sábado, 28 de setembro de 2013

Ford Renova Site da Marca

FORD RENOVA SITE DA MARCA COM TECNOLOGIA GLOBAL E ESTENDE FORMATO PARA CELULARES E TABLETS

  • A Ford renovou o seu site corporativo no Brasil - www.ford.com.br - com ferramentas que facilitam a pesquisa e comparação dos itens disponíveis em cada veículo da marca.
  • A página usa agora uma avançada plataforma global, chamada Dragonfly, de design atraente e com recursos que incluem um formato especial para smartphones, tablets e celulares
  • A tecnologia é usada pela Ford em 68 mercados globais e permite que mais de 1,8 bilhão de pessoas compartilhem o mesmo padrão visual e experiência de navegação.
 Veja o comercial da Ford - A Máquina mais perfeita do Mundo!


A Ford renovou o seu site corporativo no Brasil – www.ford.com.br – com ferramentas que facilitam a pesquisa e comparação dos itens disponíveis em cada veículo da marca. A página usa agora uma avançada plataforma global, chamada Dragonfly, de design atraente e com recursos que incluem um formato especial para smartphones, tablets e celulares.
Essa tecnologia é usada pela Ford em 68 mercados globais e permite que mais de 1,8 bilhão de pessoas compartilhem o mesmo padrão visual e experiência de navegação. “A Ford está trazendo carros globais com alto padrão de tecnologia e inovação para os consumidores de todo mundo. E nós estamos aplicando essa mesma visão na comunicação com os clientes”, diz Mauricio Greco, gerente de Comunicação de Marketing.


Novas funções

A página inicial facilita o acesso a informações como os equipamentos e preço de cada veículo. Traz também as versões, especificações técnicas e imagens do exterior e interior dos modelos. Com a ferramenta “Monte o Seu” é possível configurar o carro desejado em apenas três passos e depois compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Na área “Comparativo”, fica fácil avaliar os equipamentos e especificações técnicas de diferentes modelos. A ferramenta “Localize um Distribuidor”, além de mostrar os endereços mais próximos agora traça o caminho até o local.


Outra vantagem da nova plataforma é ter um formato exclusivo para smartphones, tablets e celulares. "Para estes aparelhos, usamos um formato diferente do usado nos computadores convencionais. Por isso, o site oferece uma experiência de navegação muito melhor nos dispositivos móveis", explica Greco.

Fonte: Press releases Imprensa Ford



terça-feira, 24 de setembro de 2013

EcoSport é exemplo de inovação na indústria


O Ford EcoSport é um dos casos destacados pela publicação "Inovação em Cadeia de Valor de Grandes Empresas" como exemplo de sucesso da indústria brasileira. O utilitário esportivo criado no Brasil inaugurou um novo conceito no segmento de veículos compactos e, agora, como produto global de nova geração, começa a ganhar espaço também em grandes mercados mundiais, como a China, Índia e Europa.

Além de design esportivo, ele inova no desempenho e economia, com novos motores 1.6 e 2.0 Flex e transmissão PowerShift, e nos equipamentos de segurança e conectividade, trazendo sistema SYNC com comandos de voz em todas as versões.



"A Ford está hoje colhendo os frutos da sua ousadia de pensar diferente. Desenvolveu um utilitário esportivo que une a agilidade e economia de um compacto com a tecnologia e conforto de segmentos superiores. Mas fez mais do que isso: criou um novo conceito de produção, em parceria com os fornecedores, em um local totalmente novo, a fábrica de Camaçari, na Bahia", disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, no evento de lançamento da publicação em São Paulo.


O estudo que deu origem ao livro foi produzido pelo grupo Mobilização Empresarial pela Inovação – MEI, que busca incentivar o crescimento e a competitividade da indústria nacional com o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.


Desafios

A publicação destaca os desafios que a Ford enfrentou com seu projeto pioneiro na região. "O Complexo Industrial Ford Nordeste é o primeiro grande complexo metalmecânico integrado da região, fora dos eixos tradicionais dessa indústria, o que representou a constituição de um novo polo com capacidade de irradiação para outras atividades."


Outro efeito do sucesso do EcoSport foi colocar a engenharia brasileira dentro de um novo patamar no cenário mundial e reconhecida como um centro de criação de veículos globais. Além de Camaçari, na Bahia, o veículo é produzido em Chennai, na Índia, em Chongqing, na China, e em breve será montado também em Rayong, na Tailândia, e Tatarstan, na Rússia.

