sábado, 27 de abril de 2013

Barulho na tampa do porta-malas



A tampa do porta-malas do EcoSport sempre foi alvo de grandes reclamações devido ao elevado número de ocorrências de barulhos.

Já estou no terceiro EcoSport. O primeiro foi um XLT 1.6 Flex 2006, o segundo um FreeStyle 1.6 Flex 2009 e agora um FreeStyle 1.6 Flex 2013. Os dois primeiros EcoSport que possui por 3 anos e meio cada um e que percorreram aproximadamente 40.000 km nunca apresentaram nenhum barulho na tampa do porta-malas. 

Acho que tive muita sorte, pois muita gente reclama e o consultor técnico da concessionária aqui de Maceió me falou que o maior número de reclamações vem de barulhos na tampa do porta-malas.

Infelizmente no atual EcoSport eu fui sorteado com este barulho. Tudo estava perfeito até que em fiz uma viagem no feriadão de Carnaval para uma fazenda no interior da Paraíba. 
Muitas estradas de barro com muitos buracos, muita poeira e o resultado no final da viagem foi um irritante barulho na tampa do porta-malas.

Trafegando no asfalto tudo é perfeito, mas ao trafegar em ruas de paralelepípedo o barulho aparece. 
Mesmo com o som do carro ligado eu escutei um barulho estranho vindo de trás e desliguei o som para escutar melhor. É um tipo de clac-clac irritante, como se alguma coisa estivesse folgada e batendo.

No asfalto o barulho só aparece no momento em que a roda traseira direita passa por um buraco. Já nas ruas pavimentadas com paralelepípedo o barulho é constante.

Fui a concessionária Laguna aqui em Maceió e conversei com o consultor técnico. Ele me falou que o maior causador de barulhos na tampa porta-malas é aquela estrutura em "C" que tem logo abaixo da trava metálica da fechadura (foto abaixo).


O consultor me falou que na maioria dos casos a lubrificação desta estrutura resolve o problema. Ele disse que usa vaselina em gel.

Como eu não encontrei vaselina em gel, usei WD-40. Lubrifiquei as molas que tem na estrutura, empurrei as duas sapatas e pulverizei WD-40 embaixo delas.







A peça plástica que existe na tampa do porta-malas (foto abaixo) tambem deve ser lubrificada. 
As setas vermelhas indicam onde eu pulvirizei WD-40.


Depois que fiz esta lubrificação o barulho sumiu! Já faz três meses que fiz a lubrificação e até o hoje o barulho não voltou.
 

No entanto, alguns amigos no grupo EcoSport do Facebook fizeram o procedimento de lubrificação e não tiveram a mesma sorte que eu, pois o barulho sumiu e depois de algumas semanas voltou.

Creio que isso tem a ver com o nível de fixação da porta que é feito na fábrica. Pode ser que cada peça tenha uma pequena variação de ajuste.

Mas não custa nada tentar, pois se resolveu no meu EcoSport as chances de resolver em outros é muito grande.



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Novo EcoSport é uma das atrações da Ford no Nordeste Motor Show



NEW FIESTA, ECOSPORT, RANGER E FUSION SÃO ATRAÇÕES DA FORD NO NORDESTE MOTOR SHOW 



A Ford exibe quatro grandes lançamentos da sua linha global de veículos no Nordeste Motor Show, de 25 a 28 de abril no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Além do New Fiesta 2014, que chega ao mercado no mês que vem, os visitantes poderão conhecer e dirigir o Novo EcoSport, a Nova Ranger e o Novo Fusion 2.0 EcoBoost na área do evento reservada para test-drive.
 A expectativa para a primeira edição do Nordeste Motor Show é atrair um público de 50 mil pessoas. "Esta mostra é uma excelente oportunidade de apresentar os nossos lançamentos globais. A Ford vem crescendo no mercado do Recife, principalmente com as novas gerações do EcoSport e da Ranger, e certamente vai avançar ainda mais com a chegada do New Fiesta", diz Mário Sérgio Callegaro, gerente regional de Vendas da Ford no Nordeste.

