quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Novo EcoSport é apresentado na Espanha

FORD APRESENTA O NOVO ECOSPORT
NO CONGRESSO MUNDIAL DA MOBILIDADE NA ESPANHA

            A Ford apresentou na segunda-feira (25/02/2013) a versão final de produção do Novo EcoSport europeu durante o Congresso Mundial da Mobilidade em Barcelona, um dos eventos mais importantes da indústria da tecnologia móvel. O utilitário esportivo compacto criado no Brasil começará a ser vendido na Europa este ano, equipado com sistema de conectividade SYNC. Ele também será um dos primeiros na região com o sistema Ford SYNC AppLink, que permite controlar aplicativos de smartphones por comandos de voz.

"Estamos entrando na era do carro conectado e promover a estreia do EcoSport no Congresso Mundial da Mobilidade mostra como a tecnologia avançada do veículo é importante para os consumidores e para a Ford", diz Paul Mascarenas, vice-presidente e chefe técnico de Pesquisa e Inovação da Ford.

            O EcoSport será, junto com o Kuga, o segundo utilitário esportivo a ampliar a linha de produtos da Ford na Europa. A proposta do veículo, como em outras regiões do mundo, é combinar a agilidade e economia de combustível de um compacto familiar com a flexibilidade, espaço, posição de dirigir elevada e capacidade de rodagem de um utilitário esportivo.

            "A função do carro está evoluindo", diz Mascarenas. "Os consumidores querem segurança para usar dentro do carro o mesmo nível de conectividade que eles possuem em casa. O SYNC e o AppLink fazem exatamente isso. Otimizando o potencial dos aplicativos, a Ford amplia as opções para o consumidor explorar os recursos da conectividade  móvel."

            O Novo EcoSport será oferecido na Europa com três versões de motores: 1.5 a gasolina de 110 cv, 1.0 EcoBoost de 125 cv e 1.5 diesel de 90 cv. Ele terá também tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em rampa.


 Aplicativos e serviços


            A Ford também anunciou no Congresso Mundial da Mobilidade 2013 a parceria com o Spotify, como primeiro fornecedor de música para o Ford SYNC AppLink na Europa. Com um catálogo de mais de 20 milhões de músicas sob demanda, o Spotify é o maior serviço do gênero no mundo. Com o AppLink, os motoristas poderão acessar suas canções por comandos de voz, sem tirar a atenção do volante.

            A Ford vai lançar na Europa também outros aplicativos móveis já disponíveis nos Estados Unidos. Entre eles estão: o Kaliki, com versões em áudio de artigos de jornais e revistas; o Glympse, que permite ao usuário compartilhar sua localização com a família e os amigos em um mapa dinâmico; e o Aha, com mais de 30.000 estações de entretenimento e informação, incluindo música, notícias, posts do Facebook e Twitter, previsão do tempo e serviços.  

            O Ford Developer Program – primeiro programa aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis da indústria automobilística, usando o AppLink – lançado na feira CES 2013, em Las Vegas, atraiu mais de 2.500 usuários registrados em quatro semanas. O programa incentiva os desenvolvedores de todo o mundo a criar aplicativos de interface para smartphones usando os comandos de voz do sistema SYNC.

            A previsão é que, até 2015, haja 3,5 milhões de veículos equipados com o sistema Ford SYNC rodando na Europa.

Fonte: Press releases Imprensa Ford 


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vídeo do Novo Ford EcoSport Europeu



VÍDEO: Veja como será a versão Europeia do Novo Ford EcoSport


 




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Versão europeia do novo EcoSport é apresentada


A Ford divulgou as primeiras imagens oficiais do novo EcoSport que será comercializado na Europa e que será uma das principais atrações da marca no Salão de Genebra.

Externamente as mudanças ficaram restritas ao novo desenho das rodas de liga-leve e ao novo catálogo de cores.



