quinta-feira, 12 de junho de 2014

Troca da tampa do tanque de combustível



Na postagem "Conserto da tampa do tanque de combustível" feita no dia 26 de março de 2014, relatei que a portinhola do tanque de combustível tinha ficado sem pressão pela terceira vez.

Na ocasião eu levei o EcoSport na concessionária para conserto em garantia e fiquei sabendo que a Ford estava trocando a portinhola dos EcoSport que estavam apresentado problema de perda de pressão.

O mecânico da concessionária, que fez o reparo na época, pediu uma peça nova para substituição pois provavelmente a que estava no meu EcoSport ficaria sem pressão mais uma vez.

Ontem fui convocado para comparecer a concessionária, para fazer a substituição da portinhola do meu EcoSport e justamente neste dia a portinhola do tanque ficou novamente sem pressão pela quarta vez.



Cheguei na concessionária Ford Laguna de Maceió às 10:20h da manhã conforme agendamento e em 20 minutos o serviço foi efetuado sem nenhum custo.

Abaixo você pode ver em vários ângulos as fotos da peça que foi trocada.
Trata-se de toda a guarnição da portinhola do tanque de combustível, exceto a tampa de acabamento externo que fica exposta e que é da cor do carro.

Externamente não deu para perceber o que mudaram no sistema da dobradiça que com o movimento de abertura e fechamento fica molenga e sem pressão.
Espero que essa troca resolva definitivamente o problema, que apesar de não comprometer a utilização do carro, provoca um certo transtorno.



Nas fotos abaixo você pode conferir que a nova tampa foi colocada e está perfeitamente alinhada com a carroceria do carro. A antiga, de tanto ficar sem pressão estava um pouco desalinhada.

Gostaria de agradecer a Ford Laguna pelo excelente atendimento.
Além de toda a atenção recebida e rapidez na solução do problema, que foi feito em garantia sem nenhum custo e ainda ofereceram como cortesia a lavagem do carro.
Infelizmente estava com pressa e como carro estava limpo, pois foi lavando há apenas dois dias, falei que não precisava lavar o carro.

No boletim de serviço da Ford vi que a engenharia enviou a orientação para as concessionárias em novembro de 2013. Portanto, se o seu EcoSport for modelo 2014 ou 2015, provavelmente não vai passar por este problema na portinhola do tanque de combustível







8 comentários:

  1. E aí Flávão, tudo beleza meu rei?
    Rapaz, o meu Ecosport Freestyle 1.6 2013/2014 está com dois problemas:
    1) A borracha de vedação das portas (dianteira e traseira) do lado direito do veículo estão soltando. Parece que a borracha é curta demais para o espaço que tem que ocupar. Na 3ª revisão a Concessionária informou que a garantia cobriria a substituição, porém, não tinha a peça na loja (sic);
    2) O controle de funções no volante (apenas a tecla de atendimento de chamadas) está sem funcionar (esse problema ocorreu depois da revisão).

    Gostaria de saber de você, nosso "Dr. Eco" rsrs , se esses tipos de ocorrências são comuns e se existem queixas da falta de peças (mais precisamente das borrachas de vedação das portas).
    Ah, antes que eu me esqueça, parabéns por mais uma excelente matéria, felizmente, o meu Eco não teve esse problema com a tampa do tanque de combustível.

    Jorginho Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorginho, bom dia!

      Graças a Deus os dois problemas relatados por você não acontecerem com o meu EcoSport.
      Na verdade o que estava me estressando era essa bendita tampa do tanque de combustível.
      Espero que com essa troca do conjunto completo o problema seja resolvido.

      No entanto, aqui no blog e no grupo do Facebook eu já vi vários relatos de problema na borracha que circunda as portas e neste botão de comando do Sync que fica no volante do carro.

      Nos dois casos o carro deve ser levado a concessionária para substituição em garantia das peças problemáticas.
      O que resta é aguardar a chegada das peças.
      Eu por exemplo esperei 73 dias pela chegada na tampa do tanque de combustível.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Falando em problemas.... alguém já utilizou aquela chave de roda!?

    Eu utilizei esse final de semana e na hora de apertar o parafuso, apliquei força extra e entortou o encaixe sextavado da chave... o resultado agora é que ao apertar o parafuso a chave roda em falso, sem encaixe...

    Alguém já teve problema com isso? Achei o material de ferro da chave muito fraco.
    Será que tem substituição na garantia?

    Sabem qual é a medida de encaixe para caso precise comprar um nova?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudi, bom dia!

      Eu já usei a chave de roda algumas vezes para remover o estepe e limpar por trás quando fui passar uma cera no carro.
      O material é igual ao do antigo EcoSport.
      Não achei tão fraco. Mas também não é robusto.

      Creio que ele não é fornecido em garantia foi o dano foi provocado pelo uso inadequado.

      Quanto a medida, eu não sei informar, mas acho que seja padrão para todos os carros.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Pessoal bom dia
    Eu não tive o mesmo tratamento com o meu Ford New fiesta 2015.A Portinhola desapareceu e eles não estão nem ai para o otário aqui que pagou cinquenta mil reais nessa porcaria de carro.Liguei fui na concessionaria e disseram que isso foi o frentista que desapareceu com a mesma.
    Ford nunca mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      No meu carro nada foi perdido. Apenas a tampa do tanque que não estava fechando com pressão.
      Creio que foi por isso que o reparo foi feito sem nenhum custo.

      Quando a tampa não está no carro realmente fica complicado usar a garantia, pois a peça que poderia estar com problema não está no carro para ser analisada.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. rapaz,, bom dia, vc sabe pra que serve aquela portinha de ferro na entrada do tanque (parece uma latinha que abre e fecha) a minha entortei um pouco após colocar um aditivo ela segurou não deixava sair a ponta do frasco e entortou um pouco, mas afinal p que ela serve e será que tem algum prob ela ficar amassada torta um pouco?? obrigado

    ResponderExcluir
  5. Arrancaram a portinha do meu tanque de combustível,alguém sabe me dizer qto custa outra tampa?

    ResponderExcluir