Mostrando postagens com marcador Editorial. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Editorial. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Feriado de 16 de setembro


Dia 16 de setembro é feriado da emancipação política de Alagoas.
Vou aproveitar o feriadão para ir até a casa de familiares na cidade de Mamanguape, a 50km de João Pessoa, capital da Paraíba. Serão 425km de Maceió até Mamaguape.

Antes de chegar a Mamanguape farei um pequeno desvio de 15km na cidade de Conde-PB para encontrar com os amigos Josimar Medeiros e Maurício Albuquerque, do Fórum EcoSport Club e conhecer a paradisíaca praia de Jacumã.


Fui até o posto de combustíveis e calibrei os pneus do carro. Coloquei 34 libras nos traseiros e 32 nos dianteiros, pois o carro irá com três pessoas e porta-malas cheio.

Abasteci o carro e fui para casa. Quando cheguei tive uma desagradável surpresa: a tampa do tanque de combustível estava com a dobradiça quebrada!


Já vi alguns relatos desse problema na internet. São dois tipos de problemas que estão ocorrendo na tampa do tanque de combustível do novo EcoSport.

Um problema é este que aconteceu comigo. A dobradiça quebra provavelmente quando a cordinha que segura a tampa do bocal do tanque enrosca nela. Quando o frentista vai fechar a tampa não fecha completamente porque a cordinha enroscou na dobradiça e então ele acaba forçando tentando fechar e quebrando a dobradiça.

O outro problema é quando apenas o acabamento pintado descola. Normalmente quando a gente chega no posto e a tampa está travada e o frentista puxa e continua forçando tentando abrir. Com o tempo a tampa, que é colada na peça preta que faz parte da dobradiça pode descolar.


Como irei viajar amanhã bem cedo, não vou poder ir na concessionária para consertar a tampa do tanque. Mas eu também não posso viajar com essa tampa meio solta!

A solução que encontrei foi botar a fita dupla face da 3M para a tampa ficar bem firme no lugar. O tanque já está cheio e eu só vou abastecer novamente na volta. Vou levar a fita comigo por precaução.


Apesar do problema ter sido provocado pelo frentista, não vou botar a culpa nele. O que está errado certamente é a dobradiça da tampa! Certamente tem algo errado no projeto que precisa ser repensado urgentemente por parte da engenharia da Ford.

Conheço pessoas que já passaram por este problema mais de uma vez.
Não entendo com um problema tão primário e que está acontecendo com várias pessoas não foi detectado nos milhares de quilômetros que o EcoSport rodou em restes e certamente passou por milhares de abastecimentos.

Quando voltar de viagem vou levar o EcoSport na Laguna Veículos para consertar essa tampa.


Como podem ver na foto acima, o porta-malas leva perfeitamente três malas médias e 5 sacolas. Coloquei duas malas de lado e uma deitada em cima das outras duas. Amanhã na hora de sair ainda vou botar uma caixa térmica de isopor de 30 litros onde estão as sacolas e distribuirei as sacolas pelos espaços vazios.
É tudo uma questão de saber arrumar a bagagem!

Um excelente fim de semana a todos e que Deus permita que a viagem transcorra na mais absoluta tranquilidade!

Veja no link abaixo a postagem sobre a viagem e o encontro do EcoSport Club:
1º Encontro Interestadual Nordeste do EcoSport Club


Vejam no link abaixo o conserto da tampa do tanque de combustível:
Conserto da tampa do tanque de combustível





domingo, 11 de agosto de 2013

Novo EcoSport tem consumo aferido pelo INMETRO


O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feito pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), serve para orientar e indicar ao consumidor informações sobre a eficiência dos veículos leves vendidos no Brasil.

Os veículos são classificados de acordo com sua eficiência energética, ou seja, seu consumo de combustível. Os modelos são comparados com outros de sua categoria, considerando tamanho e características de uso. 

O programa tem no total dez categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, fora-de-estrada, SUV (sport utility vehicle ou utilitário esportivo), minivans e esportivos.

Os veículos recebem etiquetas com faixas coloridas que vão de A (menor consumo de combustível) à E (maior consumo de combustível) que classifica os modelos quanto à eficiência energética na categoria e mostra outras informações, como autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada e valor de CO2 emitido pelo motor do veículo durante a combustão do álcool ou da gasolina.
 
Os valores referentes ao consumo de combustível são medidos em condições padrão (NBR-7024) e ajustados para simular as condições mais comuns de utilização. O consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso.
 