 O público pernambucano será um dos primeiros a ver e participar da pré-venda do New Fiesta 2014. Equipes dos distribuidores Ford América e Granvia estarão à disposição no estande para apresentar o veículo, que conta com dois avançados motores, os modelos Sigma 1.6 TiVCT e 1.5, ambos flex e de alumínio. A transmissão automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem é outra novidade do carro, que conta com equipamentos inéditos e preço competitivo.

Novo EcoSport

Além do design arrojado, o Novo EcoSport chama a atenção pelo desempenho dos motores 1.6 e 2.0, conteúdo e tecnologia. Ele vem equipado de série com direção elétrica, freio ABS, airbags e sistema de conectividade SYNC com comandos de voz em português. Controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico são alguns dos seus opcionais.

Nova Ranger

A Nova Ranger é a picape média com maior capacidade de carga e potência com os motores 3.2 Diesel de 200 cv e 2.5 Flex de 173/168 cv. Seu conjunto de segurança inclui seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e tração e controle automático de velocidade em descidas.
 Como itens de conforto, oferece ar-condicionado automático digital de dupla zona, GPS, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos elétricos com ajuste em 8 posições, computador de bordo, som com entrada para iPod, USB e conexão Bluetooth.

Novo Fusion

O Novo Fusion introduziu no Brasil a tecnologia do motor turbo EcoBoost 2.0, de 240 cv, com transmissão automática de seis velocidades e tração integral AWD. Novo ícone do luxo, o sedã da Ford vem com sistema de estacionamento automático, sistema de manutenção na faixa, assistência de partida em rampa, sistema SYNC com tela de 8 polegadas e comandos de voz em português, GPS, e telas configuráveis no painel. A lista inclui ainda bancos de couro com ajuste elétrico em 10 posições, 8 airbags, sistema de monitoramento de pontos cegos, câmera de ré, farol alto automático, abertura das portas por teclas e chave configurável MyKey.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ford apresenta o Novo EcoSport na Feira de reabilitação, inclusão e acessibilidade


FORD APRESENTA O NOVO ECOSPORT NA FEIRA DE REABILITAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE


          A Ford exibe na Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, em São Paulo, versões adaptadas do Novo EcoSport PowerShift, do Focus e da van Transit. Apontado em uma pesquisa recente da revista Revista Nacional de Reabilitação como um dos veículos mais desejados pelos portadores de necessidades especiais, o Novo EcoSport também estará disponível para test-drive, junto com o Focus, durante o evento que vai de 18 a 21 de abril no Centro de Exposições Imigrantes.
           “A Ford conta com um programa exclusivo para o atendimento dosportadores de necessidades especiais, o Acesso. Estamos aproveitando a Reatech para apresentar o que há de mais moderno em nossa linha de produtos”, diz Raquel Ribeiro, supervisora de Vendas Diretas da Ford. "A partir de maio, vamos oferecer também o New Fiesta 2014 automático PowerShift dentro do programa. 

Produto desejado
No estande da Ford, o público terá à disposição atendentes para tirar dúvidas sobre os veículos e benefícios do programa, além de orientação e serviço de despachante para a obtenção de registro de veículos adaptados.
 A versão do Novo EcoSport disponível no programa é a SE 2.0 PowerShift, com a inédita transmissão de seis velocidades e dupla embreagem, que une o conforto do câmbio automático com a opção de trocas manuais na alavanca. Ele vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos, airbag duplo, freios ABS e sistema de conectividade SYNC com Bluetooth e comandos de voz.
 Tem também assistente de partida em rampa, sistema AdvanceTrac com controle de estabilidade e tração, assistência de frenagem de emergência, faróis de neblina, rack de teto e volante com regulagem de profundidade e altura a partir de R$52.617,60, já com os descontos legais para portadores de necessidades especiais.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Revisão de 6 meses ou 10.000km


Sábado (13/04/2013) levei meu EcoSport FreeStyle 1.6 para fazer a primeira revisão: 6 meses ou 10.000km.
A revisão do EcoSport deverá ser feita a cada 6 meses ou 10.000km rodados (o que acontecer primeiro).
Como meu EcoSport está com 7.501km rodados, o que aconteceu primeiro foi o prazo de 6 meses.


