domingo, 23 de junho de 2013

Recebendo mensagens SMS no Sync


Alguns leitores têm relatado que mesmo seguindo todas as instruções da postagem Pareamento do Celular com o Sync, não conseguiram fazer o Sync ler as mensagens de texto SMS que chegam ao celular quando ele está conectado com o carro via bluetooth.

Eu uso um iPhone 4 e todas as mensagens que chegam ao telefone quando ele está conectado ao Sync são notificadas instantaneamente. O Sync pausa a música que está tocando, emite um aviso sonoro e então aparece na tela o aviso de uma nova mensagem SMS.

Neste momento  eu tenho a opção de ignorar, ver a mensagem na tela ou ouvir a mensagem, bastando para isso pressionar a respectiva tecla no painel do Sync.


As mensagens que chegam quando o telefone está conectado ao carro, ficam armazenadas na memória do Sync. Navegando pelo menu que é acessado pela tecla PHONE eu posso entre outras coisas ver as mensagens que estão armazenadas, ler, ouvir e apagar.

Se preferir podemos simplesmente apertar o botão de comando no volante e dizer "ler mensagem". O Sync vai ler a mensagem mais recente que está armazenada na memória.

Fiz um vídeo mostrado em detalhes como fazer o pareamento do telefone com o Sync e a configuração para a leitura das mensagens SMS. Como precaução eu não usei o meu iPhone que já recebe mensagens normalmente. Usei outro aparelho (iPhone 4) que nunca foi conectado ao Sync, com sistema operacional iOS 6.1.3.


Muito importante: após a conclusão das configurações desligue o Sync, ligue novamente, espere pelo pareamento com o telefone e faça o teste de recebimento das mensagens SMS.Seguindo atentamente tudo que está no vídeo você finalmente vai conseguir ouvir as mensagens SMS no Sync.

(Configuração do Bluetooth nas propriedades do Sync no telefone)

As configurações abaixo são para o recebimento de iMessage no Sync.

Após confirmado o recebimento de mensagens SMS ativei no iPhone a função iMessage (troca de mensagens entre iPhones) e o Sync também recebeu a iMessage. Não foi tão rápido quanto o SMS que chega instantaneamente. A iMessage demorou 20 segundos para chegar ao telefone e logo em seguida ao Sync.

Veja abaixo as configurações para o Sync receber iMessage:


Nas configurações iMessage verifique se as opções das telas acima estão ativadas no seu telefone, clique em "Enviar e Receber" e na próxima tela certifique-se que somente o número do seu telefone esteja marcado. Se os e-mails abaixo estiverem marcados clique sobre eles para desmarcar.


Para saber se a sua mensagem vai ser enviada como iMessage ou como SMS basta preste atenção na tela de mensagens. Quando for SMS o nome do destinatário e o botão "enviar" ficam verde e na caixa de texto aparece o nome "Mens de texto". Quando for iMessage o nome do destinatário e o botão "enviar" ficam azul e na caixa de texto aparece o nome "iMessage".

O Sync também é capaz de reconhecer informações no SMS com moeda (R$) e emoticons ;).
Vejam no vídeo abaixo:




Façam os testes e comentem se deu certo!


Veja também:  Sync com navegador GPS  e Nagevador GPS Waze no Sync



quinta-feira, 20 de junho de 2013

Direção Elétrica do Novo EcoSport


Os dois EcoSport que possui (modelo 2006 e modelo 2009) contavam com sistema de assistência hidráulica e ao fazer manobras para estacionar eu sempre tomava o cuidado de não esterçar o volante até o final, pois muita gente fala que este hábito pode provocar danos ao sistema de assistência hidráulica.

Este hábito também foi mantido depois que comprei o Novo EcoSport 2013,  que agora conta com direção com assistência elétrica, pois eu não sabia se a recomendação da direção hidráulica também se aplicava na direção elétrica.