Fonte: Press releases Imprensa Ford




sábado, 21 de setembro de 2013

Conserto da tampa do tanque de combustível


Amigos leitores, na postagem "Feriado de 16 de setembro" feita no dia 13/09/2013 eu relatei que a tampa do tanque de combustível do meu EcoSport teve a dobradiça quebrada provavelmente durante o abastecimento do carro.


Hoje pela manhã fui até a Ford Laguna em Maceió para fazer o reparo. Mesmo sem fazer um agendamento prévio eu fui prontamente atendido pelo consultor Aldo que levou o carro para providenciar o reparo.

Todo o procedimento não durou mais que 10 minutos e foi feito em garantia, sem nenhum custo. Primeiro o mecânico abriu um compartimento que tem na lateral esquerda do carpete do porta-malas e desconectou o plugue da trava elétrica da tampa. Depois ele destravou algumas presilhas e retirou a peça inteira.


O problema era somente uma peça metálica que saiu do encaixe, muito provavelmente porque o frentista, na hora de fechar a tampa do tanque, não viu que a tampa não fechava corretamente porque a cordinha que prende o bocal do tanque estava obstruindo o fechamento da tampa. Como ele não atentou para isso, continuou forçando a tampa para fechar e essa peça metálica acabou se desconectando.


A função dessa peça metálica é dar pressão a tampa para que ela fique sempre fechada e também quando você abre ela faz uma pressão no sentido contrário para manter a tampa aberta.

Quando ela se desconecta a dobradiça da tampa fica mole e totalmente sem pressão, ficando sempre um pouco aberta conforme a segunda foto dessa postagem.


O mecânico deu um aperto extra para que essa peça metálica não saia novamente, mesmo que o frentista tente fechar forçando nos próximos abastecimentos.
Depois de tudo conectado, inclusive uma mangueirinha que serve de suspiro do tanque, a peça foi colocada no lugar e novamente pelo lado de dentro do porta-malas foi conectado o plugue da tava elétrica.


Agora a tampa está funcionamento corretamente conforme manda o figurino!
Gostaria de alertar aos amigos que assim que chegar ao posto de combustível destrave o carro apertando o botão no painel do carro. Dessa forma evitamos que o frentista tente abrir a tampa do tanque com ela travada e assim aumentado o risco de quebra.

Periodicamente eu também aconselho pulverizar silicone spray na cordinha que prende o bocal do tanque para que ela deslize com facilidade e não enrosque na dobradiça do tanque durante o fechamento.

Creio que a equipe de engenheiros da Ford vai ter que fazer alguma mudança no mecanismo de fechamento dessa tampa para evitar que esse problema continue acontecendo.


Quero agradecer a equipe de profissionais da Ford Laguna de Maceió que se prontificou a resolver rapidamente o problema mesmo se eu ter feito um agendamento prévio.



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

1º Encontro Interestadual Nordeste do EcoSport Club



Sábado, dia 14/09/2013 às 04:30h da manhã peguei a BR-101 rumo a cidade de Mamanguape/PB, distante 425km de Maceió.

A viagem foi muito tranquila, apesar do péssimo estado de conservação da BR-101 no trecho de Alagoas até a divisa com o estado de Pernambuco, que ainda não está duplicado e também do engarrafamento de 40 minutos que enfrentei na entrada da cidade do Recife devido a um caminhão quebrado e que deixou o tráfego em meia pista.

Infelizmente estes contratempos prejudicaram a média de consumo de combustível que ficou em 12,1km/l com gasolina, distante da outra média que foi de 13,1km/l quando fiz o mesmo percurso sem enfrentar engarrafamentos e estrada ruim, pois fui pelo litoral. Minha decisão de calibrar os pneus dianteiros com 32 libras e os traseiros com 34 libras foi muito acertada!

Antes de chegar em Mamanguape fiz um pequeno desvio de 15km, pouco antes de João Pessoa, para encontrar com os amigos Josimar Medeiros e Maurício Albuquerque, do Fórum EcoSport Club, na cidade de Conde/PB, mais especificamente na paradisíaca praia de Jacumã.


Cheguei na praia de Jacumã às 10:25h da manhã e encontrei a casa do amigo Josimar Medeiros com a maior facilidade, pois eu já tinha colocado o endereço no navegador GPS Waze. 

Fui muito bem recebido por Josimar Medeiros e sua esposa Wilma, que nos ofereceu um belíssimo e apetitoso café da manhã. O papo do café da manhã logicamente foi o EcoSport. 