Mas já faz 7 meses que comprei meu EcoSport. A Ford trabalha com mês cheio para as revisões. Como a nota fiscal do meu carro foi emitida no dia 10/09/2012 o mês base para a Ford será setembro e eu poderia fazer a minha revisão a partir do dia 1º de fevereiro (mês anterior ao aniversário de 6 meses), até o dia 31 de abril (mês posterior ao aniversário de 6 meses).
Da mesma forma será revisão de 1 ano ou 20.000km. Ela poderá ser feita a partir do dia 1º de agosto até o dia 31 de outubro. Mas se os 20.000km forem completados antes deste prazo, o cálculo será diferente. São 1.000 de tolerância para mais ou para menos.

 

Os serviços efetuados na revisão de 6 meses ou 10.000km são:

- Troca do óleo do motor;
- Troca do filtro de óleo;
- Troca do filtro de combustível;
- Verificação itens.
Valor da revisão: R$232,00



A primeira revisão é bem simples e rápida e agora tem um item para menos, pois o novo EcoSport tem direção elétrica. Portanto, não tem direção hidráulica e não existe mais aquele reservatório que a gente tinha que ficar de olho no nível do óleo.


A parte mecânica do carro está impecável. Não tenho nenhuma reclamação a respeito, só elogios e parabéns aos engenheiros da Ford pelo excelente trabalho.

Mas nem tudo é perfeito. Nestes 7 meses de utilização foram detectados os seguintes problemas:
- Sensor anti-esmagamento do vidro dianteiro do lado do passageiro está com sensibilidade muito alta. Ao fechar o vidro com a função um toque, quando o vidro chega no meio do percurso, o sensor detecta um obstáculo que não existe e interrompe a subida do vidro. Somente na terceira tentativa o sistema um toque é desativado e o vidro é fechado completamente;
- Alarme dispara quando o carro fica estacionado e ocorre uma forte chuva;
- Limpador do para-brisa do lado do motorista não está limpando uns 5cm de área do vidro no final do curso.

Ainda bem que os três problemas não acarretaram muito transtorno, pois aqui no Nordeste praticamente não choveu nestes 7 meses e o vidro do passageiro dianteiro direito, o único com problema, praticamente não é aberto.

O consultor técnico da concessionária Ford Laguna de Maceió, muito prestativo, me falou que a Ford já tinha providenciado a solução para os três problemas relatados por mim.
Fui muito bem tratado na Laguna pelo consultor Aldo e pela equipe de mecânicos. Atendimento nota 10. É muito bom quando você sente que existe uma equipe de profissionais que está preocupada em resolver seus problemas.

O carro foi conectado ao computador e foi detectado que existia uma nova versão para o software de gerenciamento dos vidros elétricos. O Software foi atualizado e calibrado.



Após este procedimento, o vidro do passageiro dianteiro direito ficou funcionando perfeitamente e os demais vidros que já estavam perfeitos, assim continuaram.
O segundo problema, do alarme que estava disparando quando o carro estava estacionado e com a ocorrência de forte chuva, foi resolvido em 5 minutos.
Foi substituído o sensor ultrassônico do alarme que fica instalado junto com as luzes no teto do carro.
A peça completa foi trocada: luzes e sensor de alarme por se tratar de uma única peça.
Vejam na foto abaixo que nas extremidades da peça que abriga as luzes, existem uns furinhos que é exatamente onde ficam os sensores ultrassônicos. Como aconteceu com o sensor anti-esmagamento, o sensor ultrassônico também estava com a sensibilidade extremamente alta.
Os serviços de atualização do software dos vidros elétricos e substituição do sensor ultrassônico do alarme foram feitos em garantia, sem nenhum custo.