Alguns leitores tem enviado perguntas ao blog sobre a possibilidade de poder esterçar até o final a direção elétrica do Novo EcoSport e diante da dúvida eu resolvi encaminhar a pergunta para a equipe de engenharia da Ford que desenvolveu o Novo EcoSport Global.

A resposta foi a seguinte:

"Diferentemente do que temos nos veículos com assistência hidráulica, para o sistema de direção elétrico do Novo Ecosport, não há nenhuma preocupação especial com o final de curso da direção."

"Ao identificar que encontra-se nessa condição, o sistema automaticamente diminui o nível de assistência até um nível mínimo, com o intuito de evitar qualquer tipo de sobre-carga ou aquecimento no motor elétrico."

"Outras vantagens do sistema elétrico, comparativamente ao hidráulico: economia de combustível (aproximadamente 3%, dependendo da motorização); compensação automática de deriva de direção (pull-drift); amortecimento de vibrações no volante (anti-nibble); auxílio de retornabilidade de direção; entre outros."


O sistema elétrico de direção do Novo EcoSport também equipa o New Fiesta.
O vídeo abaixo traz uma explicação detalhada dos recursos e vantagens da direção elétrica que equipa todas as versões do novo EcoSport.


Agora podemos ficar mais tranquilos quando fazemos manobras ao estacionar o carro e desfrutar da incrível leveza da direção elétrica do Novo EcoSport.




quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ford inicia distribuição do Novo EcoSport na Índia


A Ford iniciou hoje a distribuição do Novo EcoSport na Índia, com o envio dos primeiros lotes de produção do veículo para a rede de distribuidores. Alan Mulally, presidente mundial da Ford, participou de um evento na fábrica de Chennai em comemoração dessa nova etapa. 

"O EcoSport é um veículo fantástico", disse Mulally. "O time de Chennai fez um trabalho excepcional junto com os nossos fornecedores para entregar um utilitário esportivo que oferece grande visual, economia de combustível e segurança, com impressionante funcionalidade, conectividade e preço acessível."


A fábrica da Ford em Chennai é a terceira de cinco plantas globais onde o EcoSport será produzido. Ele atualmente é montado em Camaçari, no Brasil, e Chongqing, na China (pela joint-venture Changan Ford) e em breve será feito também em Rayong, na Tailândia, e Tatarstan, na Rússia (pela joint-venture Ford Sollers).

Como no Brasil, o EcoSport está sendo apresentado nesses mercados como um utilitário esportivo compacto urbano para consumidores que procuram versatilidade, custo-benefício e economia de combustível.

 "O EcoSport é um grande exemplo da liderança da Ford na mudança global para veículos funcionais e eficientes no consumo de combustível", destacou Dave Schoch, presidente da Ford Ásia Pacífico. "Os utilitários estão contribuindo para a nossa expansão em toda a região, particularmente nos mercados emergentes, onde o crescimento dos utilitários esportivos está explodindo."

Segundo a consultoria IHS Automotive, as vendas dos utilitários esportivos compactos cresceram 154% entre 2005 e 2012. Nos próximos anos, devem avançar mais 51% globalmente. A IHS Automotive também prevê que as vendas de utilitários compactos da Ford deverão superar o desempenho da indústria.

O EcoSport é produzido com a nova plataforma do segmento B da Ford, também usada no New Fiesta, que deve atingir um volume anual de 2 milhões de unidades até 2015. 


Investimento global

A Ford investiu US$ 142 milhões para produzir o EcoSport na fábrica indiana de Chennai. Esse investimento foi usado para expandir e aumentar a flexibilidade da linha, que agora é capaz de produzir seis diferentes tipos de carros. Dez versões do EcoSport serão produzidas no local para venda na Índia e exportação a vários mercados. 

 "A empolgação e expectativa em torno do EcoSport é sem precedentes. Estamos extremamente satisfeitos com a receptividade dos consumidores indianos a este veículo", afirmou Joginder Singh, presidente da Ford Índia. 