Ainda não foi divulgado onde o EcoSport europeu será produzido. Especula-se que seja na fábrica de Craiova, na Romênia. Os detalhes sobre motores e câmbio serão conhecidos posteriormente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EcoSport no feriadão de Carnaval


No feriadão de Carnaval fiz a segunda grande viagem com o meu EcoSport FreeStyle.
Foram 650km de Maceió até Paulista, no sertão da Paraíba e mais 650km de volta para Maceió.
Enchi o tanque com gasolina aditivada, calibrei os quatro pneus com 32 libras e às 4 da manhã segui viagem com mais duas pessoas a bordo. Coloquei um pendrive de 8GB e dei o comando de voz ao Sync para reproduzir minha seleção de músicas. Conectei o iPhone pelo bluetooth, executei o aplicativo de GPS Waze e tracei a rota. Tudo pronto!

Seguindo conselho de um amigo, resolvi dar uma "amaciada" no carro, pois ele está com apenas 4.500km rodados. Então eu estiquei um pouco as trocas de marchas fazendo as trocas somente aos 4.000 giros.

A diferença em relação ao antigo EcoSport é gritante. Mesmo esticando as marchas, você não escuta o motor berrando dentro do carro como acontecia com o antigo EcoSport com motor Zetec 1.6 8V.
Esse novo motor Sigma 1.6 16V é muito esperto, elástico, silencioso e econômico e ainda tem 10 cavalos a mais que o antigo.

Na primeira viagem, em novembro com apenas 900km rodados, o consumo foi de 13,1km/l e nesta viagem o consumo foi de 12,2km/l justamente porque resolvi esticar um pouco mais as marchas e em alguns momentos atingi a velocidade de 160km/h nas rodovias duplicadas de Pernambuco e Paraíba.

O ar condicionado permaneceu ligado todo o tempo, sempre no nível 2 e em nenhum momento senti necessidade de aumentar. Está aprovadíssimo este ar condicionado do novo EcoSport. Vale salientar que praticamente não se nota a diferença de desempenho quando se liga o ar condicionado.


A viagem foi bastante tranquila e mais uma vez eu senti a grande diferença do novo EcoSport nas curvas. Mesmo na velocidade 100-120km/h ele faz as curvas com bastante segurança, demonstrando uma incrível estabilidade em relação ao modelo anterior. Em nenhum momento o carro inclina ou invade a faixa contrária, como acontecia com o antigo modelo. Você sente muita segurança dirigindo o novo EcoSport.

Creio que isso é devido ao Sistema AdvanceTrac composto pelos freios ABS,  os controles estabilidade e tração e o sistema de compensação de deriva que detecta imperfeições e inclinação na pista, corrigindo automaticamente sem que você perceba.

O EcoSport ainda desperta muita curiosidade das pessoas na estrada. Pelo retrovisor dava para notar as pessoas do carro de trás apontando para o EcoSport e comentando. O mesmo aconteceu quando parei em Campina Grande para abastecer. O tanque ainda estava meio, mas mesmo assim eu abasteci pois não sabia da qualidade do combustível vendido lá no sertão. A quantidade de paradas para abastecer é outro diferencial do novo EcoSport em relação ao antigo.

Na volta, novamente a viajem foi bastante tranquila e como eu resolvi voltar na terça-feira às 9:30h, cheguei em Maceió às 17:00h e praticamente não enfrentei trânsito. Pouquíssimos carros na estrada.

Como lembrança fica a foto acima que fiz na fazenda, em Paulista-PB. Uma belíssima paisagem com o meu EcoSport ao fundo!


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Novo EcoSport: Versatilidade no uso diário


















NOVO ECOSPORT: VERSATILIDADE NO USO DIÁRIO,
UM DOS ATRIBUTOS DA LIDERANÇA NO SEGMENTO

            O Novo EcoSport liderou o segmento de utilitários esportivos no Brasil em janeiro com 6.359 unidades, um volume 72% à frente do segundo colocado, que demonstra a sua aceitação no mercado. Além do design revolucionário, as pesquisas com os clientes indicam que a versatilidade no dia a dia é um dos seus principais fatores de compra.

