quinta-feira, 1 de maio de 2014

Hidratação dos Bancos de Couro - Faça você mesmo!



Manter os bancos de couro sempre limpos e hidratados é bem mais simples e prático do que cuidar dos bancos de tecido. No entanto, o procedimento de limpeza exige um cuidado especial. Temos que utilizar os produtos adequados para este tipo de revestimento e assim prolongar sua vida útil e conservar o aspecto de novo, evitando que o couro resseque e comece a partir ou descascar.

O Diário de Bordo EcoSport elaborou um conjunto de dicas que vão ajudar os proprietários do EcoSport que possuem bancos de couro a mantê-los sempre limpos e com aspecto de bem cuidado.

Produtos utilizados:
1- Hidratante para couro (ver indicação abaixo);
2- Pano macio que não solta fiapos;
3- Sabão de coco líquido;
4- Esponja;
5- Pano seco, flanela ou pano protetor UV Grand Prix.
6- Aspirador;
7- Balde com água.

Procedimento:
1- Aspire bem os bancos e o interior do veículo;
2- Limpe bem os bancos com um pano umedecido com água e sabão de coco líquido;
3- Com outro pano, agora umedecido somente com água, limpe novamente os bancos e deixe-os secar bem;
4- Aplique o hidratante para couro com uma esponja macia e deixe-os curtindo até secar;
5- Passe um pano seco, flanela ou pano protetor UV Grand Prix para acabamento final e eventual retirada do excesso do produto.




Nas fotos os bancos tem um pouco de brilho porque o produto tinha acabado de ser aplicado. Após o acabamento final e com o passar das horas o produto é absorvido pelo couro que volta a sua tonalidade normal. Ao sentar você sentirá um certo atrito e barulho de rangido que é absolutamente normal após a hidratação, mas desaparecerá em pouco tempo.

A hidratação dos bancos de couro deve ser feita a cada seis meses, mas se você mora em uma região com sol intenso e costuma estacionar o carro sob sol forte, recomendamos fazer em um intervalo de tempo menor, assim eles estarão sempre hidratados.

O produto utilizado na hidratação dos bancos de couro foi Meguiar's Gold Class Hidratante de Couro Rich Leather. Este produto é excelente! Custa um pouco caro, mas rende bastante podendo ser aplicado várias vezes.

Outra opção é o 3M Auto Refresh Revitalizador de Couro. Este produto é muito bom também, mas rende bem menos. Uma bisnaga do produto rende em média duas aplicações.

Não recomendamos usar óleo ou creme hidratante corporal, pois o couro natural é bem diferente da pele humana.


Texto: Carlos Iwanaga e Flávio Lima Carneiro
Fotos: Carlos Iwanaga




Um comentário:

  1. Meguiar's Gold Class comprado Flavião! No próximo fds devo fazer a aplicação ;) valeu!

    ResponderExcluir