Todas as versões do novo EcoSport foram submetidas ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e obtiveram as seguintes classificações:


Versões S, SE, FreeStyle e Titanium com motor Sigma 1.6 16V
Classificação "A"


Versões SE e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio Automático PowerShift 
Classificação "A"


Versão FreeStyle 4WD com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 6 velocidades
Classificação "A"

 
Versões FreeStyle e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 5 velocidades
Classificação "B"


Consulte a etiquetagem veicular de outros automóveis em:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Surpreenda-se com a nova geração do EcoSport


Fascinante, esportivo, inovador na tecnologia e no conforto. O Novo EcoSport consegue mais uma vez surpreender o mercado e dá um salto na categoria, sem perder sua herança de carisma e esportividade. Confira como o Novo EcoSport pode fazer você ir mais longe.





quarta-feira, 10 de julho de 2013

Amizade antiga com o EcoSport


Em novembro de 2005 comprei meu primeiro EcoSport 1.6 XLT Flex, cor Prata Geada, já como modelo 2006 e com o recém lançado motor Zetec Rocam flex de 105 cavalos.

Além do visual robusto, o EcoSport tinha virtudes que me cativaram rapidamente, como a altura elevada do solo que traz mais tranquilidade no dia-a-dia, pois não acontece mais do carro ficar arrastando o protetor de cárter nas lombadas, coisa que acontecia frequentemente com meu carro anterior.

Os pneus de perfil alto também foi outro fator de tranquilidade. São muito mais resistentes a impactos e quedas em buracos na estrada. Nunca tive um pneu deformado ou roda danificada, mas no outro carro as duas coisas aconteceram várias vezes. Arranhar a roda de liga leve na guia da calçada também acontecia muito. Com este tipo de pneu do EcoSport isso não acontece;

A posição elevada de dirigir transmite mais segurança no trânsito e também muito mais visibilidade.

O espaço interno é muito bom! Destaque para quem vai no banco traseiro que geralmente passa por aperto em outros carros compactos, mas no EcoSport viaja com tranquilidade. Os joelhos de quem senta no banco traseiro não tocam no encosto do banco da frente.



Em fevereiro de 2009, comprei meu segundo EcoSport. Desta vez foi o modelo FreeStyle 1.6 Flex, cor Prata Riviera, e com o motor de 107 cavalos.

Nesta versão a Ford lançou o sistema My Connection que possibilitava receber chamadas telefônicas no carro, mas sem comandos de voz, com uma leve mudança do visual e várias melhorias como melhor isolamento acústico, adoção de pneus de uso misto entre outros.


 
Em julho de 2012 comprei meu terceiro EcoSport através da sistema de pré-venda na campanha de lançamento do novo EcoSport Global e fui um dos primeiro a receber o carro em setembro já como modelo 2013 na versão FreeStyle, cor Branco Ártico e com o novo motor Sigma 1.6 16v Flex de 115 cavalos.




Nesta versão houve uma grande evolução em relação aos outros EcoSport que possui.
O novo EcoSport é mais robusto tanto no design quanto no comportamento dinâmico, com itens de segurança como air-bags, freios abs, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e também com sensor de estacionamento incrivelmente preciso que leva em consideração o estepe na tampa do porta-malas, novo motor Sigma 1.6 16V é mais potente, mais econômico e mais silencioso que o do antigo EcoSport e a direção elétrica é levíssima.

O interior é muito mais confortável com bancos mais envolventes e que seguram seu corpo nas curvas, além de ter um bom espaço para quem vai no banco de trás e que pode escolher o nível de inclinação do banco traseiro para um melhor conforto.

O grande destaque é o Sistema de Interatividade Sync com comandos de voz para som e telefone que possibilita receber e fazer ligações para qualquer pessoa que esteja ou não na agenda do telefone, sem precisar pegar no telefone nem tirar as mãos do volante. Podemos também escolher uma música, um cantor, um álbum, um gênero de música, tudo por comando de voz.

Estou satisfeito com o novo EcoSport. Além do belo design, ele é muito gostoso de dirigir!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reflexo na moldura prata do difusor de ar lateral


Amigos, eu sou o Carlos Iwanaga e fui um dos primeiros a receber o Novo EcoSport. Comprei na pré-venda no dia 04/07/2013 e meu carro foi faturado dia 29/08/2012.

Durante os seis primeiros meses as molduras do difusor lateral do ar condicionado não me incomodavam porque rodei sem Insulfilm. 

Depois que coloquei Insulfilm estas molduras pintadas em prata brilhante refletiam diretamente nos vidros laterais atrapalhando a visão do espelho retrovisor, principalmente pela manhã e em destaque para o lado do motorista. Quando chovia então a sensação de insegurança era maior ainda.


Resolvi esta questão pintando-as de preto fosco, da mesma cor que o Difusor. Agora definitivamente não se vê mais o reflexo na cor prata que aparecia nos vidros. Claro que muitos podem não gostar e que o ideal seria mantê-las na cor original, mas caso queira reverter é só pintar de prata novamente, ou comprar novos difusores.

