sábado, 31 de agosto de 2013

Primeiro rodízio dos pneus


Com um pouco de atraso levei meu EcoSport na Ford Laguna para fazer o primeiro rodízio dos pneus, aos 10.953 km rodados e 11 meses de utilização. O ideal seria fazer o rodízio aos 10.000 km, mas infelizmente compromissos me impediram de fazer antes.


No entanto, creio que é perfeitamente aceitável uma tolerância de até 1.000 km.

Fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000 km rodados permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem.



O método do rodízio é simples: os pneus dianteiros passam para a traseira e os pneus traseiros passam para a dianteira. Optei por não incluir o estepe no rodízio.

Também fiz o alinhamento e balanceamento das rodas, apesar do carro está muito bem ajustado, sem vibrações no volante e sem puxar para nenhum lado, mesmo assim resolvi fazer o balanceamento e alinhamento, pois eu queria me certificar que está tudo certo.




Todos os pneus foram devidamente calibrados com 30 libras. Este detalhe é de extrema importância para garantir segurança na hora de dirigir e também reduzir o consumo de combustível.


Faço a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Aproveito quando vou ao posto abastecer e verifico a calibragem dos pneus.
Um detalhe muito importante é que a calibragem deve ser feita com os pneus frios para garantir maior precisão.


Uso 30 libras em cada pneu, pois meu carro roda com no máximo duas pessoas.
O manual recomenda que os pneus sejam calibrados com 30 libras para rodar com até duas pessoas.

Em viagens com quatro pessoas a bordo e porta-malas cheio, o manual recomenda 35 libras nos pneus dianteiros e 40 libras nos pneus traseiros.

Existe uma etiqueta amarela na coluna "B" do carro, que você ver quando abre a porta do motorista e tem as orientações de calibragem dos pneus para diversas situações.

Faço calibragem do estepe em um intervalo de tempo maior, pois como ele tem capa rígida fica meio complicado de calibrar a cada 15 dias. Por isso em deixo ele calibrado com 35 libras a cada 3 meses.





Pela primeira vez fiz o alinhamento em 3D. Achei muito interessante, prático e rápido. Em menos de 10 minutos e alinhamento é feito.

Aproveitei a oportunidade para fazer umas fotos da parte de baixo do carro. Ainda não tinha feito este registro.

Como podem ver, o carro está sem o protetor de cárter, pois como faço o uso do carro somente na cidade e raramente em estradas de terra resolvi deixar sem protetor de cárter.

Antes de tomar essa decisão consultei a engenharia da Ford para me certificar que não correria nenhum risco, conforme foi registrado na postagem do link a seguir: Protetor de cárter do Novo EcoSport.





Serviços efetuados na Ford Laguna em 31/08/2013 e 10.953km rodados:
- Rodízio dos pneus;
- Balanceamento das rodas;
- Alinhamento em 3D.

Duração: 50 minutos.
Valor pago: R$80,00



domingo, 25 de agosto de 2013

PowerShift: A Evolução da Transmissão Automática



Novo EcoSport PowerShift

New Fiesta PowerShift
  • A Ford introduziu um novo conceito de câmbio automático com o lançamento do Novo EcoSport e do New Fiesta com transmissão sequencial PowerShift.
  • Com seis velocidades e sistema de dupla embreagem, a principal vantagem da transmissão é unir o conforto da transmissão automática com a esportividade das trocas manuais.
  • A tecnologia oferece três modos de condução: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência.
Detalhe do Câmbio PowerShift
Com o lançamento do Novo EcoSport e do New Fiesta com transmissão sequencial PowerShift, a Ford introduziu um novo conceito de câmbio automático, que dá aos dois veículos um padrão exclusivo de desempenho e economia de combustível na categoria. A principal vantagem dessa tecnologia é unir o conforto da transmissão automática com a esportividade das trocas manuais, de forma muito mais rápida e sem perda de torque ou desperdício de energia.

Novo EcoSport PowerShift
"É a transmissão mais avançada que existe e a Ford é a primeira a usá-la em carros de volume. Até então, ela só era vista em carros esportivos de luxo, já que é a única com capacidade de combinar trocas automáticas com alta performance", diz Fábio Okano, gerente de Engenharia Veicular da Ford.

Com seis velocidades e sistema de dupla embreagem, a transmissão PowerShift é um dos diferenciais que têm contribuído para o sucesso do Novo EcoSport e do New Fiesta, com um padrão superior de dirigibilidade, eficiência e conforto. Um vídeo sobre o seu funcionamento pode ser visto neste link.


Outro ponto que diferencia a nova transmissão é a durabilidade. Como não utiliza fluidos nem conversores de torque, ela é isenta de manutenção ou troca de peças de desgaste. Da mesma forma, seu sistema dispensa a substituição dos discos de atrito.

