led para trocar as originas e como sou leigo no assunto, estou preocupado em comprar lampada com as especificações erradas.
    Atenciosamente,
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Antônio!

      Segue as especificações das lâmpadas do novo EcoSport.

      Farois: H4
      Farois de neblina: H11
      Luz do salão: 3 lâmpadas W5W (pingo).
      Luz do salão traseira: 1 lâmpada W5W (pingo)
      Luz do para sol do passageiro: 1 lâmpada W5W (pingo)
      Luz de iluminação da placa traseira: 2 lâmpadas W5W (pingo)
      Luz do porta-malas: 1 lâmpada torpedo 36mm.

      Abraços.

      Excluir
    2. Boa noite, Fábio,

      Obrigado por esta dica.

      Excluir
  61. Flavio,. e esses farios como faz? .....bom possivel é !! inclusive achei muito bonito,.. os detalhes na seta, o detalhe no farol mesmo,. e o detalhe que ja vem em toda eco do led passando pela parte de baixo do farol.....

    ResponderExcluir
  62. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1488735934674933&set=pcb.881294788552912&type=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fernando!

      Esses farois da foto que você postou são do Conceito EcoSport apresentado em janeiro de 2012 em Brasília.
      Tive a oportunidade de ver pessoalmente este EcoSport. Mas ele não era de verdade.
      Era um carro de argila, pintado, as portas não abriam e não tinha nada no interior.
      Infelizmente estes farois não estão a venda, pois fora feitos apenas para esta apresentação.

      Veja o álbum com as fotos do evento no link abaixo:
      https://www.facebook.com/flaviolimacarneiro/media_set?set=a.212198202200080.55389.100002297046055&type=3

      Abraços.

      Excluir
    2. Huum,. Ok Flavio.
      .....Flavio, algumas coisas para te dizer,.>> parabens pela pagina na internet!. Acabo de chegar aqui na sua pagina, conheci seu site dia 28 de maio(2014) pouquissimos dias,. e no mesmo dia rodei quase todas as publicaçoes que vc fez. Hoje estou terminando de ver todos as publicaçoes(arquivos) que vc ja postou aqui(sao muuitas meesmo), ate foto com Elena Ford . Gostei demais das materias sobre abrir o porta malas pela chave e essa sobre farois e lampadas internas do carro(led), li tbm sobre como organizar as musicas no Sync(esse sabia,porem li para me acresentar mais algumas dicas). Tenho uma nova Eco branca. Nela fiz a instalaçao completa com um sistema de som com maior qualidade para ambientes externos que controlo via ipad, gostaria de compartilhar com vc(caso vc queira agregar como dica / materia no seu site ... nao sei). É algo que todos gostam muito,. sempre quando explico todo o sistema, as pessoas gostam de saber como consequi fazer tudo isso com o Sync do meu Ford Ecosport(rsrs)

      Abraços......

      Excluir
    3. Fernando, fico muito satisfeito em saber que o blog ter ajudar a sanar suas dúvidas.

      Se você tiver alguma dica pode elaborar um texto e anexar fotos que teremos o maior prazer em publicar.

      Nosso e-mail é dbecosport@gmail.com

      Grande abraço.

      Excluir
  63. Flavio, primeiramente parabéns pelo blog, traz muitas informações úteis. Outra coisa, adquiri um Ecosport 2009, ( ainda chego em um zero), excelente carro, comprei em um leilão e naturalmente sem manual. Mas tive a sorte grande, o carro está apenas com 32212 km, foi fabricado em novembro de 2009. Estava com o cabo da bateria desligado. A pergunta é a seguinte: _ Este carro indica no hodômetro digital o consumo? Se sim, como faço para programar/acessar?
    Grato e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, bom dia!

      Meu EcoSport anterior era um FreeStyle 2009.
      Infelizmente ele não possui computador de bordo e portanto não mostra o consumo médio do veículo.

      O computador de bordo foi incluído no EcoSport a partir das versões fabricadas em 2010.

      Grande abraço.

      Excluir
  64. Boa tarde Flavio, tranquilo?!

    Cara, você fez alguma alteração com fiação ou instalou rele? Ou não é necessário nada, somente a substituição?

    Valeu!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, bom tarde!