Segue o procedimento feito:

1- Retire os difusores do Ar Condicionado lateral erguendo-os pela parte inferior
2- Desmonte a moldura prata do difusor
3- Retire a grelha que fica nele, deixando somente a moldura
4- Lixe levemente a moldura com lixa d' água 1200
5- Limpe-as bem, tirando todo o pó
6- Pinte-as de preto fosco, usando três ou mais demãos deixando secar bem entre entre uma e outra
7- Monte-os devidamente e recoloque no painel.
8- Adeus reflexos!

Custo total: R$26,00 (Colorgin preto fosco para plástico + lixa da agua 100)





Dicas: Se tiver soprador térmico, use-o para acelerar a secagem. Caso você não tenha habilidade, peça para um pintor desmontar e fazer a pintura. Cuidado para não quebrar as garras plásticas que são frágeis, mas são fáceis de desmontar. Importante: ao usar Colorgin, mantenha a distância recomendada entre o bico e a moldura. Inicie o jato sempre fora da moldura e depois concentre nela.

Obs.: Ao contrário do que muitos pensam o reflexo aparece nos vidros e não espelho retrovisor, para ter certeza abra completamente os vidros e verás que o reflexo desaparece.
Estas molduras em cor prata brilhante vem somente nos modelos FreeStyle e Titanium, nos S e SE e são na cor cinza fosco.
Minha sugestão é que se pinte na cor Preto Fosco que fica exatamente igual ao Difusor de Ar, além do que o Preto Brilhante pode refletir um pouco também.

Painel após pintura dos difusores

Detalhe do difusor pintado de preto fosco

Reflexo após a pintura ficou bem suave


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Direção Elétrica do Novo EcoSport


Os dois EcoSport que possui (modelo 2006 e modelo 2009) contavam com sistema de assistência hidráulica e ao fazer manobras para estacionar eu sempre tomava o cuidado de não esterçar o volante até o final, pois muita gente fala que este hábito pode provocar danos ao sistema de assistência hidráulica.

Este hábito também foi mantido depois que comprei o Novo EcoSport 2013,  que agora conta com direção com assistência elétrica, pois eu não sabia se a recomendação da direção hidráulica também se aplicava na direção elétrica.

Alguns leitores tem enviado perguntas ao blog sobre a possibilidade de poder esterçar até o final a direção elétrica do Novo EcoSport e diante da dúvida eu resolvi encaminhar a pergunta para a equipe de engenharia da Ford que desenvolveu o Novo EcoSport Global.

A resposta foi a seguinte:

"Diferentemente do que temos nos veículos com assistência hidráulica, para o sistema de direção elétrico do Novo Ecosport, não há nenhuma preocupação especial com o final de curso da direção."

"Ao identificar que encontra-se nessa condição, o sistema automaticamente diminui o nível de assistência até um nível mínimo, com o intuito de evitar qualquer tipo de sobre-carga ou aquecimento no motor elétrico."

"Outras vantagens do sistema elétrico, comparativamente ao hidráulico: economia de combustível (aproximadamente 3%, dependendo da motorização); compensação automática de deriva de direção (pull-drift); amortecimento de vibrações no volante (anti-nibble); auxílio de retornabilidade de direção; entre outros."


O sistema elétrico de direção do Novo EcoSport também equipa o New Fiesta.
O vídeo abaixo traz uma explicação detalhada dos recursos e vantagens da direção elétrica que equipa todas as versões do novo EcoSport.


Agora podemos ficar mais tranquilos quando fazemos manobras ao estacionar o carro e desfrutar da incrível leveza da direção elétrica do Novo EcoSport.




sábado, 15 de junho de 2013

Novo EcoSport FreeStyle ganha Transmissão PowerShift!

Segundo o Hotsite do Novo EcoSport (www.novoecosport.com.br), a versão campeã de vendas "FreeStyle" acaba de ganhar a moderna transmissão automática PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.
Essa configuração acompanha o EcoSport desde o seu lançamento, porém apenas na versão Titanium 2.0L.

Agora resta saber se o PowerShift estará disponível em ambas as motorizações ou apenas na 2.0 como já acontece na Titanium.

(Print do site oficial feito em 15/06/2013)

Atualização em 18/06/2013:

Em contato com a Ford, foi comunicado que a informação que está no site está errada!
A equipe que cuida do site já está providenciando a correção.

Portanto, o câmbio automático PowerShift de 6 marchas está disponível como item opcional no Novo EcoSport, apenas nas versões SE 2.0 e Titanium 2.0.