Interior Novo EcoSport PowerShift Titanium

"A PowerShift não exige a troca periódica do fluido nem conta com outros itens de desgaste. Todos os seus sistemas foram projetados para durar o tempo de vida útil da transmissão, o que não acontece com as automatizadas existentes hoje no mercado", acrescenta Okano.


PowerShift x automatizadas

Detalhe das opções do modelo
Por se tratar de uma tecnologia nova, é comum haver confusão do sistema de funcionamento da PowerShift sequencial com as chamadas transmissões automatizadas.

"A transmissão automatizada é uma transmissão manual que recebeu atuadores eletrônicos, com controlador eletrônico para a troca de marchas. A PowerShift é diferente, ela já nasceu automática, só que com um conceito mais sofisticado e eficiente para aprimorar o seu desempenho. Tecnicamente, além de usar dois eixos de saída ela dispensa conversor de torque", explica Okano.

Dupla embreagem

A caixa PowerShift conta com duas embreagens. Uma engata as marchas ímpares (primeira, terceira e quinta) e a outra as pares (segunda, quarta e sexta). Por isso ela é chamada de sequencial. Sempre que se faz uma troca, a marcha seguinte já está engatada – na verdade, o que ocorre é uma alternância de embreagem.

Interior New Fiesta PowerShift Titanium

"É como um DJ operando dois toca-discos. Quando ele quer mudar a música, a outra picape já está no ponto, pronta para entrar em ação", compara o engenheiro.

New Fiesta PowerShift Titanium
O sistema de dupla embreagem permite que não haja interrupção de torque entre as trocas, com um aproveitamento mais eficiente da energia e torque do motor. Por isso, é utilizado também em carros de competição.

Detalhe no botão de troca mamual
Modos de condução

A transmissão PowerShift oferece três modos de condução: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência. O seu funcionamento suave e sem oscilações também contribui para o nível de conforto e silêncio interno encontrado no Novo EcoSport e no New Fiesta.

Novo EcoSport Titanium PowerShift 
Fonte: Press releases Imprensa Ford




quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ar Condicionado Digital do EcoSport Titanium



O Diário de Bordo EcoSport tem recebido vários e-mails, com dúvidas sobre o ar condicionado digital do Novo EcoSport Titanium.

Vamos conhecer os controles do ar condicionado digital do Novo EcoSport!


No controle central podemos escolher o direcionamento do fluxo de ar: somente para os pés, somente nas saídas de ar frontais, desembassador do para-brisa e saídas frontais, somente o desembassador do para-brisa, ativar ou desativar recirculação (entrada do ar externo para o interior do veículo) e ativar o desembassador do vidro traseiro (botão com desenho âmbar).
Uma luz âmbar acende para indicar a opção desejada que está ativada.

O botão OFF desliga todo o sistema de ventilação e ar condicionado.


No controle do lado esquerdo você vai regular a velocidade do ventilador, girando no sentido horário para aumentar a velocidade e anti-horário de diminui a velocidade. A tecla AUTO ativa o modo automático. 


O controle do lado direito regula a temperatura: girando no sentido horário (vermelho) para esquentar e anti-horário (azul) para esfriar. A temperatura selecionada é exibida no display do controle central.

Ao ativar o botão AUTO o sistema de ar condicionado vai fazer automaticamente todos os ajustes para conseguir colocar a temperatura selecionada no controle do lado direito, ou seja, ele vai avaliar se libera mais ar no para-brisa, nas saídas frontais e ao mesmo tempo a intensidade da temperatura e velocidade do vento para conseguir o mais rápido possível alcançar aquela temperatura solicitada.

Imagine que o carro estava parado em um lugar sem sombra por muito tempo e ao entrar no carro você define 15ºC no comando do lado direito e aperta a tecla AUTO.

O sistema de ar condicionado vai ter que colocar a potência máxima de ar frio e vento e direcionar o ar para todos lados para conseguir o mais rápido chegar esta temperatura.

Conforme a temperatura vai se aproximando do selecionado ele vai diminuindo a potência e também a velocidade do vento para chegar na temperatura escolhida por você.

Sendo assim é muito legal quem gosta de manter o carro sempre em uma temperatura definida, por exemplo 21ºC.

Se deixar o modo AUTO ativado, o próprio sistema se encarregará de fazer tudo para manter esta temperatura. Não precisa mexer em mais nada! Só aguardar!

Se você apertar a tecla AUTO e o ajuste de temperatura estiver regulado para 23ºC, por exemplo, mas se internamente a temperatura do carro estava em 29ºC, significa que o sistema irá ligar automaticamente o ar condicionado para conseguir climatizar a temperatura até chegar nos 23º.
Depois de selecionar o botão AUTO ele só desliga se você diminuir ou aumentar a velocidade do ventilador no comando do lado esquerdo!
O botão AUTO não desliga ao apertar novamente este botão.

