terça-feira, 20 de maio de 2014

EcoSport chega a novos mercados da África Central



O EcoSport completou mais uma etapa do seu programa de lançamento global com a chegada à Nigéria e Angola. Com isso, o utilitário esportivo criado no Brasil já está presente em cerca de 50 mercados e o seu cronograma continua, devendo chegar a mais de 125 países em cinco continentes: Américas, Europa, Ásia, Oceania e África.

A apresentação para a imprensa da Nigéria e Angola incluiu um test-drive com passagem por parques naturais com animais próximos ao veículo. A proposta de roteiro foi mostrar a versatilidade do EcoSport em diferentes terrenos. No continente africano, o modelo já é vendido na África do Sul.



Como em outras regiões do mundo, ele está sendo apresentado nesses mercados como um veículo que combina a praticidade e economia de um compacto com a robustez e versatilidade de um utilitário esportivo, ampliando a aceitação do veículo em diferentes regiões.

Além de Camaçari, no Brasil, o EcoSport já é produzido em outras três fábricas no mundo: Rayong, na Tailândia, Chennai, na Índia, e Chongqing, na China.

E já é vendido nos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, México, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Irlanda, Holanda, Bélgica, Áustria, Espanha, Portugal, Suíça, Grécia, Ucrânia, Turquia, Índia, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Malásia, Fiji, Brunei, Papua Nova Guiné, Laos, Camboja, Taiti, Myanmar, Taiwan, Emirados Árabes Unidos, Bangladesh, Iraque, Líbano, Madagascar, Mongólia, Jordânia, Iêmen, Japão, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Nigéria e Angola.


Fonte: Press releases Imprensa Ford




segunda-feira, 12 de maio de 2014

EcoSport inspira coleção de roupas na Europa



A Ford Europa lançou uma coleção de roupas e acessórios inspirada no EcoSport. Chamada Ford Lifestyle Collection, tem como traços comuns, além do design exclusivo, o fato de todas as peças terem cor predominante ou detalhes em laranja, como mostra o vídeo abaixo:


A coleção é formada por camisas, bonés, chapéus, óculos, relógios, malas, canetas, mini alto-falante, canecas e até uma churrasqueira. Ela faz parte do programa de lançamento do veículo, que traz uma proposta focada no estilo de vida moderno e esportivo.

Crescimento na Europa


Como em outras partes do mundo, o segmento de utilitários esportivos vem crescendo na Europa. A expectativa da Ford é que tenha um incremento de 22% no período de 2013 a 2018. Para o segmento de utilitários esportivos compactos a estimativa é um aumento de 90%.

O EcoSport é elogiado na Europa pelo design arrojado, várias opções de motores e sistema de conectividade SYNC de série, com uma série de novos aplicativos.


Fonte: Press releases Imprensa Ford




quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dois anos, 400.000 acessos. Obrigado pela visita!



Temos o imenso prazer de anunciar que o nosso blog Diário de Bordo do EcoSport comemora este mês dois anos de existência com 400.000 acessos. 

Graças a cada um de vocês pudemos ao longo deste período levar as mais variadas informações do Novo Ecosport modelos 2013 e 2014, no intuito de ajudá-lo a ter um conhecimento do veículo mais vendido em sua categoria. 

Acompanhamos a evolução do Novo EcoSport desde o seu pré-lançamento com visitas ao Campo de Provas da Ford em Tatuí, assim como eventos realizados em Brasília, Salvador, Camaçari, São Paulo e Natal

Muitas informações foram relevantes e ajudaram muitos compradores na sua tomada de decisão para compra, assim também como para conhecimento prévio do veículo. 

Este blog tem um cunho totalmente informativo, não tem nenhum patrocínio e é feito por amantes do veículo. 

Agradecemos cada um de vocês que nos visitaram!

Confira abaixo nosso vídeo comemorativo!


