domingo, 23 de junho de 2013

Recebendo mensagens SMS no Sync


Alguns leitores têm relatado que mesmo seguindo todas as instruções da postagem Pareamento do Celular com o Sync, não conseguiram fazer o Sync ler as mensagens de texto SMS que chegam ao celular quando ele está conectado com o carro via bluetooth.

Eu uso um iPhone 4 e todas as mensagens que chegam ao telefone quando ele está conectado ao Sync são notificadas instantaneamente. O Sync pausa a música que está tocando, emite um aviso sonoro e então aparece na tela o aviso de uma nova mensagem SMS.

Neste momento  eu tenho a opção de ignorar, ver a mensagem na tela ou ouvir a mensagem, bastando para isso pressionar a respectiva tecla no painel do Sync.


As mensagens que chegam quando o telefone está conectado ao carro, ficam armazenadas na memória do Sync. Navegando pelo menu que é acessado pela tecla PHONE eu posso entre outras coisas ver as mensagens que estão armazenadas, ler, ouvir e apagar.

Se preferir podemos simplesmente apertar o botão de comando no volante e dizer "ler mensagem". O Sync vai ler a mensagem mais recente que está armazenada na memória.

Fiz um vídeo mostrado em detalhes como fazer o pareamento do telefone com o Sync e a configuração para a leitura das mensagens SMS. Como precaução eu não usei o meu iPhone que já recebe mensagens normalmente. Usei outro aparelho (iPhone 4) que nunca foi conectado ao Sync, com sistema operacional iOS 6.1.3.


Muito importante: após a conclusão das configurações desligue o Sync, ligue novamente, espere pelo pareamento com o telefone e faça o teste de recebimento das mensagens SMS.Seguindo atentamente tudo que está no vídeo você finalmente vai conseguir ouvir as mensagens SMS no Sync.

(Configuração do Bluetooth nas propriedades do Sync no telefone)

As configurações abaixo são para o recebimento de iMessage no Sync.

Após confirmado o recebimento de mensagens SMS ativei no iPhone a função iMessage (troca de mensagens entre iPhones) e o Sync também recebeu a iMessage. Não foi tão rápido quanto o SMS que chega instantaneamente. A iMessage demorou 20 segundos para chegar ao telefone e logo em seguida ao Sync.

Veja abaixo as configurações para o Sync receber iMessage:


Nas configurações iMessage verifique se as opções das telas acima estão ativadas no seu telefone, clique em "Enviar e Receber" e na próxima tela certifique-se que somente o número do seu telefone esteja marcado. Se os e-mails abaixo estiverem marcados clique sobre eles para desmarcar.


Para saber se a sua mensagem vai ser enviada como iMessage ou como SMS basta preste atenção na tela de mensagens. Quando for SMS o nome do destinatário e o botão "enviar" ficam verde e na caixa de texto aparece o nome "Mens de texto". Quando for iMessage o nome do destinatário e o botão "enviar" ficam azul e na caixa de texto aparece o nome "iMessage".

O Sync também é capaz de reconhecer informações no SMS com moeda (R$) e emoticons ;).
Vejam no vídeo abaixo:




Façam os testes e comentem se deu certo!


Veja também:  Sync com navegador GPS  e Nagevador GPS Waze no Sync



41 comentários:

  1. Valeu Flávio!
    Não vejo a hora de pegar o meu ecosport.

    Jorginho (Bahia)

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas Flavio, mas com o meu Iphone 4G não funciona. já habilitei e desabilitei o iMessaging mas ainda não obtive sucesso.

    Douglas Nery

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, boa tarde!
      O iPhone 4G que você fala é o iPhone 5?

      Se for, tem um amigo meu que fez o pareamento e consegue receber as mensagens SMS normalmente.

      Você seguiu os procedimentos que estão no vídeo?
      Direitinho se as configurações estão corretas e se você desligou o Sync e ligou novamente depois de concluídas as configurações.

      Excluir
  3. Pessoal, sigam exatamente as instruções que estão no vídeo.

    Tenho amigos que não estavam conseguindo receber SMS no Sync e depois deste vídeo conseguiram receber SMS tanto no iPhone 4S quanto no iPhone 5.

    Esta configuração permite que o Sync leia inclusive iMessages que são mensagens trocadas entre dois iPhones.

    ResponderExcluir
  4. na versão mexicana do new fiesta não existe esta opção de ler mensagens
    o modulo de voz não entende os comandos, meu smartphone é android e o sistema é microsoft, talvez aí ele não ache as pastas lista de contatos e nem tem estas opções no telefone de habilitar enviar e receber sms pelo sync

    ResponderExcluir
  5. Olá. Como faço para configurar para leitura de mensagens em smartphone android?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mundy, boa tarde!

