quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ford aposta dos Utilitários Esportivos no mundo



A Ford aposta no crescimento dos utilitários esportivos no mercado mundial e elegeu o EcoSport como um dos veículos para atrair os novos consumidores globalmente. Este modelo, junto com Escape/Kuga, Edge, Expedition e demais SUVs, responderam ​​por 23% das vendas globais da marca em 2013 e a previsão é chegar a 29% no final da década.

"As vendas de utilitários esportivos crescem em todo o mundo e estão comandando a expansão nos mercados em desenvolvimento, como a China. A nossa linha global de SUVs está ajudando a Ford a aumentar a sua participação e conquistar novos clientes", disse Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing Global, Vendas e Serviço da Ford. Segundo dados da IHS Automotive, agência especializada em informações do mercado automotivo, as vendas de utilitários esportivos vêm crescendo rapidamente na China e Europa, além de outras regiões do mundo.

Desde 2008, os utilitários esportivos avançaram 88% nas vendas, tornando-se o segmento de crescimento mais rápido no mundo. Hoje eles respondem por 19% do mercado automotivo global, com um ritmo de expansão que é mais do triplo da indústria. Na Europa, o segmento de utilitários esportivos representava 9% do mercado em 2008 e cresceu para 19% em 2013. As vendas do Kuga (conhecido como Escape na América do Norte) cresceram 33% em 2013 nos principais mercados europeus e atingiram recordes em 2014.  Para reforçar essa tendência, a Ford lançou o EcoSport no início deste ano e começa a vender o novo Edge no final de 2015, dois modelos totalmente novos na Europa.


A China – maior mercado do mundo – também apresenta grandes resultados, onde os utilitários esportivos passaram de 7% da indústria em 2008 para 17% em 2013. A Ford lançou o Edge na China em janeiro de 2011 e mais três utilitários em 2013: o EcoSport, o Explorer e o Kuga. Todos estão vendendo bem e contribuindo para o crescimento consistente da marca no mercado chinês.

De janeiro a setembro de 2014, a Ford vendeu mais de 60.000 EcoSport na China, com um crescimento significativo sobre o ano anterior. O Kuga vendeu 100 mil unidades e as vendas do Edge avançaram 70% sobre 2013, enquanto as vendas do Explorer – importado dos Estados Unidos – aumentaram cerca de 200%. No total, as vendas da Ford este ano na China devem superar 1 milhão de veículos – um recorde histórico.

Nos Estados Unidos, a Ford lidera desde 2011 o segmento de utilitários esportivos, que são os carros preferidos dos “baby boomers” e da geração Y – os dois maiores grupos demográficos. Os utilitários pequenos (chamados de médios no Brasil) são hoje o maior segmento do mercado dos EUA. O Ford Escape atingiu vendas recorde em 2013, que continuam a crescer em 2014. O Explorer e o Expedition estão vendendo ao maior ritmo em quase uma década.


1 milhão de EcoSport

No Brasil, a Ford tem também tradição no mercado de utilitários esportivos. Atualmente, comercializa o EcoSport e o Edge, ambos líderes em seus segmentos. O EcoSport, desenvolvido no País para o mundo, é o campeão de vendas dos utilitários esportivos praticamente desde o seu lançamento. Em breve, o modelo deverá comemorar a produção de 1 milhão de unidades no Brasil desde o seu lançamento. Somadas as vendas em outros continentes, esse volume histórico já foi ultrapassado, colocando o EcoSport na lista dos maiores sucessos mundiais.

A Ford também comercializa no Brasil o Edge, voltado para o segmento de utilitários de luxo, também chamados de crossover. No Salão do Automóvel de São Paulo, a marca do oval azul apresenta o conceito do futuro modelo, o Edge Concept, com inovações em design, segurança, performance e tecnologia.

Fonte: Press releases Imprensa Ford



4 comentários:

  1. Flávio, um amigo meu acabou de me ligar e a Ecosport dele teve o mesmo problema da minha, desligou na estrada em Itabuna-Ba. Eu tinha relatado o meu problema para ele, pois compramos os carros praticamente juntos. Ele recebeu carro dele em dezembro de 2012 e eu em janeiro de 2013. Mais uma pra conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, boa noite!

      Acho que os proprietários do novo Ford Ka estão passando pelo mesmo problema.
      Veja este relato:
      "Pois meus amigos hoje novamente meu "NOVO" Ford Ka me deixou na mão!!!! Com essa é a QUINTA vez que o carro tem pane elétrica em pouco mais de um mês com o veículo e SEGUNDA vez que sai no guincho, mas o pior de tudo é o descaso da Ford, meu carro foi avariado na primeira vez que foi rebocado e não foi reparado, ficou um jogo de empurra entre a assistência 24 horas e a fábrica e até agora nada, o que não entra na minha cabeça é que fiz negócio com a Ford e não com a assistência 24h, então entendo que o certo seria ter meu carro reparado e depois a Ford se entender com a assistência 24 horas. Mas a pergunta que não consegui ter respondida é "Será que terei meu carro funcionando perfeitamente?" Porque primeiro era o alarme (que instalei na concessionária Ford), o alarme foi retirado e o problema persistiu, depois então chegaram à conclusão que era a bateria e hoje o carro parou de novo, qual será a próxima conclusão?"
      (Walter De Almeida Lemos)

      Comentário feito por um leitor da matéria do link abaixo:
      http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/04/novo-ka-e-quem-mais-cresce-no-ranking-de-vendas-de-outubro.htm

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Alguém já trocou os pneus da Ecosport por uso? Se sim qual quilometragem? A minha 2013/2014 45.000 km já mostra sinais de desgaste importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helder,

      Rapaz, o meu Ecosport Freestyle 1.6 2013/2014 também está com essa quilometragem (45.000Km), mas, para surpresa do consultor da FORD na Concessionária, os pneus ainda estão MUITO bons. Acho que chegarei até uns 55.000 ou mais....
      Acho que essa boa conservação tem os seguintes motivos:
      Não dou arrancadas e freadas bruscas, não faço as curvas em alta velocidade (o carro não deita nada, o pneu não canta...), faço alinhamento/rodizio de pneus a cada 10.000Km.

      Jorginho Bahia.

      Excluir