"Com a ampliação da capacidade de nossa fábrica em Chennai, estamos aumentando nossa flexibilidade para o futuro", completou Dave Schoch. "O crescimento na Ásia Pacífico é uma das pedras angulares da nossa estratégia de crescimento global e ter uma base forte na Índia nos ajudará a alinhar a produção com a demanda e aproveitar ao máximo as oportunidades nesses mercados." 

Fonte: Press releases Imprensa Ford


sábado, 15 de junho de 2013

Novo EcoSport FreeStyle ganha Transmissão PowerShift!

Segundo o Hotsite do Novo EcoSport (www.novoecosport.com.br), a versão campeã de vendas "FreeStyle" acaba de ganhar a moderna transmissão automática PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.
Essa configuração acompanha o EcoSport desde o seu lançamento, porém apenas na versão Titanium 2.0L.

Agora resta saber se o PowerShift estará disponível em ambas as motorizações ou apenas na 2.0 como já acontece na Titanium.

(Print do site oficial feito em 15/06/2013)

Atualização em 18/06/2013:

Em contato com a Ford, foi comunicado que a informação que está no site está errada!
A equipe que cuida do site já está providenciando a correção.

Portanto, o câmbio automático PowerShift de 6 marchas está disponível como item opcional no Novo EcoSport, apenas nas versões SE 2.0 e Titanium 2.0.

(Print do site oficial feito em 20/06/2013)

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Novo EcoSport FreeStyle 2.0 4WD


Amigos leitores de Diário de Bordo EcoSport, gostaria de apresentar o Maurício Albuquerque, proprietário de um Novo EcoSport 4WD, que mora em Recife/PE.
Conheço o Maurício virtualmente desde 2004 nos fóruns automotivos e em 2012 tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente através de uma iniciativa da Ford de levar 15 fãs do EcoSport para conhecer o Campo de Provas da Ford em Tatuí, conforme registrado nas fotos abaixo. (O Maurício está marcado com a seta vermelha).






Segue o texto elaborado pelo Maurício e algumas fotos do Novo EcoSport 4WD. Muitas fotos são da parte de baixo do carro, pois é lá onde está a principal diferença ente o EcoSport 4WD e as outras versões.


"Desde que o EcoSport 4WD foi lançado em 2004 com sua cor amarela marcante, esta configuração me chamou atenção.
Quando tive meu primeiro EcoSport XLT EM 2008, só não comprei na versão 4WD devido a grande diferença de valor na época.

Mas quando foi lançada linha 2010/2011 com desconto de R$3.000 imediatamente envidei todos os esforços e após uma odisseia de 111 dias recebi o meu tão esperado EcoSport XLT 2.0 4WD
Foi um "casamento" perfeito! Meu perfil de utilização x potencial do Veiculo. 

Com ele rodei os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, estive desbravando praias no litoral Gaúcho, inclusive na maior praia do mundo, Praia do Cassino, com 150 km extensão. 

Realmente o EcoSport 4WD me motivou a repetir a compra do Novo EcoSport FreeStyle 2.0 4WD, com tração eletrônica mais sofisticada embora tenha jeitão menos "rebelde"do que o antigo EcoSport 4WD, mas o mercado exigiu isto e como Ford tinha um projeto de carro Global, assim foi feito. 

Gostei muito do novo cambio manual de 6 (seis) marchas que equipa esta configuração Novo EcoSport 4WD. 
Fica melhor de tocar o veículo, embora só tenha rodado 300km (estou com ele há uma semana). Mas ate final mês pretendo dar um passeio pelas praias e sentir a nova tração comandada eletronicamente oriunda do Ford Escape.

Faço ressalva a atitude da Ford, brincando digo sempre que atendendo a conselhos básicos, pois assim que vi veiculo pela primeira vez no Campo de Provas de Tatuí em janeiro de 2012, comecei a escrever nos diversos blogs que a Ford deveria retirar esta configuração 4WD, da versão mais cara como era anteriormente, e colocar numa versão intermediária.