Com 286 publicações e 1.387 comentários dos leitores o blog destaca as seguintes estatísiticas:

Publicações mais acessadas:
Novo EcoSport FreeStyle 2013: 16.023 acessos
PowerShift: A Evolução da Transmissão Automática: 11.729 acessos
Sync com navegador GPS: 11.297 acessos
Farois do Novo EcoSport: 10.626 acessos
Capa de estepe do Novo EcoSport: 9.281 acessos

Países de origem dos acessos:
Brasil                94,33%
Estados Unidos    1,64%
Argentina           1,36%
Índia                 0,92%
Rússia               0,45%
China                0,41%
Portugal             0,33%
Colômbia            0,12%
Uruguai              0,11%
Alemanha           0,09%
Outros               0,24%

Idade dos visitantes:
25 – 34 anos    33,50%
18 – 24 anos    27,50%
35 – 44 anos    15,50%
45 – 54 anos    12,50%
55 – 65 anos    5,50%
Mais 65 anos    5,50%

Sexo dos visitantes:
Masculino    54,15%
Feminino      45,85%


Plataformas de acesso:
Chrome               52,71%
Internet Explorer  16,15%
Firefox               14,86%
Safari                10,04%
Android Browser   3,77%
Safari (in-app)     0,97%
Opera                 0,50%
Mozilla                0,48%
Opera Mini           0,29%
Outros                0,23%

 

Sistema operacional:
Windows          77,75%
iOS                 10,27%
Android             7,51%
Macintosh         2,46%
Linux                1,46%
Windows Phone  0,26%
Series40            0,07%
BlackBerry         0,04%
SymbianOS        0,03%
Outros              0,15%


Texto: Carlos Iwanaga e Flávio Lima Carneiro




domingo, 4 de maio de 2014

Fechamento Global do Novo EcoSport



O novo EcoSport possui um sistema de segurança que a Ford chama de "Fechamento Global".
Este sistema de fechamento do veículo, que está presente nas versões FreeStyle e Titanium, funciona da seguinte forma:
- Apertando o botão "cadeado fechado" do controle remoto, as portas travam e o alarme volumétrico e ultrassônico é ativado.
- Para fechar todos os vidros do carro basta pressionar e manter pressionado por 3 segundos o botão "cadeado fechado" do controle remoto.
- Para abrir todos os vidros do carro basta pressionar e manter pressionado por 3 segundos o botão "cadeado aberto" do controle remoto.

Ao travar o carro, se todas as portas estiverem fechadas, as luzes de seta piscarão indicando que o sistema de proteção está ativado. No entanto, se qualquer porta ou o compartimento de bagagem não estiver fechado corretamente, ou se o capô não estiver fechado, as luzes de seta não piscarão.

Na linha 2013 do novo EcoSport, se algum vidro estiver aberto, o sistema não emitirá nenhum tipo de aviso. Isso nos leva a crer que tudo está perfeito e ao se distanciar o carro vai ficar com um vidro aberto, deixando-o exposto a ação criminosa de algum meliante.


No antigo EcoSport FreeStyle 2009 que possui, se algum vidro estivesse aberto, mesmo que fosse apenas 0,5cm ou alguma porta estivesse aberta o alarme emitia dois bipes breves indicando que algo estava errado. Então bastava fechar a porta, ou pressionar e manter pressionado o botão do controle remoto por 3 segundos para fechar o vidro.

Na primeira semana com meu novo EcoSport 2013 eu percebi esta falha. Por duas vezes travei o carro e esqueci o vidro traseiro parcialmente aberto, pois não existe nenhum aviso para esta ocorrência.

Em outra ocasião travei o carro e durante o procedimento de lavagem a água entrou pela janela da porta traseira que estava aberta 0,5cm e acabou molhando o banco traseiro.

Novo Sistema de Fechamento Global 2014

Na linha 2014 do novo EcoSport a Ford alterou o Sistema de Fechamento Global.
Agora ao travar o carro os vidros que estiverem abertos são automaticamente fechados, sem a necessidade de ficar segurando o botão do controle remoto por 3 segundos.

