sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

EcoSport é líder de vendas na Argentina



O relatório de vendas do mercado argentino, no último mês de janeiro, revela a liderança do Ford EcoSport, importado do Brasil, que conquistou a preferência de 3.902 consumidores. O segundo lugar no ranking platino foi do Toyota Hilux, 3.501 unidades, o primeiro entre as picapes e o Peugeot 308, 3.445 unidades, líder entre os modelos médios.

A preferência do mercado argentino por um veículo produzido no Brasil revela, também, que qualidade, conforto, estilo e motorização, num SUV compacto urbano, não tem bandeira. Como tem acontecido em diversos países onde, o EcoSport começou a ser vendido, o público tem se identificado com o produto que nasceu nas instalações da unidade da Ford Camaçari, na Bahia.

Divulgado pela ADEFA, a ANFAVEA da Argentina, o relatório aponta, a liderança, entre as marcas, da Volkswagen, responsável por 16.365 unidades colocadas no mercado argentino em janeiro último. Separadas por pouco mais de 400 unidades, Chevrolet (13.430) e Renault (13.029) vieram em seguida. Destaque para a Peugeot (12.702), que assumiu a quarta posição e deixou Fiat (12.393) e Ford (10.554) para trás.

O mercado argentino comercializou um total de 107.945 veículos novos no mês passado, 1,91% abaixo do registrado há um ano, mas nada menos que 113,13% acima do fraco desempenho de dezembro (49.362). Confira a lista dos campeões de vendas no país vizinho, no mês passado:


Fonte: Press releases Imprensa Ford




quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ford inicia as vendas do EcoSport na Europa



A Ford Europa reservou o World Mobile Congress, um dos principais eventos de tecnologia da mobilidade da atualidade, para anunciar a venda eletrônica das primeiras 1.000 unidades do EcoSport. A divulgação, em Barcelona, será em grande estilo, com um show ao vivo transmitido no YouTube, chamado “EcoSport Live!”. A Ford também destacou no congresso que o utilitário esportivo terá dois aplicativos inéditos: o Parkopedia, para localização de vagas de estacionamento, e o AUPEO!, para personalização de rádio.

O EcoSport será um dos primeiros carros na Europa a oferecer o sistema de conectividade SYNC com AppLink, para acesso a aplicativos do celular por comandos de voz. O Parkopedia permite buscas de estacionamento por locais mais próximos, locais mais baratos ou disponibilidade, usando um banco de dados constantemente atualizado que cobre 15 milhões de vagas em 20 países da Europa. O AUPEO! possibilita encontrar músicas por artista, gênero ou período em mais de 200 estações de rádio altamente selecionadas de todo o mundo, com serviços personalizados e acesso ao histórico de acesso.

“Os consumidores querem incorporar seus hábitos digitais personalizados ao veículo, para se manterem conectados e atualizados enquanto estão em movimento, assim como durante o resto do dia”, diz Paul Mascarenas, chefe técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. “Essas novas parcerias do AppLink ampliam significativamente a gama de aplicativos para smartphones que os motoristas podem acessar por comando de voz, sem tirar as mãos do volante e a atenção da pista.”



Show e venda especial

O show “EcoSport Live!” pode ser visto no canal da Ford Europa no You Tube ou pelo Spotify, nesta quarta-feira, a partir das 17h00 do Brasil. O show reúne 10 jovens talentos da cena musical, entre eles Mickael Miro, Nina Zilli e Natalie McCool, que estão despontando na Europa.

As primeiras 1.000 unidades de produção normal do EcoSport foram colocadas à venda na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Suíça, Reino Unido e Portugal. Nessa ação promocional, os pedidos do utilitário esportivo serão feitos exclusivamente via Facebook. Os consumidores podem configurar o veículo on-line e fazer a reserva pela rede social. Além de motor a gasolina ou diesel, ele é oferecido em quatro cores: vermelho Mars, azul Kinetic, preto Panther e prata Moondust. 


Fonte: Press releases Imprensa Ford




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Borrachas de acabamento da porta traseira



A Ford incluiu na linha 2014 do novo EcoSport duas borrachas de acabamento da porta do porta-malas. As borrachas de código DN15/N03590/AA/ são colocadas nas extremidades laterais do vidro da porta traseira para amenizar aquele vão que existe entre o vidro e o defletor de ar lateral traseiro. A função delas é unicamente estética.

Veja na foto abaixo como o vão é nítido e nós podemos ver até um pouco da pintura do carro no vão entre o vidro e o defletor lateral.


Já procurei essas borrachas em todas as concessionárias Ford de Maceió não encontrei em nenhuma delas. As borrachas ainda não estão disponíveis no catálogo de peças da concessionária e portanto não tem como fazer o pedido.

Pode parecer bobagem, mas eu acho que essas borrachas melhoram muito o aspecto da traseira do carro. É um detalhe que pode passar despercebido para a maioria das pessoas, mas eu sempre achei que este vão poderia ser melhorado para retirar a pequena falta de continuidade entre o vidro e o defletor lateral, principalmente nos carros de cor clara, onde o vão fica mais evidente.

Vejam na foto abaixo um EcoSport que fotografei estacionado aqui em Maceió. Mesmo de longe o vão fica evidente mostrando até a cor branca do carro. Com as borrachas isso não acontece.


O amigo Ricardo Régis de Barros, que mostrou a personalização do EcoSport 2.0 Titanium PowerShift aqui no blog na postagem Personalizando o Novo EcoSport, encontrou as borrachas em uma concessionária de Goiânia e comprou um par para o EcoSport dele. Ricardo Régis aproveitou a oportunidade e comprou outro par de borrachas para o meu EcoSport e mandou de presente para mim via correio. Meu EcoSport é modelo 2013 e não tem essas borrachas que só estão presentes a partir da linha 2014 do novo EcoSport;



As borrachas são instaladas nas laterais do vidro da porta traseira, conforme foto acima, e ao fechar a porta elas preenchem perfeitamente o espaço vazio que existia, deixando um aspecto muito melhor, conforme você pode conferir na foto abaixo.


Quero deixar registrado aqui meu sincero agradecimento ao amigo Ricardo Régis de Barros, que conheço somente virtualmente através do grupo Eu Amo Meu Ford EcoSport no Facebook, pela gentileza de enviar este presente que há muito tempo eu procurava!





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Conserto da tampa do tanque de combustível



Ontem quando fui lavar meu EcoSport abri a tampa do tanque de combustível e tive a desagradável surpresa de ver que novamente a mola da dobradiça estava fora do lugar.

A tampa ficou sem pressão e molenga, da mesma forma que aconteceu no dia 13/09/2013, praticamente 5 meses atrás quando eu postei aqui no blog um tópico sobre o Conserto da tampa do tanque de combustível. Isso porque eu só abasteço a cada 15 dias. Se o intervalo de abastecimentos fosse menor, certamente a tampa já teria quebrado outras vezes.


Por incrível que pareça, quando a tampa quebrou pela primeira vez era uma véspera de viagem e foi numa sexta-feira à noite. Por isso eu tive que viajar com a tampa colada com fita dupla face.

Desta vez ela quebrou novamente no fim de semana anterior ao feriado de Carnaval, portanto eu tive que levar o carro hoje para o conserto, senão eu teria que viajar novamente com a tampa colada com fita dupla face.

Diferentemente das outras vezes que sempre levo o carro aos sábados para fazer o reparo e fico acompanhando todo o serviço, desta vez eu não pude fazer isso porque no próximo sábado já é Carnaval. Então eu deixei o carro na concessionária às 8 horas da manhã e fui para o trabalho.

É um problema bobo, mas que provoca um certo transtorno e chateação já que se trata de um carro de mais de sessenta mil reais e que a Ford agora alçou a categoria de carro global, que será vendido em mais de 100 países.

Eu não entendo como o EcoSport rodou milhares de quilômetros em testes, abasteceu milhares de vezes e ninguém detectou este problema. Não é possível que não tenha ocorrido nenhum caso de quebra dessa tampa nos carros de teste da Ford, pois já são vários os casos de quebra dessa tampa e a segunda vez que acontece comigo.

Não coloco a culpa nos frentistas dos postos. A fragilidade do sistema de fechamento da tampa do tanque de combustível do novo EcoSport é fácil de ser constatada além de existir quatro falhas que podem ser facilmente identificadas.


A primeira falha é a orelha que existe na tampa. Se você chegar no posto com o carro travado o frentista vai tentar abrir a tampa e como ela está travada pode descolar a tampa da dobradiça como já aconteceu com alguns proprietários de EcoSport. Esta orelha não deveria existir. O correto seria apertar a tampa para abrir e apertar novamente para fechar


A segunda falha é a trava que fica na dobradiça da tampa e quando o carro está travado, se alguém tentar abrir a tampa ela se desloca um pouco dando a entender que não está travada, levando o frentista a forçar um pouco mais na tentativa de abrir completamente. O correto seria a trava ficar no lado direito da tampa (apontado pela seta vermelha na foto acima), ou seja, no lado oposto ao da dobradiça, pois assim a tampa não abriria nem um pouco.


A terceira falha é o pino da dobradiça que foi colocado de baixo para cima e com a própria força da gravidade e com os movimentos de abertura e fechamento da tampa ele acaba caindo. É exatamente a mesma coisa que ocorre nas dobradiças das portas de casa. Ao instalar a gente tem que ter o cuidado de colocar o pino de cima para baixo. Porque se colar de baixo para cima você vai ter que periodicamente ficar colocando os pinos de volta no lugar, pois de tanto abrir e fechar a porta eles descem.


A quarta falha é o sistema de fixação da cordinha que segura a tampa do bocal de abastecimento. Ela gira 360 graus. Deveria girar no máximo 180 graus, pois da forma como está ao fechar a tampa se a cordinha estiver para o lado errado ela vai entrar junto com a dobradiça, enroscar e inevitavelmente quebrar.

Olhei sistema da tampa de combustível do Chevolet Tracker do meu pai e acho muito difícil acontecer a mesma coisa que acontece com o meu EcoSport. O projeto da tampa do Tracker foi muito bem feito. Vejam no vídeo abaixo que não existe orelha na tampa, a trava fica no lado oposto da dobradiça, a abertura e o fechamento são feitos pressionando a tampa, e o principal: a cordinha não gira 360 graus e por isso não enrosca.


Uma dica para a Ford: veja como funciona a tampa do tanque do Tracker!

Eu não vou ficar descendo do carro para acompanhar o frentista abastecer o meu carro.
A culpa pelos erros de projeto desta tampa é da Ford, não é minha e muito menos do pessoal que trabalha nos postos de combustíveis.

Na concessionária eu fui olhar os EcoSport que estavam no show room. A Ford ainda não fez nenhuma modificação no sistema da tampa do tanque. Veja no vídeo abaixo um EcoSport zero km que foi fabricado em 30/01/2014 e a cordinha continua enroscando quando vamos fechar a tampa.


A tampa foi consertada gratuitamente em 20 minutos e está funcionando perfeitamente, mas eu sei que é apenas uma questão de tempo, pois ela vai quebrar novamente, até chegar o dia que a Ford mude o projeto desta tampa e coloque no meu carro o novo modelo.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Campanha de lançamento do EcoSport na Europa



A Ford vai iniciar uma grande campanha para o lançamento do EcoSport na Europa, no próximo dia 26 de fevereiro, com um show ao vivo de astros musicais da nova geração. Chamado “EcoSport Live!”, ele será transmitido direto de Barcelona e poderá ser acompanhado pelo Spotify e pelo canal da Ford Europa no YouTube, a partir das 17h00 (21h00 CET).


A campanha "EcoSport Live!" será anunciada oficialmente por Paul Mascarenas, diretor técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford, no mesmo dia, durante o Mobile World Congress, em Barcelona. O show terá como mestre de cerimônia a estrela do rádio e da TV inglesa Sarah-Jane Crawford e 10 novos talentos da cena musical, incluindo Mickael Miro, Nina Zilli e Natalie McCool.



Em outra ação inédita, a Ford vai emprestar 100 EcoSport para blogueiros das áreas de música, moda, culinária e esportes. Eles poderão rodar com o carro por até seis meses e compartilhar suas experiências nas mídias sociais, testando o sistema de conectividade SYNC com AppLink, que permite acessar serviços como Spotify, Radio Player e Audioteka por comando de voz.

Os blogueiros são da Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Suíça, e Reino Unido, países onde o veículo já está à venda, além de Portugal. A Ford também vai anunciar eventos especiais "EcoSport Live!" em cada um desses países durante o ano, incluindo desafios locais e celebridades.



"Estamos empolgados com o 'EcoSport Live!' porque ele coloca o EcoSport e o SYNC com AppLink nas mãos de algumas das pessoas mais criativas e conectadas da Europa para decidirem o que criar e compartilhar", diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa. "Um grande concerto com 10 astros, aberto para todos on-line, é uma ótima maneira de começar o 'EcoSport Live!'".


Um número crescente de desenvolvedores está habilitando seus aplicativos para operar com o comando de voz do Ford SYNC AppLink na Europa. Entre eles, estão: ADAC, Audioteka, Cityseeker da Wcities, DIE WELT, Eventseeker da Wcities, Glympse, Hotels.com, Kaliki, Spotify, Radioplayer e TomTom.


As atrações do show “EcoSport Live!”, que será realizado no Esferic, na Plaza Dante, em Barcelona, incluem o cantor e compositor Mickael Miro, da França, o quarteto indie-pop Hello Gravity, da Alemanha, a diva do soul-pop Nina Zilli, da Itália, e a cantora e compositora Natalie McCool, do Reino Unido.

Fonte: Press releases Imprensa Ford




sábado, 15 de fevereiro de 2014

Conexões do novo EcoSport


Entrada auxiliar, entrada USB e tomada 12v

O novo EcoSport possui duas tomadas 12v: uma localizada no console central (ao lado na entrada USB) e outra no banco traseiro pertinho da porta traseira direita.

tomada 12v do banco traseiro

As tomadas 12v são muito úteis para você ligar os mais diversos aparelhos. 
Eu tenho uma lanterna de emergência que tem um fio de 2 metros e pode ser ligada na tomada 12v. 
Se algum dia eu precisa trocar o pneu a noite na estrada, basta ligar a lanterna na tomada 12v e assim poderei fazer a troca do pneu tranquilamente sem ter receio da luz acabar.

Essa lanterna é muito antiga. Vinha de série no Fiat nos anos 90 e desde aquela época que eu fiquei com ela. O legal é que ela tem um ímã na traseira permitindo você fixar em qualquer parte da carroceria do carro.


Outra função bastante útil da tomada 12v é o carregamento da bateria do nosso smartphone.
Cada vez mais a gente está sempre conectado ao mundo virtual através do smartphone e não podemos correr o risco de ficar sem bateria, principalmente quando utilizamos o smartphone como navegador GPS no carro.

Mas você pode perguntar porque eu não carrego o smartphone através da conexão USB.
Eu até poderia fazer isso, mas como o meu pendrive já está conectado lá, eu teria que escolher entre ouvir minhas músicas que estão no pendrive ou então transferir todas as músicas do pendrive para o telefone e assim poder ouvir as músicas que estão no telefone ao mesmo tempo que a bateria do telefone é carregada.


Eu acho muito chato ter que ficar conectando e desconectando o telefone do cabo USB toda vez que entro ou saio do carro.

Uma outra alternativa para ouvir as músicas que estão armazenadas no telefone é via conexão bluetooth, mas infelizmente a maioria dos comandos de voz não estão disponíveis para este tipo de conexão, então eu prefiro deixar todas as minhas músicas armazenadas no pendrive e sempre conectado ao Sync via USB. Quando precisar carregar o telefone eu uso a tomada 12v.


O Bluetooth do meu telefone sempre está ligado, assim eu nem me preocupo com conexão com o Sync. Ao ligar o carro o telefone já conecta automaticamente com o Sync. Já fiz o teste e o gasto de bateria do telefone com o bluetooh ligado além de ser insignificante evita o desconforto de ter que ficar ligando e desligando o bluetooth toda vez que entro e saio do carro.


Se você conectar o telefone na entrada USB o Sync vai carregar a bateria do telefone enquanto o carro estiver ligado. Mas se você optar por conectar um pendrive na entrada USB, você pode adquirir um adaptador 12v com USB para carregar o seu telefone em viagens longas sem precisar retirar o pendrive e assim continuar ouvindo suas músicas preferidas. O apartador 12v com USB pode ser conectado na outra tomada 12v que existe no console central ou na outra tomada no lado direito do banco traseiro pois algum passageiro também pode precisar carregar o telefone durante uma viagem. 


A tomada 12v possibilita que o telefone seja carregado mesmo com o carro desligado. Eu tenho um adaptador 12v com USB guardado no porta-luvas do meu EcoSport e já usei diversas vezes.

Quando a gente está na praia ou no sítio, por exemplo e o telefone descarrega e não temos uma tomada de energia elétrica para carregar o telefone, então basta ir até o carro e deixar o telefone carregando. Nem precisa ligar o carro. Depois de alguns minutos o telefone já está com uma boa carga e podemos usá-lo novamente.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Grupo EcoSport do Facebook ultrapassa mil membros


O grupo "Eu Amo Meu Ford EcoSport" no Facebook criado por Marcelo Marques e moderado por Marcelo Marques, Carlos Iwanaga e Flávio Lima Carneiro, ultrapassou nesta semana a marca de mil membros.

Criado em outubro de 2011, o grupo conta com a participação de proprietários e admiradores do Ford EcoSport.

Elogios, dúvidas e críticas são debatidas diariamente no grupo que tem forte participação dos membros.

Se você tem um Ford EcoSport, pretende ter um ou é um grande admirador, participe do grupo "Eu Amo Meu Ford EcoSport" clicando no link abaixo:
www.facebook.com/groups/289437347738662

Venha opinar, debater e se informar sobre o mundo do EcoSport!





quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ajustes de áudio do Sync



O Sync é uma interface digital fruto de uma parceria entre a Ford e a Microsoft usando a plataforma Automotiva Embarcada Windows, que permite aos motoristas e passageiros controlarem telefones celulares e aparelhos de MP3 por meio de conexões sem fio e comandos de voz, um sistema de comunicação e entretenimento que proporciona mais segurança ao dirigir o veículo.

É possível fazer o pareamento de até 12 telefones ao Sync. Mas apenas um pode ser conectado por vez. Basta informar ao Sync qual telefone é o seu favorito (uma estrela ao lado no nome indica o telefone favorito) e assim ele tem prioridade conexão.

Pressione o botão PHONE para acessar o menu telefone

Use as setas direcionais para navegar nos menus do telefone

Selecione a opção Dispositivos BT e aperte a tecla OK para ver os telefones pareados

A estrela indica o telefone favorito e o sinal Bluetooth indica qual telefone está conectado

Ao ligar o carro o Sync faz a busca para conexão em primeiro lugar pelo telefone favorito e caso ele não esteja disponível o Sync passa a procurar o segundo telefone que está na lista e assim sucessivamente.

Após o telefone ser conectado você pode fazer chamadas por comandos de voz e receber chamadas apertando a tecla verde no volante.

 Tecla verde para atender as chamadas telefônicas ou voltar uma faixa de áudio

Se você estiver achando baixa a voz da pessoa que está no outro lado da linha, para fazer um ajuste do volume basta girar o botão central de volume do Sync durante uma chamada telefônica ou apertar os botões de volume no volante. Eu deixei o do meu EcoSport ajustado no nível de volume 20.

Botão de ajuste do volume de áudio do Sync

Da mesma forma, também é possível ajustar o nível de volume da voz do Sync. Os ajustes de volume são independentes para músicas, áudio das chamadas telefônicas e voz da moça do Sync. Portanto, se você quiser ajustar o volume da música, tem que fazer quando uma música está sendo executada. Para ajustar o volume de uma chamada telefônica tem que fazer durante uma chamada telefônica e para ajustar o volume da voz da moça do Sync basta apertar o botão de comando do Sync (figura abaixo) para a moça do Sync começar a falar e então você gira o botão central de ajuste de volume do Sync. No meu EcoSport ajustei o volume da voz do Sync no nível 20.

Botão de comando do Sync

Uma vez ajustado o nível de volume do telefone e também da voz do Sync eles permanecem no padrão até que você altere novamente. Mesmo que você desligue o carro eles não são alterados.
Outro ajuste que também é independente é o de equalização de graves, agudos. Cada dispositivo tem o seu ajuste independente. Portanto, você tem que fazer a equalização para FM, CD e para as conexões Bluetooth, USB e auxiliar.

Ajuste de graves e agudos do Sync

Para fazer o ajuste, primeiramente você seleciona por exemplo o CD e quando ele estiver tocando basta apertar a tecla de ajuste de equalização (figura abaixo) e fazer o ajuste ao seu gosto. Uma vez ajustado ele permanece como padrão até que você altere novamente. O ajuste foi feito somente para o áudio do CD, então você vai ter que apertar a tecla RÁDIO e quando uma estação estiver tocando você vai novamente fazer o ajuste de equalização para as estações de rádio.

Tecla para acessar o ajuste de áudio do Sync

Da mesma forma, para ajustar a equalização do áudio das faixas que estão no pendrive, armazenadas no seu celular ou eu outro dispositivo que pode ser conectado na entrada auxiliar, você tem que apertar a tecla AUX (figura abaixo) para selecionar áudio USB, áudio Bluetooth ou auxiliar. Em cada toque na tecla AUX  você alterna entre áudio USB, áudio Bluetooth ou auxiliar.
Selecione a opção de sua preferência e faça o ajuste de áudio. Uma vez feito o ajuste ele ficará como padrão para USB, Bluetooth e auxiliar.

Botão AUX para alternar entre áudio USB, áudio Bluetooth ou auxiliar

Os botões de controle de volume do Sync que estão localizados no volante do carro (foto abaixo) são usados para aumentar ou diminuir o volume do áudio tanto das músicas, quanto das chamadas telefônicas e também da voz da moça da Sync. Para isso você tem que ajustar no momento em que cada áudio estiver sendo reproduzido.

Pressionando o botão verde você pode receber uma chamada telefônica ou se estiver ouvindo uma música no dispositivo USB pode retornar para o início da faixa e se pressionar novamente vai passar para a faixa anterior. Pressionando o botão vermelho você pode finalizar uma chamada telefônica ou se estiver ouvindo um música no dispositivo USB pode avançar para a faixa seguinte.

O botão central deve ser pressionado sempre que você precisar fazer uma chamada telefônica, ou ordenar qualquer outro comando disponível no Sync.

Botões de comandos do Sync

Um ajuste muito legal que pode ser feito apertando o botão MENU do Sync é o aumento progressivo do volume conforme se aumenta a velocidade do carro. A medida que o carro vai aumentado a velocidade, automaticamente o volume do som vai aumentando de forma bem sutil para compensar o barulho decorrente do aumento da velocidade. Quando você reduz a velocidade do carro, o volume do áudio vai diminuindo gradativamente.


Após apertar a tecla MENU no painel do Sync, use as setas direcionais para navegar entre os menus e selecione a opção "Configurações de áudio" pressionando o botão OK. Em seguida pressione novamente o botão OK para selecionar a opção "Vol. ajustável".


Agora você vai usar as setas direcionais para ajustar a sensibilidade do volume. O ajuste vai do nível 1 ao 7. No nível 1 o volume do áudio praticamente não vai aumentar quando o carro estiver em alta velocidade. Eu deixei o ajuste do meu EcoSport no nível 5.






sábado, 1 de fevereiro de 2014

Aventura com o Novo EcoSport FreeStyle



Celso Prada, 31 anos, piloto de parapente que mora em Pimenta-MG, compartilha com os leitores do Diário de Bordo EcoSport a primeira aventura que fez com o seu Novo EcoSport FreeStyle 1.6 comprado há apenas 3 dias!

Celso pretende utilizar do Novo EcoSport FreeStyle para chegar aos lugares onde ele pratica o parapente, passando por estradas com muitos aclives, declives e belíssimas paisagens.

Segue o texto e fotos de autoria de Celso Prada:


Não resisti, nem aguardei o emplacamento e já subi a serra de Pimenta para estrear meu EcoSport e fazer um vôozinho de parapente no domingo, dia 26 de janeiro."

Minhas primeiras impressões foram as melhores possíveis, tudo bem que estou saindo de um Fiesta 1.0 2011, o que favorece me empolgar com meu novo EcoSport FreeStyle 1.6. Mas com Fiesta 1.0 tinha lugares que se não desligasse o ar e embalasse antes não subia, isso de primeira, agora com o EcoSport subi de boa com o ar ligado e em terceira marcha, tendo que descer para segunda raras vezes. 



A rampa de Pimenta-MG tem pouco mais de 400 metros de desnível, mistura trechos de subidas intensas, rochas e terra. Claro que subi com muito cuidado, afinal o recém nascido merece todo respeito. Notei alguns rangidos aparentemente na tampa traseira, na verdade estou "caçando defeito" ainda.

Apesar do trajeto, o peito de aço continua intacto, não raspou em nada.

Quando tiver novas experiências vou descrevendo aqui no blog com fotos e vídeos dos trechos que pretendo passar com o novo brinquedinho.