A qualidade da concepção do projeto e a atenção dedicada aos detalhes durante o desenvolvimento do Novo EcoSport também contribuem para esse resultado. O vídeo abaixo  mostra algumas das vantagens do modelo.


A altura elevada do solo aumenta a versatilidade do carro, seja para trabalhar na cidade ou para ir à praia ou à fazenda com os amigos no fim de semana. "No asfalto, ela dá mais conforto ao passar por lombadas e buracos. No ambiente off-road, facilita rodar em vários terrenos, como estradas de terra, de pedra ou pedregulhos", explica Norberto Catani, supervisor de Engenharia Veicular da Ford, que participou do projeto do Novo EcoSport.

O banco elevado contribui para transmitir a sensação de segurança ao motorista. "A configuração da carroceria também traz confiança nas manobras, você sabe onde ele começa e termina, e os sistemas auxiliares aumentam o domínio do carro em diferentes situações, seja na estrada, em ladeiras ou ao estacionar", continua o engenheiro.

Tecnologias inteligentes
Entre as tecnologias inteligentes que tornam a dirigibilidade do Novo EcoSport mais segura e agradável está a direção elétrica. Única na categoria, ela regula o esforço de acordo com a velocidade e conta com compensação de deriva e sistema de cancelamento de vibrações para filtrar irregularidades do piso e oscilações.

            O sistema AdvanceTrac – formado pelo controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e freios ABS – monitora a velocidade do veículo, a posição do acelerador e o ângulo do volante para controlar a derrapagem das rodas e ajudar a manter a direção desejada. Para evitar o delizamento para trás em ladeiras, o assistente de partida em rampa mantém o veículo parado por até 3 segundos depois que se tira o pé do freio. O sensor de estacionamento é outro recurso que facilita as manobras.

            O Novo EcoSport conta ainda com equipamentos inteligentes como ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico, que o colocam um passo à frente na categoria.

Fonte: Press releases Imprensa Ford  



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Novo EcoSport começa o ano na liderança dos SUVs



            Embora tenha emplacado 318 unidades a menos do que no mês de dezembro, o EcoSport fechou janeiro com a liderança absoluta do segmento de SUVs, com 58% das vendas acima do Renault Duster: 6.367 x 3.695.


Primeiro veículo global da Ford criado no Brasil, o Novo EcoSport já foi lançado também na Argentina e Colômbia. Este mês ele começa a ser vendido em países da Ásia, dando sequência ao cronograma mundial de lançamento que irá abranger mais de 100 mercados.

 "O EcoSport representa o que existe de mais avançado em tecnologia e design no segmento, dentro de um conceito de produto global. A liderança de vendas é um reflexo desse conteúdo de inovação, presente em todos os seus modelos", afirma Andre Leite, gerente de Marketing do Produto.

Inovador e econômico

O EcoSport PowerShift, lançado em dezembro, é o primeiro veículo produzido no Brasil com a inovadora transmissão automática de seis velocidades e dupla embreagem. Além do funcionamento rápido e silencioso, ele tem como principal vantagem a característica de unir o conforto da troca automática com economia de combustível.

O EcoSport é o único utilitário esportivo com classificação A de consumo do Inmetro em todas as versões, equipadas com os avançados motores 1.6 e 2.0 Flex de alumínio. Direção elétrica, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico são outros equipamentos oferecidos na linha.



Fonte: Press releases imprensa Ford


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Capa do Estepe Novo EcoSport


Instalei mais um acessório no meu EcoSport FreeStyle: Capa de estepe total rígida em ABS pintada na cor do carro.
Como não existe nenhum modelo de capa de estepe total a venda nas concessionárias Ford, encomendei este em uma loja de acessórios em São Paulo.

O carro ficou com um visual mais limpo e o estepe ficou mais integrado ao conjunto.