O terceiro problema, do limpador de para-brisa, ficou agendado para ser feito em 15 dias, quando chegam os braços e palhetas do limpador. A Ford está trocando em garantia, sem nenhum custo, o conjunto completo (braços + palhetas) tanto do motorista quanto do passageiro, dos EcoSport que estão apresentando problema de falha na limpeza ou de ocorrência de barulho ao limpar.

É lamentável a ocorrência de erros tão primários no novo EcoSport.


Atualização em 01/06/2013:
Troca dos limpadores de para-brisa 


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Novo Ford EcoSport é destaque em Feira Internacional de Design em Milão


NOVO FORD ECOSPORT É DESTAQUE EM FEIRA INTERNACIONAL DE DESIGN EM MILÃO 



O Novo EcoSport é o primeiro carro brasileiro exposto no Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, uma das mais importantes feiras de design do mundo. A Ford é a única montadora presente no evento. A apresentação é mais uma etapa do programa de lançamento global do produto, que já foi atração das principais exposições automotivas das Américas, da Ásia e Europa.


 

Além da exibição do Novo EcoSport, a Ford promove o painel de debates "Democratização do Design e da Tecnologia", com a participação de especialistas internacionais. E também produziu especialmente três estudos de design – uma cadeira, uma luminária e um relógio – inspirados em elementos do DNA de design da marca, como a grade dianteira trapezoidal, detalhes das superfícies internas e a tecnologia de iluminação com LEDs.

            "O Salão Internacional do Mobiliário de Milão sempre despertou grande interesse no departamento de Design da Ford e muitos de nossos designers o visitam a cada três anos em busca de inspiração", diz Martin Smith, diretor de Design da Ford Europa. "Desta vez, estamos invertendo os papeis e mostrando como o design automotivo também pode influenciar as tendências e a aparência do mobiliário."

Outra atração da Ford na mostra é o aplicativo SYNC AppLink, que permite o comando de voz de vários programas dentro do carro, integrando os smartphones com o sistema multimídia SYNC. O EcoSport será um dos primeiros veículos da Ford na Europa a oferecer esse equipamento.


       

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Conheça as vantagens da Transmissão PowerShift do Novo Ford EcoSport


NOVO ECOSPORT: FORD DIVULGA VÍDEO SOBRE AS VANTAGENS DA TRANSMISSÃO POWERSHIFT


A Ford lançou mais um vídeo da série do Novo EcoSport, mostrando as vantagens da transmissão automática PowerShift com seis velocidades e dupla embreagem. Nilton Otsuzi, engenheiro chefe de Powertrain da Ford, explica o funcionamento do equipamento, que conta com tecnologia avançada e está disponível pela primeira vez em um veículo desse segmento.


"A PowerShift é uma transmissão inovadora, só oferecida até então em veículos com apelo esportivo. A dupla embreagem permite uma troca de marchas muito mais rápida, devido ao sistema de pré-seleção de engrenagem", afirma o engenheiro. "Além de unir o conforto da transmissão automática com a esportividade da troca manual, ela economiza combustível e permite escolher o modo de dirigir."

As duas embreagens do Novo EcoSport PowerShift trabalham simultaneamente, de forma independente. Na prática, é uma caixa que funciona como duas e faz trocas instantâneas, em até um terço do tempo de uma automática convencional. Para o motorista, isso se traduz em passagens de marcha suaves e sem perda de torque na aceleração.

"A primeira, terceira e quinta marchas são engatadas por uma embreagem, enquanto a outra aciona a segunda, quarta, sexta e ré. A próxima marcha está sempre preparada para entrar em ação", diz Otsuzi.



Automática e manual
A transmissão PowerShift permite selecionar três modos de dirigir: D, S ou manual sequencial. O modo D, automático, é focado no conforto e na economia. O modo S automático tem um comportamento esportivo e mantém o motor em rotação mais alta, preparado para retomadas. No modo manual sequencial, o motorista escolhe a faixa de rotação desejada, com o câmbio na posição D ou S.


