domingo, 4 de maio de 2014

Fechamento Global do Novo EcoSport



O novo EcoSport possui um sistema de segurança que a Ford chama de "Fechamento Global".
Este sistema de fechamento do veículo, que está presente nas versões FreeStyle e Titanium, funciona da seguinte forma:
- Apertando o botão "cadeado fechado" do controle remoto, as portas travam e o alarme volumétrico e ultrassônico é ativado.
- Para fechar todos os vidros do carro basta pressionar e manter pressionado por 3 segundos o botão "cadeado fechado" do controle remoto.
- Para abrir todos os vidros do carro basta pressionar e manter pressionado por 3 segundos o botão "cadeado aberto" do controle remoto.

Ao travar o carro, se todas as portas estiverem fechadas, as luzes de seta piscarão indicando que o sistema de proteção está ativado. No entanto, se qualquer porta ou o compartimento de bagagem não estiver fechado corretamente, ou se o capô não estiver fechado, as luzes de seta não piscarão.

Na linha 2013 do novo EcoSport, se algum vidro estiver aberto, o sistema não emitirá nenhum tipo de aviso. Isso nos leva a crer que tudo está perfeito e ao se distanciar o carro vai ficar com um vidro aberto, deixando-o exposto a ação criminosa de algum meliante.


No antigo EcoSport FreeStyle 2009 que possui, se algum vidro estivesse aberto, mesmo que fosse apenas 0,5cm ou alguma porta estivesse aberta o alarme emitia dois bipes breves indicando que algo estava errado. Então bastava fechar a porta, ou pressionar e manter pressionado o botão do controle remoto por 3 segundos para fechar o vidro.

Na primeira semana com meu novo EcoSport 2013 eu percebi esta falha. Por duas vezes travei o carro e esqueci o vidro traseiro parcialmente aberto, pois não existe nenhum aviso para esta ocorrência.

Em outra ocasião travei o carro e durante o procedimento de lavagem a água entrou pela janela da porta traseira que estava aberta 0,5cm e acabou molhando o banco traseiro.

Novo Sistema de Fechamento Global 2014

Na linha 2014 do novo EcoSport a Ford alterou o Sistema de Fechamento Global.
Agora ao travar o carro os vidros que estiverem abertos são automaticamente fechados, sem a necessidade de ficar segurando o botão do controle remoto por 3 segundos.

O amigo Tiago Paulino, do Grupo Eu Amo Meu Ford EcoSport no Facebook, levou o EcoSport FreeStyle 2013 para fazer a revisão e ao receber o carro o Sistema de Fechamento Global estava igual ao dos modelos 2014.

Quando levei meu EcoSport para fazer a revisão de 18 meses, relatei essa novidade ao Sr. Aldo Melo, chefe de oficina da Ford Laguna de Maceió. Ele fez a verificação de todos os módulos do meu EcoSport e não havia nenhuma atualização a fazer. Portanto não se tratava de atualização. Mas o Aldo me falou que faria uma pesquisa sobre o assunto e retornaria.

Em menos de uma semana o Sr. Aldo me telefonou e falou que encontrou um informativo da Ford orientado como fazer a alteração do sistema. Ele pediu para levar meu EcoSport até a concessionária e fazer o procedimento.



O processo de mudança para o Fechamento Global 2014 é muito simples e não demora mais que 5 minutos.
Basta conectar o carro ao scanner e através do notebook os sistemas eletrônicos do veículo são acessados e então no módulo elétrico do veículo é selecionada a função de Fechamento Global com abertura dos vidros em 3 segundos e fechamento em 0 segundos.

Veja na foto abaixo que não se trata de uma atualização de software. É apenas uma mudança de parâmetro. No sistema existem duas opções:
- Fechamento Global com abertura dos vidros em 3 segundos e fechamento em 3 segundos. (linha 2013)
- Fechamento Global com abertura dos vidros em 3 segundos e fechamento em 0 segundos. (linha 2014)




Depois do procedimento o meu EcoSport 2013 ficou com a mesma programação de Fechamento Global do EcoSport modelo 2014. Esta nova programação é perfeita e acaba definitivamente com a possibilidade de algum vidro ficar aberto ao travar o carro.
Abaixo você pode conferir o vídeo do "antes e depois" do procedimento no meu EcoSport.


