terça-feira, 4 de setembro de 2012

Novo EcoSport: Qualidade de Classe Mundial


QUALIDADE: DO PROJETO À MANUFATURA,
UM VEÍCULO DE CLASSE MUNDIAL

            Poucos veículos podem ser classificados como criadores de um novo segmento de mercado. O Ford EcoSport é um deles. Desde o seu lançamento, em 2003, o utilitário esportivo compacto tornou-se um fenômeno de vendas, com o lançamento de seguidas novidades que o mantiveram na liderança da categoria, atraindo consumidores de outros segmentos. O Novo EcoSport mais uma vez inova com a sua geração global.


            “O EcoSport é um dos projetos mais inovadores do Brasil, um produto desejado. Por isso é considerado o lançamento da década”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.
            Quem saía de um carro básico, naquela época, tinha como opção as peruas ou minivans. O EcoSport trouxe uma nova tendência de escolha e seu sucesso surpreendeu. A linha trouxe, na sequência, a versões 4WD, em 2004, e 1.6 Flex, em 2005. No mesmo ano foi lançada a série especial FreeStyle, que em 2006 se tornou um produto de linha e hoje responde por mais de 75% das vendas.
            Em 2007, a linha ganhou a versão automática e teve a sua primeira reestilização. Em 2008, foi a vez da versão 2.0 Flex. Em 2010, ela passou pela segunda reestilização.
            “O EcoSport trouxe dez ações de lançamento em nove anos. Nenhum outro produto teve tantas atualizações em pouco tempo. As mais de 700 mil unidades vendidas – número significativo para um SUV – são o melhor parâmetro do seu sucesso”, completa Ramos.


Imersão e corrosão
            Tudo isso contribuiu para o veículo criado no Brasil se transformar no novo utilitário esportivo compacto global da Ford. Em sua segunda geração, ele reforça a liderança mundial da marca nessa categoria de produto. Desenvolvido para atender os clientes de mais de 100 mercados globais, tem o tamanho adequado para uso urbano. E também oferece características como a altura elevada do solo, que facilita a transposição de valetas e buracos, e capacidade de imersão de 550 mm, que permitem o seu uso tanto no lazer como na estrada ou na cidade.


            Outro aspecto em que o veículo foi aprimorado e supera o padrão da concorrência é na proteção contra corrosão. Ele possui 26% mais peças galvanizadas e conta com um avançado sistema de pintura e vedação que evita o acúmulo de água e protege a carroceria contra batidas de pedra e corrosão prematura.
            “Ele foi desenvolvido para suportar as condições mais críticas de corrosão, como a rodagem na neve. Nesses lugares, a mistura de água e sal, usado para derreter o gelo, se torna muito agressiva para as partes metálicas do veículo”, explica Alex Machado, engenheiro-chefe do Novo EcoSport.


Manufatura global
            O projeto do Novo EcoSport envolveu também a adoção de padrões globais de engenharia de manufatura, em todos os mercados onde ele será produzido. Para isso, foram feitos grandes investimentos na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, incluindo novos equipamentos, tecnologias de teste e controle de qualidade e treinamento dos times de produção.
            Entre as novidades, se incluem uma avançada linha de prensas que dobrou a capacidade de produção de peças estampadas, simuladores de rodagem e configuração de módulos, ferramentas com controle de torque eletrônico e câmeras digitais para o alinhamento das rodas e faróis.
            Foi instalada também uma avançada câmara de testes “Four Poster” que permite a avaliação dinâmica de veículos com variações de temperatura de 40oC negativos a 60oC. 


Fonte: Press releases Imprensa Ford



Nenhum comentário:

Postar um comentário