quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ford lança vídeo comemorativo de 10 anos do EcoSport

 
         A Ford iniciou a comemoração de 10 anos do EcoSport, um dos modelos de maior sucesso da marca na América do Sul, transformado agora em produto global para venda em cerca de 100 mercados mundiais. Para lembrar os principais marcos da trajetória do veículo e suas seguidas novidades no mercado, a marca produziu o vídeo que pode ser visto abaixo: 


         A história do EcoSport é contada por Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford América do Sul, que participou do projeto do primeiro modelo e de todas as suas demais versões, incluindo a nova geração. Segundo ele, em 1998 a Ford precisava inovar e, analisando o portfólio de produtos da marca, encontrou uma fórmula muito interessante.


Inovação
          "Os utilitários esportivos eram veículos muito desejados pelo consumidor brasileiro, mas naquela época custavam muito caro. A grande inovação do EcoSport foi oferecer um utilitário esportivo com preço acessível", diz o executivo. "A Ford foi a criadora do segmento de utilitários esportivos no mundo. Sabíamos como fazer, tínhamos a fórmula dentro de casa. Assim surgiu o conceito do veículo que chegou ao mercado em 2003."
         A ousadia de investir em uma fórmula nova, que ninguém mais tinha – a maioria dos concorrentes, na ocasião, voltava-se ao segmento de minivans –, foi premiada. O EcoSport foi um sucesso imediato e inaugurou um novo segmento de mercado.


Versões
           Em 2004, foi lançada a versão 4x4, que reforçou a sua proposta de carro robusto e flexível, capaz de ir a lugares onde os carros comuns não vão, seja na cidade, na praia ou no campo. Em 2005, foi a vez da versão 1.6 Flex, o primeiro da categoria com motor flexível. 


 Em 2006, a linha ganhou a versão FreeStyle. Lançada inicialmente como série especial, ela foi tão bem aceita que até hoje se mantém como a campeã do mix de vendas, com uma proposta de preço e equipamentos diferenciada. No inicio de 2007, foi lançado o modelo Automático, complementando a gama.  
"Muita gente queria ter um carro automático nessa categoria e não tinha. O EcoSport inovou mais uma vez no segmento de compactos com o lançamento da transmissão automática", diz Marcio Alfonso.
Em 2008, chegou a versão 2.0 Flex, trazendo mais flexibilidade para quem gosta de desempenho e mais potência. Nesse crescente, a linha chegou a 500 mil unidades vendidas, marca muito expressiva para um carro dessa classe.


Evolução
 Em 2010 o EcoSport teve a frente reestilizada, seguindo as tendências do design global da marca. O veículo foi exportado para a América Latina e conquistou diversos prêmios, incluindo os de Utilitário Esportivo do Ano, Melhor Utilitário Esportivo e Inovação.
Ao longo dos anos, o EcoSport apresentou uma evolução constante na qualidade e oferta de equipamentos, em sintonia com os desejos dos consumidores, e em 2011 atingiu o marco de 700 mil unidades vendidas.
"Com o desenvolvimento da nova geração, criada no Brasil, tivemos a oportunidade de reinventar o EcoSport. É um carro totalmente novo e surpreendente, que vai atravessar fronteiras e atender cerca de 100 mercados. O mundo pode esperar um produto fantástico", adianta Marcio Alfonso. 

Custo-benefício
         Vários fatores contribuíram para fazer do EcoSport um veículo desejado e único dentro do mercado. Entre eles estão o bom valor de revenda, posição de comando ao volante, altura elevada do solo, bons ângulos de entrada e saída, capacidade de transpor áreas alagadas de até 45 centímetros e a disponibilidade de diferentes versões, com motor Flex 1.6 ou 2.0, câmbio manual ou automático e tração 4x2 ou 4WD.
         Criado pela engenharia brasileira, o utilitário esportivo da Ford tornou-se um símbolo de liberdade conectado ao estilo de vida dos consumidores e também inovou na versatilidade a bordo. Foi o primeiro a oferecer equipamentos como o compartimento refrigerado no painel, porta-objetos sob o banco do passageiro com espaço para um laptop e sistema de som MyConnection, com MP3, conexão para iPod, USB e Bluetooth para celular.
         O design robusto e moderno, marcado pelo estepe na tampa traseira do porta-malas, que tem abertura lateral, é outro fator que contribuiu para tornar o veículo um ícone de esportividade. Muitos carros tentaram seguir os seus passos, mas nenhum foi capaz de igualar o seu carisma e despertar o mesma paixão nos consumidores. 

  
História
Principais marcos da história do Ford EcoSport:
2002 – Pré-estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, onde foi a grande novidade.
2003 – Lançado em abril, inaugurou um novo segmento no mercado.
2004 – Lançamento da versão 4WD, com tração total inteligente e aparência externa diferenciada, ampliando os seus atributos fora de estrada.
2005 – Foi o primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6 L.
2006 – Lançamento da versão FreeStyle com itens de estilo personalizados e do sistema de áudio com conexão para iPod, USB, auxiliar frontal e Bluetooth para celular, pioneiro no segmento.
2007 – Chegada do EcoSport Automático, com foco no conforto ao dirigir. No mesmo ano, a linha teve a primeira mudança abrangente de estilo.
2008 – Lançamento do motor Flex 2.0 L, outra inovação no segmento.
2009 – A linha atinge a venda de 500.000 unidades.
2010 – Renovação do design e equipamentos e introdução da garantia de 3 anos.
2011 – Lançamento do modelo 2012 e comemoração da venda de 700.000 unidades.
2012 – Apresentação do Novo EcoSport de geração global no Brasil, na Índia e na China.



Um comentário:

  1. Antes do Novo Ecosport nunca um carro me fez ter certeza de que ele seria o meu próximo carro antes mesmo de saber dados como preços, equipamentos. Se vier um AT bem equipado que se enquadre nas isenções de IPI e ICMS (até 70k), bato o martelo.

    Já gostava do Ecosport antigo, o conceito, o porte, a proposta, a versatilidade, e agora que está chegando essa nova versão, alinhada com a nova filosofia da Ford e bem mais equipada, e claramente mantendo as qualidades da antiga, com certeza vou estacionar uma na minha garagem até o final do ano.

    Você teria alguma noção dos preços? Provavelmente a Titanium 2.0 vai ultrapassar os 70k (espero que não), mas e um Freestyle AT, por exemplo, será que sai em um preço que se encaixe nas isenções?

    ResponderExcluir