(Print do site oficial feito em 20/06/2013)

terça-feira, 2 de abril de 2013

Transmissão PowerShift de 6 marchas



O Engenheiro Chefe de Powertrain da Ford, Nilton Otsuzi, explica o funcionamento da transmissão automática PowerShift de dupla embreagem do Novo EcoSport e como ela traz mais conforto, esportividade e economia de combustível.


O supervisor de Engenharia Veicular, Norberto Catani, revela como o Novo EcoSport possui componentes, que vão desde a direção elétrica ao design aerodinâmico, propícios para boa performance e baixo consumo de combustível.





terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Versão europeia do novo EcoSport é apresentada


A Ford divulgou as primeiras imagens oficiais do novo EcoSport que será comercializado na Europa e que será uma das principais atrações da marca no Salão de Genebra.

Externamente as mudanças ficaram restritas ao novo desenho das rodas de liga-leve e ao novo catálogo de cores.



Ainda não foi divulgado onde o EcoSport europeu será produzido. Especula-se que seja na fábrica de Craiova, na Romênia. Os detalhes sobre motores e câmbio serão conhecidos posteriormente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EcoSport no feriadão de Carnaval


No feriadão de Carnaval fiz a segunda grande viagem com o meu EcoSport FreeStyle.
Foram 650km de Maceió até Paulista, no sertão da Paraíba e mais 650km de volta para Maceió.
Enchi o tanque com gasolina aditivada, calibrei os quatro pneus com 32 libras e às 4 da manhã segui viagem com mais duas pessoas a bordo. Coloquei um pendrive de 8GB e dei o comando de voz ao Sync para reproduzir minha seleção de músicas. Conectei o iPhone pelo bluetooth, executei o aplicativo de GPS Waze e tracei a rota. Tudo pronto!

Seguindo conselho de um amigo, resolvi dar uma "amaciada" no carro, pois ele está com apenas 4.500km rodados. Então eu estiquei um pouco as trocas de marchas fazendo as trocas somente aos 4.000 giros.

A diferença em relação ao antigo EcoSport é gritante. Mesmo esticando as marchas, você não escuta o motor berrando dentro do carro como acontecia com o antigo EcoSport com motor Zetec 1.6 8V.
Esse novo motor Sigma 1.6 16V é muito esperto, elástico, silencioso e econômico e ainda tem 10 cavalos a mais que o antigo.

Na primeira viagem, em novembro com apenas 900km rodados, o consumo foi de 13,1km/l e nesta viagem o consumo foi de 12,2km/l justamente porque resolvi esticar um pouco mais as marchas e em alguns momentos atingi a velocidade de 160km/h nas rodovias duplicadas de Pernambuco e Paraíba.

O ar condicionado permaneceu ligado todo o tempo, sempre no nível 2 e em nenhum momento senti necessidade de aumentar. Está aprovadíssimo este ar condicionado do novo EcoSport. Vale salientar que praticamente não se nota a diferença de desempenho quando se liga o ar condicionado.


A viagem foi bastante tranquila e mais uma vez eu senti a grande diferença do novo EcoSport nas curvas. Mesmo na velocidade 100-120km/h ele faz as curvas com bastante segurança, demonstrando uma incrível estabilidade em relação ao modelo anterior. Em nenhum momento o carro inclina ou invade a faixa contrária, como acontecia com o antigo modelo. Você sente muita segurança dirigindo o novo EcoSport.

Creio que isso é devido ao Sistema AdvanceTrac composto pelos freios ABS,  os controles estabilidade e tração e o sistema de compensação de deriva que detecta imperfeições e inclinação na pista, corrigindo automaticamente sem que você perceba.

O EcoSport ainda desperta muita curiosidade das pessoas na estrada. Pelo retrovisor dava para notar as pessoas do carro de trás apontando para o EcoSport e comentando. O mesmo aconteceu quando parei em Campina Grande para abastecer. O tanque ainda estava meio, mas mesmo assim eu abasteci pois não sabia da qualidade do combustível vendido lá no sertão. A quantidade de paradas para abastecer é outro diferencial do novo EcoSport em relação ao antigo.

Na volta, novamente a viajem foi bastante tranquila e como eu resolvi voltar na terça-feira às 9:30h, cheguei em Maceió às 17:00h e praticamente não enfrentei trânsito. Pouquíssimos carros na estrada.

Como lembrança fica a foto acima que fiz na fazenda, em Paulista-PB. Uma belíssima paisagem com o meu EcoSport ao fundo!


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Capa do Estepe Novo EcoSport


Instalei mais um acessório no meu EcoSport FreeStyle: Capa de estepe total rígida em ABS pintada na cor do carro.
Como não existe nenhum modelo de capa de estepe total a venda nas concessionárias Ford, encomendei este em uma loja de acessórios em São Paulo.

O carro ficou com um visual mais limpo e o estepe ficou mais integrado ao conjunto.