      Para instalar as lâmpadas Philips Diamond Vision ou Philips Crystal Vision não é necessário fazer nenhuma alteração na parte elétrica do carro porque as lâmpadas são exatamente iguais as originais que vem de fábrica no carro com potência de 55/60watts. A única diferença é que o bulbo da lâmpada é azul, por isso que a luz fica azulada.
      Você retira as lâmpadas originais e coloca as Diamond Vision. Simples!

      O relé só seria necessário se fosse instalar uma lâmpada com potência maior que 55/60watts, o que eu não recomendo, pois com essa alteração você perde a garantia da parte elétrica do carro além de com o tempo acontecer dano na lente de policarbonato do farol que não vai resistir a potência maior da lâmpadas.

      Infelizmente a lâmpadas Diamond Vision saíram de linha e eu acho que você não vai mais encontrar elas no mercado. A não ser que algum loja ainda tenha no estoque.
      No entanto, as Crystal Vision que tem luz um pouco menos azulada são facilmente encontradas.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Valeu Flavião!

      Vou ver se encontro as Crystal Vision então!

      Abraço!

      Excluir
  65. Ola Flavio gostaria de saber quanto fica para colocar faróis de neblina no modelo Ford Eco Sport S 1.6 já que não possui.
    Atenciosamente Rennan Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rennan, boa noite!

      Creio que este valor somente a concessionária pode informar, pois além dos farois de neblina, tem os chicotes, as lâmpadas e a mão de obra de instalação.

      Grande abraço.

      Excluir
  66. Fala Flávio!

    Esse site e seus posts estão quebrando um galhão! rs

    Me responde uma coisa? Eu quero trocar as lâmpadas da placa, já sei qe são w5w(pingo), só que dentro da própria Philips existem tamanhos diferentes desse mesmo encaixe..

    Essas lampadas aqui encaixam perfeitamente?
    http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_120889_2461_Lampadas-de-LED-Philips-Pingo-T10-w5w-6000K#

    Abç!! Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar, bom dia!

      Existem vários tamanhos de lâmpadas pingo W5W? Não sabia.
      Eu não conhecia essa lâmpada do link que você postou.
      Achei muito interessante.
      Mas se a referência dela é W5W eu creio que serve para iluminação da placa e também para iluminação do interior, pois também são do mesmo tipo.

      Grande abraço!

      Excluir
  67. Flavio valeu cara pela dica dos faróis. estava procurando a referencia deles pra trocar as do meu ecoesporte freestyle 14/15 comprei essa semana e não gosto dessas lampadas amarelas.
    agora uma grande dificuldade que estou vendo é a troca dos aros pro modelo esporte, os que vem nele é um aro 16 com 4 furos, e aros de 16 com 4 furos são muito difícil de encontrar, os caras das lojas orientam a trocar por um aro 17 ou maior o problema é o preço que sai muito caro alem de comprar os aros tem que comprar pneus 17 ATR sai por mais ou menos 600,00 cada mais jogo de aro 17 2000,00 se for cromado 3200,00 a ford só erro feio na furação do aro era pra ser de 5 furos que teria um monte de opção pra escolher o seu.

    valeu cara abraço.

    ResponderExcluir
  68. Quais foram os leds usados amigo? Comprou onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala dos filetes de leds na borda inferior do farol?
      Eles já vem de fábrica assim.

      Grande abraço.

      Excluir
  69. As Lâmpadas da nova ecosport (2014/2015)...são H4 as do farol (alto e baixo) e a do farol de milha HB4? Você disse que as do farol de milha do seu foi as H11? Sabe me explicar a diferença? As H4 são de duplo polo (alto e baixo)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      As lâmpadas do antigo EcoSport são H4 (farol) e HB4 (farol de neblina).
      No novo EcoSport as lâmpadas são H4 (farol) e H11 (farol de neblina).

      As lâmpadas H4 são de duplo polo (alto e baixo), pois os farois do EcoSport não de parábola única. Quando acende a luz alta, a baixa apaga.

      Quanto as lâmpadas HB4 e H11, elas são bem parecidas, mas não são totalmente iguais. Possuem alturas diferentes e os dois encaixes dos soquetes são um pouco mais afastados do que o outro.

      Grande abraço.

      Excluir
  70. Olá...tenho uma Ecosport Titaniun 2013 ontem percebi que o filete de led do farol dianteiro esquerdo apagou, ficando apenas um acesso. Qual a marca e como trocar a referida peça? É muito caro e onde encontro. Atenciosamente Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Rodrigo, boa tarde!

