sábado, 15 de dezembro de 2012

Protetor de cárter do Novo EcoSport



Existe muita polêmica quanto ao uso do protetor de cárter. Algumas pessoas acham que é necessário, outras acham que não!

Diante dessa dúvida e pelo fato do novo EcoSport vir de fábrica sem protetor de cárter, eu enviei algumas perguntas para a Ford sobre o uso do protetor de cárter no novo EcoSport.

Vejam a resposta da Ford:

Olá Flávio, tudo bem?
 

Não sei se ainda não tivemos oportunidade de nos conhecer, mas me chamo Ana Paula e sou assessora de imprensa da Ford. O time do Alexandre Machado encaminhou sua solicitação para a nossa área e pediu que nós lhe enviássemos as respostas. Sempre que tiver dúvidas, por favor, não hesite em nos perguntar.

Na sua opinião eu devo instalar o protetor de cárter, ou não é necessário?

Não é necessário a instalação do protetor de cárter para utilização normal do veículo, inclusive para situações leves em ambientes fora-de-estrada. Os 200mm de altura livre do solo, validados por testes de engenharia, permitem o uso regular do veículo em situações normais de utilização. Caso o usuário opte por um uso off-road mais pesado, ele pode, sim, optar pelo protetor de cárter vendido como acessório.

Coxim anti-impacto, para o motor descer em caso de colisão muito forte?

A função do coxim é o isolamento de vibrações provenientes do motor. Ele não foi desenhado para proteger contra colisões no cárter, mas foi projetado e testado para resistir e absorver eventuais impactos.

Há a possibilidade do motor adentrar a cabine com uma colisão frontal, caindo em cima do protetor?

Não. O protetor de cárter original não tem influência negativa na segurança estrutural do carro.

Observação:
Se optar pelo uso do protetor de cárter, lembre-se de que a altura livre do solo diminui. Apesar de proporcionar maior proteção, podem sobressair, eventualmente, ruídos provenientes de impactos com obstáculos. O protetor de cárter reduz o coeficiente aerodinâmico do carro e pode afetar o consumo de combustível em estrada.

Se tiver mais dúvidas, por favor, nos avise.
Um abraço,

Ana Paula Silva
Press Relations/Product Communications

Ford Motor Company Brazil



17 comentários:

  1. Gostei do post, pq justamente essa foi a minha dúvida, mas diante das explicações, vou ficar sem o protetor de carte. E que papai do céu tire as pedras da estradoa do caminho do meu carter e, principalmente, do compressor do ar condicionado que fica bem exposto...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia perguntar para Ford por que Eco não vem com os tapetes traseiros. E o pior é que simplesmente a Ford não disponibilizou um tapete original (idêntico ao anterior) para venda. Os que vendem na concessionarias são mandados fazer e tem que comprar o conjunto com 4. Absurdo!

      Excluir
    2. Anõmino, os tapetes nunca vieram de fábrica no EcoSport. Eles sempre foram dados em cortesia pelas concessionárias. A Ford incluiu os tapetes dianteiros de série por questões de segurança. Note que o tapete do motorista agora tem presilhas para fixação no assoalho do carro e assim não ter riscos e enroscar nos pedais de freio ou acelerador. Use apena ele! Não coloque outro tapete por cima!
      Creio que em breve as concessionárias terão tapetes originais para a traseira.
      Eu vou comprar pela internet um tapete em carpete integral para a traseira. Ele é bom porque é uma peça única que proteje até o túnel central.

      Excluir
  2. Como você entra em contato com a Ford para enviar questionamentos? Tenho uma grande curiosidade? Porque os modelos do novo Ecosport 2.0 estão com o silenciador e escapamento aparentes? Achei muito estranho, visto que a "traseira" fica feia e nos modelos 1.6 o problema foi bem resolvido. Parece que a traseira do 2.0 ficou desleixada... Se você tiver o contato, faça este questionamento! Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu participei de vários eventos de apresentação do novo EcoSport, a convite da Ford, representando este blog.
      Nos eventos eu conheci várias pessoas na Ford, e na visita que fiz a fábrica de Camaçari tive contato com o pessoal da engenharia. Como proprietário de EcoSport foi uma experiência muito enriquecedora para mim.
      Qualquer dúvida que você tiver sobre um produto Ford pode ser esclarecida no "fale conosco" do site oficial da Ford.

      Excluir
    2. Sobre o silenciador aparente, realmente seria melhor se ele não aparecesse. Mas ele é assim desde o antigo EcoSport.
      O antigo EcoSport 1.6 sempre teve o escapamento escondido (eu possui 2 EcoSport do modelo antigo). Já o EcoSport 2.0 mesmo do modelo antigo sempre teve o escapamento aparente.