Escrevi diversas vezes que o comprador deste tipo de configuração estaria mais interessado nas novidades e diferenças mecânicas dela em relação às versões 4x2. Portanto nada de perfumarias como botão de partida sem chave, piloto automático, enfim coisas que aumentam custo.
A Ford fez isto! Rebaixou o EcoSport 4WD para versão FreeStyle, a mais vendida. No dia 20 de maio eu vi num site de uma revenda Ford que havia em todo Brasil 345 unidade pedidas e com sinal pré-pago do Novo EcoSport 4WD. 

Aqui mesmo no nosso micro universo de leitores do blog, teremos até final do mês 3 unidades nesta configuração. Lembrando que passei 3 anos em diversos blogs dedicados ao EcoSport como um lobo solitário sem nenhuma companhia do EcoSport 4WD.

Aqui em Recife só tinha um EcoSport 4WD branco que era o meu. Cansei de responder na revenda ou abastecendo no posto, perguntas sobre esta desconhecida versão como se fosse um ET. 
Espero que agora Ford resolva investir em um mínimo de informação sobre esta configuração 4WD, embora fique desconfiado, pois o veículo foi lançado oficialmente em evento para a imprensa dia 04 de dezembro de 2012.

No entanto, aguardei quase 120 dias em uma revenda de Recife com um pré-pedido e quando vi que não tinha uma luz no fim do túnel, graças ao amigo Carlos Iwanaga, que é colaborador deste blog, me indicou a revenda Navesa de são Paulo! Comprei, recebi e estou rodando nele.

Em breve, quando fizer minha primeira viagem neste Novo EcoSport 4WD, postarei mais impressões".






















quinta-feira, 13 de junho de 2013

Novo EcoSport acelera vendas e dispara na liderança



      O Novo EcoSport está na liderança absoluta dos utilitários esportivos compactos com cerca de 40% do segmento. Em maio, o modelo da Ford registrou mais de 5.800 unidades emplacadas. No acumulado do ano, as vendas foram da ordem de 27.412 unidades, volume que representa mais de 80% à frente do segundo colocado.
 "O Novo EcoSport tem um impressionante resultado de vendas. Está num patamar alto de procura o que permite projetar que este ritmo vai continuar forte nos próximos meses. É uma comprovação da total aceitação da nova geração do modelo que é a nova referência do segmento de utilitários esportivos no Brasil e no mundo”,  destaca Andre Leite, gerente de Marketing do Produto da Ford.
 O modelo da Ford também tem sido um sucesso na mídia. Ele acaba de ser indicado como melhor compra do segmento pelas revistas Quatro Rodas e Autoesporte. Além desse resultado, o Novo EcoSport vem obtendo um grande espaço na mídia social como gerador de notícias.
  Linha completa
O Novo EcoSport se destaca pelo design, motor e câmbio em diversas versões. Também oferece preços competitivos, baixa desvalorização, além dos melhores custos de seguro e peças e conta com garantia de três anos.
O novo câmbio de dupla embreagem e seis marchas, a opção de tração 4WD, o potente motor 2.0 de 147 cv e o econômico 1.6, ambos flex e de alumínio, estão entre os pontos fortes do veículo. O acerto da suspensão para oferecer mais conforto na cidade é outro item elogiado, assim como a oferta de direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC de série.
A versão FreeStyle traz ainda controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento e rodas de liga leve de 16 polegadas. A Titanium acrescenta grade cromada, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico.

Fonte: Press releases Imprensa Ford

 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sistema de acesso inteligente

 
            A Ford introduz no Novo Ford EcoSport o sistema inteligente de acesso e partida sem chave. Esse recurso inédito no segmento de utilitários esportivos compactos, disponível apenas em veículos de alto luxo, garante segurança e conforto.

Para popularizar as vantagens desse equipamento, a área de Serviço ao Cliente da Ford está divulgando um vídeo que detalha as suas facilidades no uso diário do veículo.