      Creio que essa informação voce vai conseguir somente nas concessionárias Ford.

      Quando souber algo não esqueca de relatar aqui, pois eu pensei que este led não queimava.

      Grande abraço

      Excluir
    2. Tenho uma Freestyle 2014, a algum tempo o led do lado direito começou a falhar, um pequeno tapinha e voltava a funcionar, mas logicamente parou de vez!
      O veículo foi levado a para troca de outra peça que foi solicitado pela Ford aproveitei e pedi para verificar o Led.
      Para minha surpresa fui informado que é necessário a troca do Farol devido a 1 led que parou de funcionar pelo valor de $900.00 ($$$arredondado para baixo nem lembro o valor exato).
      Parabéns a Ford!

      Excluir
  71. Flávio, parabéns pelo excelente blog.

    Achei o mesmo em busca de descobrir se existe alguma forma de tornar o nosso LED visível durante o dia, como ocorre com quase todos os carros com LED?

    O Audi A7 do vídeo que postou mesmo é bem visível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Ford pecou neste quesito e colocou um led que é praticamente invisível durante o dia.

      Estou curioso para saber como é o led do EcoSport europeu, pois lá é obrigatório o uso de leds diurnos em todos os carros.

      Não vi nenhum relato de pessoas que fizeram modificação para aumentar a luminosidade dos leds do EcoSport.

      Abraços

      Excluir
    2. Amigo, pesquisei mais um pouco e vi muita gente, inclusive amigos que acham que colocaram e acham que a Osram tem melhor custo-beneficio.
      Eu as uso na minha moto também.
      O que você acha?
      No caso ao invés da Diamond Vision da Philips ou da Cristal, estou pensando em por a Osram Cool Blue Intense, de 4300k.
      Sai muito mais em conta.
      Achei ambas com o Frete por R$ 255,00, contra R$ 390,00 da Diamond.

      Excluir
    3. Correção, to vendo com um amigo na distribuidora pra ver sefica mais barato, mas na Internet achei por R$ 210,00 com o frete. Par de H4 e H11 da Blue Cool Intense, 4200k.

      Excluir
    4. Dimitrius, realmente a eficiência luminosa da Osram é melhor. Mas a cor a luz e mais amarelada que a da Diamond Vision.

      Só recomendo essas lâmpadas para que não viaja a noite, pois a eficiência luminosa fica muito prejudicada.

      Abraço.

      Excluir
  72. Alguem sabe qual o soquete (base) para as lâmpadas H4 e H11 da nova Ecosport?

    ResponderExcluir
  73. Olá. Será que dá pra dar uma aumentada na intensidade do led do farol? Achei meio fraco durante o dia. É fita de led ou uma lampada que é refletida por algum tipo de tubo plástico? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Infelizmente não tem como aumentar a intensidade da luz de led do farol.
      Não é fita de led. O mecanismo da luz de led é interno ao farol e não tem como acessar sem abrir o farol.

      Grande abraço.

      Excluir
  74. Olá amigos. Muito bom o site e muito instrutivas as postagens, acesso com frequência.

    Podem me tirar algumas dúvidas?

    1-Alguém sabe qual a descrição e fornecedor corretos das lâmpadas brancas mais apsoximadas do led do farol? (Crystal ou Diamond). Acho que o Diamond deixa a luz azulada demais, e o meu led é branquíssimo.
    Estou perdido com tandos "H" nas descrições das luzes e tenho medo de me enganar na compra das lâmpadas para o farol e farol de milha. Se puderem me encaminhar um fornecedor correto no ML.

    2-Alguém sabe se dirigir à noite pela cidade apenas com o led e o farol de milha geram infração de trânsito?

    3-Alguém com uma opinião mais experiente ou testada sobre o print booster? Dizem que ele otimiza até os gastos inadequados com combustível ao corrigir a aceleração do carro de acordo com a potência do motor. Seria correta essa ideia?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Douglas!

      A cor que mais se aproxima do LED é a lâmpada Diamond Vision. A Crystal Vision é levemente amarelada.
      Infelizmente a Philips retirou do mercado as lâmpadas Diamond Vision. Se você encontrar vai ser em empresa que tem unidades finais do estoque.

      Dirigir somente com o LED aceso e o farol de neblina pode gerar infração de trânsito.

      Não tenho nenhum opinião formada sobre o print booster.

      Grande abraço!

      Excluir
  75. Olá Flávio e colegas que acompanham o tópico.