      Acho que é porque a suspensão traseira da versão 2.0 já vem pronta para receber a tração 4WD e por isso o escapamento fica aparente por questões de espaço.
      Veja abaixo a foto de um EcoSport 1.6 e de um EcoSport 2.0 4WD 2011 (ambos do modelo antigo). O escapamento do 1.6 não aparece e no 2.0 aparece, da mesma forma que acontece atualmente.

      http://pitstopbrasil.files.wordpress.com/2010/01/eco2.jpg

      http://autos.vocedeolhoemtudo.com.br/wp-content/gallery/ecosport-freestyle-2011/ecosport-freesty-2011-5.jpg

      Excluir
  3. Gostei, muito dos comentários. tenho uma Eco titanium 2013, e tenho duvidas sobre a trava e sistema de alarme que vem de fabrica. já ouvir casos em que conseguiram abrir a nova Eco, colocando uma mixa na fechadura da porta do motorista desativa o Alarme , me ajude tenho duvidas , quanto a segurança e o que posso fazer para reforça. desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fhelipe, boa tarde!

      Eu tenho um EcoSport FreeStyle e creio que o sistema de travas e alarme seja igual ao do Titanium.
      Quando travamos o carro, automaticamente o alarme volumétrico e ultrassônico são ativados.
      Eu até já fiz um teste ficando imóvel dentro do carro e travando as portas por controle remoto.
      Depois de 30 segundos eu me mexi e o alarme disparou.

      Sobre a possibilidade de abrir o carro usando uma chave mixa, eu acho que isso pode acontecer com qualquer carro. O site Best Cars até publicou um tempo atrás um teste onde um chaveiro tentava abrir alguns carros e alguns modelos ele conseguiu abrir em 15 segundos.

      Sobre a possibilidade do alarme ser desativado usando um chave mixa eu não sei informar, pois não possuo meios de fazer este teste. Mas seria bom a gente se certificar desse detalhe e assim avisar a equipe de engenharia da Ford no caso disso ser verdade para eles providenciarem uma eventual correção.

      Infelizmente no nosso país a única forma de ficar mais protegido é não deixar o carro na rua. Eu sempre uso estacionamentos e nas raras vezes que deixo o carro estacionado na rua eu fico em um lugar que possa ver o carro.

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado . pela resposta

      http://ecosportclub.forumeiros.com/t1567-alarme-novo-ecosport-nao-emite-aviso-sonoro-e-nao-fecha-os-vidros-das-portas.

      Olhe este forumeiros , eu achei interessante. e se puder me responda. obrigado

      Excluir
    3. Fhelipe, o EcoSport Club é um excelente fórum dedicado ao EcoSport.

      Tem um caso lá de alarme que supostamente foi desativado com uma chave mixa, mas o proprietário não tem certeza.

      É bom averiguar isso porque se realmente for possível a Ford tem que arrumar uma solução para isso.

      O antigo EcoSport tinha exatamente o mesmo sistema de alarme do novo EcoSport, a diferença é que o antigo emitia um aviso sonoro quando se apertava o controle remoto. Eu prefiro o novo que é silencioso ao travar e destravar pois é mais discreto e a gente não incomoda ninguém quando chega de madrugada em casa.

      No antigo EcoSport em não me recordo de relatos de abertura com chave que desativava o alarme. O sistema é o mesmo do novo Eco.

      Mas é como eu falei antes. Não existe alarme 100% seguro para nos proteger de bandidos.

      Abraços.

      Excluir
  4. Acontece que, se vc não ativar o alarme pressionado 2 vezes ele não vai ativar o alarme e sim só as trava das portas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Apertando o botão do controle remoto apenas uma vez o alarme já é ativado.
      Eu já fiz o teste ficando dentro do carro e aguardando 30 segundos. Depois que me mexi o alarme disparou.

      No antigo EcoSport é que tinha de apertar o botão duas vezes.



      Excluir
  5. gostaria de perguntar aos engenheiros da ford, por que a nova ecosport não colocou no painel o relógio que marca a temperatura do motor, tem apenas um síbolo quando ele acende a coisa já está perdida.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma 2105 2.0, comprei o protetor de carter na net, pq nao achei na minha cidade, mas na hora de instalar não consegui, que dizer, não tem nada aparente de onde os parafusos serão instalados no veiclulo, alguem tem o esquema de onde afixar ou alguma dia?
    Grato

    ResponderExcluir
  7. Aconteceu o mesmo comigo. Ainda perguntei ao fornecedor sobre a furação. Ao tentar instalar, não encontrei posição para colocá-lo. Conclusão: devolvi a peça e deixei sem protetor de cárter.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, tenho um modelo 2015 2.0 autom. pego um trecho de estrada de chão com frequencia, entao resolvi instalar o protetor do carter, não achei na minha cidade ai fiz a compra na net, mas nao estou conseguindo instalar, que dizer, nao estou achando os pontos no carro que bate com os furos do carter. Alguma dica?

    ResponderExcluir