Achei muita gentileza da parte do Maurício Albuquerque em se deslocar de Recife até a praia de Jacumã para encontrar com a gente e viabilizar este primeiro Encontro Interestadual Nordeste, pois como eu já tinha falado para o Josimar, não podia ficar muito tempo lá em Jacumã, já que eu estava com meus pais e nosso destino final era a cidade de Mamanguape onde residem alguns familiares nossos.


O Maurício Albuquerque eu já conheço virtualmente desde 2004, no Fórum Carsale e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente em 2012 quando a Ford convidou vários fãs do EcoSport para conhecer o Campo de Provas de Tatuí. O Josimar Medeiros eu conheço virtualmente no Fórum EcoSport Club há pouco mais de um ano. São duas grandes amizades virtuais que agora são reais!


Ao meio-dia prosseguimos a viagem rumo a Mamanguape. Chegando lá o carro estava muito sujo devido a estrada ruim que tinha enfrentado em Alagoas, aliado a chuva que trouxe muito para barro para a estrada.
Levei o carro para um lava-jato e o cara deu uma caprichada tão grande que nunca tinha visto na vida. Passou até escova por baixo do carro e por dentro das jantes.


Terminada a lavagem, saí tranquilamente com o carro de ré. Inclusive parei com pouco mais para trás e desliguei o carro para o rapaz enxugar. Liguei novamente e sai de ré. Tudo perfeito. Parei na casa da minha tia e uma hora depois quando fui sair, o primeiro sensor de estacionamento do lado esquerdo estava travado. Como se um obstáculo estivesse colado nele. Continuei andando e fui até a casa de uma prima. Estacionei do carro e uma hora depois quando fui sair, de ré novamente, estava tudo normal. O sensor de estacionamento estava funcionamento perfeitamente.



É a terceira vez que isso acontece em um ano que estou com o carro. Já vi alguns relatos semelhantes na internet e conversando com amigos no grupo do Facebook estamos com uma suspeita que isso geralmente ocorre quando o carro é lavado com água em alta pressão e talvez o sensor esteja sendo afetado. Mas isso está ocorrendo raríssimas vezes. 


Em casa eu estaciono de ré todos os dias e os sensores funcionam perfeitamente e com bastante precisão. Acho que somente um estudo aprofundado por parte da engenharia da Ford pode tentar desvendar este mistério.


Decidi fazer a viagem de volta pela AL-101 norte, estrada litorânea que está em boas condições, mas tem muitas curvas e passa por várias cidades e portanto tem muitas lombadas.

O carro veio com 5 pessoas a bordo e porta-malas lotado! 
Meu pai gosta de comprar algumas coisas que a gente só encontra naquela região, como carne de sol, queijo etc., então além na nossa bagagem veio muito carga extra no porta-malas:
- 3 malas médias;
- 2 caixas térmicas de isopor 28 litros;
- 1 caixa de papelão;
- 4 sacolas médias com alguns objetos.
Nunca tinha feito uma viagem com uma carga tão grande no porta-malas, mas sabendo arrumar a gente sempre dá um jeito!




A viagem de volta foi muito tranquila. Saímos de Mamanguape ao meio-dia da segunda-feira (16) com previsão de chegar em Maceió às 17:40h. 

No finalzinho da viagem, quando faltavam apenas 40km para chegar em casa, pegamos um engarrafamento de duas horas de meia e a velocidade em alguns momentos ficava em apenas 5km/h. Era feriado em Alagoas e todos estavam voltando para casa. Este foi o motivo de um engarrafamento tão grande e infelizmente a média de consumo de combustível ficou altamente prejudicada. O computador de bordo marcou 11,1km/l com gasolina. Novamente um pouco distante dos 13,1km/l que consegui na minha primeira viagem com o novo EcoSport.

Um coisa que deve ser destacada é que apesar de todos esses contratempos no final da viagem a gente não fica com aquela sensação de cansaço. A ergonomia do carro é excelente e a estabilidade nas curvas faz a gente dirigir de forma tranquila e sem sustos.

 A viagem a bordo do novo EcoSport é muito prazerosa!




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Novo EcoSport é uma das atrações da Ford no Salão de Frankfurt

FORD MOSTRA NOVO ECOSPORT, NOVO FOCUS ELECTRIC E O CONCEITO CROSSOVER S-MAX NO SALÃO DE FRANKFURT

  • A Ford mostrou no Salão de Frankfurt seus novos modelos para a Europa e carros-conceito. 
  • Produzido em edição limitada de 500 unidades para venda pelo Facebook, o EcoSport Limited Edition conta com duas opções de motorização, EcoBoost 1.0, de 123 cv, e 1.5 diesel, de 88 cv.
  • O Novo Focus Electric, primeiro veículo totalmente elétrico da Ford feito na Europa, conta com um conjunto avançado de motor elétrico e bateria de íons de lítio, de 143 cv.
  • A Ford mostrou no Salão de Frankfurt seus novos modelos para a Europa e carros-conceito. Entre os veículos que começam a ser comecializados, o EcoSport Limited Edition e o Focus Electric foram os destaques. Além disso, apresentou o S-MAX Concept, que revela as tendências dos crossovers da marca.