Por ser mais eficiente e 20 kg mais leve que uma transmissão automática convencional, a PowerShift também reduz em cerca de 10% o consumo de combustível. Junto com o motor Duratec 2.0 Flex, de 146/140 cv com etanol e gasolina, ela é uma das responsáveis pelo padrão A de eficiência do Novo EcoSport PowerShift na classificação do INMETRO. Além disso, como dispensa o uso de fluídos, bombas e radiadores, ela é livre de manutenção.



terça-feira, 9 de abril de 2013

Novo Ford EcoSport e outros veículos Ford vencem prêmio Best Cars


NOVO FORD ECOSPORT E OUTROS VEÍCULOS FORD VENCEM PRÊMIO BEST CARS, UM DOS MAIS CONCORRIDOS DO MUNDO
  
A Ford teve os seus veículos globais lançados em 2012 como destaques no Prêmio Best Cars, Edição Brasil, promovido pela revista Carro. Considerado um dos mais concorridos do mundo, ele tem muito prestígio por contar com a participação direta dos leitores das publicações do grupo MotorPress. Na edição brasileira, o Novo Fusion venceu na categoria Luxo e a Nova Ranger entre as picapes, enquanto os utilitários esportivos Edge e Novo EcoSport fizeram a dobradinha da Ford, respectivamente em primeiro e segundo lugar.

"Os nossos grandes lançamentos do ano passado foram bem recebidos pelo público e a eleição Best Cars comprova essa aceitação. O prêmio é um reflexo direto do desejo atual dos leitores, que encontram na revista Carro as informações necessárias para o melhor conhecimento dos veículos”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

Segundo a vice-presidente da Editora MotorPress Brasil, o Best Cars foi instituído no Brasil há 18 anos e é realizado em vários países onde circulam as revistas do grupo. Além da escolha dos principais lançamentos do ano, ele traz uma ampla pesquisa setorial que indica a visão dos leitores sobre temas como atendimento ao cliente, avanços em tecnologia e atuação das marcas na área ambiental e competições automotivas.

“Somos um grupo editorial com publicações automotivas em países como Alemanha, Portugal, Espanha, França e Argentina, entre outros. No Brasil, temos uma presença importante na mídia especializada de automóveis, veículos comerciais, competições esportivas e estilo de vida. Nosso universo de leitores é significativo e formado por um público altamente segmentado. Além das publicações impressas, temos a edição online no site Terra, um dos mais vistos do País", afirma Isabel Reis.

Inovação do luxo
O Novo Fusion Titanium mudou os padrões no segmento de luxo, com design esportivo e requintado, tecnologias avançadas e acabamento em materiais de altíssima qualidade, a preços abaixo dos concorrentes da categoria. Seu motor 2.0 é o primeiro a usar a tecnologia EcoBoost no Brasil. Ele usa turbocompressor, injeção direta e duplo comando de válvulas independentemente variável para gerar 240 cv, com eficiência e economia. Tem transmissão automática de seis velocidades com trocas no volante e também é o único da classe com tração inteligente AWD.



Seu pacote exclusivo de tecnologias inclui sistema de estacionamento automático, 8 airbags, auxiliar de manutenção de faixa, assistência de partida em rampa, sistema multimídia SYNC com comandos de voz em português e GPS e som premium com 12 alto-falantes.

Picape Raça Forte
A Nova Ranger elevou todos os parâmetros do que se espera de uma picape, com uma ampla gama de versões, cabine simples ou dupla. Ela inova na potência e economia com os motores 3.2 Diesel de cinco cilindros, de 200 cv, e 2.5 Flex de quatro cilindros, de 173/168 cv, e também oferece a maior capacidade de carga da categoria.


Seu padrão de dirigibilidade e conforto é comparável ao de automóveis de luxo, com ar-condicionado automático digital de dupla zona, GPS com mapas do Brasil e tela de 5 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos elétricos com ajuste em 8 posições e som com Bluetooth. Seis airbags, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade e tração e controle automático de velocidade em descidas são alguns itens de segurança.