O amigo Tiago Paulino, do Grupo Eu Amo Meu Ford EcoSport no Facebook, levou o EcoSport FreeStyle 2013 para fazer a revisão e ao receber o carro o Sistema de Fechamento Global estava igual ao dos modelos 2014.

Quando levei meu EcoSport para fazer a revisão de 18 meses, relatei essa novidade ao Sr. Aldo Melo, chefe de oficina da Ford Laguna de Maceió. Ele fez a verificação de todos os módulos do meu EcoSport e não havia nenhuma atualização a fazer. Portanto não se tratava de atualização. Mas o Aldo me falou que faria uma pesquisa sobre o assunto e retornaria.

Em menos de uma semana o Sr. Aldo me telefonou e falou que encontrou um informativo da Ford orientado como fazer a alteração do sistema. Ele pediu para levar meu EcoSport até a concessionária e fazer o procedimento.



O processo de mudança para o Fechamento Global 2014 é muito simples e não demora mais que 5 minutos.
Basta conectar o carro ao scanner e através do notebook os sistemas eletrônicos do veículo são acessados e então no módulo elétrico do veículo é selecionada a função de Fechamento Global com abertura dos vidros em 3 segundos e fechamento em 0 segundos.

Veja na foto abaixo que não se trata de uma atualização de software. É apenas uma mudança de parâmetro. No sistema existem duas opções:
- Fechamento Global com abertura dos vidros em 3 segundos e fechamento em 3 segundos. (linha 2013)
- Fechamento Global com abertura dos vidros em 3 segundos e fechamento em 0 segundos. (linha 2014)




Depois do procedimento o meu EcoSport 2013 ficou com a mesma programação de Fechamento Global do EcoSport modelo 2014. Esta nova programação é perfeita e acaba definitivamente com a possibilidade de algum vidro ficar aberto ao travar o carro.
Abaixo você pode conferir o vídeo do "antes e depois" do procedimento no meu EcoSport.


Quero registrar o meu agradecimento ao Sr. Aldo Melo, chefe de oficina da concessionária Ford Laguna de Maceió, pela competência e pelo excelente atendimento prestado. 

Fica a dica para os leitores do blog que possuem o EcoSport FreeStyle ou Titanium modelo 2013 para na próxima revisão aproveitar e ativar o Sistema de Fechamento Global 2014.
Não esqueça: este procedimento só deve ser feito na rede de concessionárias Ford.

Leia também: Abertura da porta do motorista por controle remoto.




sábado, 3 de maio de 2014

Ford vende 1.250 EcoSport para frota da Localiza



A Ford vendeu 1.250 unidades do EcoSport para a Localiza Rent a Car, a maior rede de aluguel de carros da América  do Sul, com mais de 530 agências nas principais cidades e aeroportos de nove países. O lote, formado pelo modelo EcoSport 1.6 SE, será usado na renovação da frota da locadora, com entregas programadas durante o ano.

Líder do segmento de utilitários esportivos, o Ford EcoSport foi o primeiro carro fabricado no Brasil a receber a nota máxima de segurança – 5 estrelas – do Latin NCAP. A escolha da Localiza Rent a Car levou em conta também fatores como a qualidade e valor de venda após o uso no aluguel, alinhados com a demanda dos clientes e necessidades operacionais da locadora, que mantém um portfólio com carros de diferentes segmentos. A depreciação real do veículo é um custo relevante no negócio de aluguel e é decisivo na escolha do modelo a ser adquirido.

“Já trabalhamos com o EcoSport na nossa frota há um bom tempo. Essa experiência mostra que ele tem um bom valor residual e bom custo de manutenção, que atendem os requisitos da nossa operação”, afirma Rosino Biagioni Rezende Gomes, gerente de Administração de Compras de Carros da Localiza.