Quero registrar o meu agradecimento ao Sr. Aldo Melo, chefe de oficina da concessionária Ford Laguna de Maceió, pela competência e pelo excelente atendimento prestado. 

Fica a dica para os leitores do blog que possuem o EcoSport FreeStyle ou Titanium modelo 2013 para na próxima revisão aproveitar e ativar o Sistema de Fechamento Global 2014.
Não esqueça: este procedimento só deve ser feito na rede de concessionárias Ford.

Leia também: Abertura da porta do motorista por controle remoto.




54 comentários:

  1. Excelente Flávio! Vou pedir para fazer no meu também. :D

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal Flávio! Obrigado por descobrir!

    ResponderExcluir
  3. Informação importantíssima... farei o mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa...nem dá pra acreditar que o fechamento da versão 2013 funciona dessa forma ridicula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ois é, Fernando Viana!
      E tem muitos carros que seguem este padrão.

      O Tracker 2014 do meu pai é exatamente como o EcoSport 2013.
      Ao travar o carro por controle remoto, se algum vidro estiver aberto, para fechar tem que segurar o botão do controle remoto por 3 segundos.
      Isso deve ser um padrão muito usado em outros países.

      Abraços.

      Excluir
  5. Flavio,
    Você poderia me tirar uma dúvida?
    Quando apertamos para fechar as portas/vidros, as setas piscam mas, não é emitido nenhum som. O EcoSport não tem alarme sonoro?! É volumétrico ou perimétrico? Existe diferença??
    Você saberia me informar esses detalhes?
    Antecipadamente, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Breno. Boa noite!

      Não existe nenhum tipo de alerta sonoro ao travar e ao destravar o EcoSport por controle remoto.
      Na minha opinião é até melhor assim, pois quando a gente chega em casa tarde da noite, ou quando vai sair, não incomoda as pessoas que estão dormindo. O ato de travar e destravar o carro fica muito mais discreto.

      Mas existem alguns avisos que não são sonoros.
      Por exemplo: ao travar o carro, as luzes de seta piscam! Se as luzes não piscarem significa que alguma porta esta mal fechada ou aberta. Você também escuta um "clac clac" das travas das portas que travaram e destravaram.

      Ao destravar o carro, as luzes de seta piscam e ficam acesas as luzes de posição, a luz de iluminação da placa e os filetes de led dos farois.
      Quando os leds dos farois acendem ao destravar o carro, é como se o EcoSport dissesse "acordei!.

      Mas não se preocupe, existe um alarme muito barulhento no EcoSport que só é acionado em caso de invasão do interior do carro.
      Se quiser fazer um teste, basta ficar dentro do carro imóvel e depois apertar o botão do controle remoto para travar o carro.

      Aguarde 30 segundos e então faça um movimento com as mãos.
      Você vai ser que o alarme vai disparar fazendo bastante barulho.

      Sobre o alarme ser perimétrico e volumétrico, a diferença básica entre os dois é que, no perimétrico a central eletrônica do carro só monitora a abertura das portas e a presença do chip que fica dentro da chave ao tentar dar a partida para ver se é mesmo a chave original do veiculo. Já no volumétrico, além de todos os sensores do perimétrico, existe um sensor de ultrassom que dispara sinais sonoros inaudíveis e monitora o tempo esses sinais demoram para voltar ao sensor. Assim, caso exista movimento dentro do veículo, ou uma janela se quebre o alarme e disparado.

      Portanto, o alarme do EcoSport é volumétrico.

      Grande abraço e qualquer dúvida pode perguntar.

      Excluir
  6. Olá. Comprei há um mês uma Ecosport e vendo esta matéria sobre o fechamento global, te pergunto: quando aperto o cadeado fechado com os vidros abertos, às vezes os vidros fecham e às vezes não fecham. Vc já ouviu algo a respeito, se pode ser algum defeito? Agradeço a atenção. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ranyelle, bom dia!

      Tem algum problema com o sistema de fechamento global do seu EcoSport.
      A subida dos vidro deve ser no mesmo momento que você pressiona o botão do controle remoto.
      Como dia na matéria o tempo de subido dos vidro é ZERO segundos a partir do momento que você pressiona o botão do controle remoto.

      Recomendo levar seu carro na concessionária para averiguação.

      Abraços.

      Excluir
  7. Só um detalhe...
    No meu, pelo menos, quando eu vou travar o carro e tem alguma porta aberta (ou capô/porta malas), ele dá um sinal sonoro duplo alertando que algo está errado.

    E, ao travar, apertando duas vezes o o botão do "cadeado fechado", ele dá um alerta sonoro simples, junto com o pisca :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, esses avisos sonoros foram incluídos na linha 2014 do EcoSport.
      Conversei com chefe da oficina aqui de Maceió e ele ainda não sabe como fazer este procedimento nos EcoSport modelo 2013.

      Assim que ele descobrir algo publicarei aqui no blog.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. FLAVIO, por favor, publique, pois gostaria muito de incluir o alerta sonoro no meu. Gosto de apertar o alarme saindo do carro, mesmo sem olhar, oe ouvir que esta com o alerta acionado. Obrigado.

      Excluir
  8. Caro Flavio, sinto falta no EcoSport do "Espanta ladrão". É o acionamento do alarme sonoro através do botão de travamento do controle remoto. É muito útil quando percebe-se a presença de alguém no entorno da residência, quando se trata de casa, ou mesmo alguém mal intencionado quando estacionado na rua.
    Geralmente, esse sistema é ativado após alguns minutos do travamento do veículo. Se acionarmos novamente o botão de travamento o alarme dispara, espantando o ladrão. Alguns veículos possuem um botão adicional para essa ação. Será q existe programação para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ricardo, no antigo EcoSport existia este botão no controle remoto e era legal também quando a gente esquecia onde tinha estacionado o carro no shopping, por exemplo.
      Bastava apertar o botão para a sirene disparar e a gente já sabia onde o carro estava.

      Excluir
  9. No EcoSport que os vidros elétricos não são automatizados necessita instalar um módulo de acionamento dos vidros como mostra este vídeo? https://www.youtube.com/watch?v=o_mxD1YS8e8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim, Juliano, pois este procedimento só funciona nas versões FreeStyle e Titanium que possui todos os vidros elétricos e fechamento com um toque.

      Excluir
    2. Ok Flavio, então o vídeo procede porque no caso os vidros não são sensorizados,portanto esta sendo instalado o módulo para acionamento ...obrigado pela atenção.

      Excluir
  10. Só pra registrar, realmente o post está correto. Levei minha Eco 13/13 na concessionaria, falei sobre a troca da função de Fechamento Global para fechamento dos vidros em 0 segundos. Alguns atendentes não sabiam disso mas me encaminharam pro chefe da oficina, que levou o carro pra dentro e em 10 minutos a alteração foi feita.

    Agora basta apertar o controle uma única vez para travar o carro e subir os vidros imediatamente.

    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde Flavio eu possuo uma Ford Ecosport S 1.6 e gostaria de saber quanto custa para instalar esse modulo nos vidros, e também queria saber quanto custaria para colocar vidros elétricos nos vidros traseiros já que essa versão não possui (o que eu acho injusto pelo preço que paguei).
    Atenciosamente Rennan Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rennan, boa noite!

      No EcoSport S será preciso instalar o módulo dos vídeos elétricos traseiros e um módulo de conforto para os vidros ficarem com sistema one touch e antiesmagamento.
      Este valor somente a concessionária pode passar.

      Grande abraço.

      Excluir
  12. Flávio, boa noite. Acabo de comprar um Eco2013 e farei a revisão daqui a 2 semanas. Já vou solicitar esta atualização , ou melhor, está nova programação do novo sistema de fechamento global 2014. Obrigado e parabéns pelo excelente post. Vou também colocar a travessa original.

    ResponderExcluir
  13. Fiz a 3ª revisão hoje e pedi para que fizessem essa correção e foi exatamente como descrito no post. Agora Eco 2013 fechando os vidros quando trava a porta. Foi uma ótima dica sobre os vidros.

    ResponderExcluir
  14. Estou comprando um New Fiesta que possui o fechamento global, ele é 2015 1.6. Será que é possível fazer essa alteração para que os vidros fechem junto com o travamento das portas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai ser necessário.
      O seu New Fiesta certamente já sairá de fábrica fechando os vidros ao gravar o carro por controle remoto.
      Apenas os carros modelo 2013 era necessário fazer isso.

      Grande abraço

      Excluir
  15. Olá, meu eco sport é 2014 e ele já tem esse sistema fechamento automático dos vidros quando tranca o carro com o controle. Mas num belo dia esqueci as lanternas acesas, o carro tem um aviso sonoro quando abre as portas com as lanternas acesas, mas nesse dia eu não estava bem , estava cheio de problema e com a cabeça voltada pra outras coisas q nem ouvi o aviso. Resumindo, a bateria arriou, e depois disso os vidros não sobem mais trancando o carro com o controle, só estão subindo manualmente. O carro tranac e destranca normalmente. Vc saberia uma solução pra isso, um procedimento pra reprogramar os vidros sem ter q ir na concessionaria.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, lionpitbul.

      Provavelmente os vidros não estão fechando no primeiro toque do controle remoto porque desprogramou o sistema one touch. Aquela facilidade que você toca no botão da porta e não precisa ficar segurando o botão para abrir ou fechar os vidros. Toda vez que troca a bateria tem que reprogramar. É bem simples.

      Como fazer a programação:
      1 - Coloque a chave no contato e gire para a posição “1” (luz no painel).
      2 - Abaixe o vidro com problemas até o fim e segure o botão por 15 segundos, contados a partir do momento que o vidro abre completamente.
      3 - Em seguida, suba o vidro novamente e segure o botão por 15 segundos, contados a partir do completo fechamento.
      4 - Vire a chave do contato para a posição “0” (tudo desligado).

      Repita os passos (2) e (3) para cada janela que estiver com problemas de um toque para abrir ou fechar. Fazendo isso, também regulariza o controle remoto. Agora, as janelas se fecham automaticamente quando pressiona o botão de ligar o alarme.

      Faça o teste e veja se resolve seu problema.

      Grande abraço!

      Excluir
  16. Este recurso é só para o Eco Sport? E Ford Ka e outros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Como o Ford Ka e Fiesta utilizam o mesmo sistema de alarme do EcoSport, eu creio que seja possível fazer a mesma programação neles também.

      Grande abraço!

      Excluir
  17. Olá Flávio,

    Sabe me dizer se essa alteração de parâmetro do sistema de fechamento global também é valido para a EcoSport SE 2013?
    Minha Eco não fecha os vidros no travamento pelo alarme!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Louise!

      Infelizmente essa configuração não funciona na versão SE, pois ela não tem o sistema one touch para fechamento dos vidros.
      Só é possível configurar o fechamento global nas versões FreeStyle e Titanium.
      Grande abraço.

      Excluir
  18. Muito bom. Levei minha EcoSport na Ford e me cobraram uma hora técnica para fazer o procedimento( fechamento global doa vidros com um toque) ou seja, R$ 239,00 achei um absurdo. Enfim. Aindaestou procuro alguém ou empresa q o faca.

    ResponderExcluir
  19. Liguei para a concessionária perto de casa e me disseram que este serviço precisa de agendamento e só pode ser realizado nos dias da semana ( no final de semana não fazem apesar de abrirem um final de semana por mês) e que ficaria em R$ 250,00. Achei um valor absurdo. Conclusão: Ficou como está, 3 segundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo!
      Aqui em Maceió fizeram este procedimento gratuitamente. Não demora nem 10 minutos!

      Excluir
  20. Eu comprei um new fiesta SE 2016 e tem que segurar os 3 segundos pra fechar. Eu tive na concessionaria e pedi pra mudar so que me disseram que so o Titanium pode ser mudado. Será que é verdade isso. Eu to achando que eles nao conhecem essa função e inventaram essa do titanium. OBS:O meu tem o one touch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão desinformados!!!
      Apenas a versão SE não pode fazer essa programação porque não tem sistema "one touch" para fechamento dos vidros.
      O FreeStyle e o Titanium possuem "one touch" e pode configurar com facilidade. Tanto que eu fiz no EcoSport FreeStyle em menos de 10 minutos.

      Grande abraço.

      Excluir
  21. tenho uma ecoesport 2013 a 10 dias levei para fazer o recal das fechaduras aqui em curitiba pr na ford metropolitana e pedi para mudar este sistema do vidro me disseram que nao tem jeito, que tem que ser assim mesmo .acho as vezes pouca vontade deles atender os clientes....

