terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ford Europa anuncia novidades para o EcoSport 2016



A Ford Europa anunciou duas novidades na linha EcoSport para 2016: o modelo com motor EcoBoost 1.0 de 140 cv e a versão especial Titanium S. Os lançamentos fazem parte da estratégia de aumentar as vendas do utilitário esportivo, que já atingiu 35.800 unidades em 2015. As demais opções de motores são o 1.5 TDCi diesel e o 1.5 Ti-VCT a gasolina.

"O EcoSport foi desenvolvido em alguns dos climas e terrenos mais rigorosos do mundo para ser uma opção atraente dentro da nossa linha de SUVs para os clientes europeus", diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.

Os SUVs responderam por 20% das vendas totais de veículos na Europa em 2014 e devem crescer para 27% da indústria em 2020, segundo a consultoria IHS. A meta da Ford é atingir a venda de 200.000 SUVs na Europa em 2016 – o triplo do volume comparado a 2013.

A Ford também está se preparando para atender ao crescimento na demanda de veículos com tração integral, uma tendência forte na Europa, especialmente em regiões sujeitas a neve, por aumentar a segurança na rodagem.  A expectativa da marca para o ano que vem é vender um volume 120% maior de carros com essa configuração comparado a 2014.


Em 2012, a Ford dispunha de apenas três modelos na Europa com tração integral. No próximo ano, serão oito – Edge, Kuga, Galaxy, Mondeo, S-MAX, Focus RS, Ranger e Transit –, representando quase metade da sua linha.

Novas versões

O EcoSport Titanium S terá rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas, teto e retrovisores pintados de preto, vidros escurecidos, calibração especial do chassi e sistema de conectividade SYNC com áudio digital Sony DAB, tela colorida de 4 polegadas e navegação opcional. As versões sem o estepe na tampa traseira – outra exclusividade do mercado europeu – virão também com câmera de ré.

Fonte: Press releases Imprensa Ford




quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

EcoSport chega a 1 milhão de veículos produzidos



O EcoSport atingiu o marco de 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia. Esse resultado compreende somente a produção brasileira, uma vez que o utilitário esportivo criado no Brasil ganhou escala mundial, sendo fabricado também nas unidades da Índia, Tailândia, China e Rússia para venda em mais de 125 países. O veículo 1.000.000 foi um modelo EcoSport FreeStyle 1.6 Flex, que deixou a linha de montagem no Nordeste brasileiro.


Esse marco foi obtido 12 anos após o lançamento do utilitário esportivo que marcou época como um veículo inovador e acessível a um número maior de consumidores, abrindo caminho para um novo segmento até hoje buscado por outras marcas. Para mostrar o pioneirismo e evolução do EcoSport, a Ford preparou um vídeo com os principais marcos do modelo no Brasil (veja neste link), além de um infográfico.


Além do mercado local, a produção brasileira atende diversos países latino-americanos. Do total de 1 milhão de unidades, cerca de 600.000 foram vendidas no Brasil e as demais na Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e México.

“O EcoSport abriu as portas para um novo cenário da indústria brasileira. Trouxe a possibilidade de acesso a um segmento até então restrito a modelos caros. Resultado de uma ampla pesquisa e de um trabalho da engenharia brasileira, o EcoSport foi concebido como sinônimo de criatividade num setor em que até hoje é difícil superá-lo, em que pesem sucessivos lançamentos nesta categoria”, ressalta Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

Em cada momento de sua trajetória, o Ford EcoSport criou uma estratégia de produto diferenciada para atender o público brasileiro. Em 2015, por exemplo, a Ford lançou a versão 1.6 Sigma Flex com transmissão sequencial de seis velocidades. Esse modelo é hoje o mais competitivo de seu segmento.


Aliás, esta sempre foi a característica principal do EcoSport: inovar e ditar tendências. Apresentado como conceito em 2002, tem sido um veículo desejado e com milhões de fãs nas mídias sociais. Seu design criativo, altura elevada do solo, banco em posição de comando e versatilidade ajudaram a criar um novo conceito de esportividade.


Geração global

O passo para o reconhecimento internacional foi dado em 2012 com o modelo sendo escolhido o utilitário esportivo compacto da marca dentro do plano “One Ford”. A sua nova geração virou global com lançamentos simultâneos no Brasil, China, Índia e Tailândia. Rapidamente, o EcoSport passou a ser vendido em vários continentes, chegando a outros países da Ásia, além da África, Oceania e Oriente Médio. Outro marco significativo foi o lançamento na Europa, com o anúncio da produção na Rússia e comercialização na Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, entre outros mercados. Na América Latina, tem uma forte presença em vários países.

O modelo sul-americano conta com o mesmo padrão das demais versões mundiais, ou seja, totalmente novo do chassi à carroceria. No Brasil, é oferecido com motores flex de alumínio, câmbio automático sequencial de dupla embreagem, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade, sistema multimídia SYNC e faróis de LED. Em 2013, foi também o primeiro veículo fabricado no Brasil a conquistar a nota máxima de 5 estrelas de segurança do Latin NCAP.

Grandes momentos

Os grandes momentos do EcoSport no Brasil foram:
2002 – Pré-estreia no Salão do Automóvel de São Paulo.
2003 – Lançado em abril, criou um novo patamar de liberdade e versatilidade ao volante.
2004 – Lançamento da versão 4WD com tração total inteligente para uso fora de estrada.
2005 – Primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6.
2006 – Lançamento da versão FreeStyle com itens de design personalizados e conectividade.
2007 – Introdução do EcoSport Automático e aprimoramentos de design.
2008 – Lançamento do motor Flex 2.0, ampliando a versatilidade.
2009 – Celebração da produção de 500.000 unidades.
2010 – Introdução de novos itens de design e equipamentos.
2011 – Comemoração da venda de 700.000 unidades.
2012 – Lançamento simultâneo da geração global no Brasil, na Índia e na China, totalmente nova na plataforma, design, interior e introduzindo os motores Sigma 1.6 e Duratec 2.0.
2013 – Primeiro carro fabricado no Brasil a receber nota máxima de segurança de 5 estrelas do Latin NCAP.
2014 – Lançamento da versão FreeStyle 2.0 de seis velocidades com dupla embreagem. Início de vendas na Europa.
2015 – Lançamento do EcoSport 2016 com nova versão 1.6 Flex e transmissão sequencial de seis velocidades com dupla embreagem.

Fonte: Press releases Imprensa Ford