Se você quiser usar somente o ventilador, pode desligar o modo AUTO e desligar também o botão A/C. Então você vai girar o botão do lado esquerdo para escolher a intensidade do vento de sua preferência.


O amigo Ricardo Regis Barros, de Goiânia, proprietário de um EcoSport Titanium PowerShift, fez um vídeo demonstrando algumas funcionalidades básicas do ar condicionado digital.



Para o ar condicionado ligar automaticamente quando você ligar o carro, basta você deixar o ar ligado quando estiver usando o carro.

Mas se você não quer que o ar condicionado ligue no momento em que você liga o carro, basta você antes de desligar o carro apertar a tecla OFF do controle central do ar condicionado.

Assim o ar-condicionado não ligará automaticamente da próxima vez que você ligar o carro!

Agradecemos ao amigo Ricardo Regis Barros pelo vídeo e texto.


Conheça também o ar condicionado das versões S, SE e FreeStyle do Novo EcoSport:
http://www.diariodebordoecosport.com/2012/11/ar-condicionado.html



domingo, 11 de agosto de 2013

Novo EcoSport tem consumo aferido pelo INMETRO


O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feito pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), serve para orientar e indicar ao consumidor informações sobre a eficiência dos veículos leves vendidos no Brasil.

Os veículos são classificados de acordo com sua eficiência energética, ou seja, seu consumo de combustível. Os modelos são comparados com outros de sua categoria, considerando tamanho e características de uso. 

O programa tem no total dez categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, fora-de-estrada, SUV (sport utility vehicle ou utilitário esportivo), minivans e esportivos.

Os veículos recebem etiquetas com faixas coloridas que vão de A (menor consumo de combustível) à E (maior consumo de combustível) que classifica os modelos quanto à eficiência energética na categoria e mostra outras informações, como autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada e valor de CO2 emitido pelo motor do veículo durante a combustão do álcool ou da gasolina.
 
Os valores referentes ao consumo de combustível são medidos em condições padrão (NBR-7024) e ajustados para simular as condições mais comuns de utilização. O consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso.
 
Todas as versões do novo EcoSport foram submetidas ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e obtiveram as seguintes classificações:


Versões S, SE, FreeStyle e Titanium com motor Sigma 1.6 16V
Classificação "A"


Versões SE e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio Automático PowerShift 
Classificação "A"


Versão FreeStyle 4WD com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 6 velocidades
Classificação "A"

 
Versões FreeStyle e Titanium com motor Duratec 2.0 16V e câmbio manual de 5 velocidades
Classificação "B"


Consulte a etiquetagem veicular de outros automóveis em:
http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ford cresce no Brasil e no mundo


A Ford Brasil teve em julho o melhor desempenho dos últimos dois anos, com uma participação de 10,2%, com 35.100 unidades emplacadas no Brasil.

Os principais destaques foram o New Fiesta, o Novo EcoSport e o Novo Fusion, que ampliaram sua liderança nos respectivos segmentos de mercado.

Mundialmente, a marca alcançou em maio o segundo lugar nas vendas globais, registrando 494.151 unidades, um crescimento de 12% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

A Ford obteve dois marcos significativos no Brasil e no mundo com sua nova linha de veículos globais. No mercado brasileiro de automóveis, a marca teve o melhor desempenho dos últimos dois anos, com uma participação de 10,2%. Mundialmente, a Ford Motor Company assumiu em maio o segundo lugar nas vendas globais, registrando 494.151 unidades.

Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos novos modelos globais da marca, que têm encontrado excelente aceitação dos consumidores em diferentes segmentos.

"A Ford garantiu uma participação no mercado brasileiro acima dos dois dígitos, retornando ao nosso patamar normal depois de um período de transição para a chegada das linhas globais" destaca Oswaldo Ramos, gerente de Marketing da Ford.

A Ford cresceu em praticamente todas as linhas de veículos em julho, com 35.100 unidades emplacadas no Brasil, o melhor resultado do ano também em volume. Os principais destaques foram o New Fiesta, o Novo EcoSport e o Novo Fusion, que ampliaram sua liderança nos respectivos segmentos de mercado. A Nova Ranger, o Focus Hatch e o Fiesta RoCam foram outros modelos com desempenho acima da média.

No mundo, a Ford também tem apresentado uma tendência de crescimento e voltou a ser a segunda marca mais vendida, segundo o relatório divulgado esta semana pela Jato Dynamics com os dados consolidados de maio. As vendas globais da Ford no mês somaram 494.151 unidades, um crescimento de 12% em comparação com o mesmo mês do ano passado. De janeiro a maio, o seu crescimento foi de 10,4%, totalizando 2.172.789 unidades.




Fonte: Press releases Imprensa Ford.