Produzido em edição limitada de 500 unidades para venda pelo Facebook, o EcoSport Limited Edition antecipa o lançamento oficial do utilitário esportivo este ano na Europa. Além de duas opções de motorização, EcoBoost 1.0, de 123 cv, e 1.5 diesel, de 88 cv, o modelo vem com rodas de liga leve de 17 polegadas e acabamento em couro.


Ele será equipado também com sistema SYNC AppLink com comando de voz para celular e um pacote de aplicativos que inclui 12 meses de download ilimitado de audiolivros da Audioteka.


O Novo Focus Electric – modelo que faz parte da nova geração lançada agora no Brasil – é o primeiro veículo totalmente elétrico da Ford feito na Europa. Com um conjunto avançado de motor elétrico e bateria de íons de lítio, de 143 cv, ele atinge a velocidade máxima de 136 km/h e oferece uma autonomia de cerca de 100 km com carga de 2 ou 3 horas, ou de 150 km com carga de 3 a 4 horas em uma estação de 32 A.


O painel "SmartGauge" do Novo Focus Electric informa a autonomia com a energia disponível. Também é equipado com um sistema sofisticado de frenagem regenerativa que recupera até 95% da energia cinética normalmente perdida durante a frenagem.


O novo S-MAX Concept segue o estilo arrojado da van S-MAX atual, com design elegante, acabamento esmerado, tecnologias inteligentes e interior mais flexível. Também oferece conectividade e tecnologias para o bem-estar, incluindo o sistema Ford SYNC com AppLink, que permite acessar aplicativos por comando de voz, e banco com monitoramento cardíaco do motorista.


O conceito segue as novas tendências da linguagem de design global da Ford, com grade dianteira elevada e faróis de LED de formas orgânicas e arrojadas. O para-brisa inclinado avança para criar um teto panorâmico de desenho único.

O interior versátil oferece configurações para quatro a sete passageiros, com foco no motorista. O design inovador do painel, dos paineis das portas e do teto amplia a sensação de espaço. Materiais de alta qualidade, como couro macio especial, dão ao interior uma aura de sofisticação.


O S-MAX Concept conta também com tecnologias avançadas de segurança e conveniência, como o Sistema de Proteção Inteligente com Assistência de Pré-Colisão, que identifica a presença de pedestres e aciona automaticamente os freios em caso de impacto iminente.


A tela dupla no console central permite que o motorista tenha acesso a informações importantes do veículo, ao mesmo tempo em que o passageiro assiste a um filme.

Fonte: Press releases Imprensa Ford




sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Feriado de 16 de setembro


Dia 16 de setembro é feriado da emancipação política de Alagoas.
Vou aproveitar o feriadão para ir até a casa de familiares na cidade de Mamanguape, a 50km de João Pessoa, capital da Paraíba. Serão 425km de Maceió até Mamaguape.

Antes de chegar a Mamanguape farei um pequeno desvio de 15km na cidade de Conde-PB para encontrar com os amigos Josimar Medeiros e Maurício Albuquerque, do Fórum EcoSport Club e conhecer a paradisíaca praia de Jacumã.


Fui até o posto de combustíveis e calibrei os pneus do carro. Coloquei 34 libras nos traseiros e 32 nos dianteiros, pois o carro irá com três pessoas e porta-malas cheio.

Abasteci o carro e fui para casa. Quando cheguei tive uma desagradável surpresa: a tampa do tanque de combustível estava com a dobradiça quebrada!


Já vi alguns relatos desse problema na internet. São dois tipos de problemas que estão ocorrendo na tampa do tanque de combustível do novo EcoSport.

Um problema é este que aconteceu comigo. A dobradiça quebra provavelmente quando a cordinha que segura a tampa do bocal do tanque enrosca nela. Quando o frentista vai fechar a tampa não fecha completamente porque a cordinha enroscou na dobradiça e então ele acaba forçando tentando fechar e quebrando a dobradiça.

