sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EcoSport é eleito o SUV com maior valor de revenda



O Ford EcoSport foi recebeu o Prêmio Maior Valor de Revenda, da Agência AutoInforme. A pesquisa abrangeu 100 modelos de versões de veículos vendidos há pelo menos um ano no mercado, sem incluir lançamentos recentes.

O EcoSport foi SUV compacto que menos perdeu valor após um ano de uso dentro de cada categoria, com índice de 11,1%. Líder de vendas em seu segmento, no qual se destaca, entre outros atributos, pela modernidade do projeto, tecnologia, conjunto de equipamentos e preço.

Segundo o índice Autoinforme/Molicar, a desvalorização média dos veículos depois de um ano de uso no Brasil é de 14,4%. A agência desenvolve a pesquisa há mais de 10 anos com a Molicar e promoveu a entrega da primeira edição do prêmio hoje em São Paulo.

Valorização dos automóveis

Para o jornalista Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, o automóvel é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de vários fatores, como tamanho, marca, rede de revendedores, cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, segmento, origem, volume de venda e aceitação no mercado. “Fazemos esse estudo há mais de dez anos e resolvemos transformá-lo num prêmio, em reconhecimento às marcas que tiveram os seus carros entre os de Maior Valor de Revenda em 2014.”

Para o diretor da Molicar, Vitor Meizikas Filho, no caso de veículos comerciais, picapes e utilitários esportivos a baixa depreciação é reflexo direto da robustez, qualidade e suporte da rede pós-venda. No caso de sedãs, o que garante o bom valor de revenda é a tecnologia embarcada e arrojo no desenho.

Fonte: Press releases Imprensa Ford




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

EcoSport lidera as vendas de utilitários esportivos



O Ford EcoSport lidera não só a venda de utilitários esportivos no ano, como também é o veículo desse segmento com a maior frota circulante no País, segundo estudo divulgado pela Jato Dynamics do Brasil. O levantamento mostra  que a Ford lidera este segmento com 27,3% de participação do mercado, resultado do  grande volume de vendas do EcoSport. A frota circulante da marca, de 469.961 unidades, equivale a praticamente o dobro da segunda colocada.

Outra curiosidade mostrada pelo estudo é a distribuição regional desses veículos. Mais da metade da frota, 53,8%, está concentrada no Sudeste, seguida pelo Sul com 19,1%. Em terceiro vem o Nordeste, com 14,2%, depois o Centro-Oeste (9,2%) e o Norte (3,7%).

O mercado dos SUVs é dominado por empresas que apostaram nos utilitários esportivos menores e no sucesso deste segmento desde o seu início, segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Jato, Milad Kalume Neto. “É perceptível a predominância do Ford EcoSport no mercado nacional. Desde o início da queda das peruas, que dominavam o mercado nos anos 90, este SUV aparece  com destaque nas vendas dentro deste segmento”, diz.


Criado e lançado originalmente no Brasil, o EcoSport de nova geração tornou-se um modelo global para venda em mais de 100 mercados mundiais. Com a introdução do veículo na Europa e na Ásia, as suas vendas globais cresceram 229% em 2013, contribuindo para a Ford ultrapassar, pela primeira vez, a venda de 1 milhão de utilitários esportivos por ano. As 1,2 milhão de unidades vendidas pela marca representam um crescimento de 37% comparado ao ano anterior – praticamente o dobro do avanço da indústria global de SUVs, que foi de 17%.

A Ford foi a primeira a desenvolver utilitários esportivos e continua a investir nesse segmento, que é hoje o de maior crescimento no mundo, com um avanço de 87% desde 2008, um ritmo três vezes maior que o da indústria. Os SUVs representam atualmente 19% do mercado automotivo global e muitos analistas estimam que suas vendas podem chegar a uma participação de 23% no final da década.

Fonte: Press releases Imprensa Ford




domingo, 16 de novembro de 2014

Chegou a hora de trocar meu EcoSport



Após dois anos de uso e 22.000 km rodados, chegou a hora de trocar meu EcoSport FreeStyle 1.6 2013.
Este foi o meu terceiro EcoSport. Os outros foram um modelo XLT 1.6 2006 e o um FreeStyle 1.6 2009.
Gostei muito da categoria do SUV compacto e pretendo ficar nela. Mas agora quero partir para uma versão com câmbio automático e com motor mais potente.

Depois de um longo período pesquisando as opções nesta categoria de SUV compacto automático descartei os chineses pelo fato de ainda não despertarem muita confiança, o Duster pelo fraco acabamento e por não gostar do design, o Tucson por ser um projeto antigo e com tamanho acima da minha pretensão e o TR4 pelo fato de ser ideal para quem procura fazer off road.
Me restaram duas opções: O EcoSport Titanium PowerShift e o Tracker LTZ.

O EcoSport Titanium PowerShift tem itens de segurança e tecnológicos que não estão presentes no Tracker, no entanto alguns detalhes me desagradam, como por exemplo o estepe pendurado na tampa do porta-malas, uma solução antiga e que já está saindo de moda, destoando do design moderno do novo EcoSport e que provoca danos ao carro em caso de colisão traseira, conforme relatado no blog na postagem "Estepe Para-choque", reclamações sobre barulho no câmbio PowerShift quando se anda em ruas de paralelepípedo e principalmente o acabamento e qualidade de montagem que não estão a altura do que se espera para uma versão top de linha que custa 84 mil reais.

