domingo, 13 de abril de 2014

Nova fábrica de motores Ford em Camaçari/BA



A convite da Ford Motor Company Brasil, no dia 09 de abril de 2014, estive presente no evento de inauguração da nova fábrica de motores 1.0 3 Cilindros Duplo Comando Flex, para produzir uma família totalmente nova de propulsores com três cilindros e tecnologia avançada para o segmento de veículos compactos. 

Construída no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, a nova fábrica está entre as mais modernas do mundo e é equipada para operar com padrão de qualidade global e alta produtividade.


A operação nova fábrica é totalmente conectada, conta com equipamentos de última geração e empregados qualificados com milhares de horas de treinamento. Ela absorveu parte dos investimentos de 400 milhões de reais destinados ao projeto do novo motor e gerou 300 empregos diretos.

“A Fábrica de Motores de Camaçari faz parte da mais rápida e mais ambiciosa expansão da manufatura global da Ford nos últimos 50 anos”, diz John Fleming, vice-presidente executivo de Manufatura Global e Relações Trabalhistas. “A Ford está realizando este ano a sua sequência mais agressiva de lançamento de produtos, com a introdução de 23 novos veículos globalmente. Essa fábrica de motores vai ajudar a apoiar a nossa estratégia de crescimento nas áreas de manufatura e produto.”


Com capacidade instalada para 210.000 motores por ano, a fábrica segue os padrões mais avançados de sustentabilidade em todas as etapas de produção. “A fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex traz o estado da arte em produção de motores. Ela pode ser definida como uma fábrica completa, porque produz o bloco e o cabeçote usinados e faz a montagem final do motor em sua linha avançada e ergonômica”, diz Milton de Oliveira Gil, gerente de operações da unidade. 

Com cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças, a linha opera com índice elevado de automação. Seus 34 centros de usinagem garantem ampla flexibilidade na produção dos componentes e são equipados com ferramentas de altíssimo desempenho. Além dessas centrais, a unidade apresenta 15 máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.


Inteligência da produção

A fábrica de motores de Camaçari tem 100% de seus equipamentos conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento. Essa inteligência permite o monitoramento on-line da produção, da qualidade e da manutenção das máquinas e ferramentas.



O isolamento total da área de produção, com um sistema de pressão positiva do ar que elimina a zero o risco de contaminação dos motores na cadeia de produção, faz parte do seu sistema de qualidade. Esse sistema inclui também a rastreabilidade de 100% das estações. Com isso, é possível ter o histórico de produção de cada item do motor. O acompanhamento do processo por câmeras de alta definição, que verificam o posicionamento correto das peças na montagem do motor, faz parte da estratégia de zero defeito.


A fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex conta também com o suporte de um completo e moderno laboratório de metrologia. Seus sistemas de aferição incluem a medição de 100% dos cilindros e mancais do bloco, além do controle da temperatura ambiente da fábrica, para garantir a precisão da fabricação. Um dinamômetro de alta tecnologia é usado no controle diário da produção.


A validação é imediata e feita por estações de teste ao longo de toda a linha de montagem. Nas três estações de “cold-test” (teste a frio), 100% dos motores são verificados em mais de 350 características técnicas. Há também duas estações de “hot-run” (teste a quente), que simulam o seu funcionamento no veículo.

Manufatura sustentável

A unidade de motores de Camaçari segue os mesmos conceitos adotados em todo o Complexo Industrial Ford Nordeste quanto à preservação ambiental e sustentabilidade. Ela é a primeira no  Brasil a utilizar o processo MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes) em 100% dos centros de usinagem do motor. Esse novo sistema substitui os processos convencionais de usinagem, com uma substancial redução na quantidade de água e óleo lubrificante na operação e também facilita a reciclagem de seus resíduos.


A sustentabilidade é garantida também por uma moderna central de ultrafiltragem, que realiza o tratamento de 100% dos efluentes industriais. Toda a unidade fabril conta com sistema de coleta seletiva e os veículos industriais usam sistema de recarga “fast charger” e não necessitam da troca de baterias.