    Testei algumas lâmpadas e vou deixar minha opinião.
    Primeiramente comprei as Cristal Vision da Philips, mas não gostei, pois ainda ficaram amarelas de mais comparadas aos LEDs originais dos faróis.

    Pesquisei um pouco e encontrei as lâmpadas de LED 5000K a 6000K.
    Essas sim ficaram brancas como os LEDs dos fróis, porém existem dois tipos:

    Sem reator:
    Essas serviram somente de enfeite, pois a luminosidade é muito baixa. Quem está dentro do carro nem percebe que está acesa.
    Fica com visual bonito para quem vê o carro passando na rua.
    Segue foto;

    http://imageshack.com/a/img913/6906/l6kvj1.jpg

    Com reator:
    Essas sim iluminam muito bem e dependendo da marca iluminam até mais do que as originais.

    No farol alto/baixo usei uma semelhante a halogena para que o faixo de luz seja direcionado na posição correta evitando ofuscar quem vem de frente. O anunciante prometeu 4000 lúmens, mas acredito que não tenha passado de 2000, pois iluminaram menos do que s originais. O farol alto é pouco percebido com o acionamento desses dois LEDs laterais. O correto seria o led voltado para baixo para que o faixo de luz fosse refletido para cima. Acredito que os LEDs com essa cobertura de acrílico tenham perdido um pouco de luminosidade.
    Seguem fotos:

    http://imageshack.com/a/img540/9279/kI1i1F.jpg
    http://imageshack.com/a/img537/3388/S1jLZZ.jpg
    http://imageshack.com/a/img673/7707/Rf17ho.jpg

    Nos faróis de neblina usei a H11 com LED COB.
    Esse sim iluminou muito bem. O anunciante promete 1800 lúmens por lâmpada e acredito que está cumprindo o prometido, pois iluminaram mais do que as originais. Realmente muito forte.
    Seguem fotos:

    http://imageshack.com/a/img538/6130/BJi7DD.jpg
    http://imageshack.com/a/img910/7592/wYuhhU.jpg
    http://imageshack.com/a/img908/3884/X5sVBa.jpg

    Agora estou pensando em colocar as H4 de LED COB no mesmo padrão da H11 que coloquei.
    Existem vários modelos.
    Fotos:

    http://imageshack.com/a/img661/7623/SnNLpM.jpg
    http://imageshack.com/a/img673/3982/Qf9Qx9.jpg
    http://imageshack.com/a/img537/1043/nQhlpg.jpg
    http://imageshack.com/a/img905/5552/IDp0NI.jpg
    http://imageshack.com/a/img538/791/5SLAex.jpg


    Os valores variam de R$ 200,00 a R$ 400,00 no Brasil e U$ 70 a US 150,00 na China ou no e-bay.

    ResponderExcluir
  76. Flávio,

    Já pensou em colocar H9 nos faróis de neblina? tem gente que troca a H11 pela H9 e diz que melhora a iluminação.

    E sabe se tem como deixar a sinaleira mais forte?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Douglas!

      Eu já vendi meu EcoSport.
      Agora estou com um Tracker LTZ.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Então virou casaca!
      Tem que mudar para Diário da Tracker LTZ.
      kkkk

      Excluir
    3. Não virei a casaca. Apenas comprei o Tracker porque achei o acabamento e o porte muito superiores ao do EcoSport, além do câmbio automático dele ser automático de verdade. O do EcoSport é automatizado e no Google se você pesquisar vai ver que está dando muito problema.
      No grupo do EcoSport no Facebook tem membro esperando pela troca do câmbio PowerShift há mais de 4 meses. A fila está grande. Eu não queria correr este risco de ficar a pé.
      A versão do EcoSport com câmbio manual ainda continua sendo uma ótima escolha.

      Quanto o blog, já fiz um para o Trakcer bastante tempo.
      O endereço é: www.trackerbrasil.com

      Grande abraço!

      Excluir
  77. Vídeo com os testes comparativos dos faróis de LED.

    ResponderExcluir
  78. Olá, alguém sabe me informar qual lanpada é usada nos faróis de milha do ecosport 2016?
    Estou em dúvida na bh4 e h11!

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde.

    Quais os modelos das lâmpadas da lanterna da Ecosport 17?!
    Vi no manual e comprei errado a da ré, comprei de 2 pólos e é 1 polo apenas!

    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir