sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tailândia é o quarto país a produzir o Novo EcoSport




A Ford comemorou no dia 29 de janeiro o início de produção do Novo EcoSport na moderna fábrica de Rayong, na Tailândia. Ela é a quarta unidade a produzir o novo utilitário esportivo no mundo, ao lado de Camaçari, no Brasil, Chennai, na Índia, e Chongqing, na China, dentro do programa de lançamento do veículo em mais de 100 mercados globais.

O EcoSport produzido na Tailândia vai abastecer o mercado local e também outros do Sudeste Asiático, reforçando o papel do país como um centro de exportação para a região. “O Novo EcoSport dá sequência à renovação da nossa linha de produtos, levando para todos os mercados do Sudeste Asiático outro veículo líder no segmento para atender os consumidores”, diz Matt Bradley, presidente da Ford na Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Posição elevada de dirigir, robustez, economia de combustível e espaço para cinco passageiros e bagagem fazem parte das características que contribuem para tornar o Novo EcoSport um veículo desejado no segmento de compactos.

A capacidade de rodar em até 550 milímetros de água e o sistema de conectividade SYNC, que permite acessar o celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante, são outros diferenciais do SUV equipado com motor 1.5 TiVCT e a opção de transmissão automática PowerShift de seis velocidades ou manual de cinco velocidades.

“Baseado na plataforma global do segmento B da Ford, o EcoSport é um utilitário esportivo urbano que atrai as pessoas que gostam de ser independentes e de explorar o mundo”, diz Yukontorn Wisadkosin, diretor da Ford Tailândia. "Ele combina a praticidade de um carro compacto com a agilidade de um SUV, com um pacote líder do segmento em qualidade, segurança, economia de combustível e valor. Por isso, tem tudo para criar seu próprio espaço no mercado.”


Fonte: Press releases Imprensa Ford




quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Recall Novo EcoSport modelo 2014




A Ford Motor Company Brasil Ltda. convoca seus consumidores para atender à presente campanha de recall dos veículos Novo EcoSport, modelo 2014, produzidos de 13 de janeiro de 2014 até 15 de janeiro de 2014, com finais de chassis abaixo relacionados:

MODELO     CHASSIS (7 últimos dígitos)
2014            De 8889564 até 8932059

Componente envolvido: pneus dianteiros, traseiros e sobressalente (estepe).

Razões Técnicas: possibilidade de surgimento de bolha de ar próximo à parede lateral dos pneus, decorrente do processo de montagem do conjunto roda/pneu pelo fornecedor.

Riscos: referida bolha de ar poderá ocasionar a perda de pressão repentina do pneu, podendo resultar na perda de dirigibilidade do veículo, com risco de acidentes graves e fatais e possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros.

Solução: verificação e, se necessário, substituição gratuita dos pneus dianteiros, traseiros e sobressalente (estepe).

Agendamento: contatar imediatamente o Centro de Atendimento Ford (CAF) pelo telefone 0800 703 3673 ou um Distribuidor Ford de sua preferência para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis desta campanha. Caso confirmado, será agendado o reparo.

Tempo previsto de reparo:aproximadamente 50 minutos, podendo haver variações conforme o fluxo de atendimentos do Distribuidor Ford no momento da solicitação do serviço.

Data de início do atendimento: 30/01/2014


Fonte: www.ford.com.br




sábado, 25 de janeiro de 2014

Abertura do porta-malas por controle remoto



Para abrir o porta-malas do novo EcoSport basta apertar o botão preto (apontado pela seta vermelha na foto acima) depois de destravar o carro com o controle remoto. Foi uma excelente ideia dos engenheiros da Ford que desenvolveram um sistema de abertura simples, prático e muito discreto.


Na versão Titanium existe também a comodidade de destravar e abrir o porta-malas por controle remoto, sem precisar apertar o botão preto da maçaneta do porta-malas. No controle remoto além dos botões de travar e destravar o carro existe um terceiro botão que apertado duas vezes destrava e abre a tampa do porta-malas.

Contole remoto da versão FreeStyle

No controle remoto do meu EcoSport FreeStyle até existe o espaço para o terceiro botão, mas eu já tentei apertar duas vezes e nada aconteceu. Infelizmente o terceiro botão da chave canivete do EcoSport FreeStyle 2013 não possui nenhuma utilidade.

Aí você vai pensar: mas o botão de destravar o carro já destrava o porta-malas. Correto! Mas o diferencial do terceiro botão é que ele destrava e abre o porta-malas. Você não precisa apertar o botão preto da maçaneta. Basta puxar a maçaneta para abrir o porta-malas, pois ele já vai estar destravado e com a porta um pouco aberta!

Controle remoto da versão FreeStyle

Mas hoje, a visitar o Fórum EcoSport Club eu vi uma excelente dica do membro Gastaldi53, que assim como eu não se conformava com a inexistência do botão no controle remoto para abrir o porta-malas na linha 2013 do EcoSport.

O Gastaldi53 por curiosidade resolveu abrir o controle remoto, e para surpresa dele viu que na placa interna do controle remoto existe o terceiro botão de abrir o porta-malas, porém ele não é acionado porque a manta do controle não tem o pino em forma de estrela justamente para que este botão não seja acionado

Bastou então colocar uma pecinha plástica no espaço vazio para que quando o botão for pressionado duas vezes o interruptor da placa do controle seja ligado para acionar o destravamento do porta-malas. O porta-malas só abre se você primeiramente apertar o botão que destrava as portas e em seguida der dois cliques rápidos no terceiro botão.

Excelente dica do Fórum EcoSport Club testada e aprovada!

Abaixo eu vou passar os procedimentos para abertura do controle remoto e instalação o pino do terceiro botão.

Só tente fazer o procedimento se você sentir segurança, pois você poderá danificar o controle remoto. Se não sentir segurança, peça a uma pessoa que trabalha com controles remotos para fazer o procedimento para você.

O blog não se responsabiliza por qualquer dano ao controle remoto decorrente de procedimento inadequado para abertura do controle.


Segure as duas extremidades do controle remoto como na foto acima e puxe ao mesmo tempo para a direita e para a esquerda tentado afastar as duas metades. Como elas são apenas encaixadas e não existe nenhum parafuso, as duas partes vão se soltar com uma certa facilidade.


Depois que as duas partes se soltarem, pegue a parte que tem o logo da Ford e introduza uma chave de fenda no orifício retangular apontado pela seta vermelha na foto acima. Gire a chave de fenda até ela afastar as duas metades do controle remoto.


Então você vai desmontar o controle remoto conforme a foto acima. Note que a placa principal tem três interruptores: o primeiro destrava o carro, o segundo (do meio) trava o carro e o terceiro (o de baixo) destrava e abre o porta-malas. Veja que na outra metade do controle onde fica a manta de borracha existem 3 orifícios redondos correspondentes aos botões de acionamento do controle. Preste atenção que o orifício de baixo não tem uma peça em forma de estrela dentro dele e é justamente por isso que o terceiro botão não funciona.


Recorte uma peça qualquer de plástico e coloque dentro do orifício correspondente ao terceiro botão, feche o controle remoto cuidadosamente e pronto! Seguindo a dica de um leitor do blog eu coloquei uma fatia de borracha de uma lapiseira (encaixa perfeitamente, conforme foto acima), assim a borracha pressiona o interruptor com mais precisão quando eu acionar o botão do controle remoto.

O terceiro botão a partir de agora vai funcionar normalmente para abrir o porta-malas da seguinte forma: clique no botão "cadeado aberto" para destravar o carro e em seguida clique duas vezes no terceiro botão que agora serve para abrir o porta-malas conforme demonstração no vídeo abaixo:


Alerta!
Antes de abrir o porta-malas por controle remoto certifique-se que o carro está em um local plano, pois se um carro estiver estacionado em uma rampa ao contrário de outros veículos a porta abrirá totalmente e poderá atingir um outro veículo que estiver atrás por exemplo.




quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Teste de Longa Duração da revista Quatro Rodas



A revista Quatro Rodas que está nas bancas neste mês de janeiro traz como matéria de capa o resultado do teste de longa duração do novo EcoSport 1.6 FreeStyle 2013.

O EcoSport da revista Quatro Rodas rodou 60.000km e ao final do teste foi desmontado e teve todas as peças cuidadosamente avaliadas pela equipe de profissionais da revista.

As principais ocorrências do EcoSport do longa duração da Quatro Rodas foram:

6 290 km Marcador de combustível indica nível abaixo do real.
8 968 km Alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa.
9 326 km Substituição de braços e palhetas do para-brisa em garantia. Estavam trepidando.
10 857 km Palheta do para-brisa voltou a vibrar.
16 308 km Espelho do para-sol direito solto.
16 645 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta.
17 669 km Borracha da porta traseira direita solta.
18 565 km Alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa.
24 792 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta.
24 901 km Marcador de combustível indica nível abaixo do real.
36 909 km Ar-condicionado fraco. Ganhou recarga de gás, mas voltou a enfraquecer.
45 307 km Ruídos nas acelerações e retomadas. Detectada ruptura no coxim do câmbio.
45 358 km Portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta.
57 939 km Lâmpada de freio direita queimada. Compramos e trocamos por conta própria.


A revista diz que o desmonte do EcoSport foi um dos mais controversos da história do teste de Longa Duração. Depois de rodar 60 mil quilômetros, o Ford EcoSport foi desmontado e reprovado, algo que não acontecia na revista desde 2009.

O EcoSport testado no Longa Duração da revista Quatro Rodas é exatamente igual ao meu: EcoSport FreeStyle 1.6 2013, inclusive alguns problemas que aconteceram com o EcoSport da Quatro Rodas também aconteceram com o meu EcoSport como por exemplo alarme que disparava na chuva, vidro do passageiro que não fechava na primeira tentativa, porta-óculos que não fechava na primeira tentativa, limpadores de para-brisa com falha na limpeza e tampa do tanque de combustível com dobradiça quebrada. Todos os problemas foram resolvidos em garantia e estão publicados aqui no blog.

Hoje eu não tenho nada para reclamar do meu EcoSport. O que posso dizer é que ele é um carro com um design muito bonito, econômico, gostoso de dirigir, com incrível estabilidade em curvas e sem barulhos. Acreditem, meu EcoSport não tem barulho interno. Talvez eu seja um sortudo.

O problema que aconteceu com o EcoSport do longa duração da revista Quatro Rodas foi excesso de carbonização úmida do motor.
Infelizmente não tem como eu saber se o meu EcoSport também tem este problema, porque eu teria que desmontar o motor para verificar isso.

Resta agora a Ford se pronunciar sobre este assunto e esclarecer se o problema foi pontual ou se todos os EcoSport com motor 1.6 também estão sujeitos a este problema.

É bom deixar claro que o motor Sigma 1.6 está no mercado nacional desde 2009 e nunca ocorreu relatos de problemas. O motor Sigma 1.6 é fabricado em Taubaté, é exportado e montado no Fiesta mexicano que é vendido nos Estados Unidos, além das versões 1.6 16V gasolina do Fiesta e Focus de alguns mercados europeus.

Vamos aguardar um posicionamento oficial da Ford sobre este assunto.






domingo, 12 de janeiro de 2014

Novo Ford EcoSport é destaque na China



A Ford apresentou um excelente desempenho em 2013 nos dois principais mercados do mundo, os Estados Unidos e a China. As vendas da Ford na China cresceram quase 50% em 2013, estabelecendo um novo recorde com 935.813 veículos no atacado, resultado que contou com a ajuda do EcoSport.


Na América do Norte, a Ford foi a marca de automóveis mais vendida pelo quarto ano consecutivo, com recordes nas linhas Fiesta, Fusion, Escape e mais um ano de liderança da Série F entre todos os segmentos.
Liderança nos EUA

As vendas totais da Ford nos EUA somaram 2.493.918 veículos no varejo, com um crescimento de 14%. A marca teve crescimento anual de dois dígitos no varejo em toda a sua linha – 12% em carros, 13% em utilitários e 17% em picapes –, e registrou também um aumento nos preços médios de venda dos produtos.

"Dezembro foi um fechamento forte para um ano ainda melhor para a Ford", diz John Felice, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford nos EUA. "Vimos um crescimento forte em toda a linha de produtos, com ganhos significativos nos mercados costeiros, dominados pelos carros importados."

"Com a forte demanda de nossos novos carros, utilitários, híbridos e picapes, a Ford foi a grande marca que mais cresceu em participação nos Estados Unidos em 2013", continua Felice.

O Fusion registrou um novo recorde mensal em dezembro, com 24.408 veículos. As 295.280 unidades vendidas em 2013 também foram recorde, com um crescimento de 22%. O Fiesta foi outro modelo com vendas recorde no ano, com 71.073 unidades e um avanço de 25% sobre 2012.

As picapes Série F somaram 74.592 unidades em dezembro – o oitavo mês consecutivo com vendas acima de 60.000 unidades. O total de 763.402 unidades vendidas em 2013 representam o seu melhor resultado desde 2006. A Série F se mantém como a picape mais vendida da América por 37 anos consecutivos e veículo líder do país por 32 anos consecutivos.


Recorde na China

As vendas da Ford na China somaram 94.838 veículos em dezembro, 35% mais que no mesmo mês de 2012,. Esse resultado ajudou a marca a fechar 2013 com um crescimento anual de 49% e o recorde de 935.813 unidades.

"2013 foi um marco para o crescimento acelerado da Ford na China", diz John Lawler, presidente da Ford Motor China. “Em 2014, com o aumento da nossa capacidade de produção, rede de distribuição e continuidade nos lançamentos globais, com veículos inteligentes, econômicos, seguros e de alta qualidade, queremos atender mais consumidores chineses." 

Em 2013, a Ford também teve uma grande expansão na oferta de veículos importados na China, com a introdução do Focus ST, Fiesta ST e Explorer. Junto com o Edge, esses modelos importados venderam 26.856 unidades, um crescimento de 231% comparado com 2012.

O Focus continuou a liderar as vendas em 2013, com 403.640 veículos no atacado, um crescimento de 36% sobre o ano anterior. O ano passado marcou também a introdução do Kuga, do EcoSport e do novo Modeo, que venderam 95.891, 59.680 e 35.747 unidades, respectivamente.

A Jiangling Motors Corporation (JMC), investimento da Ford em veículos comerciais na China, também estebeleceu novos recordes, com 230.006 unidades vendidas no ano, um crescimento de 15% sobre 2012. Como demonstração do seu forte compromisso com a JMC, a Ford adquiriu mais 2% de ações da empresa em 2013, elevando a sua participação para 32%.

Fonte: Press releases Imprensa Ford




quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Novo EcoSport é eleito carro do ano 2013 na Índia



O Novo Ford EcoSport venceu o principal prêmio da indústria automotiva na Índia. Além de ser eleito o SUV Compacto do Ano, conquistou o prêmio máximo de Carro do Ano 2013, concedido pela DNA, conceituada publicação automotiva, em associação com o programa de TV Zee News.

A publicação destaca a renovação na oferta de veículos no mercado indiano. "2013 foi especial, um ano de novos veículos em todos os segmentos, que se destacaram acima da média e realmente ofereceram aos consumidores indianos muito mais do que eles estavam acostumados. O prêmio é a nossa escolha dos veículos que mudaram o jogo", diz a revista.

A matéria destaca o pioneirismo da Ford em oferecer um tipo de veículo altamente desejado pelos consumidores, com "estilo absolutamente contemporâneo com todos os detalhes que agradam à Geração X". O Novo EcoSport é um dos produtos que estão liderando o crescimento da Ford na Índia, com seguidos recordes de vendas.

Segundo os editores, o EcoSport é o caminho a seguir pelos compactos que querem se destacar no segmento. "O carro anda muito bem, especialmente com o motor 1.5 diesel, uma forte alternativa aos grandes hatchbacks ou até mesmo os SUVs mais acessíveis. Este Ford não é apenas poderosamente capaz, mas, pela primeira vez na sua longa história na Índia, o Oval Azul tem um carro que inspira muitos outros a imitar."


Fonte: Press releases Imprensa Ford