Qualificação

A fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex tem 300 empregados diretos, que passaram por mais de 380.000 horas de treinamento, ministradas por técnicos especializados. A unidade conta também com um novo e completo centro de treinamento, que foi construído e equipado para oferecer desde os conceitos básicos de segurança e qualidade até cursos complexos de operação e manutenção, incluindo os princípios e ferramentas do FPS (Sistema de Produção Ford). Em parceria com o SENAI foram desenvolvidos conteúdos específicos para aplicação na manufatura de motores, além de treinamentos ministrados pelos fornecedores de equipamentos da fábrica.

Novo Motor 1.0 3 Cilindros Duplo Comando Flex


“O motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex é a nova referência em propulsores dessa cilindrada, com refinamentos que aumentam a eficiência com etanol e gasolina. Derivado do premiado motor 1.0 EcoBoost,  que gerou mais de 120 patentes mundiais, ele é o primeiro três cilindros flex da Ford e, além de ser o melhor da classe em potência e torque, também estará entre os melhores em economia de combustível”,  diz Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.


Com três cilindros em linha e naturalmente aspirado, traz a tecnologia TiVCT que varia tanto o comando de admissão como o de escapamento de maneira independente. Ele tem um design extremamente compacto e adota a tecnologia Ford Easy Start para partida a frio, dispensando o uso de reservatório auxiliar de gasolina. Com cabeçote em alumínio, incorpora ainda inovações como correia com lubrificação permanente, sistema de arrefecimento de duplo estágio e soluções de design para anulação de vibrações, tem o melhor desempenho da categoria, com potência comparável à de blocos de cilindrada maior. Gera 85 cv a 6.500 rpm e torque de 105 Nm a 4.500 rpm com etanol, e potência de 80 cv a 6.500 rpm e torque de 100 Nm a 4.500 rpm com gasolina.


O novo motor tem correia dentada imersa em óleo, que além de economizar combustível garante um funcionamento mais suave e silencioso que o sistema de corrente. Produzida em composto de borracha resistente a óleo e reforçada por cabos, ela fica alojada em um compartimento dentro do motor e não exige verificação nem manutenção pelo período de 10 anos, ou 240.000 km de uso.

Detalhes do EcoSport durante visita a Fábrica de Camaçari

Como proprietário e fã do EcoSport, durante a visita a Fábrica da Ford em Camaçari além do novo motor que será usado no novo Ka, eu fiquei atento a alguns detalhes do EcoSport, pois é lá que "nasce" o EcoSport. 

Estive na Fábrica de Camaçari pela primeira vez em abril de 2012 para conhecer a linha de montagem no antigo EcoSport e participar do lançamento do novo EcoSport Global conforme postagem no blog "#ShowEcoSport".

A nova fábrica de motores fica um pouco distante da fábrica onde é produzido o EcoSport. Mas durante o percurso para a nova fábrica consegui registrar alguns detalhes interesantes.


Pátio de estocagem do EcoSport

O pátio onde são estocados os EcoSport após saírem da linha de montagem. A quantidade de unidades é impressionante. Tinha também vários Fiesta Rocam nas versões hatch e sedan que também são produzidos na fábrica de Camaçari.


Pátio de estocagem da Fábrica de Camaçari


Pista de testes

O sair da linha de montagem o EcoSport passamos por uma pista de testes para checagem geral do carro.
Apesar da foto abaixo ter ficado um pouco distante, é possível ver algumas unidades do EcoSport percorrendo a pista de teste (ao fundo do lago) para em seguida ir para o pátio de estocagem.


Essa pista da Fábrica de Camaçari é usada somente para fazer um checkup geral no carro depois que ele sai da linha de montagem. Existe uma outra pista de testes da Ford localizada em Tatuí/SP e é lá que os carros são testados em condições severas com o objetivo de manter a qualidade e segurança para os consumidores.

Estive no Campo de Provas da Ford em Tatuí no início de 2012 e postei aqui no blog em "Visita ao Campo de Provas da Ford em Tatuí".





2 comentários:

  1. Parabéns pelo post e detalhes de informações sobre a produção e fábrica.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Flavio! Deu uma visão ampla da Fabrica. :D

    ResponderExcluir