      Alguns amigos fizeram o pareamento do celular Android com o Sync e falaram que é ainda mais fácil que no iPhone, pois não precisa ativar as notificações nas propriedades do Bluetooth do celular.

      Após o pareamento verifique se a opção "Notificação de Mens. Texto" está ativada no número do Sync que é acessado apertando a tecla PHONE.

      Caso o seu celular não seja compatível vai aparecer uma mensagem informação que o celular não suportar a leitura de mensagens SMS.

      Excluir
    2. Ola.
      No smarth android tem configuração remota no bluetooth. Nela eu ativei a o recebimento de mensagem remota. Fazendo isso quando vou em ativar notificação de mensagem de texto recebo uma mensagem no smarth pedindo para autorização para usar a mensagem remota e em seguida aparece outra mensagem permanecer com o sync sem desconectar (sim ou não). Fiz isso com as duas opção, mas quando recebo mensagem no smart não notifica no sync do carro. Também quando vou em baixar mensagens não lidas apresenta falha.

      Excluir
  6. Bom dia, conseguir receber msg no sync pelo iphone 5, só que nao aparece o nome do contato que me enviou a msg, tem alguma solução para isso??? Aparece como msg de desconhecido. Quando recebo ligações também nao aparece o nome do contato, aparece apenas o número que esta me ligando, mesmo que o número esteja salvo em meus contatos. Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, bom dia!

      No meu iPhone 4 também não mostra o remetente.
      Será que essa funcionalidade só está disponível para os celulares com Windows Phone?

      O Sync foi feito pela Microsoft.

      Neste fim de semana vou fazer um vídeo com um celular Nokia com Windows Phone. Ele mostra o remetente e você ainda pode responder o SMS por comando de voz. Achei fantástico!

      Excluir
  7. Esse recurso realmente é muito prático. Quando você recebe ligação, aparece o nome do contato que está te ligando? Ou apenas o número, mesmo que o tenha em sua lista de contatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, ao receber chamadas se o contato estiver armazenado no telefone vai ser exibido o nome da pessoa que está ligando. Caso nao esteja armazenado será exibido o número do telefone.

      Se você estiver em uma chamada o Sync também suporta conferência.
      Basta apertar a tecla verde no volante para alternar entre as chamadas.

      Excluir
  8. Ok Falvio, obrigado. Mas no meu, mesmo os contatos armazenados , não aparece o nome da pessoa que está ligando. Já tentei mudar configurações mas não deu em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, que estranho.
      Você seguiu exatamente todas as configurações de pareamento do vídeo acima?

      Depois de feito o pareamento você autorizou o Sync faz a transferência dos contatos do seu telefone para a memória do Sync?

      Provavelmente seja somente uma questão de configuração do telefone.

      Excluir
  9. Tentei refazer o Pareamento e mesmo assim nao deu certo. Nao aparecem os nomes quando recebo ligações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, quando você fez o pareamento o Sync pediu para transferir a sua lista de contatos para a memória do Sync?

      Você autorizou a transferência dos contatos?

      Excluir
  10. Sim, foi feita. Quando eu faço ligações para um número armazenado nos contatos, aí aparece o nome

    ResponderExcluir
  11. Flavio,

    Da para responder as mensagens tbm?
    Usando aquelas mensagens prontas do Sync?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Daniel.

      Dá para responder, mas eu acho pouco prático e inseguro pois tem que fazer manualmente usando o teclado do Sync no painel.

      Como o Sync foi desenvolvido pela Microsoft, ela deixou "o filé" para os aparelhos com sistema operacional Windows Phone.

      O Nokia 920 com Windows Phone, por exemplo, além de ler os SMS que chegam você também pode responder usando os comandos de voz.
      E a resposta não é somente de mensagens prontas!
      Você fala sua mensagem, o Sync escreve, e no final você diz "enviar" que a mensagem é enviada para o destinatário.

      Eu vi isso em um vídeo feito na Argentina. O cara tinha um EcoSport e um aparelho Nokia 920.

      Vou ver se consigo um aparelho com Windows Phone para fazer o teste.

      Excluir
    2. Veja no vídeo do link abaixo o Sync com celular Windows Phone respondendo SMS por comando de voz!

      http://youtu.be/ctQKdq_oAVU

      Excluir
  12. Flavio,

    Sei que não faz parte desse tópico, mas poderia me ajudar em uma questão?
    Seguinte, eu criei a MyKey, so que agora nao consigo entrar na configuracao dela...
    Quando eu entra na opção MyKey ele so mostra a informação e eu não consigo configurar a velocidade controle de tracao essas coisas...
    Pode me ajudar?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, boa tarde!