Nova geração de SUVs
No segmento de utilitários esportivos, o crossover Edge oferece o máximoem desempenho, sofisticação e tecnologia, com motor 3.5 V6 Ti-VCT de 289 cv, transmissão automática de seis velocidades e tração AWD. Suas tecnologias exclusivas incluem sistema MyFord Touch com telas configuráveis no painel,monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente e partida sem chave e sistema multimídia SYNC com entrada de áudio e vídeo.

O Novo EcoSport, atual “queridinho do País”, reinventou o segmento de utilitários esportivos compactos globais. Com design e tecnologias avançadas, além do Brasil conquistou os consumidores na Argentina, China, Índia, Tailândia, Vietnã e, em breve, estará também em vários mercado europeus.

Além de versatilidade, o Novo EcoSport oferece opções variadas de motores em cada região. No Brasil, traz os motores 1.6 e 2.0 Flex e vem equipado de série com direção elétrica, freios ABS e sistema multimídia SYNC com comandos de voz.

Conta também com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa, ar-condicionado digital, abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento e faróis com acendimento automático, entre outros itens.


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Novo Ford EcoSport consolida a liderança de mercado no segmento de Utilitários Esportivos



NOVO FORD ECOSPORT CONSOLIDA A LIDERANÇA DE MERCADO NO SEGMENTO DE UTILITÁRIOS ESPORTIVOS

O Novo Ford EcoSport liderou o segmento de utilitários esportivos compactos com cerca de 37% de participação no mês de março. O modelo da Ford teve 4.496 unidades emplacadas, resultado que equivale ao dobro do segundo colocado. No primeiro trimestre de 2013, o Novo EcoSport vendeu cerca de 15.200 unidades, registrando uma participação de 40,3%.

            Com indíce crescente de oferta de versões e modelos para diferentes perfis de consumidores, o Novo EcoSport vem consolidando a posição de utilitário esportivo compacto mais moderno do País. Além de seu design avançado, ele traz tecnologias inovadoras em seu segmento, as opções de motores 1.6 e 2.0 Flex de alumínio com tração 4x2, transmissão manual, a fora de estrada 4WD e a exclusiva versão automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem. Os catálogos de acabamento são formados pelas versões S, SE, FreeStyle e Titanium.

Pontos fortes
            Entre os pontos do veículo elogiados pelos consumidores, o desenho e a mecânica são os principais, incluindo os faróis com LEDs, estilo visual agressivo da carroceria, direção elétrica e motor de até 140 cv na versão 2.0 Flex. O conforto interno, o sistema multimídia SYNC com comandos de voz e o sistema de abertura e fechamento sem chave também chamam a atenção.

            "O Novo EcoSport é um carro muito apreciado pela esportividade e capacidade superior de rodagem", diz Kátia Ribeiro, supervisora de Marketing do Produto da Ford. "Além do desenho esportivo, outros fatores que contribuem para isso são o tamanho compacto, que facilita as manobras, e a posição elevada do banco, que transmite a sensação de comando e segurança. O novo modelo traz design traz muitos avanços que reforçam essas qualidades."

Ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico fazem parte dos novos equipamentos inteligentes do EcoSport. As duas entradas USB do sistema de som, uma na frente e outra na traseira, servem para a conexão de equipamentos tipo iPod. Uma tomada de 12 volts no console central permite ligar aparelhos e carregar a bateria do celular.

A praticidade é reforçada pelos 20 porta-objetos, que incluem um compartimento embaixo do banco do passageiro em forma de gaveta e porta-luvas climatizado com espaço para seis latas. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção de dois terços ou um terço, o que aumenta para 705 litros a capacidade do porta-malas e facilita o transporte de objetos grandes.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Transmissão PowerShift de 6 marchas



O Engenheiro Chefe de Powertrain da Ford, Nilton Otsuzi, explica o funcionamento da transmissão automática PowerShift de dupla embreagem do Novo EcoSport e como ela traz mais conforto, esportividade e economia de combustível.


O supervisor de Engenharia Veicular, Norberto Catani, revela como o Novo EcoSport possui componentes, que vão desde a direção elétrica ao design aerodinâmico, propícios para boa performance e baixo consumo de combustível.