A versão SE do EcoSport vem equipada com itens como rodas de liga leve, sistema multimídia SYNC com comandos de voz para celular e outros dispositivos digitais, freios ABS, airbag duplo, faróis de neblina, direção elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e espelhos elétricos e faróis com LEDs. O motor Sigma 1.6 Flex, com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio e 16 válvulas, é um dos mais avançados da categoria. Ele gera a potência de 115/110 cv com etanol e gasolina e tem a classificação A de economia de combustível no ranking do INMETRO/CONPET.

Localiza

Fundada no Brasil em 1973, a Localiza hoje está presente também na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Desde então, passou por um processo contínuo de expansão e capitalização que a transformou na maior do setor na América do Sul. Foi a primeira no Brasil a atuar no segmento de terceirização de frotas, para o qual criou a Localiza Gestão de Frotas.

Em 1990, a empresa inovou com a adoção da estratégia de vender seus veículos seminovos desativados do aluguel de carros e de frotas diretamente para os consumidores finais, por meio da Seminovos Localiza, gerando mais caixa para a renovação da frota. Em 2005 o grupo abriu o seu capital com a oferta pública de ações e hoje conta com uma frota total de cerca de 110.000 carros.

Fonte: Press releases Imprensa Ford



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Hidratação dos Bancos de Couro - Faça você mesmo!



Manter os bancos de couro sempre limpos e hidratados é bem mais simples e prático do que cuidar dos bancos de tecido. No entanto, o procedimento de limpeza exige um cuidado especial. Temos que utilizar os produtos adequados para este tipo de revestimento e assim prolongar sua vida útil e conservar o aspecto de novo, evitando que o couro resseque e comece a partir ou descascar.

O Diário de Bordo EcoSport elaborou um conjunto de dicas que vão ajudar os proprietários do EcoSport que possuem bancos de couro a mantê-los sempre limpos e com aspecto de bem cuidado.

Produtos utilizados:
1- Hidratante para couro (ver indicação abaixo);
2- Pano macio que não solta fiapos;
3- Sabão de coco líquido;
4- Esponja;
5- Pano seco, flanela ou pano protetor UV Grand Prix.
6- Aspirador;
7- Balde com água.

Procedimento:
1- Aspire bem os bancos e o interior do veículo;
2- Limpe bem os bancos com um pano umedecido com água e sabão de coco líquido;
3- Com outro pano, agora umedecido somente com água, limpe novamente os bancos e deixe-os secar bem;
4- Aplique o hidratante para couro com uma esponja macia e deixe-os curtindo até secar;
5- Passe um pano seco, flanela ou pano protetor UV Grand Prix para acabamento final e eventual retirada do excesso do produto.




Nas fotos os bancos tem um pouco de brilho porque o produto tinha acabado de ser aplicado. Após o acabamento final e com o passar das horas o produto é absorvido pelo couro que volta a sua tonalidade normal. Ao sentar você sentirá um certo atrito e barulho de rangido que é absolutamente normal após a hidratação, mas desaparecerá em pouco tempo.

A hidratação dos bancos de couro deve ser feita a cada seis meses, mas se você mora em uma região com sol intenso e costuma estacionar o carro sob sol forte, recomendamos fazer em um intervalo de tempo menor, assim eles estarão sempre hidratados.

O produto utilizado na hidratação dos bancos de couro foi Meguiar's Gold Class Hidratante de Couro Rich Leather. Este produto é excelente! Custa um pouco caro, mas rende bastante podendo ser aplicado várias vezes.

Outra opção é o 3M Auto Refresh Revitalizador de Couro. Este produto é muito bom também, mas rende bem menos. Uma bisnaga do produto rende em média duas aplicações.

Não recomendamos usar óleo ou creme hidratante corporal, pois o couro natural é bem diferente da pele humana.


Texto: Carlos Iwanaga e Flávio Lima Carneiro
Fotos: Carlos Iwanaga