O outro problema é quando apenas o acabamento pintado descola. Normalmente quando a gente chega no posto e a tampa está travada e o frentista puxa e continua forçando tentando abrir. Com o tempo a tampa, que é colada na peça preta que faz parte da dobradiça pode descolar.


Como irei viajar amanhã bem cedo, não vou poder ir na concessionária para consertar a tampa do tanque. Mas eu também não posso viajar com essa tampa meio solta!

A solução que encontrei foi botar a fita dupla face da 3M para a tampa ficar bem firme no lugar. O tanque já está cheio e eu só vou abastecer novamente na volta. Vou levar a fita comigo por precaução.


Apesar do problema ter sido provocado pelo frentista, não vou botar a culpa nele. O que está errado certamente é a dobradiça da tampa! Certamente tem algo errado no projeto que precisa ser repensado urgentemente por parte da engenharia da Ford.

Conheço pessoas que já passaram por este problema mais de uma vez.
Não entendo com um problema tão primário e que está acontecendo com várias pessoas não foi detectado nos milhares de quilômetros que o EcoSport rodou em restes e certamente passou por milhares de abastecimentos.

Quando voltar de viagem vou levar o EcoSport na Laguna Veículos para consertar essa tampa.


Como podem ver na foto acima, o porta-malas leva perfeitamente três malas médias e 5 sacolas. Coloquei duas malas de lado e uma deitada em cima das outras duas. Amanhã na hora de sair ainda vou botar uma caixa térmica de isopor de 30 litros onde estão as sacolas e distribuirei as sacolas pelos espaços vazios.
É tudo uma questão de saber arrumar a bagagem!

Um excelente fim de semana a todos e que Deus permita que a viagem transcorra na mais absoluta tranquilidade!

Veja no link abaixo a postagem sobre a viagem e o encontro do EcoSport Club:
1º Encontro Interestadual Nordeste do EcoSport Club


Vejam no link abaixo o conserto da tampa do tanque de combustível:
Conserto da tampa do tanque de combustível





segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Personalizando o Novo EcoSport


O leitor Ricardo Régis de Barros, de Goiânia-GO, enviou para o Diário de Bordo EcoSport algumas fotos do EcoSport Titanium 2.0 PowerShift, com várias personalizações:





















Itens instalados no Ecosport Ecosport 2.0 PowerShift Titanium 6 airbags e banco em couro de Ricardo Régis de Barros:

01- Aplicação de película de segurança (anti-vandalismo) LLumar;
02- Aplicação de película para pára-brisas Air Blue (Temperaturas Mais Baixa);
03- Pintura do silencioso em preto fosco de alta temperatura;
04- Instalação de jogo de parafusos de seguranças para rodas;
05- Tapete traseiro carpete 10mm;
06- Retrovisor interno com GPS (mesmo disponível na linha de acessórios originais do Ecosport) com câmera de ré e módulo Pioneer de TV Digital;
07- Par de faróis extras para projeto Angel Eyes;
08- Instalação de projetores Angel Eyes;
09- Lâmpada Diamond vision para os farois de neblina;
10- Lâmpada Diamond vision para luz alta e baixa dos projetores;
11- Central Multimídia. Está com alguns problemas em perda de recursos originais do carro;
12- Par de telas de encosto de cabeça com DVD embutidos independentes e integrados a Central Multimídia;
13- Montagem de um novo estepe com roda de ferro e pneu usado para guardar o estepe original para evitar prejuizo maior em caso de roubo;
14- Capa de estepe Ecosport Original FORD China;
15- Jogo de pedaleiras e descanço de pé personalizados;
16- Jogo de soleiras personalizadas Ecosport;
17- Moldura inox para para-choque traseiro na entrada do porta malas;
18- Aplicação de feltro adesivo no porta objetos do banco do passageiro;
19- Luminária de toque com 3 leds no porta-luvas;
20- Instalação de uma nova câmera de ré exclusiva para o Novo Ecosport sendo fixada e substítuido um dos suportes da lâmpada da placa por uma acoplada com a câmera;
21- Protetor de cárter original Ford e PVC rígido;
22- Jogo de travessas originais Ford do bagageiro do teto;
23- Caixa de subwoofer amplificada;
24- Engate de reboque;
25- Instalação dos apliques na cor cinza na parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro iguais ao da versão FreeStyle.

Próximas Atualizações:

01- Troca da Central Multimídia por uma que atenda melhor o sistema SYNC;
02- Troca de lâmpadas internas e externas para Led;

Dúvidas? Deixe-as nos comentários que o Ricardo Régis de Barros responderá todas as perguntas.