O Tracker usa o mesmo motor e câmbio do Cruze, que foi muito elogiado no teste de longa duração da revista Quatro Rodas, tem uma imponência que impressiona e passa a sensação de ser maior do que realmente é. Não é raro ele ser confundido na rua com a Captiva que é de uma categoria superior.

Apesar de usar bastante plástico no acabamento interno, tudo é muito bem montado e algumas partes possuem proteção emborrachada para evitar barulhos. Não existe falha de acabamento ou montagem no Chevrolet Tracker. O isolamento acústico e o conforto durante a rodagem em solos de superfícies irregulares são muito superiores ao do EcoSport. Os bancos de couro sintético são impecáveis, sem folgas e com costuras perfeitas.

Nos últimos 13 meses acompanhei atentamente a rotina do meu pai, que comprou um Tracker e tive a oportunidade de fazer três viagens longas. Achei o desempenho do carro excelente, ótima estabilidade e o consumo na estrada foi praticamente igual ao do meu EcoSport 1.6 manual.

Veja fotos e minhas impressões sobre o meu novo Tracker 2015 clicando em www.diariodebordotracker.blogspot.com

Grande abraço!




quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ford aposta dos Utilitários Esportivos no mundo



A Ford aposta no crescimento dos utilitários esportivos no mercado mundial e elegeu o EcoSport como um dos veículos para atrair os novos consumidores globalmente. Este modelo, junto com Escape/Kuga, Edge, Expedition e demais SUVs, responderam ​​por 23% das vendas globais da marca em 2013 e a previsão é chegar a 29% no final da década.

"As vendas de utilitários esportivos crescem em todo o mundo e estão comandando a expansão nos mercados em desenvolvimento, como a China. A nossa linha global de SUVs está ajudando a Ford a aumentar a sua participação e conquistar novos clientes", disse Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing Global, Vendas e Serviço da Ford. Segundo dados da IHS Automotive, agência especializada em informações do mercado automotivo, as vendas de utilitários esportivos vêm crescendo rapidamente na China e Europa, além de outras regiões do mundo.

Desde 2008, os utilitários esportivos avançaram 88% nas vendas, tornando-se o segmento de crescimento mais rápido no mundo. Hoje eles respondem por 19% do mercado automotivo global, com um ritmo de expansão que é mais do triplo da indústria. Na Europa, o segmento de utilitários esportivos representava 9% do mercado em 2008 e cresceu para 19% em 2013. As vendas do Kuga (conhecido como Escape na América do Norte) cresceram 33% em 2013 nos principais mercados europeus e atingiram recordes em 2014.  Para reforçar essa tendência, a Ford lançou o EcoSport no início deste ano e começa a vender o novo Edge no final de 2015, dois modelos totalmente novos na Europa.


A China – maior mercado do mundo – também apresenta grandes resultados, onde os utilitários esportivos passaram de 7% da indústria em 2008 para 17% em 2013. A Ford lançou o Edge na China em janeiro de 2011 e mais três utilitários em 2013: o EcoSport, o Explorer e o Kuga. Todos estão vendendo bem e contribuindo para o crescimento consistente da marca no mercado chinês.

De janeiro a setembro de 2014, a Ford vendeu mais de 60.000 EcoSport na China, com um crescimento significativo sobre o ano anterior. O Kuga vendeu 100 mil unidades e as vendas do Edge avançaram 70% sobre 2013, enquanto as vendas do Explorer – importado dos Estados Unidos – aumentaram cerca de 200%. No total, as vendas da Ford este ano na China devem superar 1 milhão de veículos – um recorde histórico.

Nos Estados Unidos, a Ford lidera desde 2011 o segmento de utilitários esportivos, que são os carros preferidos dos “baby boomers” e da geração Y – os dois maiores grupos demográficos. Os utilitários pequenos (chamados de médios no Brasil) são hoje o maior segmento do mercado dos EUA. O Ford Escape atingiu vendas recorde em 2013, que continuam a crescer em 2014. O Explorer e o Expedition estão vendendo ao maior ritmo em quase uma década.


1 milhão de EcoSport

No Brasil, a Ford tem também tradição no mercado de utilitários esportivos. Atualmente, comercializa o EcoSport e o Edge, ambos líderes em seus segmentos. O EcoSport, desenvolvido no País para o mundo, é o campeão de vendas dos utilitários esportivos praticamente desde o seu lançamento. Em breve, o modelo deverá comemorar a produção de 1 milhão de unidades no Brasil desde o seu lançamento. Somadas as vendas em outros continentes, esse volume histórico já foi ultrapassado, colocando o EcoSport na lista dos maiores sucessos mundiais.

A Ford também comercializa no Brasil o Edge, voltado para o segmento de utilitários de luxo, também chamados de crossover. No Salão do Automóvel de São Paulo, a marca do oval azul apresenta o conceito do futuro modelo, o Edge Concept, com inovações em design, segurança, performance e tecnologia.

Fonte: Press releases Imprensa Ford