            O sistema de acesso inteligente utiliza sensores que fazem o reconhecimento por aproximação. Basta estar com a chave no bolso e apertar o botão da porta para destravá-la. Ele é um dos itens presentes no Novo EcoSport Titanium.

"O equipamento é útil quando se está com as mãos cheias, ou à noite, com o carro estacionado em uma rua escura. Nessa hora, ninguém quer ficar parado procurando a chave ou o chaveiro", destaca Andre Leite, gerente de Marketing do Produto da Ford.


O sistema de abertura de porta do Novo EcoSport também prevê diferentes situações de uso. Se o portador da chave toca na porta do motorista, só esta é aberta. Mas se toca primeiro no botão da porta do passageiro, o sistema destranca todas as portas, entendendo que o motorista está acompanhado.

Para dar a partida com o sistema de acesso inteligente, em vez da chave usa-se o botão Ford Power. Por medida de segurança, antes de apertar o botão é preciso pisar no pedal da embreagem, nos modelos com câmbio manual, ou no pedal do freio no modelo automático. Isso evita que o carro dê um tranco ao partir engatado. 
 
Se o motorista quiser apenas ligar a parte elétrica do carro, é só não pisar no pedal da embreagem ou do freio antes de apertar o botão da ignição. Ele então ativa todos os sistemas elétricos do veículo, mas não dá a partida. "Isso é útil quando se quer ouvir música, ligar os faróis ou a iluminação interna, por exemplo", diz Leite.

O sistema permite ainda abrir o porta-malas, com um leve toque no botão, desde que as portas estejam destravadas. Para trancar o veículo e acionar o alarme, basta um toque no controle remoto. "As janelas também podem ser fechadas pelo controle remoto, quando ele é pressionado por 3 segundos. O sensor antiemagamento é outro recurso de segurança, brecando o movimento do vidro caso ele encontre qualquer resistência", completa. 

Fonte: Press releases Imprensa Ford

 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Lançamentos da Ford são eleitos melhor compra


Os modelos de nova geração da Ford, das linhas Fusion, EcoSport, Ranger e New Fiesta, foram apontados como a melhor opção de compra nas duas pesquisas tradicionais do mercado automotivo. O Ford Fusion 2.5 Flex foi o grande destaque do ano, segundo a revista Quatro Rodas.

As pesquisas comparativas das revistas Quatro Rodas e Autoesporte analisam vários aspectos de todos os veículos vendidos no Brasil, como preço, motor, câmbio, desvalorização, custo de seguro, cesta de peças e garantia.

Melhor Compra
          Na pesquisa "Melhor Compra 2013" da Quatro Rodas o Ford Fusion 2.5 Flex 16V foi o grande campeão. Além de vencer na categoria de carros de R$70.000 a R$100.000, também foi apontado como a melhor compra entre todos os veículos vendidos no mercado brasileiro.

          A Ranger 3.2 Diesel Limited 4x4 Automática venceu entre as picapes médias com cabine dupla acima de R$100.000 e o Novo EcoSport FreeStyle 1.6 Flex 16V foi o campeão dos utilitários esportivos até R$80.000.


Qual Comprar
Na pesquisa "Qual Comprar 2013" da revista Autoesporte, a Ford foi a única marca a vencer em quatro categorias. Além do Fusion (Sedan Premium), EcoSport (Utilitário) e Ranger (Picape), também teve o New Fiesta indicado como melhor negócio no segmento de Hatches Compactos Premium. A avaliação incluiu mais de 200 modelos de carros à venda no mercado brasileiro, distribuídos em 15 categorias.




Considerações
 Os dois levantamentos de veículos comercializados no País consideram também a data de lançamento, perspectiva de atualização e custo-benefício de cada carro em relação a desempenho, economia, segurança, equipamentos, acabamento e dirigibilidade.

"Vencer nessas categorias importantes, em dois comparativos tão especializados e abrangentes, é um reconhecimento inequívoco da qualidade dos produtos da nova geração Ford", diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

Fonte: Press releases Imprensa Ford