      Infelizmente eu não vou poder te ajudar na sua dúvida do MyKey pois o EcoSport não possui MyKey. Somente o New Fiesta.

      Excluir
  13. Meu caro Daniel Salerno de Arruda. Estou com o mesmo problema que vc! Criei a my key e não consigo acessar a configuração dela nem desconfigura—la... vc já conseguiu solução para o seu problema???
    Att,
    Clarissa

    ResponderExcluir
  14. Flavio vou pegar minha ECOSPORT semana q vem! Como já preciso trocar de celular, quero comprar um compatível com o sistema SINC, qual modelo e marca de celular vc indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Eu tenho um iPhone 4 e ele é totalmente compatível, inclusive lê as mensagens SMS que chegam.

      Como o Sync foi desenvolvido pela Microsoft os celulares da linha Nokia Lumia com Windows Phone também tem uma compatibilidade perfeita.

      Grande abraço.

      Excluir
  15. Flavio entre os aparelhos Nokia Lumia e Iphone 4 qual seria melhor para aproveitar todas funcionalidades do Sync?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o iPhone 4. Não tenho o Nokia Lumia, mas como o Sync foi desenvolvido pela Microsoft e o Nokia Lumia usa o Windows Phone eu creio que algumas funcionalidades serão melhores do Nokia Lumia, como por exemplo a possibilidade de responder as mensagens SMS.

      Semana que vem eu irei fazer um teste com o Nokia Lumia e posto aqui no blog.

      Abraço.

      Excluir
  16. Boa tarde Flávio, sabe me dizer se o motorola d1 com sistema android é compatível com sync? E se todas as funções irão funcionar? Desde já agradeço obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, bom dia!

      A princípio todos os celulares com sistema operacional Android são compatíveis com o Sync.
      O que posso adiantar é que o sistema de notificação de mensagem SMS provavelmente não vai funcionar.

      No iPhone e no Nokia Lumia com Windows Phone funciona perfeitamente.

      Abraços

      Excluir
  17. Obrigado Flávio feliz ano novo valeu!

    ResponderExcluir
  18. Flávio, tenho um aparelho CCE SK402 sistema android e não consigo fazer sua conexão com o Sync. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, boa tarde!

      Você ligou Bluetooth do celular?
      Não tem mistério!
      Basta ligar o Bluetooth do celular e o Bluetooth do Sync.
      Então você vai procurar o celular pelo Sync conforme mostrado no vídeo.

      Eu já diz pareamento com o Sync até de celular dual chip chinês e funcionou perfeitamente.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Flávio, fiz tudo correto, o carro faz o pareamento, porém quando coloco o PIN que o carro passa o sistema trava. Uma atendente da CCE me passou que esse modelo de celular não é compatível com o sistema da Ford. Você sabe se essa informação procede? Sendo um aparelho com modelo lançado a menos de uma ano?

      Excluir
    3. Rosangela, boa noite!

      Se a atendente da CCE falou que o modelo do seu celular naoné compatível com o sistema da Ford, infelizmente ela deve estar falando a verdade, já que você não conseguiu fazer o pareamento.

      Grande abraço.

      Excluir
  19. Poderia me informar o que significa o ícone aceso TA (luz amarela) no display do Sync da nova Ecosport?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Murilo!

      Veja que ao lado do botão de ajuste de áudio tem um botão com as letras TA que é a abreviação de Traffic Announcement, ou anúncios de tráfego.

      Em algumas cidades as estações de rádio FM possuem o sistema de informações de tráfego (TA).
      Se você deixar a função TA ativada, por exemplo, e estiver ouvindo uma música via USB, no momento que a emissora for divulgar uma informação de tráfego, o Sync vai mudar automaticamente para estação de FM para você ouvir a informação e em seguida retorna para o áudio USB.

      Se você estiver ouvindo uma estação FM e outra estação for transmitir uma informação de tráfego, o Sync vai mudar para a estação que está divulgando o boletim e em seguida retorna para a estação que você está ouvindo.

      Algumas pessoas não gostam de ativar esta função porque o Sync fica mudando com frequência do áudio USB para a estação de FM ou de uma estação de FM para outra.

      Poucas cidades no Brasil possuem estações de FM que divulgam boletins de informações de trânsico com função TA (Traffic Announcement),

      Abraços.

      Excluir
  20. Meu moto g 3 atualizou para versao 6.0 e agora não transfere a lista de contatos no sync Ford. O que eu faço, me ajude

    ResponderExcluir