    ResponderExcluir
  22. Sabem me dizer se a ecosport SE fabricada em 2015 versão 2016 tem como fazer essa configuração? Acabei de comprar uma e quando aperto o botão trava somente as portas, os vidros não sobem, ficam abertos. Porém comprei o mesmo com a informação de que era completo e completo inclui travamentos dos vidros não? Podem me orientar, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente na versão SE não tem como fazer essa programação, pois a versão SE não possui o sistema "one touch" de fechamento dos vidros.

      Você terá que mandar instalar o módulo de conforto para fechar os vidros junto com o travamento das portas.

      Grande abraço.

      Excluir
  23. Quantas configurações tem a chave do ecosport titanium 2017?

    ResponderExcluir
  24. Posso ligar o ecosport titanium 2017 a distância pela chave presencial?
    Quantas configurações tem a chave presencial?

    ResponderExcluir
  25. MEU AMIGO FLAVIO O PORQUE DA MINHA ECO ESPORT,ESTA APITANDO MESMO QUE ELA ESTEJA ESTACIONA NA MINHA GARAGEM , ELA EMITE UM SINAL SONORO DE UMA BULZINA,EM 15 E EM 15 SEGUNDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho isso.

      Melhor legar na concessionária para averiguar.
      É o primeiro relato deste problema que vejo aqui no blog.

      O apito é alto?

      Excluir
  26. Olá!
    O eletricista precisou desligar a bateria do me Ecosport 2006 1.6 XLT flex. Após isso ao acionar o alarme os vidros não sobem mais e quando subiam o pisca-pisca piscava 2 vezes e agora pisca só uma vez. Com certeza mudou a programação do alarme mas o único procedimento que achei na NET (Liga chave sem partida, baixa todos vidros e espera 15 seg e depois sobe e espera 15 seg) não funciona.
    E agora? Não achei nenhum outro procedimento. Só ainda não desliguei a central de vidro e liguei novamente como comentado por alguém.
    Alguém tem ideia de quais programações do alarme existem e como acioná-las? Existem como acioná-las por vezes de virada de chave como nos alarmes de moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber , a minha não pisca 2 vezes e acho.que o alarme não está ativando

      Excluir
  27. Muito interessante a sua postagem sobre
    os vidros elétrico Flávio, pois incomoda muito a programação de 3 segundos, agora com essa informação posso solucionar esse proplema. obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  28. Olá Flávio boa tarde ótima dica sobre o fechamento vou fazer no meu também.
    Agora se você puder tirar outra dúvida deixei meu carro na rua um meliante abriu meu carro com uma chave mixa levou todos os meus pertences que estava dentro inclusive nootbok,celular,e ainda deu tempo de tirar o estepe e o alarme não disparou porque isso aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Infelizmente o sistema de alarme da Ford possui essa falha imperdoável. Isso já foi inclusive tema de uma matéria da revista Quatro Rodas sobre os alarmes do EcoSport, Fiesta e Ka.
      Se você abrir o carro usando uma chave, seja ela original ou chave mixa, o alarme é automaticamente desativado.
      Parece até brincadeira, mas os engenheiros cometeram este deslize.

      Excluir
  29. Comprei uma 2013/2014
    O alarme não dispara se abro a porta na chave
    É normal? Me indicaram colocar um positron kelles.E isto mesmo?

    ResponderExcluir
  30. Tenho um EcoSport SE 2016/17. Quando aperta a tecla para acionar o pisca alerta, os vidros das portas dianteiras fecham. É normal?

    ResponderExcluir
  31. Deixei o farol ligado e a bateria descarregou. A bateria foi carregada só que agora o painel de funções está apagado.como restabelecer as funções do mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Tenho um ecoesport 2013/2014 Freestylle. Apos a bateria ficar descarregada deixei o filete aceso por 36 horas agora o painel de funções está apagado. Como devo fazer?

    ResponderExcluir
  33. Gostaria muito de saber qual é esse sistema :/

    ResponderExcluir
  34. Perdi minha chave presencial EcoSport Titanio 2014, se eu comprar uma outra..qual prcedimento pra codificar outra vez?

    ResponderExcluir
  35. Olá.
    Essa Ecosport tem um alarme muito sensível, meu carro aciona com qualquer coisa. Quando ele fica na rua e chove ele aciona facilmente. Alguma dica como resolver?

    ResponderExcluir